Amparo
Em meio à crise, a lição do empreendedorismo
A decisão de empreender é árdua, mas valeu a pena para Keila Dispatto
Keila Dispatto e seu marido, Jaime Barbosa da Cunha Junior, tinham um café no centro de Amparo, Rosario Caffe, mas, quando começou a pandemia, tudo foi ficando muito difícil para os empreendedores. Primeiro, eles tiveram que fechar as portas e trabalhar somente com o delivery. Neste momento, a venda das marmitas, principalmente, foi o que manteve o estabelecimento.
Logo depois veio a Páscoa, que também foi muito boa, pois bolos caseiros são a especialidade de Keila. “Então investi nisso. Fiz cursos on-line gratuitos. Todos que apareciam sobre isso eu fazia. Fiz também curso de marketing e como superar enfrentar a pandemia e fomos tentando segurar”, conta.
Embora os proprietários do café não tenham medido esforços para manter a engrenagem funcionando, a renda caiu em 85%. Keila conta que mesmo sem funcionários os empresários não estavam conseguindo se manter de jeito nenhum. “Vieram clientes novos sim, mas só para as marmitas. Eram mensais, mas ainda não dava! Conta de luz alta, aumento de tudo que precisávamos e não tivemos acordo no aluguel”. Com isso, eles decidiram fechar o Café para não acumular mais contas, pois acreditavam que a situação poderia virar uma bola de neve.
Em cinco meses de pandemia as portas do Rosario Caffe foram fechadas. A partir daí, Keila decidiu fazer o que a grande maioria das pessoas estavam fazendo naquele momento: trabalhar em casa. “Comecei a trabalhar em casa com as mesmas coisas que fazia no Café, até mesmo porque tínhamos clientes mensais de marmitas e não poderíamos abandonar”, conta.
Seu marido, Jaime, também recomeçou. Ele começou a trabalhar com transporte de aplicativo um mês depois. A alternativa que os dois escolheram naquele momento foi feita na esperança de que tudo estivesse melhor neste ano.
E foi dessa maneira que Keila recomeçou. Com o intuito de abrir uma coisa menor em sua garagem ela continuou fazendo o que fazia no Café, mas agora sua cozinha. “Abrir uma coisa menor na minha garagem implicava em mudar o portão, encanamento, pia, umas coisas ali e outras ali. Então fui com calma, com paciência, fazendo muitas cotações para tudo o que eu queria fazer”.
Keila conta que desanimou muitas vezes, que teve vontade de procurar um emprego formal, fazer curso, quis desistir mais uma vez. “Mas quando você acredita e ama o que faz, não tem caminho que te levo para outro lugar. É aquele o seu lugar e ponto”, afirma.
Assim, Keila foi ajeitando a garagem que agora é sua loja. No dia 08 de fevereiro, quando tudo estava em ordem, ela viu seu projeto realizado. A loja de bolos doces e salgados é um sucesso, conta. “Tantos clientes que iam no Café vieram me prestigiar. Meus clientes são fiéis demais”, comemora.
Mas, depois de trabalhar com as portas abertas por todo o mês de fevereiro, um novo decreto estadual fez com que Keila parasse. “E de novo a Páscoa me salvou”, diz. Agora, a empreendedora espera, com esperança, a decisão do Estado para poder reabrir.
Trabalhando como consegue na modalidade delivery, Keila tem uma ajuda especial de seu filho mais novo, Jaime Barbosa da Cunha Neto, que quando não está na aula on-line lhe ajuda com as entregas. Em todo o processo de vendas sua maior propaganda foi e é o boca a boca e a internet. Seu WhasApp é seu trabalho.
Ela afirma que fácil não foi e nem está sendo. Para ela, insegurança é a palavra do momento, pois não se sabe como as coisas vão ficar. “Mas o importante é confiar, é amar o que faz e acreditar em você mesma”, diz.
Lá atrás, Keila achava que era um erro fechar seu comércio, que ela nunca mais seria dona do próprio negócio. “Mas hoje não. A pandemia nos trouxe novas oportunidades. Meu marido tem uma grande cartela de clientes que muitos são do Café e vieram novos também, graças a Deus. E eu administro minha lojinha do meu jeito, com o meu tempo, entre ser dona de casa, empresária, mãe e esposa”, finaliza.
Amparo
Programa Fila Zero de Amparo oferece exames de Ressonância Magnética e transporte gratuito para pacientes
Iniciativa visa reduzir a fila de espera de exames e melhorar o acesso à saúde para a população.
O Programa Fila Zero da Prefeitura de Amparo dá um importante passo na ampliação dos serviços de saúde do município, oferecendo a realização de exames de Ressonância Magnética para pacientes que aguardam na fila de espera. Agora, em dezembro, nos dias 23, 26, 27 e 30, os pacientes terão a oportunidade de realizar o exame no Hospital Maternidade de Campinas, localizado na Av. Orosimbo Maia, 165, Vila Itapura, Campinas.
A empresa Digimax, especializada em exames de Ressonância Magnética, será responsável pela realização dos procedimentos. O objetivo é reduzir a fila de espera de exames, que atualmente conta com 1.121 pacientes, muitos dos quais aguardam há mais de 15 meses. Inicialmente, serão realizados 40 exames neste mês, e, a partir de janeiro, o número de atendimentos será gradativamente ampliado.
LEIA TAMBÉM:
Os atendimentos serão direcionados para pacientes que não necessitam do uso de contraste, procedimento utilizado em alguns exames. Aqueles que precisarem do contraste, representando cerca de 5% da demanda, serão encaminhados para outras unidades de saúde que oferecem esse tipo de acompanhamento médico específico.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Amparo oferecerá transporte gratuito para os pacientes que não tiverem condições financeiras de se deslocar até Campinas. Uma van será disponibilizada para levar os pacientes, enquanto os que tiverem condições poderão se deslocar por conta própria.
Para o secretário de Saúde, Gilberto Ferreira Martins Júnior, a escolha do Hospital Maternidade de Campinas foi estratégica. “O local funciona 24 horas por dia e, com isso, poderemos ampliar a quantidade de exames, realizando os procedimentos até mesmo no período da noite ou finais de semana. Isso é uma grande conquista para a saúde de Amparo e um passo importante para diminuir a espera por exames tão necessários para o diagnóstico e tratamento dos nossos cidadãos,” afirmou.
O Prefeito Carlos Alberto Martins também comentou a importância desta iniciativa. “Este é um passo fundamental para garantir um atendimento mais rápido e eficaz para a população de Amparo. A saúde é uma das nossas maiores prioridades e, com ações como o Programa Fila Zero, buscamos oferecer um serviço mais eficiente, reduzindo o tempo de espera e promovendo a qualidade de vida para todos”, disse.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação é realizada com recursos da expansão da Tabela SUS Paulista. Além disso, a Prefeitura de Amparo está implementando um projeto irá alavancar em 2025, que contempla a criação de um Centro de Diagnóstico de Imagem, a ser instalado no Hospital Anna Cintra. Também está em andamento o projeto para a construção de uma clínica de Hemodiálise, visando ampliar ainda mais a oferta de serviços médicos essenciais para a população.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Centro Dia do Idoso de Amparo celebra Natal e conclui atividades de 2024 com festa especial
Apresentações culturais, baile e confraternização marcaram o momento, celebrando a alegria e o bem-estar dos idosos.
A Prefeitura da Estância de Amparo, por meio do Centro Dia do Idoso Izes Nora Rielli, realizou uma festa de Natal especial para os idosos atendidos pelo programa, marcando também o encerramento das atividades do ano de 2024. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 20, no Centro Dia, localizado na Rua Pedro Alves de Siqueira, 80 – Parque Cecap, e contou com a participação dos idosos, familiares e convidados.
A festa teve início às 9h e foi marcada por momentos de alegria e emoção. Durante a programação, os idosos participaram de uma apresentação de três danças preparadas pela oficina com a professora Katia Bueno, que encantaram a todos. O evento seguiu com um animado baile com música ao vivo, proporcionando uma experiência de socialização e diversão para os participantes.
LEIA TAMBÉM:
- Projeto “Sonhos de Natal 2024” de Pedreira acontece na Praça Ângelo Ferrari – Jornal Gazeta Regional
O Centro Dia do Idoso Isis Nora Riele, fundado em 2016, oferece uma série de atividades para idosos em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de promover bem-estar, saúde e inclusão social. Com atendimento diário, o Centro possui atividades como artesanato, dança, educação física adaptada, pintura, jogos de mesa e orientação familiar com apoio de assistente social e psicólogo. Além disso, conta com uma enfermeira responsável pelo cuidado da saúde dos idosos.
“Para muitos de nossos idosos, a socialização no Centro Dia representa um grande avanço na melhoria da saúde e qualidade de vida. Um exemplo disso é que há casos de idosos que, ao sentirem acolhidos e ativos, deixaram de depender de remédios, o que demonstra o impacto positivo dessas atividades no bem-estar geral. A convivência, o apoio e o carinho que oferecemos são fundamentais para a saúde mental e física dos nossos idosos”, afirmou Walter Zelante de Godoy Junior, Coordenador do Centro Dia do Idoso Izes Nora Rielli.
O Centro Dia do Idoso também oferece transporte gratuito para os participantes, garantindo que todos tenham acesso às atividades e cuidados, de segunda a sexta-feira, com café da manhã, almoço e lanche da tarde inclusos.
Com um ambiente acolhedor e atividades que promovem o bem-estar e a dignidade dos idosos, o Centro Dia do Idoso segue cumprindo sua missão de proporcionar mais qualidade de vida e inclusão social para a terceira idade.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Prefeitura de Amparo recebe equipamentos para maior obra de saneamento da história da cidade
Nesta semana, chegaram à Estação de Tratamento de Esgoto de Amparo toneladas de materiais de construção para a execução da maior obra de saneamento da história do município. A iniciativa, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da SP ÁGUAS, em parceria com a Prefeitura da Estância de Amparo, visa ampliar e modernizar a rede de esgoto da cidade e seus distritos, garantindo maior qualidade de vida e cuidados com o meio ambiente.
O valor total da obra está estimado em mais de R$132 milhões, com a previsão de conclusão em 38 meses.
A ação envolve a instalação de tubulações de última geração, fabricadas com materiais de alta durabilidade e resistência, além de conexões e outras peças essenciais para substituir ou ampliar a rede de esgoto existente em Amparo. Um dos pontos destacados nesta obra é a ausência de utilização de amianto ou qualquer produto derivado deste material, que é prejudicial à saúde.
LEIA TAMBÉM:
Com a construção e reforma do sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgoto, a cidade de Amparo e seus distritos terão um sistema eficiente de esgoto tratado, com destinação adequada e sem impactos ambientais. A obra representa um grande avanço para o município, refletindo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população.
O prefeito Carlos Alberto Martins destacou a importância da obra para o futuro de Amparo. “Esta é uma obra histórica para nossa cidade. Além de garantir um saneamento adequado e tratar o esgoto de forma responsável, estamos cuidando da saúde da população e preservando nosso meio ambiente. O Governo do Estado e a Prefeitura de Amparo estão trabalhando juntos para oferecer uma infraestrutura mais moderna e de qualidade, refletindo nosso compromisso com o bem-estar de todos os cidadãos”, disse.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Programa “Mulheres de Peito” chega em Artur Nogueira oferecendo exames gratuitos até o dia 21 de dezembro
-
Amparo1 semana atrás
Casa Paulista entrega 148 casas para famílias de Amparo
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1965
-
Campinas1 semana atrás
Renovias prevê a circulação de mais de 1 milhão de veículos nas festas de final de ano
-
Amparo1 semana atrás
Programação do Natal é estendida até o dia 30 de dezembro em Amparo
-
Pedreira1 semana atrás
Coleta de Lixo será interrompida nos feriados de Natal e Ano Novo em Pedreira
-
Amparo6 dias atrás
Prefeitura de Amparo recebe equipamentos para maior obra de saneamento da história da cidade
-
Amparo7 dias atrás
Operação Integrada “Força Total” em Amparo é intensificada