Conecte-se conosco

Amparo

Em meio à crise, a lição do empreendedorismo

Publicados

em

A decisão de empreender é árdua, mas valeu a pena para Keila Dispatto

Keila Dispatto e seu marido, Jaime Barbosa da Cunha Junior, tinham um café no centro de Amparo, Rosario Caffe, mas, quando começou a pandemia, tudo foi ficando muito difícil para os empreendedores. Primeiro, eles tiveram que fechar as portas e trabalhar somente com o delivery. Neste momento, a venda das marmitas, principalmente, foi o que manteve o estabelecimento.

Logo depois veio a Páscoa, que também foi muito boa, pois bolos caseiros são a especialidade de Keila. “Então investi nisso. Fiz cursos on-line gratuitos. Todos que apareciam sobre isso eu fazia. Fiz também curso de marketing e como superar enfrentar a pandemia e fomos tentando segurar”, conta.

Embora os proprietários do café não tenham medido esforços para manter a engrenagem funcionando, a renda caiu em 85%. Keila conta que mesmo sem funcionários os empresários não estavam conseguindo se manter de jeito nenhum. “Vieram clientes novos sim, mas só para as marmitas. Eram mensais, mas ainda não dava! Conta de luz alta, aumento de tudo que precisávamos e não tivemos acordo no aluguel”. Com isso, eles decidiram fechar o Café para não acumular mais contas, pois acreditavam que a situação poderia virar uma bola de neve.

Em cinco meses de pandemia as portas do Rosario Caffe foram fechadas. A partir daí, Keila decidiu fazer o que a grande maioria das pessoas estavam fazendo naquele momento: trabalhar em casa. “Comecei a trabalhar em casa com as mesmas coisas que fazia no Café, até mesmo porque tínhamos clientes mensais de marmitas e não poderíamos abandonar”, conta.

Seu marido, Jaime, também recomeçou. Ele começou a trabalhar com transporte de aplicativo um mês depois. A alternativa que os dois escolheram naquele momento foi feita na esperança de que tudo estivesse melhor neste ano.

E foi dessa maneira que Keila recomeçou. Com o intuito de abrir uma coisa menor em sua garagem ela continuou fazendo o que fazia no Café, mas agora sua cozinha. “Abrir uma coisa menor na minha garagem implicava em mudar o portão, encanamento, pia, umas coisas ali e outras ali. Então fui com calma, com paciência, fazendo muitas cotações para tudo o que eu queria fazer”.

Keila conta que desanimou muitas vezes, que teve vontade de procurar um emprego formal, fazer curso, quis desistir mais uma vez. “Mas quando você acredita e ama o que faz, não tem caminho que te levo para outro lugar. É aquele o seu lugar e ponto”, afirma.

Assim, Keila foi ajeitando a garagem que agora é sua loja. No dia 08 de fevereiro, quando tudo estava em ordem, ela viu seu projeto realizado. A loja de bolos doces e salgados é um sucesso, conta. “Tantos clientes que iam no Café vieram me prestigiar. Meus clientes são fiéis demais”, comemora.

Mas, depois de trabalhar com as portas abertas por todo o mês de fevereiro, um novo decreto estadual fez com que Keila parasse. “E de novo a Páscoa me salvou”, diz. Agora, a empreendedora espera, com esperança, a decisão do Estado para poder reabrir.

Trabalhando como consegue na modalidade delivery, Keila tem uma ajuda especial de seu filho mais novo, Jaime Barbosa da Cunha Neto, que quando não está na aula on-line lhe ajuda com as entregas. Em todo o processo de vendas sua maior propaganda foi e é o boca a boca e a internet. Seu WhasApp é seu trabalho.

Ela afirma que fácil não foi e nem está sendo. Para ela, insegurança é a palavra do momento, pois não se sabe como as coisas vão ficar. “Mas o importante é confiar, é amar o que faz e acreditar em você mesma”, diz.

Lá atrás, Keila achava que era um erro fechar seu comércio, que ela nunca mais seria dona do próprio negócio. “Mas hoje não. A pandemia nos trouxe novas oportunidades. Meu marido tem uma grande cartela de clientes que muitos são do Café e vieram novos também, graças a Deus. E eu administro minha lojinha do meu jeito, com o meu tempo, entre ser dona de casa, empresária, mãe e esposa”, finaliza.

Amparo

Trupe Los Lobos Bobos apresenta infantojuvenil Quase de Verdade no Circuito das Águas

Publicados

em

Espetáculo venceu o prêmio APCA como melhor peça-filme em 2022. Companhia passa pelas cidades de Serra Negra, Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia, Jaguariúna, Holambra, Monte Alegre do Sul, Amparo e Pedreira

A Trupe Los Lobos Bobos encerrou seu ciclo de espetáculos infantojuvenis inspirados em obras da escritora Clarice Lispector (1920-1977) com a estreia de Quase de Verdade, vencedor em 2022 do prêmio APCA como melhor peça-filme daquele ano.

E, agora, nos meses de maio e junho, o grupo circula com o espetáculo pelo interior de São Paulo, passando pelas cidades Serra Negra (no dia 07/5), Socorro (8/5), Lindóia (14/5), Águas de Lindóia (15/5), Jaguariúna (21/5), Holambra (22/5), Monte Alegre do Sul (10/6), Amparo (11/6) e Pedreira (12/6).

O trabalho tem direção artística de Débora Duboc, GpeteanH, Petrônio Gontijo, Marco Lima e Carol Badra, que também está no elenco ao lado de Kátia Daher.

LEIA TAMBÉM:

“Quase de verdade” é uma aventura contada pelo cachorro Ulisses para Clarice, sua dona que compreende o significado de seus latidos e escreve tudo. O sabido e afetuoso cachorro conta o que está rolando lá no quintal do vizinho.

Ulisses, é muito observador, tem olhar de gente de verdade e descobriu que da união entre o sentimento de inveja e as ideias de más companhias só sai fruto ruim. Foi o que ele viu acontecer com uma grande Figueira que dividia o belo e fértil terreno perto de sua casa, onde havia galos, galinhas, pintinhos e minhocas.

O cão Ulisses e as galinhas desta história, como os bichinhos que povoam os demais livros infantis de Clarice Lispector, foram realmente parte de sua vida, nas diferentes casas em que morou no Brasil, na Itália, na Suíça e na Inglaterra.

É muito interessante como Clarice aborda numa história para crianças as lutas das classes trabalhadoras, através de uma lúdica analogia em que uma figueira opressora explora o trabalho das galinhas. Esse universo infanto-juvenil, transborda para o universo adulto, pois, cada idade terá sua leitura, deleite.

Referências literárias da própria autora apresentam-se de forma despretensiosa como nomes desses animais: O Galo chama-se Ovidio, a Galinha, Odisseia, o Cachorro é Ulisses e outros que povoam essa rica aventura.

Sobre a trupe
Com a montagem do espetáculo de QUASE DE VERDADE a Los Lobos Bobos encerra o ciclo de montagens inspiradas em obras infantojuvenis da escritora Clarice Lispector. A trupe recriou no teatro todos os livros infantojuvenis da autora. A primeira montagem baseada em obra da escritora aconteceu em 2005. O musical A Vida Íntima de Laura foi um grande sucesso de crítica e público e tinha em seu elenco Bianca Rinaldi, Carol Badra, Marcelo Góes, Mariana Melgaço e Eduardo Silva.

Em 2017 o livro A Mulher que Matou os Peixes virou Pescadora de Ilusão na versão da trupe e em cena revesavam-se nas apresentações as atrizes Mel Lisboa, Carol Badra, Kátia Daher e Badú Moraes. Em 2021, a trupe realizou a montagem do espetáculo O Mistério do Coelho Pensante; e devido a pandemia, no formato online nasceu o espetáculo Quase de Verdade com as atrizes Débora Duboc e Carol Badra, vencedor do prêmio APCA 2022.

Para cumprir a contrapartida do edital Lei Paulo Gustavo n°20/2023 difusão cultural a trupe apresenta QUASE DE VERDADE no Circuito das Águas.

Serviço

Quase de Verdade, da Trupe Los Lobos Bobos
Serra Negra
Data: 07/05 (terça) duas sessões às 10h e às 13h30
Local: Escola Estadual Lourenço Franco de Oliveira
Endereço: R. Tiradentes, 78-166 – Estância Suíça, Serra Negra

Socorro
Data: 08/05 (quarta) duas sessões às 10h e às 14h
Local: E.M Profª Benedicta Geralda de Souza Barbosa
Rua Herlan de Vasconcellos Conti, s/nº – Jardim Santa Terezinha

Lindóia
Data: 14/05 (terça) duas sessões às 9h e às 13h30
Local: 1° Apresentação às 09h – EMEIEF Arco Íris
Avenida Rio Do Peixe, 65 Rua. Centro. 13950-000 Lindóia

2° Apresentação das 13h30- EMEF “Prof.ª Iracema de Souza Freitas”
Praça Dr. Getúlio Vargas, S/N – Centro – Lindóia

Águas de Lindóia
Data: 15/05 (quarta) duas sessões às 10h e às 14h
Local: Centro Educacional Umuarama
Av. das Nações Unidas, n°1190 – centro – Águas de Lindóia

Jaguariúna
Data: 21/05 (terça) duas sessões às 10h e às 14h
Local: EMEF Profª Maria Tereza Piva
Praça Benedito Bergamasco-, s/n – Nova Jaguariúna, Jaguariúna

Holambra
Data: 22/05 (quarta) duas sessões às 10h e às 14h
Local: Escola Municipal do Bairro dos Imigrantes
Rua VAN AKEN, 170 – Bairro Residencial dos Imigrantes – Holambra

Monte Alegre do Sul
Data: 10/06 (segunda) duas sessões às 10h e às 14h
Local: Escola Prof. RAUL DE PAIVA CASTRO
Avenida Deputado Narciso Pieroni, 24 Bairro – MOSTARDAS

Amparo
Data: 11/06 (terça) duas sessões às 10h e às 14h
Local: Escola MARP Pantaleão
Endereço: Bairro rural Pantaleão – Amparo

Pedreira
Data: 12/06 (quarta) duas sessões às 10h e às 14h
Local: Escola Prof° Zulmar Deoclécia Pintor Bernardes
R. Norma Desanti Saragiotto, Pedreira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Cine Foto Clube lança projeto Cine Bellas Artes com cursos e atividades gratuitas em Amparo

Publicados

em

Evento de abertura ocorre neste sábado, 04, às 20h, na sede do Cine Foto Clube, no centro, com entrada gratuita; ação é voltada para a formação artística de jovens e adultos através de oficinas, exposições e eventos culturais

O Cine Foto Clube de Amparo (CFCA) realiza no sábado, 04, às 20h, o lançamento do projeto Cine Bellas Artes 2024, que traz extensa programação de atividades e cursos gratuitos. O evento acontece na sede do Cine Foto Clube, na rua 13 de Maio, 35, Centro, Amparo. A entrada para o público é gratuita.

O projeto, viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, para seleção de projetos de Pontos de Cultura e Territórios Culturais no Estado de São Paulo, terá a duração de oito meses com atividades entre junho de 2024 a janeiro de 2025. Cine Bellas Artes prevê a manutenção e realização de atividades artísticas e culturais dentro do Cine Foto Clube de Amparo.

LEIA TAMBÉM:

O trabalho é voltado para a formação artística de jovens e adultos através de três eixos culturais: oficinas de formação, exposições periódicas e eventos culturais. O projeto prevê ainda, como contrapartidas sociais, 30 visitas guiadas com estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino de Amparo.

Idealizado pelo produtor cultural e presidente do Cine Foto Clube de Amparo, Reginaldo Leme, o projeto foi contemplado com R$ 300 mil através da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativa, Governo do Estado de São Paulo e pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

O valor será investido nas atividades desenvolvidas pelo Cine Foto Clube de forma gratuita ao público. “Conseguimos reabrir o Cine Foto em 2017 depois de quase 30 anos fechado. Mas apenas agora teremos condições de oferecer uma série de atividades para jovens e adultos, transformando, de fato, o Cine Foto Clube de Amparo em um espaço cultural tão necessário para a cidade de Amparo”, diz Reginaldo Leme.

Projeto traz 25 atividades diferentes
Ao longo dos oito meses do projeto, serão realizadas 25 atividades em diferentes frentes culturais, além de contrapartidas sociais, que atenderão ao menos 1,6 mil pessoas diretamente e outras 5 mil pessoas indiretamente, através de visitas ao Cine.

O público-alvo engloba jovens e adultos interessados em artes visuais e outras manifestações culturais. Todas as atividades serão gratuitas e contarão com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O projeto Cine Bellas Artes 2024 oferecerá cinco cursos de longa duração, seis oficinas, três workshops, três rodas de conversas, além de seis exposições e duas instalações artísticas, que serão divididas ao longo dos oito meses.

A programação das atividades, os cursos e profissionais envolvidos serão anunciados no lançamento do projeto, no sábado, 04, assim como a data de início das atividades. “Estamos nos últimos detalhes para deixar tudo pronto para o evento de lançamento do projeto Cine Bellas Artes 2024. Deixo meu convite para toda comunidade e pessoas interessadas na área cultural para que compareçam no dia 4 de maio ao Cine Foto Clube”, comenta o produtor cultural Rafael Leopoldi.

Sobre inscrições e informações
As inscrições para todas as atividades e cursos que serão disponibilizadas pelo projeto Cine Bellas Artes 2024 devem ser feitas através das redes sociais do Cine Foto Clube de Amparo. Associados terão 30% de vagas garantidas.

Além disso, serão destinadas 10% das vagas para pessoas com deficiência. Já as vagas restantes serão preenchidas por ordem de inscrição.

As inscrições serão abertas no sábado (4) durante o lançamento do projeto Cine Bellas Artes. Informações poderão ser encontradas no Instagram do Cine Foto Clube @cinefotoamparo

Serviço
Lançamento do projeto Cine Bellas Artes – 2024
Local: Cine Foto Clube de Amparo
ndereço: Rua 13 de Maio, 35, Centro, Amparo
Dia: Sábado, 04
Horário: 20h
Entrada: Gratuita

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

GR de Amparo participa de evento com representantes que irão para as Olimpíadas

Publicados

em

No domingo, 28, professores e alunos da Ginástica Rítmica (GR) da Secretaria de Esporte e Juventude da Estância compareceram a uma apresentação da seleção brasileira de ginástica rítmica no SESC de Campinas.

LEIA TAMBÉM:

Coordenados pelos professores, Raissa Vilas Boas, Vinicius Augusto e Daniela Martins, os alunos puderam assistir as coreografias do conjunto brasileiro que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, além de terem a experiência de treinar alguns manejos e movimentos corporais junto com as atletas da seleção, e sua treinadora, Camila Ferezin.

“Os alunos deixaram o evento com os olhos brilhando e ainda mais apaixonados pelo esporte. São experiências únicas de acompanhar referências no esporte para o crescimento delas como atletas e como pessoas”, ressaltou a coordenação da GR de Amparo. 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias