Conecte-se conosco

Pedreira

Teleférico de Pedreira deve ser reinaugurado esse ano

Publicados

em

Além dessa reforma, o Complexo Turístico do Morro do Cristo  ganhará diversas novas atrações turísticas para os visitantes da cidade

Após quase 20 anos desativados, a revitalização do teleférico e também das outras atrações turísticas do Morro do Cristo na cidade de Pedreira entrou na fase dos procedimentos finais para sua reinauguração. Todos os recursos para essas reformas foram levantados através da parceria do governo do município com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, a  DADETUR. Para a reestruturação completa do complexo foram gastos aproximadamente  R$1,5 milhão.

A elaboração de todo o diagnóstico e a formação de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas para desenvolver um plano funcional, sustentável, seguro e com viabilidade de execução da proposta,  foi desenvolvido pelo Grupo Eco & Eco, empresa brasileira pioneira no desenvolvimento de obras em áreas ambientais.

“Foi um grande desafio fazer esse projeto, todos os equipamentos são antigos e estavam parados há muito tempo. Foi realizada uma série de modernizações para tornar a atração mais eficiente e segura para os turistas, além da manutenção para que o sistema permaneça em ótima performance por um longo tempo”, disse Wilson Miguel, gestor de Projetos de Inovação no Grupo Eco & Eco.

As  etapas realizadas envolveram o processo de desmontagem do sistema antigo, análise e execução de restauração e substituição das peças, mudança no sistema de motores e comandos, mudança do sistema de alimentação, remontagem, implantação de automação e diversos testes para verificar o funcionamento da atração. Para que o teleférico ficasse totalmente seguro, foram necessários a troca de mais de 570 metros de cabos de aço que içam as cadeiras, além disso foi feita  a reforma completa das torres de sustentação.

O projeto nasceu de uma parceria da Prefeitura de Pedreira, que visava a revitalização completa do Complexo Turístico do Morro do Cristo, com o Governo do Estado, por meio do Município de Interesse Turístico (MIT) e planeja a instalação de diversas atrações turísticas para movimentar a cidade.  Wilson Miguel conta que a obra pode atingir milhares de pessoas que passam pela cidade todos os finais de semana.

“Pedreira recebe em torno de 20 mil turistas por fim de semana, por ano o número passa de 1 milhão de visitantes. Se o teleférico atrair 10% dessas pessoas, terá em média 100 mil pessoas transitando pela atração. Essa obra é fundamental para gerar mais recursos para o município”, diz o gestor.

Além do teleférico, o  convênio está garantindo a reforma de toda a  praça que recebe a atração, como a construção de sanitários, lanchonete, paisagismo, playground, implantação de relógio de flores e de um deque sombreado por um pergolado no entorno da lanchonete.

As obras estão quase 100%  concluídas,  faltam apenas algumas ações para a finalização completa como o ajuste das redes de energia. Após esse passo, será  lançado o edital de concessão da operação para a iniciativa privada. O teleférico poderá receber até 250 pessoas por hora. O preço dos ingressos e a data de inauguração oficial serão definidos depois de todas essas etapas serem concluídas.

Pedreira

Pedreira abre chamamento público para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar

Publicados

em

A Prefeitura de Pedreira torna público, para conhecimento dos interessados, a Chamada Pública nº 01/2022, que trata da aquisição parcelada de gêneros alimentícios, provenientes da Agricultura Familiar, os quais serão destinados à Merenda Escolar em atenção ao Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Os envelopes de Habilitação e Projeto de Venda serão recebidos até às 9h do dia 10 de junho de 2022. A Sessão Pública ocorrerá logo após o recebimento. O Edital em inteiro teor está à disposição dos interessados, de segunda a sexta-feira, exceto feriados ou pontos facultativos, das 8h às 15h, no Setor de Protocolo do Município de Pedreira, situado na Praça Epitácio Pessoa, 03 – Centro, mediante o recolhimento de taxa no valor de R$14,21 correspondente aos custos com cópias xerográficas ou pelo site: www.pedreira.sp.gov.br, no link Licitações, gratuitamente.

Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Licitações, Contratos e Aditivos, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo telefone: (19) 3893-3522, ramais 215, 217 ou 260.

Continue lendo

Pedreira

Prefeitura de Pedreira reforma ponte na Estrada Municipal “Julio Peron”

Publicados

em

As secretarias municipais de Obras e Vias Pública e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Pedreira estão desenvolvendo os serviços de implantação de 2 (duas) linhas com tubos de um metro e meio de diâmetro e 15 metros de comprimento, em ponte com antiga estrutura de madeira localizada na Estrada Municipal “Julio Peron”.

Os técnicos municipais primeiro realizaram a devida limpeza do local, depois na manhã da sexta-feira, 13, derrubaram toda a ponte e até o final realizaram a implantação das linhas dos tubos de um metro e meio, e no final da tarde liberaram a passagem de veículos pelo local. “Agora nossas equipes estão trabalhando na construção das cabeceiras da ponte para direcionar a passagem do córrego existente”, destaca o secretário de Obras e Vias Públicas, Ricargo sèrgio Sertorio. 

O prefeito de Pedreira, Fábio Polidoro, frisa que a obra se faz necessária em razão da futura pavimentação asfáltica da parte final da Estrada Municipal “Julio Peron”.

Continue lendo

Pedreira

Assistência e Desenvolvimento Social de Pedreira intensifica apoio às pessoas em situação de rua

Publicados

em

Com as baixas temperaturas registradas em toda a região, as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Segurança e Cidadania da Prefeitura de Pedreira, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), intensificou o serviço de abordagem social e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.

O trabalho está sendo realizado com o apoio da Guarda Municipal, Defesa Civil e demais departamentos e secretarias municipais.

A Assistência e Desenvolvimento Social solicita a quem tiver alguma informação sobre pessoas nestas condições no município que ligue para a Central de Atendimento ao Cidadão – Telefone 156, para que a Secretaria Municipal tome as devidas ações de apoio e auxilio, que serão executadas pelos profissionais técnicos competentes.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias