Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Servidores da Prefeitura de Artur Nogueira se unem para apoiar combate à violência contra a mulher

Publicados

em

Funcionários vestiram a camisa em apoio ao Agosto Lilás e dispararam mensagens de conscientização pelas redes sociais

Durante o mês de agosto, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, tem realizado inúmeras ações em apoio ao combate à violência contra a mulher, como blitz educativas, encontros virtuais, entrevistas, materiais impressos, entre outros. Nesta quarta-feira (25), o conhecido Agosto Lilás foi novamente pauta do Poder Executivo. 

Dessa vez, dezenas de funcionários se uniram e vestiram a camisa em defesa à causa social e dispararam mensagens de conscientização pelas redes sociais. Os servidores afirmaram que o assunto ganhou adesão dos moradores que também buscaram as redes sociais para disseminar a relevante temática.

Com o objetivo de chamar atenção para a campanha, houve um incentivo para todos usassem uma peça de roupa ou um adereço na cor lilás, que relembrasse o movimento, criado em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que completa 15 anos em 2021. 

EM BRIGA DE MARIDO E MULHER, META A COLHER!
A denúncia pode ser realizada através da delegacia do município, na guarda municipal pelos telefones fixos: 3877-1823 (também WhatsApp) ou 153, ou através dos disque 180 que é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Mesmo que a vítima não registre Boletim de Ocorrência contra o agressor, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar os canais ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado. O autor da denúncia pode ser ainda o Ministério Público.

Artur Nogueira também conta com o aplicativo Guardião da Mulher, onde o Botão de Pânico é disponibilizado para todas as moradoras nogueirenses em situação de vulnerabilidade. O botão deverá ser acionado caso ela perceba uma agressão iminente, seja ela de qualquer forma, especialmente física ou sexual.

Vale lembrar que quando o botão for acionado, a viatura do patrulhamento Guardião da Mulher será enviada automática e rapidamente para o local onde foi emitido o sinal do celular em georreferenciamento. O socorro ganha agilidade ao pular a etapa de triagem pela qual passam as ligações que são feitas pelos telefones 190 e 153.

As interessadas em baixar o aplicativo devem se dirigir à Guarda Municipal, localizada na rua Primeiro de Janeiro, 1674.

Artur Nogueira

Nogueirenses conquistam 29 medalhas em torneio de Judô

Publicados

em

Disputa aconteceu no último final de semana, em Hortolândia

Uma semana após conquistar as vagas para a Final do Campeonato Paulista Sub 18 e Sub 21, a equipe de Judô, mantida pela Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer & Juventude, retornou ao Centro de Artes Marciais Eliel Gomes. Desta vez, os atletas competiram na Copa Hortolândia e conquistaram 29 medalhas.

Artur Nogueira foi representada por 42 judocas, compondo desde a categoria Sub 9, até o Sênior (adulto). O evento aconteceu no último final de semana e reuniu cerca de 600 atletas da 8ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô.

LEIA TAMBÉM:

“O evento foi utilizado para dar um ritmo de competição aos atletas mais experientes e oportunizar a primeira disputa oficial a alguns alunos que demonstraram interesse na carreira competitiva”, explicou o professor Rodolpho Lavoura.

Destaques
Dentre os estreantes, o destaque foi para Felipe Moreno. O jovem de 14 anos conquistou a medalha de prata na categoria Sub 15 até 73kg. Além disso, Pietro Fantato (Sub 15 até 40kg), Lucas Botasso (Sub 15 até 40kg) e Mateus Sena (Sub 9 até 29kg), também competiram pela primeira vez.

Dentre os mais experientes, se destacaram as dobradinhas de ouro e prata. Na categoria Sub 11 até 36kg, Lucas Santos e Francisco Aranha venceram todas as lutas e se enfrentaram na final. Lucas ficou com o ouro e Francisco, prata.

Outra final entre nogueirenses aconteceu na categoria Sub 18 até 81kg. Mauro Félix venceu todas as lutas e garantiu o ouro, acompanhado pelo amigo de treino Miguel Sena que ficou com a prata.

A categoria Sub 18 até 57kg foi dominada por nogueirenses: ouro para Evilyn Santana, prata para Sophia Corrêa e bronze para a estreante Luara Karoline. Camila Vieira e Karoline Marques também conseguiram dobradinha. Ambas venceram duas lutas antes de se encontrarem na final da categoria sênior até 57kg. Camila ficou com a medalha de ouro e Karoline, com prata.

Os professores Lucas Vieira, André Junior e Leandro Takada também fizeram ótimas lutas e garantiram mais medalhas para Artur Nogueira. Lucas foi o campeão da categoria sênior até 81kg. Leandro Takada foi vice-campeão sênior até 73kg, e André Junior ficou com bronze no sênior até 90kg.

“Nesse evento pudemos evolver desde de nosso competidor mais jovem quanto os professores. Mesclar juventude e experiência na mesma competição foi o fator que enriqueceu nossa participação”, finalizou Lavoura.

Esforço recompensado
No total, foram 29 medalhas, sendo 7 ouros, 14 pratas e 8 bronzes. “O cuidado ao inserir novos alunos no cenário competitivo é fundamental para que seja uma pratica salutar. A estratégia utilizada por nossa equipe de judô através da pedagogia do exemplo é fantástica. Parabéns aos mais experientes por assumirem a responsabilidade do exemplo e, aos mais jovens, que puderam lutar, torcer e aprender com os mais experientes”, comemorou o secretário da pasta, Caio Rodrigues.

Confira a relação de todos os medalhistas:
Ouro: Lucas Santos, Lis Oliveira, Jorge Gomes, Mauro Félix, Evilyn Santana, Camila Vieira, Lucas Vieira.
Prata: Francisco Aranha, João Gustavo Assis, Thiago Davide, Eduardo de Paula, Marina Tavares, Vitória Yoshinaga, Felipe Moreno, Sophia Corrêa, Miguel Sena, Elias Ramos, Karoline Marques, Larissa Millk de Almeida, Leandro Takada, Michel Victor.
Bronze: Flora Oliveira, Pietro Vaz, Nykollas Grezoski, Kauã Xavier, Henrique Marangone, Luara Karoline, Eduardo Sergio, André Junior.

Comemoração: 13 anos de projeto
O próximo compromisso do Judô Nogueirense será o Festival Interno, em comemoração aos 13 anos do Projeto em Artur Nogueira. O evento reunirá 300 judocas das Escolas Municipais no próximo domingo, 28, a partir das 9h, na Emef. Edmo Wilson Cardoso.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Plantão do Conselho Tutelar de Artur Nogueira tem novo número

Publicados

em

População pode contatar o órgão por meio do telefone para casos de emergência envolvendo crianças e adolescentes

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informa que o Conselho Tutelar está com um novo número de plantão, disponível 24 horas por dia, para atendimento de casos emergenciais envolvendo crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM:

Agora, os moradores podem contatar o órgão pelo número (19) 99949-2006. É importante destacar que o atendimento do plantão é exclusivamente por ligação telefônica, portanto, não serão aceitas mensagens via whatsapp.

“Em casos de emergência, a rapidez na comunicação pode fazer toda a diferença para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, destaca a Secretaria.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura amplia oferta de vacinas contra dengue em Artur Nogueira

Publicados

em

Doses estão disponíveis para crianças entre 10 e 14 anos a partir desta segunda, 22, nas oito salas de vacina do município

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da Vigilância em Saúde (VISA), amplia a oferta de vacinas contra a dengue a partir desta segunda-feira, 22.

As doses já estavam sendo aplicadas em crianças de 10 e 11 anos e, agora, também estarão disponíveis para as crianças e adolescentes com idade entre 10 anos completos e 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas.

LEIA TAMBÉM:

“É imprescindível que os pais ou responsáveis compareçam juntamente com os jovens, munidos de documento de identificação e a caderneta de vacinação”, frisa a responsável técnica pela equipe de enfermagem, Milena Sia Perin.

Orientações importantes
É importante ressaltar algumas orientações para garantir a eficácia da vacinação:

-Se a criança ou adolescente foi diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
-Caso ocorra contaminação por dengue após a primeira dose, a segunda dose deve ser administrada conforme o agendado, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a aplicação da segunda dose.
-A vacinação contra a dengue não é recomendada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, além de pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula. Mulheres gestantes ou em fase de amamentação também devem evitar a vacinação contra a dengue.

Salas de vacinação
Confira as oito salas de vacinação do município: USF Blumenau, USF Sacilotto, USF Coração Criança, USF São Vicente, Espaço Mãe e Filho, UBS Terezinha Vicensotti, USF Bom Jardim e USF Lago.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias