Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Servidores da Prefeitura de Artur Nogueira se unem para apoiar combate à violência contra a mulher

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Funcionários vestiram a camisa em apoio ao Agosto Lilás e dispararam mensagens de conscientização pelas redes sociais

Durante o mês de agosto, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, tem realizado inúmeras ações em apoio ao combate à violência contra a mulher, como blitz educativas, encontros virtuais, entrevistas, materiais impressos, entre outros. Nesta quarta-feira (25), o conhecido Agosto Lilás foi novamente pauta do Poder Executivo. 

Dessa vez, dezenas de funcionários se uniram e vestiram a camisa em defesa à causa social e dispararam mensagens de conscientização pelas redes sociais. Os servidores afirmaram que o assunto ganhou adesão dos moradores que também buscaram as redes sociais para disseminar a relevante temática.

Com o objetivo de chamar atenção para a campanha, houve um incentivo para todos usassem uma peça de roupa ou um adereço na cor lilás, que relembrasse o movimento, criado em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que completa 15 anos em 2021. 

EM BRIGA DE MARIDO E MULHER, META A COLHER!
A denúncia pode ser realizada através da delegacia do município, na guarda municipal pelos telefones fixos: 3877-1823 (também WhatsApp) ou 153, ou através dos disque 180 que é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Mesmo que a vítima não registre Boletim de Ocorrência contra o agressor, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar os canais ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado. O autor da denúncia pode ser ainda o Ministério Público.

Artur Nogueira também conta com o aplicativo Guardião da Mulher, onde o Botão de Pânico é disponibilizado para todas as moradoras nogueirenses em situação de vulnerabilidade. O botão deverá ser acionado caso ela perceba uma agressão iminente, seja ela de qualquer forma, especialmente física ou sexual.

Vale lembrar que quando o botão for acionado, a viatura do patrulhamento Guardião da Mulher será enviada automática e rapidamente para o local onde foi emitido o sinal do celular em georreferenciamento. O socorro ganha agilidade ao pular a etapa de triagem pela qual passam as ligações que são feitas pelos telefones 190 e 153.

As interessadas em baixar o aplicativo devem se dirigir à Guarda Municipal, localizada na rua Primeiro de Janeiro, 1674.

Continue lendo

Artur Nogueira

Carreta Móvel do Via Rápida se instala em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Estão sendo oferecidos três cursos na área de elétrica e mecânica

A Carreta Móvel do Via Rápida já se instalou em Artur Nogueira e tem dado a oportunidade para que moradores participem de cursos profissionalizantes gratuitos. A carreta foi um pedido da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Administração, e concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

O prefeito Lucas Sia (PSD) explica que os cursos oferecidos buscam diminuir os níveis de desemprego e subemprego, além de contribuir para o desenvolvimento local. 

“Os cursos beneficiarão jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. Aproveito para agradecer ao Governo de Estado pela parceria e à minha equipe que não mede esforços para oferecer sempre o melhor à população nogueirense”, pontuou. 

A carreta está instalada ao lado do Centro Cultural Tom Jobim, no Centro, e ficará no município por cerca de um mês. Ao todo, serão formadas três turmas, de 16 alunos cada, e em três períodos. Cada curso terá duração de 100 horas.

O Programa

A carreta da Via Rápida percorre os municípios do Estado de São Paulo com o objetivo de promover o aumento da competitividade da economia paulista e a formação profissional dos trabalhadores.

Podem participar do programa maiores de 16 anos alfabetizados, com prioridade aos desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.Cursos oferecidos

Eletricista de Veículos Automotores

Capacita o aluno para atuar em serviços de instalação e manutenção eletroeletrônica em veículos, realizar manutenções preventivas, preditivas e corretivas, inspecionando veículos automotores e diagnosticando defeitos eletroeletrônicos.

Mecânica Automotiva – Básica

Capacita o aluno para auxiliar na manutenção de motores, sistemas e partes de veículos, substituição de peças, reparo e no teste de desempenho de componentes e sistemas, trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Mecânica de Direção, Suspensão e Freios

Capacita o aluno para realizar manutenção preventiva e corretiva em sistemas convencionais de suspensão, direção e freios.

Continue lendo

Artur Nogueira

Grupo de teatro de Artur Nogueira realiza Mostra com apresentações inéditas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com apoio da Prefeitura, Corpo Envolve Mente apresentará peças teatrais no telão na Réplica da Estação; Entrada é gratuita

O grupo teatral Corpo Envolve Mente vai realizar uma Mostra em Artur Nogueira do Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo. A iniciativa, com apoio da Secretaria de Cultura, acontece no domingo, 28, às 18h, na Réplica da Estação. 

Devida à pandemia, novas forma de teatro foram fomentadas pela área cultural no Estado de São Paulo. Assim, seguindo os protocolos de segurança sanitários, as peças foram desenvolvidas de maneira on-line. Sendo assim, as apresentações serão exibidas em telão. Vale destacar também que a entrada é gratuita.

De acordo com o grupo, haverá a exibição de 3 peças, são elas: “A Farsa da boa preguiça”, de Adriano Suassuna, Grupo Anankê de Indaiatuba, “O Último de Godot”, de Matei Visniec – Grupo Corpo Envolve Mente de Artur Nogueira, e ” O mistério bufinho” da Cia do Bagaço de Campinas.

Para abrilhantar as apresentações, o público poderá apreciar o trabalho dos atores Helou Nascimento, Fernanda Beltramini, Cleber Augusto Ket, Luiz Fernando Marcondes, Cecília Freitas e André Câmara.

A ação cultural é uma realização do grupo Corpo Envolve Mente e apoio da Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria de Cultura e Turismo; Poiesis – Gestão Cultural e Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo.

Continue lendo

Artur Nogueira

Guarda Civil de Artur Nogueira se reúne com órgãos de segurança pública da RMC para obtenção de recursos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Encontro aconteceu nesta segunda-feira, 22, na sede da Agencamp

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Artur Nogueira se reuniu com outros órgãos de segurança pública da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para juntos tratarem de assuntos voltados ao planejamento, obtenção de recursos e monitoramento regional. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 22, na sede da Agencamp.

De acordo com o secretário de Segurança, Dr. Roberto Daher, foram abordadas pautas pertinentes a fim de viabilizar recursos financeiros por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Falamos de melhorias no sistema de monitoramento, obtenção de recursos financeiros para a segurança pública e elaboração de um plano de segurança regional para que toda a RMC continue recebendo investimento em segurança. É o que queremos para Artur Nogueira também”, pontuou.

Representando Artur Nogueira, estiveram presentes Marcelo Sardinha, da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, e Marcelo Fantini, comandante da Polícia Municipal. Além do município nogueirense, foram convocados agentes de segurança de Americana, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias