Conecte-se conosco

Pedreira

SAAE de Pedreira foi certificado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico no Programa PRODES

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Programa PRODES é um programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas que visa à redução dos riscos à saúde do ecossistema e da população e concede estímulo financeiro da União aos prestadores de serviços de saneamento que investem na implantação e operação de Estações de Tratamento de Esgoto.

Pedreira foi selecionada em 2011, ano da finalização da construção da ETE de Pedreira e participa no contrato PRODES com 12 certificações, sendo que, o município já foi certificado por sete vezes. A mais recente certificação é referente ao primeiro trimestre do ano de 2021, ou seja: janeiro, fevereiro e março.

As certificações devem cumprir as exigências de redução de parâmetros químicos e biológicos considerados índices de poluição, no caso do Município de Pedreira, as metas são as seguintes: Redução de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) em mínimo de 90%; Sólidos Suspensos Totais (SST) mínimo de 90% e Coliformes Fecais (CF) mínimo de 99,999%, além dos controles adicionais da Autarquia em Fósforo total (PT) e Nitrogênio Kjeldahl (NTK) e o recebimento mínimo de 50 litros por segundo de esgoto.

Na sétima certificação foram alcançados: DBO redução de 97,1%; SST redução de 93,7% e CF redução de 99,999%, e vazão média de 61 l/s.  As reduções são comparações do Esgoto Bruto Recebido e do Efluente já tratado pronto para ser lançado no Rio Jaguari.

“Nossa Estação de Tratamento de Esgoto é uma estação com procedimentos biológicos de tratamento conhecido por Lodo Ativado e é auditada em sua qualidade de tratamento e atendimento às legislações ambientais pela ANA – Agência Nacional de Água e Saneamentos Básico, Companhia Ambiental do Estado (CETESB) de São Paulo e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo”, destaca o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

Vale ressaltar que a ETE de Pedreira recebeu em média no trimestre mais de 219 mil litros de esgoto bruto por hora para tratamento. “Novamente o SAAE de Pedreira sente-se orgulho junto a sua equipe da ETE por fazer parte do serviço de saneamento que garante a qualidade do esgoto tratado devolvido ao Rio Jaguari, protegendo desta forma as águas e todo o sistema aquático de nosso Rio Jaguari, considerado um corpo hídrico federal de importância à região”, ressalta diretor geral da autarquia Leonardo Silingardi.

Continue lendo

Pedreira

Prefeitura de Pedreira constrói rotatória na Avenida Antônio Serafin Petean

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Pedreira por meio de sua Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas está construindo uma nova rotatória na Avenida Antônio Serafin Petean (Marginal), nas proximidades do Center Louças.  A empresa vencedora do processo licitatório já efetuou o recapeamento asfáltico da Rua das Acácias no bairro Morumbi, paralela a marginal, além de pavimentar o acesso que permite o cruzamento da Avenida Antônio Serafin Petean.

“No local também serão instalados semáforos para controlar o retorno dos veículos e acesso aos estabelecimentos comerciais do outro lado da Marginal, uma obra muito solicitada pelos comerciantes e moradores dos bairros próximos após a duplicação da Rodovia João Beira”, explica o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

A nova rotatória ainda recebeá sinalização viária. “Somente após a instalação dos semáforos e da sinalização a Divisão de Trânsito (DITRAN) estará liberando o trânsito de veículos”, informa o secretário de Segurança, Ângelo Milani Pavão.

Continue lendo

Pedreira

Pedreira recebe nova grade de vacinas contra Covid-19 e passa a imunizar pessoas de 50 a 59 anos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Departamento Regional de Saúde enviou para o Departamento Epidemiológico de Pedreira mais uma grade de vacinas para iniciar nesta quinta-feira, 17, a imunização de pessoas entre 50 a 59 anos contra a Covid-19. Segundo a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, todas as pessoas dessa faixa etária devem realizar o cadastramento para a vacinação pela Central de Atendimento ao Cidadão, telefone: 156, celulares: (19) 99603-0156, 99661-0156, 99693-0156, 99909-0156, no site: www.pedreira.sp.gov.br no ícone Vacina Já, ou no Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

“Pedimos para que as pessoas não se dirijam aos Postos de Saúde ou Central de Saúde para vacinação sem a confirmação do agendamento. Após o cadastramento aguardem a ligação da Secretaria de Saúde confirmando o agendamento”, destaca a secretária Ana Lúcia.

Caso não receba a ligação confirmando o agendamento até sexta-feira, 18, a Secretaria de Saúde orienta que no sábado, 19, será realizado o “Drive Thru” das 8h às 15h30, nas dependências do Estádio Municipal Wanderlei José Vicentini, com a obrigação da apresentação dos seguintes documentos: RG; CPF e Comprovante de Residência. O Departamento de Vigilância Epidemiológica espera vacinar esta faixa etária de pessoas até a terça-feira, 22.

Continue lendo

Pedreira

Projeto Guri de Pedreira recebe matrícula para novos alunos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

São vagas abertas para crianças e jovens de 6 a 18 anos incompletos, para os cursos de violino, viola clássica, violoncello, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, eufonio e
percussão/bateria. O Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro, mantido em diversos municípios do Estado de São Paulo em parceria entre Prefeituras e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Para fazer a inscrição, os pais ou responsáveis devem acessar o site: http://bit.ly/Matriculas2021-2, até o dia 21 de junho, preencher as informações. Após o preenchimento, deve-se clicar em ‘enviar’ para que seja gerado o número de protocolo referente ao processo.

Posteriormente, a Coordenação do Polo escolhido entrará em contato com o responsável, confirmará a matrícula no curso indicado (caso haja vaga no mesmo) e fornecerá instruções para o envio dos documentos (RG do aluno e responsável, comprovante de matrícula/escolaridade e comprovante
de endereço). Nesta etapa, o responsável recebe também um link com o questionário social que deve ser preenchido e enviado.

Para ingressar no Projeto Guri é preciso ter entre 6 e 18 anos incompletos e estar regularmente matriculado na escola. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.

O Polo de ensino de Pedreira está localizado no prédio do Samuca, na
Rua: Antonio Provatti, 301, Jardim Triunfo.

As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas,
visando à saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados,
empregadas e comunidade. Para outras informações sobre o Projeto Guri no Município de Pedreira, entrar em contato com a coordenadora Graziela Lessa pelo telefone: (19) 99200-1457.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias