Conecte-se conosco

Holambra

Retomada gradativa do mercado de flores e plantas tem sido a “Primavera” dos produtores

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com as vendas em processo contínuo de recuperação, os produtores de Holambra comemoram, segundo o Ibraflor, o aumento de 10% nas vendas do mercado brasileiro, como um todo nos últimos meses. O percentual refere-se à comparação entre agosto de 2019 e 2020

Mesmo diante das incertezas do mercado nesse tempo de pandemia, quando qualquer diagnóstico é impreciso diante da imprevisibilidade dos acontecimentos nos próximos meses, o mercado floricultor brasileiro começa a criar um certo otimismo de recuperação. O motivo é a mudança do comportamento dos consumidores nos últimos meses que, motivados pelas campanhas sobre os benefícios das flores e plantas ornamentais nos lares, começaram a desfrutar do prazer de conviver com a natureza durante o confinamento social. Também teve forte contribuição na retomada das vendas a maior dinâmica da comercialização implantada pelas cooperativas, associações de produtores, gardens e floriculturas.

“Essa maior importância para as flores e plantas dentro dos seus ambientes, das casas, dos jardins e das varandas estimularam as vendas dos produtos em vaso. No entanto, para as flores de corte a situação continua grave e dependerá muito de quando e em que condições voltarão os eventos, as festas e os casamentos”, lembra o diretor do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor),  Renato Opitz, ao informar que o mercado de decoração representa cerca de 30% da floricultura nacional.

“O aumento das vendas, agora, infelizmente, não significa que os prejuízos nos meses anteriores foram recuperados. Nos primeiros meses de pandemia, os produtores tiveram que descartar parte de sua produção, pois não havia mercado para estas flores, com especial destaque para as flores de corte, devido ao cancelamento dos casamentos, formaturas e festas em geral. Assim, teremos que esperar para conhecer quais serão as regras para que esses eventos voltem a acontecer. Como a maior parte foi remarcada para 2021, no ano que vem a expectativa é a de que teremos uma demanda bastante grande. Nesse caso, o setor de flores de corte poderá se beneficiar dessa demanda que está reprimida e o produtor precisa se preparar para isso”, analisa.

Os produtores, que tiveram que reduzir o plantio para tentar equilibrar a oferta e a baixa demanda no início da pandemia, começam a retomar a produção. Em 2020, o setor vinha bem até o começo de março e as expectativas eram de um crescimento da ordem de 10% a 12%. Com a pandemia, a avaliação deste primeiro semestre de 2020 registra uma queda de 30% nas vendas, com relação ao mesmo período do ano passado. “Não está nada bom, mas mediante o cenário que estava em março, até que é razoável. Neste momento estimamos que o crescimento este ano, deve ser em torno de 5% em relação a 2019”, estima Renato Opitz.

Vários produtores já apresentaram novidades em flores e plantas para esta Primavera, como as floríferas Dianthus dobradas, as delicadas kalanchoes bicolores, a exótica flor de corte Eryngium “Blue Lagon”, a chamativa Crassula Capitella “Campfire”, as exuberantes Begônias Beleaf e Brevirimosa, as alegres margaridas (crisântemos) Bless, as atraentes Peperomias Dolabriformis, as pequeninas Zamios Zimba, os ornamentais Amaryllis com bulbos aparentes e as fashions Phale Glitterz  e Echeveria Colors.

Continue lendo

Holambra

Holambra comemora 30 anos de emancipação com diversas atrações gratuitas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Holambra completa nesta quarta-feira, 27, 30 anos de emancipação político-administrativa. O feriado correspondente foi transferido por meio de decreto para o dia 29, sexta-feira, quando as comemorações tem início com a realização de ato cívico a partir das 9h no Paço Municipal.

Durante o evento, o Hino de Holambra será interpretado pelo músico e compositor Reinaldo Occhiotto Júnior, autor da obra. Haverá ainda apresentações artísticas com participação dos Gaiteiros de Holambra, grupo de dança típica holandesa e Fanfarra Amigos de Holambra, além da dramatização da história do município encenada por alunos da Escola Parque dos Ipês. Ao final, degustação do bolo de aniversário e uma chuva de pétalas especial.

No sábado, a Banda Sinfônica Armando de Arruda Pereira, de São Paulo, se apresentará no Teatro Municipal com repertório recheado de músicas de desenhos consagrados da Disney, como Aladin, A Bela e a Fera e O Rei Leão. No domingo, as comemorações continuam na instalação de guarda-chuvas coloridos da Alameda Maurício de Nassau com a Orquestra de Viola Caipira de Holambra interpretando clássicos da música sertaneja e de raiz em mais uma edição do projeto Viola, Café e Flores.

Ainda no domingo, 31 de outubro, duas sessões de teatro encerram a programação: às 15h e às 19h30, a Cia. Galhofeiros apresenta a peça infantil “A História da Fofoca na Vida da Bruxa Boboca”. Para assistir as apresentações no Teatro Municipal é necessário a retirada antecipada de convites no Espaço do Empreendedor, localizado no Paço Municipal, até quarta-feira, 27, das 8h às 17h. O número de vagas para cada espetáculo é limitado.

“Comemorar o aniversário de emancipação da cidade nesse momento de retomada tem um sabor especial. Todo aniversário representa um ciclo. E é com otimismo e perseverança que Holambra inicia mais um ano de autonomia. Devemos, mais do que nunca, comemorar”, afirma o prefeito Fernando Capato.

A diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, falou sobre a programação. “Teremos atrações para todos os públicos, com talentos da cidade e a participação especial da Banda Sinfônica, que vem de São Paulo. Após tantos dissabores causados pela pandemia, é hora de retomarmos o rumo natural e mostrar Holambra do jeito que ela realmente é: uma cidade apaixonante”, disse.  

Confira a programação de aniversário:
29 de outubro, a partir das 9h, no Paço Municipal: Ato cívico, apresentações artísticas com Gaiteiros de Holambra, dramatização da história da cidade por alunos do Parque dos Ipês, dança típica holandesa, Fanfarra Amigos de Holambra, chuva de pétalas, degustação de bolo e food-trucks.

30 de outubro, às 19h30, no Teatro Municipal: Apresentação da Banda Sinfônica Armando de Arruda Pereira, com temas clássicos da Disney.

31 de outubro, às 10h, na Alameda Maurício de Nassau: Viola, Café e Flores.

31 de outubro, às 15h e às 19h30, no Teatro Municipal: Peça teatral “A História da Fofoca na Vida da Bruxa Boboca”, com a Cia. Galhofeiros.

Continue lendo

Holambra

Holambra sedia evento sobre prevenção ao câncer de mama e empoderamento feminino

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Holambra irá receber na quarta-feira, 27, uma ação voltada exclusivamente ao público feminino. A iniciativa é realizada em celebração ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Ela ocorre a partir das 19h30 no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores. A entrada é gratuita.

O evento “Outubro Rosa – o poder interior da mulher”, é promovido com apoio da Câmara e da Prefeitura Municipal e irá contar com duas palestras. A primeira, com a enfermeira do PSF Santa Margarida, Tayane Bronzatto, irá abordar a importância da informação sobre a doença e a realização periódica de exames, visando o diagnóstico precoce. A segunda, ministrada por Alessandra Algarin, tratará do empoderamento feminino, autoestima e cooperação entre mulheres.

“Trata-se de uma iniciativa importante para promover a conscientização sobre a doença, a prevenção e o tratamento”, explicou a enfermeira Tayane. “Aqui na cidade, durante todo o mês de outubro, o número de mamografias disponíveis por meio da rede municipal de saúde foi ampliado, passando de 50 para 100 procedimentos. Não há fila de espera e os exames agendados serão realizados ainda este mês”, ressalta.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas.

A Câmara Municipal de Holambra fica na Rua Dr. Jorge Latour, 152, Centro.

Continue lendo

Holambra

Serviços e espaços públicos têm funcionamento alterado no feriado prolongado

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Os serviços e espaços públicos de Holambra sofrerão alterações no funcionamento em função dos feriados previstos para o período de 28 de outubro a 2 de novembro. No dia 28, é celebrado o Dia do Funcionário Público, com ponto facultativo nas repartições. As comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa do município foram transferidas do dia 27 para o dia 29 de outubro, sexta-feira. E no dia 2 de novembro, terça-feira, ocorre a celebração do Dia de Finados.

O Paço Municipal, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Espaço do Empreendedor e a Biblioteca Municipal permanecerão fechados entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, retomando as atividades na quarta-feira, dia 3. A Farmácia Municipal manterá o atendimento nos dias 29 de outubro e 1º de novembro, suspendendo as atividades nos dias 28 deste mês e 2 do próximo. A Policlínica Municipal funcionará normalmente para atendimentos de urgência e emergência todos os dias.

Os ônibus municipais circularão de forma regular, exceto no dia 2 de novembro, terça-feira, quando seguirão a grade de horários de domingo, reduzida. A coleta de resíduos recicláveis será suspensa nos dias 29 de outubro e 2 de novembro, sendo realizada normalmente nos dias 28 de outubro e 1º de novembro. A coleta de lixo doméstico não sofrerá interrupção. O Moinho Povos Unidos, o Parque Van Gogh e o Parque Cidade das Crianças estarão abertos entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro.

A concessionária Águas de Holambra informou que não haverá expediente em seu posto de atendimento entre 28 de outubro e 2 de novembro. O trabalho será retomado na quarta-feira, dia 3. Em caso de dúvidas ou solicitações, o usuário deve entrar em contato com a concessionária pelos canais 0800 595 3333 (fixo, 24 horas), (19) 3512-3411 (segunda a sexta, em horário comercial), WhatsApp: (19) 97405-9200 (segunda a sexta, em horário comercial), ou pela plataforma de Serviços Online, disponível no site www.aguasdeholambra.com.br e no aplicativo Águas APP.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias