Conecte-se conosco

Jaguariúna

Programação da Semana do Meio Ambiente de Jaguariúna segue com atividades até o dia 8 de junho

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A “Semana do Meio Ambiente” de Jaguariúna teve início no último domingo (2), com uma caminhada ecológica. A ação aconteceu durante a manhã e reuniu pessoas de diferentes idades. O percurso que começou na Estação de Guedes e terminou na Fazenda da Barra reuniu belas paisagens naturais. Na chegada, os participantes fizeram o plantio de 50 mudas de árvores nativas, doadas pela Ambev, para ajudar na recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) naquela região.
Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna, a Semana do Meio Ambiente vai até o próximo sábado, 8 de junho. As ações são abertas ao público: amanhã (5), 9h, ocorre uma visitação monitorada na nascente municipal modelo – Parque José Theodoro de Lima. Na quinta-feira (6), 9h, será a visitação às instalações Modelo de Sustentabilidade (Educação Ambiental) pelo Centro Dia do Idoso e EM Prof Irineu Espedito Ferrari.
Ainda, na sexta-feira (7), 8h30, acontece uma palestra sobre o Programa Bacias Jaguariúna, no campus II da Unifaj. Já no sábado (8), das 8h às 12h, o evento de encerramento conta com um mutirão de doação de mudas para arborização urbana, na Praça Umbelina Bueno.
Outras atividades que contemplaram a programação ocorreram no dia 3, quando teve início o cadastramento do Programa de Hortas Urbanas e da campanha de coleta seletiva porta-a-porta dos loteamentos Recanto Camanducaia e Reserva da Barra. No início da tarde desta terça-feira (4) foi realizada a Gincana da Coleta Seletiva na Escola Municipal Ângelo Bizzo.
A Semana do Meio Ambiente de 2019 em Jaguariúna é organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que tem como titular a vice-prefeita Rita Bergamasco. Segundo detalhado, a programação contempla atividades que valorizam a preservação do meio ambiente, já que inclui ações diretas e concretas de proteção às coleções hídricas e mananciais de água, à vegetação nativa dos córregos, rios e lagoas, o incentivo ao plantio em calçadas da zona urbana da cidade, além de coleta seletiva de produtos recicláveis – papel, papelão, plástico e vidro – serão temas de abordagens conforme o público participante em cada atividade.
A secretária Rita Bergamasco destacou a importância das ações para o processo de conscientização de todos – crianças, jovens, adultos e idosos: “Não podemos esquecer de reforçar, sempre, que a vegetação existente deve ser preservada e ampliada, que a água é insubstituível para termos vida e que não poluir é uma regra básica, e por isso deve ser seguida com seriedade. Qualidade de vida é isso, morar numa bela cidade, como é a nossa Jaguariúna, mas contribuindo para que a natureza seja protegida e preservada.”
Ainda segundo a secretária do Meio Ambiente, todas as atividades estão inseridas em dois programas básicos: os eixos do Programa Jaguariúna Verde e as diretrizes do Programa Município Verde Azul. Neste último, por exemplo, nos últimos anos a Prefeitura de Jaguariúna vem sendo contemplada com o Selo Município Verde Azul, concedido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente às cidades que mantém boas práticas de preservação da natureza e do meio ambiente como um todo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariúna / Foto: Ivair Oliveira

Jaguariúna

Ação no Parque Santa Maria vacina 719 com a segunda dose contra Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A aplicação foi realizada nos sistemas tradicional e drive-thru, em que a pessoa não precisa descer do veículo para receber a vacina, o que agiliza a operação

A ação especial da Secretaria de Saúde de Jaguariúna para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em idosos de 69 a 71 anos de idade vacinou um total de 719 pessoas no sábado, 17, no Parque Santa Maria, em Jaguariúna. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 19, pela secretaria municipal.

Até o último sábado, um total de 3.766 pessoas já haviam recebido as duas doses da vacina contra o coronavírus em Jaguariúna, segundo os dados do “Vacinômetro” divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras 6.222 pessoas já receberam a primeira dose, totalizando 9.988 doses aplicadas.

Fotos: Ivair Oliveira

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna deve antecipar pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna vai antecipar para maio o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais e do Hospital Municipal Walter Ferrari. Projeto de lei com a medida será encaminhado ainda nesta segunda-feira, 19, à Câmara Municipal para discussão e aprovação dos vereadores.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, a proposta visa valorizar ainda mais o trabalho dos funcionários públicos da Prefeitura e do Hospital Municipal e minimizar eventuais dificuldades financeiras enfrentadas por famílias de servidores devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e às restrições de circulação impostas pela quarentena.

Hoje, o pagamento da primeira parcela é feito no mês de aniversário do servidor municipal. Os que fazem aniversário até maio, recebem normalmente pela atual regra de antecipação. Com a aprovação do projeto, excepcionalmente este ano, os servidores que fazem aniversário de junho a dezembro receberão a primeira parcela do 13º salário até o dia 31 de maio.

A Prefeitura também tem realizado o pagamento dos salários dos servidores até o dia 29 de cada mês, antecipando em quase uma semana a quitação da folha salarial. Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, essas antecipações fazem parte da política de valorização do funcionalismo municipal e, mesmo num momento de pandemia e de crise econômica, são possíveis graças às ações de austeridade e responsabilidade fiscal adotadas pela gestão do prefeito Gustavo Reis.

Continue lendo

Jaguariúna

Cultura de Jaguariúna abre inscrições para três festivais

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, abriu inscrições para diferentes festivais on-line que prometem movimentar as redes sociais. São eles:

O “1º Cria MAKE” que tem como objetivo valorizar e promover a visibilidade, a criatividade, a técnica e a sensibilidade artística por meio da maquiagem. O festival acontece até o dia 28 e cada participante pode enviar duas imagens do mesmo trabalho.

Outro festival é o “1º Vídeo Literário de Jaguariúna” que foi criado para incentivar e difundir a produção literária da cidade e região, além de valorizar e promover a visibilidade dos escritores, contadores e poetas. A realização é até o dia 29 e não será dividido por categorias.

Ao mesmo Jaguariúna também realiza um intercâmbio entre diversas modalidades artísticas como: Teatro, Dança e Música durante o festival “Musicals” que acontece até o dia 30. As performances podem ser feitas individualmente ou em grupo.

As inscrições são gratuitas, devem ser feitas até 22 de abril e as imagens ou vídeos enviados para o e-mail: [email protected] Os 10 pré-selecionados serão exibidos nas redes sociais da Prefeitura e da Escola das Artes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3867-2404 e (19) 3867- 4223.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias