Conecte-se conosco

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna investe em segurança e inaugura o COI – Centro de Operações e Inteligência

Publicados

em

Central de monitoramento funciona na sede da Polícia Municipal e possui câmeras de longo alcance e alta definição, capazes de captar a placa de um veículo até o limite de 2 km

A partir desta quinta-feira (16), Jaguariúna terá um moderno e eficiente sistema de 40 câmeras de vigilância (CFTV), sendo que 27 foram instaladas pela Prefeitura e outras 13 acopladas, para fazer o monitoramento das principais ruas, avenidas, do comércio e dos locais de maior movimento na cidade. Esse controle será feito pelo Centro de Operação e Inteligência (COI) uma central de monitoramento de imagens instalado na sede da Polícia Municipal (ex-GM).

A cerimônia de inauguração contará com convidados especiais e acontecerá na sede da Polícia Municipal, na Avenida Prefeito Laércio José Gothardo (Avenida Marginal), 1831 – Centro. Conforme o comando da corporação, a sala do COI é equipada com 8 monitores com 49 polegadas cada, onde é possível visualizar imagens captadas a uma distância de até 2 Km.

“O telefone 153 recebe a chamada, passa para as viaturas que se encontram mais próximas da área da ocorrência e, paralelo a isso, o policial que monitora as imagens no COI localiza onde esse veículo suspeito pela placa, diz onde ele está e passa as coordenadas para a abordagem. Será muito útil assim que for dado o alarme sobre qualquer suspeita, seja por furto, assalto ou motorista em fuga se evadindo do local”, explica Gonçalves, supervisor na Polícia Municipal.

De acordo com a Talentech Tecnologia Ltda, empresa responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, cada câmera tem alcance de 2 Km, possuindo 35% de zoom óptico e 17% de zoom digital, apresentando imagens em alta definição. O custo mensal para manter o equipamento funcionando é de R$ 68 mil e inclui a central de imagens.

Conforme o secretário de Segurança Pública de Jaguariúna, Renato José de Almeida Chaves Filho, o contrato assinado pela Prefeitura com a Talentech, empresa vencedora da licitação pública, estabelece que ao final dos 48 meses de duração, independentemente da renovação ou não, todo o equipamento instalado passa a ser propriedade da administração pública. “A criação do COI é um investimento necessário e que dará uma grande retorno a toda a população, uma vez que aumenta bastante nosso potencial de vigilância preventiva”, justifica.

O prefeito Gustavo Reis também destacou a criação do COI, por ser uma central de vigilância por câmeras que estava programada e que terá mais novidades em breve. “Esse sistema vai melhorar consideravelmente a segurança em Jaguariúna, uma vez que as câmeras são de imagens com alta resolução. Além disso, dentro de pouco tempo estaremos interligados ao sistema de monitoramento por câmeras já implantado em várias cidades da Região Metropolitana de Campinas”, explica.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariúna / Reportagem: Aluízio Santana – Foto: Ivair Oliveira

Jaguariúna

Bolsa Trabalho dá oportunidades aos jaguariunenses

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, realizou nesta quinta-feira, 30, a assinatura dos contratos do programa Bolsa Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, que promove qualificação profissional com pagamento de bolsa-auxílio de R$535 por cinco meses. Ao todo 60 jaguariunenses que estavam desempregados estiveram presentes e devem começar a trabalhar na Prefeitura de Jaguariúna no dia 18 de julho.

O contrato de trabalho é de cinco meses e durante esse período os profissionais devem cumprir quatro horas diárias de serviço, quatro vezes por semana em algum órgão da Prefeitura. Além disso, uma vez por semana também farão um curso de qualificação oferecido gratuitamente. 

Essa é a terceira edição do programa Bolsa Trabalho realizada em Jaguariúna. Na primeira, no início do ano passado, foram oferecidas 20 vagas. Agora são 40 a mais.

Bolsa Trabalho
O Bolsa Trabalho tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das prefeituras.

Continue lendo

Jaguariúna

Balões irão colorir o céu de Jaguariúna na abertura do Festival de Férias

Publicados

em

O céu de Jaguariúna fica mais colorido neste fim de semana. No sábado, 02, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, fará abertura do Festival de Férias de Julho com balões que irão sobrevoar a cidade e DJs que devem colocar todo mundo para dançar.

Os balões ficarão reunidos no gramado do Boulevard, ao lado do Centro Cultural, antes de levantar vôo. No local, o público pode conferir de perto cada balão, como eles funcionam e tirar muitas fotos.

O agito musical começa às 15h com a apresentação da DJ Desirée Lais. No fim da tarde, às 16h30, os balões vão decolar juntos e dar uma volta por cima da cidade.

Em seguida, ás 18h, será a vez da DJ Anna Glam se apresentar e às 19h, os balões serão inflados novamente no gramado do Boulevard.

O evento é totalmente gratuito.

Continue lendo

Jaguariúna

Meio Ambiente realiza plantão gratuito para tirar dúvidas sobre cadastro

Publicados

em

A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, inicia na próxima terça-feira, 05, um plantão de atendimento ao produtor rural. O objetivo é ajudar e tirar dúvidas sobre a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O trabalho será feito gratuitamente graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Mogi Mirim. Serão passadas informações especificamente aos pequenos produtores rurais do município que tenham propriedades de até 40 hectares.

Durante todo o mês de julho os atendimentos serão realizados às terças-feiras, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h. É necessário fazer agendamento prévio pelo telefone: (19) 3867-3073.

A secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, ressalta a importância desta regularização. “Nesse plantão, toda terça-feira o produtor rural receberá a ajuda necessária para entender o passo a passo do que deve ser feito. Assim, saberá quais providências devem ser tomadas para que a propriedade avance no processo de regularização ambiental”, explicou a secretária. 

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL
O Programa de Regularização Ambiental garante ao produtor os benefícios previstos no Novo Código Florestal, para os casos com passivo ambiental.

Para ter acesso ao Programa, o produtor deve realizar as atualizações necessárias em seu cadastro, via sistema (car.agricultura.sp.gov.br), até o dia 31/12/2022.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias