Conecte-se conosco

Amparo

Orquestra Jovem Circuito das Águas de Amparo lança vídeo ‘Tecendo Histórias, Costurando Notas’

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Projeto institucional voltado às crianças apresenta as notas musicais por meio de um diálogo encenado pelos personagens Tililingo e Ludovico

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA), projeto desenvolvido em Amparo, por meio da Lei de Incentivo Federal de Cultura, encerra as atividades na temporada 2020 com o lançamento do vídeo “Tecendo Histórias, Costurando Notas”. A estreia acontece neste domingo, 20, às 12h, e pode ser vista pelo canal oficial da OJCA na plataforma digital YouTube.

O enredo se desenvolve por meio de um diálogo entre os personagens Tililingo e Ludovico, interpretados pelos atores Vinícius Vas e Gabriel Lujan, que, por meio de uma história, faz a apresentação das notas musicais. O objetivo da obra é direcionar o público para o caminho da musicalização, principalmente crianças da faixa etária pré-mirim, de 3 a 8 anos de idade. A classificação é livre.

O projeto foi materializado em duas versões, uma delas com acessibilidade na audiodescrição e legendagem. Além de disponível na plataforma YouTube e divulgado pelas redes sociais, a OJCA tem o objetivo de fazer com que o trabalho chegue aos alunos de Amparo. Para que isso aconteça, a orquestra definiu a doação de uma cópia das duas versões à Secretaria Municipal de Educação da cidade para futura veiculação nas escolas da rede pública municipal.

“Tecendo Histórias, Costurando Notas” foi gravado no último dia 2 de novembro no Espaço Colmeia e contou com a participação de atores e equipes técnicas e de apoio. O projeto tem oferecimento da Tapecol Sinasa, empresa parceira da orquestra.

Sobre a Orquestra Jovem Circuito das Águas

O projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) surgiu em 2019, em Amparo, e foi idealizado por músicos profissionais da antiga Orquestra Circuito das Águas (OCA). A proposta foi disponibilizar às pessoas de classes menos favorecidas da cidade a oportunidade de um aprendizado de qualidade e gratuito da música.

Em 2020, por conta da pandemia do Covid-19, professores e alunos se reinventaram para dar continuidade ao cronograma de atividades e o aprendizado. As aulas presenciais foram interrompidas no dia 4 de abril.

A partir daí, o ensino passou a ser desenvolvido pelo ambiente on-line, sem trazer prejuízo didático aos 80 alunos participantes do projeto, com idade entre 5 e 60 anos. Foram oito meses de aulas remotas e acompanhamento individual por meio de vídeochamada, além do desenvolvimento de trabalhos especiais como a gravação do vídeo “Tecendo Histórias, Costurando Notas”.

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (JCA) tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do governo federal e conta como patrocinadores com os Supermercados Daólio e Sempre Unidos, Tapecol Sinasa, Rousselot e Peptan.

Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCyohMf4i4ZanrDQfn9yVfsw

Foto: Lucas Ribeiro

Continue lendo

Amparo

BMX de Amparo será destaque na Mídia Nacional

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As Olimpíadas de Tóquio têm início em 23 de julho. Com o ciclo olímpico aberto, os especiais sobre as modalidades, destaques e novidades da competição acabam sendo destaque na mídia nacional.

Uma das novidades desta edição é o BMX, modalidade que se tornou olímpica nesta edição. Amparo, que possui a maior referência nacional da modalidade, o vice campeão do X-Games, a Copa do Mundo, Diogo Canina e jovens talentos da modalidade serão pauta no especial da TV Globo e EPTV Campinas.

Nas últimas semanas, o dia a dia de jovens de Amparo, no trabalho e com as bicicletas e suas manobras foram registradas. Na tarde de terça-feira, 15, as gravações ocorreram na pista do Parque Linear.

Continue lendo

Amparo

Vacinação de pessoas de 50 a 59 anos começa nesta sexta em Amparo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As vacinas para o público de 50 a 59 anos sem comorbidades chegaram na tarde desta quarta-feira, 16, em Amparo, e a partir de sexta-feira, 18, essas pessoas começam a ser vacinadas  na cidade. Para atender todo o público alvo e acelerar a vacinação, Amparo vai ampliar os horários e locais de vacinação na cidade neste final de semana. Sexta-feira e sábado dessa semana serão Dias D da vacinação contra a Covid-19 e nesses dias, todas as pessoas de qualquer grupo que já tenha sido convocado para receber a vacina até o momento poderão ser vacinadas.

Nos Dias D de vacinação, não será necessário agendamento para a vacina e o munícipe que faz parte dos grupos que têm direito poderá receber a vacina em qualquer Unidade de Saúde da cidade das 8h às 17h. 

Nas Unidades de Saúde da zona rural, os horários são diferentes neste final de semana. No bairro dos Rosas e no Marp, a vacinação será apenas na sexta-feira, e na Boa Vereda, apenas na quinta. Na Unidade do bairro Pedrosos o atendimento será o dia todo na sexta e até 12h do sábado. 

Se você estiver agendado para receber a primeira dose da vacina neste sábado no Postão, você também pode ir em qualquer Unidade de Saúde da cidade, no horário que preferir.

Para ser imunizado, o munícipe precisa apresentar um documento com foto e um comprovante de residência de Amparo. E se tiver comorbidades, também é necessário comprovar com exames, receitas ou laudo médico. 

O objetivo dessa ação é acelerar a vacinação em Amparo e assim ajudar a diminuir a disseminação do vírus na cidade e também a ocupação dos leitos nos hospitais.

Continue lendo

Amparo

Polícia Civil investiga disparo de rojões dentro da casa do prefeito de Amparo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Imagens do circuito de segurança flagraram o momento que os explosivos caem na garagem. Uma pessoa foi detida e afirmou que praticou a ação por conta das restrições de funcionamento do comércio impostas pelo governo municipal

A Polícia Civil vai investigar o disparo de rojões dentro da casa do prefeito de Amparo, na madrugada deste sábado, 12. Imagens do circuito de segurança flagraram o momento que os explosivos caem na garagem. No vídeo, é possível ver um clarão e depois muita fumaça. Uma pessoa foi detida e ouvida na delegacia. A Prefeitura de Amparo classificou o episódio como um “atentado”. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), policiais e guardas municipais fizeram um patrulhamento no bairro Parque do Sol, onde fica a residência e encontraram uma mochila. Por meio de análise das imagens do circuito de segurança, a Polícia Civil conseguiu identificar um suspeito.

A corporação foi até a casa do homem, que fica no mesmo bairro, e, no local, a esposa dele reconheceu a mochila. Após revista, foi encontrado um rolo de fita crepe igual ao que foi usado para prender os rojões.

De acordo com a SSP, ele confessou o crime e afirmou que recebeu ordens para soltar os explosivos por conta das restrições de funcionamento do comércio, implantadas pelo governo municipal, como a fase emergencial e o lockdown durante dois finais de semana, para conter os casos de Covid-19. A partir de segunda, 14, as medidas serão flexibilizadas.

O celular do suspeito foi apreendido. A Polícia Civil informou que no aparelho havia troca de mensagens entre ele e o mandante combinando os detalhes da ação. O prefeito também já foi ouvido na delegacia. Ele estava dormindo com a família no momento do disparo dos rojões e disse, em nota, que ouviu um “forte barulho”.

O caso foi registrado como perigo para a vida ou saúde de alguém e infração de medida sanitária preventiva. Além do celular, os rojões e a mochila também foram apreendidos.

O suspeito foi liberado, mas será investigado, assim como o suposto mandante, que é chefe dele em um comércio do município. À polícia, ele disse que os dois tomaram a decisão de praticar o atentado por estarem “impossibilitados de trabalhar” devido as restrições impostas pelo prefeito.

Fonte: Polícia Civil investiga disparo de rojões dentro da casa do prefeito de Amparo | Campinas e Região | G1 (globo.com)

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias