Conecte-se conosco

Esportes

O Professor

Publicados

em

Walter Tozzi
Professor  de Educação Física
Especialista Ciências no Desporto
Advogado
e-mail: [email protected]

Comemoramos no dia 15 de outubro o Dia do Professor, profissão essencial para a sociedade e para a vida. Todos nós temos lembranças de nossos professores, seja nos primeiros anos de nossas vidas, seja na formação no ensino superior, porém uma vez professor, sempre professor!

Esta profissão de educar é tão nobre que forma todas as demais profissões para exercerem suas tarefas laborais na sociedade, deixando claro o quanto é essencial o papel do professor para a sociedade.

A arte de educar passa pelo processo de ensino e aprendizagem, onde constrói uma via de duas mãos com o aluno, sendo que aquele que ensina também aprende. Educar é uma arte, um dom, uma vocação, algo tão sublime que se perpetua no tempo atingindo a eternidade, marcando a vida das pessoas para sempre, pois dentre tantas personalidades importantes na história, os professores são imortais para aqueles que foram educados por eles.

Desenvolvo o magistério há mais de 25 anos, passando diversas gerações pela via do saber, destacando a Educação Física como uma disciplina que educa o corpo e mente dos alunos. O desenvolvimento do homem integral é a missão de todos os professores , mas em especial o Professor de Educação Física possui esta ferramenta de maneira ampla, ensinando com a ludicidade do movimento valores e conhecimento que serão levados para a vida toda.

O maior orgulho de um professor é o reconhecimento em meio da multidão por parte daqueles educandos, como um super herói que não usa capas, nem tão pouco espada, mas que possui o super poder do conhecimento. Muitas vezes não reconhecido e nem valorizado como devia ser, mas um vocacionado em superar limites para poder educar. A educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo, assim se faz o ciclo do conhecimento que move a sociedade.

Educação Física como protagonista

O professor de Educação Física é o profissional que atua em diversos segmentos, seja o escolar ou o não escolar, sendo um eficiente protagonista no processo de ensino e aprendizagem.

Atualmente valoriza-se muito a atividade física e o exercício físico como essenciais para a vida moderna, tão importante para se viver com qualidade, desenvolver hábitos saudáveis e buscar a longevidade. Isto somente é possível graças a um professor, que detém o conhecimento científico que prepara os exercícios e atividades de maneira planejada, promovendo as qualidades físicas básicas para o crescimento integral do indivíduo.

 Quando buscamos a praticar uma atividade, recorremos a uma academia, um clube, um personal treiner, um Studio, uma escolinha, dentre tantas opções, mas a única coisa em comum, temos a frente do que escolhemos um professor capacitado para nos orientar. Nossa saúde depende do trabalho e planejamento deste profissional, essencial para nossa segurança durante a prática esportiva ou de lazer, mas constante no nosso desenvolvimento.

Contamos atualmente com diversas opções de atividades que promovem nossa saúde, melhoram nossa imunidade, nos afastam do sedentarismo, ajudam no emagrecimento, proporcional o bem estar físico e mental. Destacamos dentre eles o ciclismo, natação, caminhada, corrida, futebol, voleibol, basquetebol, rúgbi, skate, tênis, beach tênis, ginástica, musculação, alongamento, dança, lutas, dentre outras tantas opções, mas todos, afirmo todas com um professor para nos orientar com segurança.

Com tudo isso, podemos afirmar, o PROFESSOR é essencial para a sociedade e para a vida, seu conhecimento nos proporciona um enriquecimento na vida e um prazer em viver melhor. Termino este artigo com um pequeno trecho do livro “O Pequeno Principe”: “Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé” é retirada do clássico da literatura mundial Le petit prince (em português O Pequeno Príncipe), com tradução “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

 Assim é a missão do PROFESSOR, seja em que área for, mas é o responsável por aquilo que cativa na nobre e eterna arte de educar …

Esportes

São Paulo segura o Fla e conquista título inédito da Copa do Brasil

Publicados

em

Empate de 1 a 1 foi suficiente para a conquista

Com alguma dose de sofrimento, diante de mais de 62 mil pagantes no Morumbi, o São Paulo empatou com o Flamengo por 1 a 1 neste domingo, 24, e, pela primeira vez em 93 anos de história, sagrou-se campeão da Copa do Brasil. O tricolor, campeão de praticamente tudo que havia disputado (Paulista, Brasileiro, Libertadores, Mundial, entre outros torneios) agora garante vaga na Libertadores da América de 2024. No duelo de volta, após vitória do São Paulo na ida por 1 a 0, Bruno Henrique abriu o placar para o Flamengo e Rodrigo Nestor igualou para os donos da casa, o que acabou se tornando o gol do título. Os gols dois gols foram marcados na reta final do primeiro tempo.

Tomados pela ansiedade e otimismo pelo título que se aproximava, os torcedores são-paulinos encheram o estádio e fizeram grande festa antes de a bola rolar. Quando o jogo começou, o Flamengo não demorou para assustar. Já no primeiro minuto, Pedro foi lançado pela esquerda, mas foi bloqueado pelo goleiro Rafael na hora da finalização.

LEIA TAMBÉM:

Também no início, o zagueiro Arboleda sentiu dores na coxa esquerda e acabou substituído por Diego Costa. O começo turbulento para o São Paulo foi acompanhado de um Flamengo mais incisivo, que precisava da vitória de qualquer forma.

Lucas, com belo voleio, teve boa chance pelo São Paulo. No entanto, na reta final da primeira etapa, as coisas ficaram mais movimentadas. Aos 43, Pulgar recebeu na direita e chutou cruzado. O goleiro Rafael desviou de leve, a bola bateu na trave e foi empurrada para as redes por Bruno Henrique, atento ao rebote.

No entanto, o time de Sampaoli mal teve tempo para comemorar a vantagem. Nos acréscimos, Wellington levantou na área, Rossi afastou de soco para a entrada da área e Rodrigo Nestor, de primeira, chutou forte para empatar.

Segunda etapa
No segundo tempo, mais 45 minutos até a definição do campeão, as posturas dos dois times ficaram ainda mais claras. O São Paulo buscando se defender e explorar os contra-ataques e o Flamengo tentando o gol a todo custo.

Aos oito, Gerson fez boa jogada e chutou. O desvio em Beraldo impediu que a bola encontrasse o destino do gol, que parecia certo. Aos 22, Arrascaeta cruzou na área e Léo Pereira finalizou para fora.

O Fla seguiu pressionando e perdeu outra boa chance com Arrascaeta. O São Paulo não conseguia encaixar um contra-golpe, mas em rara investida de sucesso, Lucas deixou Luciano (que entrara pouco antes) na cara do gol. Acossado por Ayrton Lucas, ele chutou para fora.

Nos minutos finais, já no desespero, o Flamengo desperdiçou mais duas grandes chances. Primeiro, Pulgar, livre quase na pequena área, chutou por cima após jogada pela direita. Depois, Ayrton Lucas conduziu até o meio da área e chutou de direita. Rafael caiu no canto direito para segurar.

O empate – e o título – foram confirmados após dez minutos de acréscimo, segundos após a expulsão do uruguaio Gabriel Neves. A torcida explodiu de alegria e o técnico Dorival Júnior, demitido mesmo após ser campeão da mesma competição (além da Libertadores) pelo Flamengo no ano passado, se dividiu entre comemorar a conquista e consolar os ex-comandados.

O São Paulo, que viveu período pouco vitorioso desde o último título brasileiro em 2008 (venceu a Sul-Americana em 2012 e o Paulista em 2021), pôde enfim comemorar a falta desse item em sua lista de conquistas. A temporada já está marcada na história do clube.

O Flamengo encara a possibilidade concreta de terminar o ano sem títulos. Em 2023, mesmo participando de Mundial de Clubes, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Libertadores da América, o time ainda não sabe o que é ser campeão. Resta ainda o Campeonato Brasileiro, no qual figura na sétima posição, 11 pontos atrás do líder Botafogo, restando 14 rodadas. Fonte: Agência Brasil.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Esportes

Categorias de base do Guarani FC completam cinco anos em Morungaba com títulos e muitas revelações de atletas

Publicados

em

Neste mês de fevereiro a implantação das categorias de base do Guarani Futebol Clube em Morungaba completou cinco anos de existência. O projeto idealizado e apresentado pelos professores Julio do Vadu e Marcio Giovanélli para promoverem a gestão das categorias menores do bugre saiu do papel e o que parecia um sonho se tornou realidade.

Hoje muitos que não acreditavam admitem que essa gestão das categorias sub 10, 11, 12, 13 e 14 alviverde é um sucesso e se tornou referência em termos organização, inúmeras conquistas e muitas revelações de atletas. Durante esses cinco anos muitas foram as dificuldades e adversidades enfrentadas pelo caminho, entre elas a desconfiança, a falta de uma estrutura apropriada, a pandemia e muitas críticas, mas o profissionalismo, a garra e a vontade de vencer foram maiores.

No dia 10/02/2018, data da reunião no Estádio Brinco de Ouro, estavam presentes os ex-jogadores e ídolos do Guarani FC Renato (Pé Mucho) e João Paulo, os diretores Gustavo Rosolen, Neto Nazário e Nelson da Silva e o membro do conselho deliberativo na época Dr Paulo Sabione (Periquito) que, logo após a apresentação aprovaram e abraçaram a ideia. O projeto apresentado tinha como objetivo selecionar e preparar atletas para disputar o campeonato paulista sub 11 e sub 13 e com o aval da diretoria, na semana seguinte começaram os trabalhos de captação de garotos nascidos em 2005 e 2007 onde foram formadas duas belas equipes em apenas 45 dias e que representaram com grandeza o bugre na principal competição do estado de São Paulo (Campeonato Paulista).

Devido a qualidade do trabalho apresentado na ocasião os coordenadores João Paulo e Nelson da Silva decidiram criar as categorias sub 12 e sub 14 do bugre para o ano seguinte. Desde então, os resultados foram surpreendentes, com belíssimas campanhas em competições de base regionais, estaduais, interestaduais, fazendo o Guarani FC voltar a ser uma referencia nas categorias de base.

LEIA TAMBÉM:

O que chama a atenção também é quantidade de garotos de qualidade revelados em Morungaba e encaminhados para Campinas, sendo que, só este ano foram mais 12 atletas que possivelmente irão jogar o campeonato paulista sub 15, entre eles, o Gustavo Perone, Pablo Ruan, Kauã Mineiro, Gabriel Adriano, Leonardo, Joãozinho, Dudu, Tarso, Léo Massanega, Renan, Pedro Nunes, Henrique Onça, vários nas categorias sub 17, sub 20 e alguns que já estão treinando na equipe profissional como o zagueiro Luizão e o lateral esquerdo Bruno Calocci e o atacante Rafael Casa Branca que já está jogando o campeonato paulista na equipe profissional e sendo um dos destaques da competição.

Não podemos deixar de registrar que o sucesso da base deve-se ao trabalho de continuidade, à coordenação através do coordenador técnico Renato e a direção da base através Gustavo Rosolen, a administração por intermédio de Rogério Guedes e ao alto nível profissional dos integrantes da comissão técnica, só para se ter uma ideia da qualidade do trabalho realizado na Estância Climática em média são 12 garotos encaminhados por ano para Campinas, proporcionando ao clube a oportunidade de poder contar com jovens de qualidade que poderão chegar a equipe profissional e serem rentáveis para o clube no futuro.

As atividades em Morungaba já retornaram na segunda semana de janeiro e juntamente com os treinamentos foram realizadas três avaliações gratuitas nas cidades de Mogi Mirim, Cabreúva e Amparo, onde foram avaliados mais de 1.000 garotos com idades entre 10 e 14 anos. A comissão técnica já colocou em prática o planejamento para este ano, o qual, conta com cinco categorias (sub 10, 11, 12, 13 e 14) que juntas terão aproximadamente 130 meninos, onde estão incluídos treinamentos semanais, avaliações de novos atletas, jogos amistosos e a participação em várias competições, onde a primeira delas começa dia 11 de março (4º Interior Cup).

Apoio do presidente
A atual gestão do Guarani FC, aliás, uma das melhores e mais competentes que já passaram pelo bugre, muito bem representada pelo presidente Ricardo Moisés, seus diretores, e coordenadores vem demonstrando ter uma visão diferenciada, séria e especial para as categorias de base e após reformar e melhorar muito a estrutura para os jovens atletas no estádio, conquistar o certificado de clube formador e adquirir o centro de treinamentos Euro-América, fortaleceu os trabalhos da comissão técnica com a manutenção das categorias de base em Morungaba.

Estrutura e colaboradores
As categorias de base do Guarani FC em Morungaba oferecem aos jovens talentos bugrinos de 10 a 14 anos uma grande estrutura com ar puro, segurança e a tranquilidade necessária para a boa formação do atleta, contando com dois campos de treinamentos, um campo para jogo, academia de musculação, piscina aquecida, uma quadra de areia e duas quadras de grama sintética. Devido a seriedade, transparência e profissionalismo e os resultados apresentados, vários colaboradores foram surgindo com o passar do tempo, entre eles, Faculdade Iescamp, Confecção Ludi Sports, Distribuidora Estância Água & Gás, Morungaba EC, Buenópolis FC, Centro Esportivo JBM, Pet Mogi, Metal Parts, GM 7, CDX, Hotel Duas Marias, Dóxa Seguros, entre outros colaboradores que preferem não se identificar.

Equipe sub 14 campeã da União Cup 2022

Comissão técnica
Certamente podemos apontar alguns pontos que são fundamentais para o sucesso das categorias de base em Morungaba, o primeiro deles é ter uma comissão técnica composta por profissionais de qualidade que estão sempre atualizados, estudando, evoluindo, promovendo parcerias com escolas de futebol e projetos da região para captar novos garotos e o segundo ponto importante é a organização das atividades através de um cronograma de trabalho.

LEIA TAMBÉM:

Em 2023 a comissão técnica alviverde será composta da seguinte forma, sendo, o diretor Gustavo Rosolen, coordenador técnico Renato, o administrador Rogério Guedes, os treinadores Leomar Rodrigues, Kauê Galhardo e Julio do Vadu, o preparador físico Marcio Giovanelli, treinador de goleiros Leandro Santos e o assistente geral João Pedro Giovanélli.

Competições 2023
Para este ano está previsto que a garotada alviverde dispute várias competições, entre elas estão, o 4º Interior Cup (sub 10, 11, 12, 13 e 14), o campeonato paulista (sub 11 e 13), o 3º União Cup (sub 10, 11, 12, 13 e 14), o mundialito de futebol de base de Mogi Mirim (sub 12 e 14) e a 10ª Copa Floripa em Florianópolis ( sub 12, 13 e 14).

Principais resultados:

2018
4º Lugar no Campeonato Paulista – Categoria Sub 13
Campeão da Copa Ludi Sports – Categoria Sub 11

2019
4º Lugar na Liga Desenvolvimento do Futebol/Conmebol – CBF – Categoria Sub 13
Campeão do Interior Cup – Categoria Sub 12 Campeão do Interior Cup – Categoria Sub 13 Campeão do Paulista Cup – Categoria Sub 14 Campeão do Copa Floripa – Categoria Sub 14 Vice Campeão da Copa Floripa – Categoria Sub 12

2020
Campeão da 1ª Copa Baltazar – Categoria Sub 13 Campeão da 1ª Copa Buenópolis FC – Categoria Sub 14

2021
Vice Campeão do Interior Cup – Categoria Sub 10 Campeão do União Cup – Categoria Sub 12 Campeão do Interior Cup – Categoria Sub 12 Campeão do Copa Renato Morungaba – Categoria Sub 13 Campeão do União Cup – Categoria Sub 14

2022
Vice Campeão do Interior Cup – Categoria Sub 11 Vice Campeão do Interior Cup – Categoria Sub 12 Campeão do Interior Cup – Categoria Sub 13 Campeão do Interior Cup – Categoria Sub 14 Campeão do União Cup – Categoria Sub 10 Vice Campeão do União Cup – Categoria – Sub 13 Campeão do União Cup – Categoria Sub 14 Campeão da Copa Floripa – Categoria Sub 14

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Esportes

Base do Guarani FC em Morungaba conquista 16 títulos em cinco anos

Publicados

em

Conquistas mostram a força da base no interior de São Paulo

A comissão técnica e a direção das categorias de base do Guarani FC/Morungaba tem muito a comemorar, pois com o título da Copa Floripa no dia 21/12 em Florianópolis (SC) alcançou a marca de 16 títulos conquistados em cinco anos. Certamente o bugre está em festa, pois além das conquistas e da firmação da marca bugrina no cenário regional e estadual, o projeto base Morungaba atingiu novamente seus objetivos que é revelar atletas para compor a categoria sub 15 em Campinas.

Mesmo com as adversidades como a pandemia e a reforma do gramado do Buenópolis FC os trabalhos na base permanaceram devido ao apoio da diretoria do bugrina, a confiança dos pais/colaboradores e a dedicação dos profissionais que compõem a comissão técnica.

LEIA TAMBÉM:

Com os garotos sub 14 (2008) que devem ser aprovados pelo técnico da categoria sub 15 o projeto irá ultrapassar a marca de 60 garotos encaminhados para o Estádio Brinco de Ouro da Princesa entre 2019, 2020, 2021 e 2022, uma média de 15 jovens talentos por ano, sendo que, vários deles irão fazer parte das categorias sub 15, sub 17 e sub 20 do bugre em 2023, além das equipes sub 11 e sub 13 praticamente prontas para o campeonato paulista no próximo ano.

Sempre com o propósito de captar, treinar e revelar garotos, há também muitos resultados expressivos dentro de campo, entre eles, é importante registar o 4º lugar no Campeonato Paulista sub 13 em 2018, o 4º lugar no Torneio da CBF/Conmebol também em 2018 e os sete vice campeonatos, ou seja, 23 finais disputadas em cinco anos, isso mostra a qualidade do trabalho realizado pela comissão técnica da base na cidade de Morungaba.

Os títulos:
2019

Campeão do Interior Cup Sub 12
Campeão da Copa Ludi Sports Sub 13
Campeão do Paulista Cup Sub 14
Campeão da Copa Floripa Sub 14

2020
Campeão da Copa Baltazar Sub 13
Campeão da Copa Buenópolis FC Sub 14

2021
Campeão do União Cup Sub 12
Campeão do União Cup Sub 14
Campeão do Interior Cup Sub 12
Campeão do Interior Cup Sub 14
Campeão da Copa Renato Sub 13

2022
Campeão do Interior Cup Sub 14
Campeão do Interior Cup Sub 13
Campeão do União Cup Sub 10
Campeão do União Cup Sub 14
Campeão da Copa Floripa Sub 14

Esporte Morungabense – Julio do Vadu

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias