Conecte-se conosco

Santo Antônio de Posse

Justiça Eleitoral torna inelegíveis prefeito eleito e vereador reeleito em Santo Antônio de Posse

Publicados

em

Decisão condena o prefeito eleito João Leandro Lolli (DEM), a vice dele e o vereador reeleito Dal do Betoca (DEM) por abuso econômico em campanha; Cabem recursos contra a sentença

A Justiça decidiu tornar inelegíveis o prefeito eleito de Santo Antônio de Posse (SP), João Leandro Lolli (DEM), a vice dele, Ana Brandão (DEM), e o vereador reeleito Dal do Betoca (DEM), por suspeita de abuso econômico durante a campanha nas eleições deste ano. A decisão foi proferida pelo juiz eleitoral de Pedreira, Marcelo Forli Fortuna na terça-feira, 17, e cabem recursos contra a sentença.

No texto de 19 páginas, o magistrado destaca que o parlamentar é proprietário de três empresas e, no dia 15 de outubro, reuniu “mais de uma centena de empregados” para apresentar a eles Lolli e Ana Brandão, ocasião em que teria distribuído café da manhã e material de campanha aos empregados no “referido ato eleitoral de campanha”. Com isso, o juiz também determina a cassação do registro ou diploma dos candidatos representados, e condena cada um deles ao pagamento de multa por litigância de má-fé no valor de cinco salários-mínimos, o equivalente a R$5.225.

Para o juiz, a conduta foi abusiva, gerou desequilíbrio e atingiu a legitimidade das eleições. “O representado Adalberto [Bergo Filho, o Dal do Betoca], valendo da sua condição de superior hierárquico dos demais funcionários e utilizando-se de sua influência promoveu evento para beneficiar os candidatos João Leandro e Ana Cristina. Tal evento contava com discursos, distribuição de comida e bebida para todos os funcionários da empresa, com paralisação do trabalho, pedido explícito de voto, música ao vivo e transmissão simultânea pela internet. O candidato João Leandro, apoiado por sua vice, presenciando atos abusivos e devidamente conluiado, deixou a posição de mero expectador e passou a discursar parar todos, assumindo os riscos inerentes, participando diretamente do evento e potencializando sua imagem não só para quem estava presente, mas também para todos que acompanhavam a transmissão em suas redes sociais. Seu agir, discursando e participando dos atos do evento, transmitindo em redes sociais, se autodeclarando como melhor para cidade, após todo o discurso dos sócios da empresa, caracteriza-o como partícipe e responsável pelos atos abusivos.”

Defesa e consequências

O G1 tentou contato por telefone com o advogado do prefeito, vice e vereador eleitos indicado no processo, mas não conseguiu. Lolli usou uma rede social para defender que não cometeu irregularidades na campanha e para informar que irá recorrer a instâncias superiores.

Já Dal do Betoca apenas compartilhou o post do prefeito eleito.

O professor de direito eleitoral pelo Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) e PUC-GO Alexandre Azevedo explica quais as consequências da decisão da Justiça Eleitoral em primeira instância. “Nesse caso, a Lei Eleitoral diz que esse recurso interposto ao TRE [Tribunal Regional Eleitoral] vai ter efeito suspensivo automático. Então, ele vai poder tomar posse e vai permanecer no cargo até a decisão do TRE. Se a decisão do tribunal mantiver a sentença, o TRE vai marcar novas eleições. Se a decisão do TRE reforma [tiver entendimento diferente] a sentença, ele continua no cargo”, explica.

Segundo o docente, caso o prefeito e vereador eleitos também sejam alvos de decisões contrárias no TRE-SP, eles terão de buscar recurso com efeito suspensivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para continuidade nos cargos, mas isso não é automático, haja vista necessidade de análises.

Fonte: G1 Campinas e Região

Santo Antônio de Posse

Espetáculo infantil gratuito leva arte e diversão a crianças de Santo Antônio de Posse

Publicados

em

Peça já foi vista por mais de 15 mil pessoas e usa arte como ferramenta pedagógica

O espetáculo infantil ” O Que Será?”, que já foi visto por mais de 15 mil pessoas em 200 apresentações por diversas cidades do Estado de São Paulo, chega a Santo Antônio de Posse nesta quarta-feira, 24, em apresentações gratuitas. A peça utiliza a arte e diversão como forma de estimular crianças no aprendizado.

As apresentações serão na APAE Santo e na EMEF Profa Mary Rosa Baracat Chai em três horários.

LEIA TAMBÉM:

O espetáculo é um projeto via PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da empresa Agristar. A programação inclui teatro, exposição interativa de brinquedos feitos com materiais recicláveis e brincadeiras.

Sobre a peça
A história mostra dois amigos que participam de um jogo cheio de aventuras e descobertas. Em cada apresentação há diferentes possibilidades, podendo ser uma história, uma fábula, aprender a fazer um brinquedo, dança, brincadeira, música e outras atividades. Os amigos utilizam um dado e descobrem qual aventura irão fazer, tendo três possibilidades a cada jogada.

No espetáculo, o teatro é visto como um jogo e o ator o seu jogador, trabalhando temáticas de nossa cultura popular. Essa metodologia permite trabalhar temáticas presentes no currículo pedagógico, envolvendo noções matemáticas com números e formas geométricas, bem como de língua portuguesa com seus diversos gêneros textuais (músicas, fábulas, receitas, piadas, adivinhas, trava-línguas etc.), oferecendo aos professores um amplo repertório de possibilidades de abordagens do conteúdo em sala de aula.

A peça é apresentada em teatros e locais públicos de diversas cidades do Estado, com entrada franca, e conta com intérprete de libras.

Exposição Reciclar e Brincar
Além da peça teatral, os dois atores apresentam a exposição interativa paralela “Reciclar e Brincar”, com brinquedos e brincadeiras confeccionadas com materiais recicláveis e reutilizáveis. São apresentados brinquedos e brincadeiras que as crianças podem fazer em casa e na escola.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Santo Antônio de Posse

Santo Antônio de Posse confirma primeira morte por dengue e RMC chega a quatro óbitos

Publicados

em

Os outros três foram em Campinas, sendo: duas idosas, de 86 e 94 anos, além de um homem de 94 anos

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a primeira morte por dengue em Santo Antônio de Posse em 2024. A vítima é um idoso, de 77 anos, que faleceu no dia 05 de março. A confirmação aconteceu na segunda-feira, 11.

Todos os bairros da cidade estão sendo alvos de mutirões contra a dengue. É importante que a população receba os técnicos para evitar o avanço da doença.

LEIA TAMBÉM:

Com o óbito confirmado no município, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) atingiu quatro mortes por dengue em 2024. Os outros três foram em Campinas, sendo: duas idosas, de 86 e 94 anos, além de um homem de 94 anos.

Em Santo Antônio de Posse, a confirmação ocorre três dias após o município decretar situação de emergência para a dengue. O decreto prevê a aquisição de insumos e materiais, autorização do poder público a ingressar em imóveis públicos e articulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa do acesso do agente, regularmente designado e identificado.

Com 65 casos, a cidade também ampliou o atendimento em oito unidades de saúde. Com isso, os seis postos de saúde atendem das 8h às 16h, enquanto que o Ambulatório de Especialidades, das 8h às 20h e o Pronto Socorro presta atendimento 24 horas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Santo Antônio de Posse

Após 13 anos, 144 famílias recebem a casa própria pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”

Publicados

em

O empreendimento de 144 unidades habitacionais beneficia cerca de 576 pessoas

Na semana passada 144 famílias puderam, enfim, comemorar o sonho da casa própria em Santo Antônio de Posse. Elas esperaram 13 anos para ter este sonho realizado.

Em cerimônia realizada com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e do ministro da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, finalmente o Residencial Adalberto Bergo foi entregue. O evento também contou com a participação ao vivo, em vídeo, do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que estava em Magé (RJ) também fazendo a entrega de um conjunto habitacional.

LEIA TAMBÉM:

O prefeito anfitrião, João Leandro Lolli, comemorou a entrega. “É um empreendimento que foi idealizado em 2012 e eu fico imaginando a angústia das pessoas que foram sorteadas e ficaram todo esse tempo aguardando pela entrega. Então, é um dia muito importante para vocês que vão, enfim, sair do aluguel, ter um endereço próprio, ter uma casa para morar e deixar para seus filhos e netos. É uma conquista para a vida toda”, vibra.

Representando os demais contemplados, Carla Gonçalves de Abreu abriu seu coração sobre este momento, ao receber as chaves da casa própria das mãos de Geraldo Alckmin. Ela ocupa a função de gari em Santo Antônio de Posse, é casada e tem quatro filhos. Segundo seu relato, o lugar onde morava com a família e pagava aluguel não tinha portas e nem janelas. “‘Tá’ aqui nesse lugar lindo, num lugar tão lindo do jeito que tá esse predinho é surreal. Pra mim aqui é uma mansão. Vou começar uma nova vida”.

“A gente que paga aluguel não consegue nem encher o armário por conta do aluguel. É muito difícil pagar aluguel. Só quem paga sabe o que é passa por isso”

Carla Gonçalves de Abreu

Há cerca de 30 anos o município entregou 100 moradias populares do CDHU. Desde então, nenhuma outra entrega fora realizada. Na época, o prefeito que fez a entrega das moradias foi Adalberto Bergo. “Neste momento eu era vereador e tive a oportunidade, como hoje, de estar entregando as moradias. Por isso, muito bem lembrado o nome deste Residencial “Adalberto Bergo” que foi o último prefeito a entregar moradias populares aqui na cidade. Muito justa a escolha”, homenageia João Lolli.

O condomínio está localizado no bairro Monte Santo. Tem salão de festas, área de lazer, portaria e oferece dignidade para as 144 famílias contempladas pelo programa há 13 anos. Com investimento de R$15,2 milhões, os apartamentos estão próximos a creches, escolas, postos de saúde e de segurança.

 “Agradeço ao presidente Lula por ter criado o MCMV e agora ter feito esta retomada. Um programa que funciona, que entrega casas para os que precisam em todo o território nacional”, finaliza o prefeito.

Entregas
No mesmo dia aconteceu simultaneamente a entrega quatro conjuntos habitacionais, sendo em Santo Antônio de Posse (SP), Euclides da Cunha (BA), Magé (RJ) e Paracatú (MG). Ao todo, 1.328 famílias passaram a contar com a casa própria. Elas receberam as chaves dos imóveis, construídos com recursos federais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

O vice-presidente Geraldo Alckmin lamentou os muitos empreendimentos com as construções paradas espalhados pelo Brasil, mas garantiu que todas estão sendo retomadas. “Então, não tem obra para que o governo federal não vá retomar”, garante.

Já o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bonfim, destacou a retomada do programa no Brasil. “O Programa MCMV já entregou, na sua história, mais de 7 milhões de moradias desde quando ele nasceu. O programa, que estava paralisado, tinha mais de 80 mil unidades com obras paradas, e já foram retomadas mais de 35 mil unidades habitacionais. Um pedido especial: não venda sua moradia. Não faça isso”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias