Conecte-se conosco

Santo Antônio de Posse

Justiça Eleitoral torna inelegíveis prefeito eleito e vereador reeleito em Santo Antônio de Posse

Publicados

em

Decisão condena o prefeito eleito João Leandro Lolli (DEM), a vice dele e o vereador reeleito Dal do Betoca (DEM) por abuso econômico em campanha; Cabem recursos contra a sentença

A Justiça decidiu tornar inelegíveis o prefeito eleito de Santo Antônio de Posse (SP), João Leandro Lolli (DEM), a vice dele, Ana Brandão (DEM), e o vereador reeleito Dal do Betoca (DEM), por suspeita de abuso econômico durante a campanha nas eleições deste ano. A decisão foi proferida pelo juiz eleitoral de Pedreira, Marcelo Forli Fortuna na terça-feira, 17, e cabem recursos contra a sentença.

No texto de 19 páginas, o magistrado destaca que o parlamentar é proprietário de três empresas e, no dia 15 de outubro, reuniu “mais de uma centena de empregados” para apresentar a eles Lolli e Ana Brandão, ocasião em que teria distribuído café da manhã e material de campanha aos empregados no “referido ato eleitoral de campanha”. Com isso, o juiz também determina a cassação do registro ou diploma dos candidatos representados, e condena cada um deles ao pagamento de multa por litigância de má-fé no valor de cinco salários-mínimos, o equivalente a R$5.225.

Para o juiz, a conduta foi abusiva, gerou desequilíbrio e atingiu a legitimidade das eleições. “O representado Adalberto [Bergo Filho, o Dal do Betoca], valendo da sua condição de superior hierárquico dos demais funcionários e utilizando-se de sua influência promoveu evento para beneficiar os candidatos João Leandro e Ana Cristina. Tal evento contava com discursos, distribuição de comida e bebida para todos os funcionários da empresa, com paralisação do trabalho, pedido explícito de voto, música ao vivo e transmissão simultânea pela internet. O candidato João Leandro, apoiado por sua vice, presenciando atos abusivos e devidamente conluiado, deixou a posição de mero expectador e passou a discursar parar todos, assumindo os riscos inerentes, participando diretamente do evento e potencializando sua imagem não só para quem estava presente, mas também para todos que acompanhavam a transmissão em suas redes sociais. Seu agir, discursando e participando dos atos do evento, transmitindo em redes sociais, se autodeclarando como melhor para cidade, após todo o discurso dos sócios da empresa, caracteriza-o como partícipe e responsável pelos atos abusivos.”

Defesa e consequências

O G1 tentou contato por telefone com o advogado do prefeito, vice e vereador eleitos indicado no processo, mas não conseguiu. Lolli usou uma rede social para defender que não cometeu irregularidades na campanha e para informar que irá recorrer a instâncias superiores.

Já Dal do Betoca apenas compartilhou o post do prefeito eleito.

O professor de direito eleitoral pelo Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) e PUC-GO Alexandre Azevedo explica quais as consequências da decisão da Justiça Eleitoral em primeira instância. “Nesse caso, a Lei Eleitoral diz que esse recurso interposto ao TRE [Tribunal Regional Eleitoral] vai ter efeito suspensivo automático. Então, ele vai poder tomar posse e vai permanecer no cargo até a decisão do TRE. Se a decisão do tribunal mantiver a sentença, o TRE vai marcar novas eleições. Se a decisão do TRE reforma [tiver entendimento diferente] a sentença, ele continua no cargo”, explica.

Segundo o docente, caso o prefeito e vereador eleitos também sejam alvos de decisões contrárias no TRE-SP, eles terão de buscar recurso com efeito suspensivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para continuidade nos cargos, mas isso não é automático, haja vista necessidade de análises.

Fonte: G1 Campinas e Região

Santo Antônio de Posse

Agosto Lilás em Santo Antônio de Posse

Publicados

em

A ação teve início às 16h, no Centro Múltiplo do Idoso, localizado na Rua Prefeito Pedro Ferreira Alves, 254-276

Agosto Lilás em Santo Antônio de Posse – Em ocasião do Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Ação foi realizada nesta quinta-feira, 4, a palestra Levante sua Voz, ministrada pela deputada estadual e psicóloga, Patrícia Bezerra, formada em violência doméstica e desigualdade de gênero, com experiência em elaboração e gestão de projetos sociais.

LEIA TAMBÉM

Agosto Lilás em Santo Antônio de Posse

A ação teve início às 16h, no Centro Múltiplo do Idoso, localizado na Rua Prefeito Pedro Ferreira Alves, 254-276.

Agosto Lilás em Santo Antônio de Posse
Agosto Lilás em Santo Antônio de Posse

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

COMO VENDER PARA O PODER PÚBLICO
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Santo Antônio de Posse

Prefeitura realiza perfuração de mais dois Poços Artesianos

Publicados

em

Além dos poços, estão sendo instalados dois reservatórios com capacidade de armazenamento de 100 mil litros, um próximo a Guarda Municipal e o outro na ETA (Estação de Tratamento de Água)

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse foi contemplada com a perfuração de mais dois novos poços artesianos, com intuito de ampliar a oferta de água para a população.

Além dos poços, estão sendo instalados dois reservatórios com capacidade de armazenamento de 100 mil litros, um próximo a Guarda Municipal e o outro na ETA (Estação de Tratamento de Água) da Saudade, para ajudar abastecer os bairros Jardim Progresso, Vila Rica e Becari.

A iniciativa é uma realização conjunta com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Governo do Estado de São Paulo que devido à crise hídrica que passa a região, tem realizado investimentos para auxiliar os municípios a garantir água na casa da população.

LEIA TAMBÉM:

“Agradeço ao Governador Rodrigo Garcia que tem olhado para a nossa cidade e enviado recursos para sanar os problemas do município. Essa conquista é reflexo do trabalho que temos realizado em conjunto com o Governo do Estado, com o objetivo de garantir água para nossa população”, comentou o Prefeito João Leandro Lolli.

OBRAS DE LIMPEZA E ARMAZENAMENTO DAS REPRESAS GARANTEM FORNECIMENTO DE ÁGUA PARA POPULAÇÃO

No ano passado a Prefeitura por meio do DAE (Departamento de Água e Esgoto) realizou obras de limpeza e ampliação das represas Aurora, Santa Bárbara e Carvoeiro, com intuito de aumentar a capacidade de armazenamento para o período de estiagem. Com essas ações, foi possível adiar o racionamento no município e garantir o fornecimento de água na casa das famílias possenses.

Em comparação ao ano passado, em maio de 2021 já havia sido tomada medidas de restrição de consumo devido os baixos níveis das represas que abastecem o município. Agora já estamos no mês de agosto, e ainda não foi decretado o racionamento, devido o abastecimento dos reservatórios, possibilitando a garantia do fornecimento desse bem essencial a vida.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse
Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional o seu jornal Online

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.

Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Santo Antônio de Posse

Mutirão irá zerar fila de cirurgias de vesícula e hérnia abdominal

Publicados

em

Inicialmente serão realizados 23 procedimentos de vesícula e 3 de hérnia abdominal, com exames preparatórios já em andamento e atendimento pré-operatório previsto para o final desse mês.

Mutirão irá zerar fila de cirurgias – 26 moradores de Santo Antônio de Posse serão contemplados na primeira etapa do Mutirão de Cirurgias que será realizado no Hospital Beneficente de Pedreira, por meio do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Inicialmente serão realizados 23 procedimentos de vesícula e 3 de hérnia abdominal, com exames preparatórios já em andamento e atendimento pré-operatório previsto para o final desse mês. Com a iniciativa, a fila de espera de pacientes do município que aguardam para a realização dessas cirurgias será zerada.

Além de Santo Antônio de Posse, o Mutirão irá contemplar pacientes das cidades de Artur Nogueira, Holambra, Lindóia e Pedreira, que somadas, contabilizam 140 cirurgias dessa natureza que serão realizadas. A iniciativa parte de uma recomendação do Departamento Regional de Saúde sediado em Campinas (DRS-7) para que os municípios que não contam com estrutura para a realização desse tipo de procedimento, façam integração com Prefeituras que possuem hospitais.

Central de Regulação de Vagas do Município

O Mutirão de Cirurgias é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo com intuito de zerar a fila de mais de 500 mil cirurgias cadastradas na Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross). Entre as 42 cidades que integram a DRS-7, até o início de junho havia 71,4 mil cirurgias represadas.

LEIA TAMBÉM:

A estratégia com duração prevista para quatro meses, contempla 54 cirurgias ofertadas no Sistema Único de Saúde em 7 especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. Segundo o Estado, sem as ações do Mutirão levaria cerca de dois anos para atender toda a demanda reprimida.

Mutirão irá zerar fila de cirurgias

Mutirão irá zerar fila de cirurgias
Mutirão irá zerar fila de cirurgias

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Luta contra as Hepatites
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias