Conecte-se conosco

Holambra

Jovem empresa HolamFood é destaque no setor de cogumelos; Mercado está em ascensão

Paula Partyka

Publicados

em

Empresa investe em tecnologia para oferecer produtos de qualidade com constância

Nascida de um sonho de produzir alimentos 100% naturais e de maneira sustentável, a HolamFood é especializada na produção de cogumelos. Localizada em Holambra, a jovem empresa de dois anos e meio se destaca no setor com tecnologia holandesa que garante produtos de qualidade.

As espécies de cogumelo produzidas pela HolamFood são o Champignon de Paris e Portobello, Shimeji branco e preto. Eles podem ser encontrados em supermercados de Jaguariúna, Holambra, Mogi Mirim, Cosmópolis, Sumaré, São João da Boa Vista, Sumaré. Também em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Patrick de Block iniciou o empreendimento e hoje, seu filho Carlo de Block e os sócios Lucas Zanini de Moraes Silva e Udo Lohken estão à frente do negócio. Tendo percorrido um caminho de muitos desafios e aprendizados, a Holamfood visa o crescimento no ramo da alimentação saudável. “E nós temos a confiança de oferecer um produto bom, constante e de qualidade”, afirma.

No início da pandemia as vendas quadriplicaram e, recentemente, a empresa conquistou a certificação orgânica dos Cogumelos champignon de Paris e Portobello. Ou seja, a HolamFood cumpre os requisitos desta agricultura de acordo com a Lei Federal Nº 10.831, de 2003. “Isso mostra nosso comprometimento com a alimentação saudável”, frisa Carlo.

Cultivo
Os cogumelos possuem um teor de água entre 80 a 90% dependendo da espécie e condições de cultivo. A refrigeração faz com que o tempo de armazenamento dos cogumelos seja maior e mais efetiva para produtores e consumidores.

Cada tipo de cogumelo tem equipamentos e métodos específicos de cultivo. São cultivados no escuro em salas com ambiente controlado (temperatura e umidade). Isso é necessário para a produção eficiente de cogumelos de alta qualidade. Historicamente, São Paulo é o maior produtor do fungo no Brasil.
Como eles são cultivados em locais sob condições ambientais controladas, a produção ocorre durante todo o ano. A eficiência da operação é essencial para manter a viabilidade e a Holamfood supre a demanda.

Atualmente, a empresa produz quase três toneladas de cogumelos por semana. A previsão de Carlo é vender até agosto/setembro quatro toneladas por semana, o que representa 20 mil bandejas.

Consumo
O consumo de cogumelos no Brasil ainda é pequeno e os números pouco precisos. A Embrapa calcula um consumo de 288 gramas per capita/ano, ante quatro quilos dos alemães e oito quilos dos chineses. Já a Associação Nacional dos Produtores de Cogumelo (ANPC) diz que a média nacional é de 160 mg per capita.
Apesar disso, a tendência é de mudanças, sobretudo, a partir de ações realizadas pela Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos (ANPC). A entidade ataca em várias frentes para tornar o mercado mais competitivo e os preços do produto mais em conta, com o estímulo aos investimentos em tecnologia e o incentivo ao consumo do produto in natura. O mercado de fungos movimenta US$35 bilhões no mundo ao ano. A expectativa é de que o negócio cresça 9% até 2021.

Receita
A redação aproveitou a pauta e os produtos da HolamFood para fazer uma receita deliciosa de strogonoff de cogumelos. Veja o que você vai precisar para essa receita:

  • Separe duas bandejas de cogumelos Paris HolamFood; uma cebola; quatro dentes de alho; shoyu; molho branco e salsinha.

Agora, preste atenção no modo de preparo:

  • Corte a cebola, alho e salsinha;
  • Limpe os cogumelos, um a um, com um guardanapo úmido e corte-os no meio (os cogumelos são como esponjas: se lavados debaixo de água correte absorvem muita água e podem ficar moles após levar ao fogo);
  • Leve ao fogo a cebola e quando estiver doudarinha acrescente o alho;
  • Misture os cogumelos e adicione shoyu até deixá-los molhados;
  • Deixe cozinhar por poucos minutos;
  • Acrescente o molho branco e salsinha;
  • Está pronto! Sirva-se.

Para acompanhar, um purê de batata salsa – que também leva o nome de batata baroa ou mandioquinha. Se fizer, marca a @paulaapartyka no Instagram! Lá também tem um vídeo com o passo a passo. Bom apetite!!!

Continue lendo

Holambra

Holambra realiza Operação Cata-Bagulho a partir de segunda

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra realiza até sexta-feira, 25, mais uma etapa da Operação Cata-Bagulho. O serviço acontecerá diariamente das 7h30 às 16h30, respeitando cronograma de bairros (confira abaixo), e consiste na coleta de materiais como móveis danificados ou velhos e restos de poda. Ele tem por objetivo impedir o descarte irregular de lixo em locais como vias públicas e terrenos baldios e, dessa forma, evitar a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Lixo doméstico, restos de construção civil e materiais eletrônicos não serão recolhidos neste trabalho.

“Pedimos que os moradores descartem os materiais frente à residência nos dias corretos de circulação do Cata-Bagulho em cada bairro, antes das 7h30. A colaboração de todos é importante para mantermos nossa cidade limpa e organizada”, explicou o diretor municipal de Serviços Públicos, José Marcos de Souza.

Confira o cronograma da Operação Cata-Bagulho:
Terça-feira: Jardim das Tulipas, Jardim Holanda, Morada das Flores e Centro
Quarta-feira: Imigrantes  
Quinta-feira: Imigrantes, Vila Nova, Moinho Residencial e Residencial Van den Broek
Sexta-feira: Residencial Van den Broek, Camanducaia, Pinhalzinho e Residencial Vila das Tulipas

Continue lendo

Holambra

Em transmissão ao vivo, prefeito de Holambra anuncia retomada gradual e opcional das aulas para 28 de junho

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito Fernando Capato e o diretor municipal de Educação, Alexandre Moreira, anunciaram na noite desta quinta-feira, 17, em transmissão ao vivo feita através de rede social da Prefeitura, a retomada gradual e opcional das aulas presenciais para o dia 28 de junho. Além do retorno, o município oferecerá plataforma eletrônica de ensino, com interatividade e possibilidade de aulas ao vivo pela internet, para aqueles que optarem por não aderir de imediato à volta às escolas.

A transmissão, de cerca de 1h10 de duração, alcançou cerca de 2 mil espectadores e abordou temas relacionados ao funcionamento da nova ferramenta de educação online e às 4 fases de retomada do atendimento presencial.

A primeira delas será por meio da plataforma, com ambientação de profissionais já treinados e alunos para ensino interativo à distância. A segunda diz respeito à presença dos alunos nas unidades, começando com 35%, passando a 70% da capacidade total na terceira fase e a 100% na quarta etapa.

“Não será um retorno obrigatório nesse primeiro momento. Vamos oportunizar aos pais e responsáveis que preferem essa opção para que retornem seus filhos às escolas, atendendo a todos os protocolos de prevenção e cuidado”, destaca o prefeito. “Quem não quiser voltar de imediato poderá dar sequência aos estudos pela internet, através da plataforma”.

De acordo com o diretor da pasta, os pais serão chamados para reuniões que acontecerão na próxima semana para que tenham acesso a todos os detalhes desse processo – muitos deles já adiantados na transmissão que ficará disponível para que todos possam assistir no Facebook da Prefeitura, em www.facebook.com/prefeituradeholambra.

“Faremos encontros com os pais respeitando distanciamento e quantidades de pessoas por horário. Nelas, vamos informar detalhes de acesso à plataforma digital, do retorno às escolas e dos protocolos de recepção do aluno já a partir do transporte escolar”, destaca Alexandre.

Outro anúncio feito durante a apresentação desta quinta foi a volta da gestão própria da merenda, antes terceirizada. A alimentação dos alunos passará a ser feita uma vez mais nas escolas e creches, por merendeiras da rede.

Profissionais da Educação em Holambra com mais de 18 anos de idade já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Parte deles, com mais de 47, já completou o ciclo de imunização com o complemento.

Continue lendo

Holambra

Holambra abre nesta sexta agendamento para vacinação de moradores a partir de 43 anos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra abre às 13h desta sexta-feira, 18 , agendamento online de vacinação contra a Covid-19 para moradores sem comorbidades a partir de 43 anos. O sistema deve ser acessado por meio do portal www.holambra.sp.gov.br, na aba “Agendamento de Vacinação”. A aplicação das doses será realizada nos dias 23 e 24 de junho, das 8h às 12h e entre 13h e 16h, no Salão da Terceira Idade – Rua Muscaris, 99, bairro Morada das Flores.

Moradores com mais de 60 anos, grávidas, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social e holambrenses com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde acima de 18 anos podem procurar o local sem agendamento prévio. Para estes grupos o atendimento será por ordem de chegada. Para evitar aglomerações o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, orienta que o horário marcado seja respeitado, que os moradores cheguem com, no máximo, 10 minutos de antecedência e só levem acompanhante se for realmente necessário.

Ele recomenda ainda que todos realizem o pré-cadastro no portal VacinaJá (http://vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado. “Com o pré-cadastro feito, conseguiremos agilizar o atendimento no dia da administração das doses”, explica. A dose será aplicada mediante apresentação de documento oficial com foto, Cartão Cidadão e protocolo gerado no momento do agendamento.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias