Conecte-se conosco

Holambra

Jovem empresa HolamFood é destaque no setor de cogumelos; Mercado está em ascensão

Paula Partyka

Publicados

em

Empresa investe em tecnologia para oferecer produtos de qualidade com constância

Nascida de um sonho de produzir alimentos 100% naturais e de maneira sustentável, a HolamFood é especializada na produção de cogumelos. Localizada em Holambra, a jovem empresa de dois anos e meio se destaca no setor com tecnologia holandesa que garante produtos de qualidade.

As espécies de cogumelo produzidas pela HolamFood são o Champignon de Paris e Portobello, Shimeji branco e preto. Eles podem ser encontrados em supermercados de Jaguariúna, Holambra, Mogi Mirim, Cosmópolis, Sumaré, São João da Boa Vista, Sumaré. Também em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Patrick de Block iniciou o empreendimento e hoje, seu filho Carlo de Block e os sócios Lucas Zanini de Moraes Silva e Udo Lohken estão à frente do negócio. Tendo percorrido um caminho de muitos desafios e aprendizados, a Holamfood visa o crescimento no ramo da alimentação saudável. “E nós temos a confiança de oferecer um produto bom, constante e de qualidade”, afirma.

No início da pandemia as vendas quadriplicaram e, recentemente, a empresa conquistou a certificação orgânica dos Cogumelos champignon de Paris e Portobello. Ou seja, a HolamFood cumpre os requisitos desta agricultura de acordo com a Lei Federal Nº 10.831, de 2003. “Isso mostra nosso comprometimento com a alimentação saudável”, frisa Carlo.

Cultivo
Os cogumelos possuem um teor de água entre 80 a 90% dependendo da espécie e condições de cultivo. A refrigeração faz com que o tempo de armazenamento dos cogumelos seja maior e mais efetiva para produtores e consumidores.

Cada tipo de cogumelo tem equipamentos e métodos específicos de cultivo. São cultivados no escuro em salas com ambiente controlado (temperatura e umidade). Isso é necessário para a produção eficiente de cogumelos de alta qualidade. Historicamente, São Paulo é o maior produtor do fungo no Brasil.
Como eles são cultivados em locais sob condições ambientais controladas, a produção ocorre durante todo o ano. A eficiência da operação é essencial para manter a viabilidade e a Holamfood supre a demanda.

Atualmente, a empresa produz quase três toneladas de cogumelos por semana. A previsão de Carlo é vender até agosto/setembro quatro toneladas por semana, o que representa 20 mil bandejas.

Consumo
O consumo de cogumelos no Brasil ainda é pequeno e os números pouco precisos. A Embrapa calcula um consumo de 288 gramas per capita/ano, ante quatro quilos dos alemães e oito quilos dos chineses. Já a Associação Nacional dos Produtores de Cogumelo (ANPC) diz que a média nacional é de 160 mg per capita.
Apesar disso, a tendência é de mudanças, sobretudo, a partir de ações realizadas pela Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos (ANPC). A entidade ataca em várias frentes para tornar o mercado mais competitivo e os preços do produto mais em conta, com o estímulo aos investimentos em tecnologia e o incentivo ao consumo do produto in natura. O mercado de fungos movimenta US$35 bilhões no mundo ao ano. A expectativa é de que o negócio cresça 9% até 2021.

Receita
A redação aproveitou a pauta e os produtos da HolamFood para fazer uma receita deliciosa de strogonoff de cogumelos. Veja o que você vai precisar para essa receita:

  • Separe duas bandejas de cogumelos Paris HolamFood; uma cebola; quatro dentes de alho; shoyu; molho branco e salsinha.

Agora, preste atenção no modo de preparo:

  • Corte a cebola, alho e salsinha;
  • Limpe os cogumelos, um a um, com um guardanapo úmido e corte-os no meio (os cogumelos são como esponjas: se lavados debaixo de água correte absorvem muita água e podem ficar moles após levar ao fogo);
  • Leve ao fogo a cebola e quando estiver doudarinha acrescente o alho;
  • Misture os cogumelos e adicione shoyu até deixá-los molhados;
  • Deixe cozinhar por poucos minutos;
  • Acrescente o molho branco e salsinha;
  • Está pronto! Sirva-se.

Para acompanhar, um purê de batata salsa – que também leva o nome de batata baroa ou mandioquinha. Se fizer, marca a @paulaapartyka no Instagram! Lá também tem um vídeo com o passo a passo. Bom apetite!!!

Continue lendo

Holambra

Natal Mágico de Holambra começa neste sábado com apresentação musical, desfile de carros alegóricos e chegada do Papai Noel

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Cidade das Flores abre suas portas neste sábado, 27, para o mundo de encantos do Natal Mágico de Holambra. A abertura deste espetáculo de luzes, decorações e atrações natalinas ocorre a partir das 19h com a Parada de Natal, que contará com desfile de carros alegóricos do Bloemen Park e da Cooperativa Veiling Holambra; trenzinho, Papai Noel, Noeletes e da Fanfarra Amigos de Holambra. O ponto de saída será a Praça do Bento, em frente à Prefeitura, com destino à Praça dos Pioneiros, que terá o palco aberto às 20h com a apresentação da Banda e do Coral Municipal de Cosmópolis.

As apresentações artísticas (confira abaixo a programação completa) do Natal Mágico de Holambra são gratuitas e ocorrerão sempre de sexta a domingo, até o dia 23 de dezembro, na Praça dos Pioneiros, no Centro. O local também abrigará a casa do Papai Noel, que receberá os pequenos nestes dias (com exceção de 18 de dezembro), das 18h às 22h, e terá uma área de alimentação.

A decoração da cidade é um espetáculo à parte: são mais de 40 mil metros de cordões de LED e 2.800 unidades de cascatas de luz instalados em troncos e galhos de árvores da região central. Locais como as Praças dos Coqueiros e Bento Euzébio Tobias, o Deck do Amor e a Avenida das Tulipas receberam dezenas de peças relacionadas à festividade.

“É uma grande alegria poder realizar um evento de grande porte para nossos moradores e também visitantes vindos de diversas partes do país”, pontuou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “Retomamos assim o calendário de eventos, em grande estilo. E é importante ressaltar: com toda a segurança, seguindo os protocolos sanitários. Será, sem dúvidas, um sucesso e um passo importante para o retorno das atividades econômicas e turísticas”.

Principal cartão postal da cidade, o Moinho Povos Unidos contará com iluminação especial durante o período de festas e ficará aberto nos dias 27 e 28 de novembro até às 20h. A Feira de Artesanato, realizada no Centro de Cultura e Eventos, também funcionará em horário estendido nestes dois dias para garantir que moradores e visitantes possam antecipar as compras de natal.

“Preparamos decoração e iluminação especialíssimas e muitas atrações para trazer ainda mais charme e a magia do Natal para nossa cidade”, falou o prefeito de Holambra, Fernando Capato. “Faço um convite para que todos curtam esse mundo encantado com a gente”.

Confira a programação do Natal Mágico de Holambra:

Dia 27 de novembro (Sábado)
19h: Parada de Natal(Desfile com participação da Fanfarra Amigos de Holambra, carros alegóricos, muitas flores e outras atrações)
Local: Praça Bento Euzébio Tobias, em frente ao Paço Municipal

20h: Banda e Coral Municipal de Cosmópolis
Local: Praça dos Pioneiros

Dia 28 de novembro (Domingo)
19h: Parada de Natal(Desfile com participação da Fanfarra Amigos de Holambra, carros alegóricos, muitas flores e outras atrações)
Local: Praça Bento Euzébio Tobias, em frente ao Paço Municipal

20h Coral Municipal Professora Zenaide Franco de Melo (Mogi Guaçu) e Escola Municipal de Iniciação Artística Prof. Ivete Maria Bueno – Flauta doce e violãoLocal: Praça dos Pioneiros

Dia 3 de dezembro (Sexta-Feira)

19h30: Coral Magnificat (Igreja Matriz)20h: Gaiteiros de Holambra
Local: Praça dos Pioneiros

Dia 4 de dezembro (Sábado)
19h30: Coral Municipal da Estância de Socorro20h30: Orquestra Popular de Flautas Doces de Holambra
Local: Praça dos Pioneiros

Dia 5 de dezembro (Domingo)
19h30: Cláudia Feltre e BandaLocal: Praça dos Pioneiros

Dia 10 de dezembro (Sexta-Feira)
19h30 Banda da Polícia Militar20h30 Orquestra de viola caipira de Holambra
Local: Praça dos Pioneiros

Dia 11 de dezembro (Sábado)
19h: Banda Sinfônica Armando de Arruda Pereira (São Paulo)Local: Praça dos Pioneiros

Dia 12 de dezembro (Domingo)
19h30: Banda Municipal de CosmópolisLocal: Praça dos Pioneiros

Dia 17 de dezembro (Sexta-Feira)
19h30 Escola Waldorf Acalanto – Auto de Natal20h Escola Waldorf Acalanto – Boi de Mamão
Local: Praça dos Pioneiros

Dia 19 de dezembro (Domingo)
19h30: Academia Ballerine Espaço de Artes20h: Apresentação dos alunos da Oficina de Viola Caipira de Holambra
Local: Praça dos Pioneiros

Dia 20 de dezembro (Segunda-Feira)
19h30: Paulo Leal (Músicas natalinas)Local: Praça dos Pioneiros

Dia 21 de dezembro (Terça-Feira)
19h30: Silvio Macedo (Voz e violão)Local: Praça dos Pioneiros

Dia 22 de dezembro (Quarta-Feira)
19h30: Carlos Frederico (Piano)Local: Praça dos Pioneiros

Dia 23 de dezembro (Quinta-Feira)
19h30 Coral Harmonia20h Dinho Anicetto (Voz, violão e bateria)
Local: Praça dos Pioneiros

Continue lendo

Holambra

Saúde realiza novo Dia V de Vacinação contra a Covid-19 neste sábado

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Departamento Municipal de Saúde realiza neste sábado, 27, novo Dia V de Vacinação contra a Covid-19. O atendimento será realizado no Salão da Terceira Idade, das 8h às 13h, por ordem de chegada ou até o término das doses.

Podem receber o antígeno moradores a partir de 12 anos que ainda não foram imunizados; holambrenses que receberam a 1ª dose da vacina Butantan/CoronaVac há, pelo menos, 21 dias; cidadãos que tomaram a 1ª dose do imunizante Fiocruz/AstraZeneca há, pelo menos, 8 semanas; pessoas a partir de 18 anos que receberam a 1ª dose da vacina fabricada pela Pfizer há 21 dias ou mais e adolescentes entre 12 e 17 anos que tomaram a 1ª dose do antígeno da Pfizer há mais de 8 semanas. Pessoas que tomaram a vacina fabricada pela Janssen devem aguardar a divulgação da chegada desse imunizante para a administração da 2ª dose.

No sábado, 27, também será distribuída a dose de reforço para moradores acima de 18 anos que receberam a 2ª dose há, pelo menos, 5 meses.

O diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, reforça que, para a imunização, é necessário apresentar documento oficial com foto. No caso de 2ª ou 3ª dose é preciso levar o comprovante de vacinação anterior. Menores de 18 anos devem levar o Formulário de Autorização de Vacinação assinado pelos pais ou responsável legal. Ele está disponível em www.holambra.sp.gov.br, na aba Serviços, Vacina: Termo de autorização. O documento é obrigatório ainda que o jovem compareça acompanhado.

“8% dos holambrenses que iniciaram o ciclo vacinal estão com o complemento atrasado. A maioria, pessoas entre 12 e 17 anos”, diz o diretor. “Esclarecemos que para que o antígeno tenha eficácia, é necessário receber as doses disponíveis, nas datas corretas”.

Calendário fixo de vacinação
O Departamento Municipal de Saúde de Holambra conta com dias e local fixos para a vacinação contra a Covid-19. A imunização ocorre sempre às quartas e sextas-feiras no Salão da Terceira Idade. A aplicação é realizada por ordem de chegada entre 8h e 12h e das 13 às 15h.

Continue lendo

Holambra

Arrancada da Saúde: Em 11 dias, Holambra realiza mais de 1.400 consultas e agenda 645 procedimentos e exames

Redação Gazeta Regional

Publicados

em


O Departamento Municipal de Saúde realizou entre os dias 8 e 18 de novembro, por meio da ação “Arrancada da Saúde”, 1.472 consultas médicas e agendou 483 exames de ressonância magnética, tomografia, ultrassom, audiometria e nasofibroscopia, além de 142 cirurgias oftalmológicas e 20 pediátricas. O mutirão, voltado ao atendimento da demanda de consultas, cirurgias e de exames laboratoriais e de especialidades, segue até o fim de dezembro.

Durante este período as unidades de saúde Santa Margarida e Imigrantes funcionarão até as 19h para que possam atender moradores que necessitem de assistência com clínico geral fora do horário comercial. A ação conta também com a ampliação em 50% da oferta de exames laboratoriais, com atendimento agendado das 7h às 10h em todos os postos do município. Na Policlínica Municipal também há um número 50% maior de consultas médicas disponíveis.

“Pedimos que moradores que possuam pedidos de procedimento e estão aguardando o agendamento para que procurem a unidade de saúde mais próxima de casa e mantenham os dados do cadastro atualizado para que o Setor de Regulação possa entrar em contato”, explica o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “Temos registrado dificuldade de localizar muitas pessoas, pois o telefone e o endereço são antigos”.

Ainda de acordo com o diretor, a ação ocorre com recursos do município e com apoio de serviços consorciados e já habilitados pelo Cismetro. Para a utilização da assistência ambulatorial de saúde do município é necessário apresentar o Cartão Cidadão ativo.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias