Conecte-se conosco

Jaguariúna

Gustavo Reis escolhe novo nome para Segurança e completa secretariado para o próximo mandato

Publicados

em

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), anunciou nesta quarta-feira, 23, mais sete nomes do secretariado municipal para o novo mandato, que começa em 1º de janeiro. A novidade é a nomeação de Edgard Mello do Prado Filho para o comando da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que substituirá a Renato José de Almeida Chaves Filho, o Tenente Renato. Os demais seis nomes já integram a atual gestão e foram confirmados para permanecer em suas pastas na Administração.

Além de Prado Filho na Segurança, foram confirmados nesta quarta: Fabiano Urbano (Negócios Jurídicos), Elisanita Moraes (Administração e Finanças), Andréa Dias Lizun (Assistência Social), Josino Silva (Mobilidade Urbana), Maria Emília Peçanha de Oliveira (Gabinete) e Valdir Parisi (Governo).

Na semana passada, Gustavo Reis já havia anunciado a permanência dos atuais secretários: Rafael Blanco (Juventude, Esportes e Lazer), Maria do Carmo de Oliveira Pelisão (Saúde), Fernanda Santana (Obras e Serviços), Rômulo Vigatto (Planejamento Urbano), Cristina Catão (Educação), Graça Santos (Turismo e Cultura) e Rita Bergamasco (Meio Ambiente), que também é vice-prefeita.

No dia 10 de dezembro, o prefeito também confirmou o nome do empresário Lucio Tomasiello como o novo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, que assumiu a pasta em substituição a Valdir Oliveira. Todos tomam posse dos cargos – incluindo o prefeito Gustavo Reis – no dia 1º de janeiro, às 10h, em cerimônia no Boulevard do Centro Cultural, que terá restrições de público e deve seguir as regras sanitárias e de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus.

Confira quem são os secretários confirmados nesta quarta-feira pelo prefeito:

Fabiano Urbano

Fabiano Augusto Rodrigues Urbano é formado em Direito e pós-graduado em Direito Tributário. Cursou Master of Business Administration em Gestão Estratégica de Empresas e Negócios pela IBMEC Educacional e mestrado em Gestão e Políticas Públicas. Acumula vasta experiência no serviço público, com atuações nas prefeituras de Jaguariúna, Campinas e Mogi Mirim.

Elisanita Moraes

Elisanita Aparecida de Moraes é a atual secretária de Administração e Finanças de Jaguariúna. Formada em contabilidade e gestão pública, Elisanita trabalha há 31 anos na área de finanças públicas. Foi diretora de Finanças nas prefeituras de Holambra e São Carlos e secretária de Administração e Finanças na Prefeitura de Mogi Mirim.

Andréa Dias Lizun

Andréa Dias Lizun tem 44 anos e é formada em serviço social pela PUC-Campinas, com pós-graduação em trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade social e capacitação de gestores pelo Governo Federal – Capacita SUAS. É a atual secretária de Assistência Social de Jaguariúna. Servidora concursada, foi coordenadora do núcleo educacional para criança e adolescente Prof. Irineu Expedito Ferrari, diretora da proteção social básica e especial gestão 2013 a 2016.

Josino Silva

Josino José da Silva tem 59 anos e é sargento da Polícia Militar reformado. É o atual secretário de Mobilidade Urbana de Jaguariúna, tendo realizado a reforma e modernização da sinalização viária da cidade e implementado ações de mobilidade, como um novo sistema de ciclovias.

Maria Emília Peçanha de Oliveira

Maria Emília Peçanha de Oliveira Silva tem 54 anos e é a atual secretária municipal de Gabinete. Atua na política desde 1990, com formação sindical e capacitação política. É fundadora e presidente do partido Cidadania de Jaguariúna e integrante da executiva estadual da legenda.

Valdir Parisi

O atual secretário municipal de Governo, Valdir Antonio Parisi, tem 64 anos e é nascido em Jaguariúna. É formado em Matemática e Pedagogia e pós-graduado em Aprendizagem da Matemática. Foi vereador por quatro mandatos em Jaguariúna e presidente da Câmara Municipal de Vereadores.

Edgard Mello do Prado Filho

Edgard Mello do Prado Filho tem 44 anos e atuou como escrivão na Delegacia de Polícia de Jaguariúna. Também atuou na Delegacia Seccional de Polícia de Mogi Guaçu, auxiliando como secretário do Delegado do Seccional e responsável pelo Núcleo Especial Criminal. Em 2019 é convidado e aceita o cargo de escrivão de Polícia Chefe da Seccional de Mogi Guaçu.

Jaguariúna

Com aumento de casos na RMC, ‘Hub da Dengue’ é criado em Jaguariúna para monitorar pacientes

Publicados

em

Núcleo instalado no campus da UniFAJ já atendeu 396 moradores com diagnóstico da doença apenas na primeira semana

Com 396 atendimentos na primeira semana, teve início em Jaguariúna os trabalhos do Núcleo de Telemedicina para Monitoramento da Dengue (Hub da Dengue), iniciativa dedicada ao controle e observação de pacientes suspeitos de terem dengue, reduzindo os riscos de saúde e assegurando o cuidado médico adequado.

Jaguariúna já registrou 3.882 casos da doença e uma morte. Porém, os números da doença na Região Metropolitana de Campinas (RMC) não param de crescer. Já são 14 óbitos e 61.791 casos positivos para a doença.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o médico e coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Dr. André Lemos, a equipe instalada no Hub da Dengue dentro da UniFAJ é responsável por monitorar os sintomas dos pacientes, fornecer as orientações sobre autocuidado, e alertar as áreas de atenção básica ou os serviços de urgência e emergência da saúde do município de Jaguariúna, em caso de complicações. O trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UniFAJ.

Essa central de monitoramento conta com um núcleo multidisciplinar formado profissionais de saúde e por estudantes das áreas de Medicina, Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Farmácia.

O teleatendimento funciona da seguinte forma: o paciente que chega a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) com suspeita de dengue, passa a ser monitorado pelo Núcleo. Por 5 dias, essa pessoa recebe atendimento por telemedicina. Durante as chamadas, são avaliados sintomas críticos e a presença de sinais de alarme, como sangramentos, vômitos persistentes e dor abdominal intensa. Caso haja qualquer um desses sintomas, os pacientes são orientados a procurar o serviço de saúde. Todos os dados são compartilhados entre o Hub de Dengue e o serviço de saúde municipal, o que garante agilidade e assertividade no tratamento.

“O desenvolvimento deste núcleo representa uma excelente oportunidade para os estudantes ganharem experiência prática em telemedicina e contribuírem para a luta contra a dengue na cidade. O projeto também destaca a importância da colaboração interprofissional na área da saúde, com estudantes de diferentes áreas trabalhando juntos para fornecer um cuidado abrangente aos pacientes”, salienta o diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.

A implementação deste núcleo de telemedicina é um avanço inovador no controle dos casos de dengue. “Estamos confiantes de que esta iniciativa terá um impacto positivo na comunidade e contribuirá para a detecção precoce e tratamento de casos de dengue. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto e de apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde”, complementa André.

Para a secretária municipal de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, acompanhar o paciente na recuperação da doença e evitar novas mortes é o foco principal do hub. “Estamos promovendo uma tripla checagem dos pacientes. Dessa forma, a pessoa chega à UPA 24h passa por atendimento e tem uma suspeita diagnosticada. Ela é encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, onde é realizada coleta de exame e acompanhamento. Ela vai para casa e segue sendo monitorada por cinco dias pelo hub. Enfim, estamos atuando no preventivo, mas também na questão assistencial”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Eleitores tem até dia 08 de maio para regularizar situação no posto eleitoral

Publicados

em

Com a proximidade do prazo final para transferência ou obtenção do título de eleitor, os cidadãos têm até o dia 08 de maio para regularizar sua situação eleitoral e garantir o direito ao voto nas eleições municipais previstas para outubro deste ano.

Quem precisa transferir o título de eleitor devido à mudança de cidade ou está com o documento cancelado tem até a data limite para resolver essa pendência. Basta ir ao Posto Eleitoral com documento com foto e comprovante de endereço.

LEIA TAMBÉM:

Para facilitar o acesso dos eleitores aos serviços eleitorais, o Posto Eleitoral de Jaguariúna estará aberto em datas estratégicas: durante o feriado de 1º de maio e no final de semana de 4 e 5 de maio, das 11h às 17h.

“Acreditamos que é fundamental oferecer facilidades para que os eleitores regularizem sua situação dentro do prazo estabelecido”, afirma Sarah Lisboa, funcionária do Posto Eleitoral.

O Posto Eleitoral de Jaguariúna fica na Rua Cândido Bueno, 1.299, Sala 17 (Jaguar Center). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3867-4234.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna conquista a melhor colocação na história do JOMI

Publicados

em

Jaguariúna conquistou a 6ª colocação na classificação geral da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), realizada em Casa Branca e encerrada neste domingo, dia 21 de abril. Foi a melhor campanha de Jaguariúna dentre todas suas participações nos jogos. A cidade contou com o contingente recorde de 103 representantes, sendo 92 atletas do Programa Viva Melhor, da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, e 11 integrantes da comissão técnica.  

Jaguariúna foi a grande protagonista no quesito dança, conquistando a inédita primeira colocação na categoria Coreografia. A apresentação da equipe jaguariunense, logo na abertura dos Jogos, sob os cuidados do professor e coreógrafo Michael Welley e do auxiliar Luís Eduardo, incendiou o público e jurados presentes e foi a grande vencedora, conquistando a medalha de ouro.

LEIA TAMBÉM:

Na dança de salão, Jaguariúna conquistou pódio nas três categorias da modalidade: Categoria A (medalha de prata), com os dançarinos Maria Alice e Airton Braulino; Categoria C (medalha de ouro), com os dançarinos Izaura Terada e Antonio Roberto; Categoria C (medalha de bronze), com os dançarinos João Viana e Marilene Ferrari.

Jaguariúna também foi destaque em outras modalidades: medalha de bronze no atletismo na Categoria A 1.500 m, atleta Katia Malachias; medalha de bronze na modalidade xadrez, com Vera Coimbra; medalha de prata na modalidade tênis de campo, na Categoria A, com a atleta Valéria Shiomi. Na modalidade natação, foram duas medalhas (prata e bronze, costas e livre) na Categoria E, com José Fornos Rodrigues.

No total, o 26º Jomi reuniu 38 cidades, 2.500 atletas acima de 60 anos, envolvidos em 14 modalidades (atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez) em diferentes locais.

No final de junho deste ano, acontecem as finais estaduais, que serão realizadas na cidade de Itatiba. Jaguariúna irá participar com presenças nas modalidades de atletismo, coreografia, dança de salão e natação. A coreografia de Jaguariúna também participará em julho do maior festival de dança do Brasil, que acontece na cidade de Joinville.

Amiga do idoso
Jaguariúna é uma das poucas cidades no Brasil reconhecida oficialmente como Amiga do Idoso. O título foi concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e se destina a municípios que desenvolvem ações pelo bem-estar e qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos de idade.

26º JOMI – Classificação geral
As dez primeiras cidades

1º Campinas
2º Itatiba
3º Mogi Guaçu
4º Bragança Paulista
5º Atibaia
6º Valinhos
6º Jaguariúna
8º Limeira
9º Casa Branca
10º Pedreira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias