Conecte-se conosco

Jaguariúna

Gustavo Reis confirma mais sete nomes para secretariado do próximo mandato

Publicados

em

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, confirmou mais sete nomes para compor o secretariado municipal para o novo mandato, a partir de 1º de janeiro. Todos já integram a atual gestão e foram confirmados para permanecer em suas pastas na Administração. Dos sete secretários, quatro são servidores públicos técnicos de carreira.

Foram confirmados: Rafael Blanco, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, Fernanda Santana, Rômulo Vigatto, Cristina Catão, Graça Santos e Rita Bergamasco, que também é vice-prefeita. Na semana passada, Gustavo Reis já havia confirmado o nome do novo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, o empresário Lucio Tomasiello, que assumiu a pasta em substituição a Valdir Oliveira.

Confira quem são os secretários:

Rafael Blanco

Rafael da Silva Blanco tem 36 anos, cursou Administração e Psicologia e é o atual secretário de Juventude, Esportes e Lazer. Na secretaria, comandou a implementação de vários projetos, como o Projeto Campeões, o primeiro Campeonato de Futebol Feminino, a modernização dos campeonatos municipais de futebol, a reabertura das piscinas do Serra Dourada e a volta da Copa São Paulo de Futebol Jr.

Maria do Carmo de Oliveira Pelisão

Maria do Carmo de Oliveira Pelisão é a atual secretária de Saúde de Jaguariúna. Iniciou sua trajetória profissional na cidade em 1992, por meio de concurso público, como agente de saúde. É especialista em Gestão Pública de Saúde e Gestão Governamental e Responsabilidade Fiscal. Foi chefe de divisão administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, coordenando os serviços existentes. Também exerceu o cargo de diretora administrativa, responsável por todas as áreas da pasta, gestão de pessoas, gestão interna, expediente, entre outras.

Fernanda Santana

Fernanda Angélica Santana Fernandes tem 40 anos e é servidora concursada da Prefeitura. Atual secretária municipal de Obras e Serviços é natural de Jaguariúna. Iniciou no serviço público em 2012 como operadora de máquinas. Também atuou no departamento administrativo da Secretaria de Obras e foi diretora administrativa da pasta.

Rômulo Vigatto

Rômulo Augusto Arsufi Vigatto tem 42 anos e é o atual secretário municipal de Planejamento Urbano de Jaguariúna. Nascido em Jaguariúna, é advogado, mestre em Direito e professor universitário. Também foi assessor e diretor jurídico e secretário de Negócios Jurídicos na Prefeitura de Jaguariúna.

Cristina Catão

Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa tem 46 anos e nasceu em Jaguariúna. É formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar Municipal. É a atual secretária municipal de Educação de Jaguariúna. Também foi professora, coordenadora pedagógica, diretora de escola e diretora de departamento de Ensino Fundamental.

Graça Santos

Maria das Graças Hansen Albaran Santos é a atual secretária de Turismo e Cultura de Jaguariúna. Implementou e criou a Escola das Artes, em Jaguariúna. É formada em Direito e pela Escola de Governo de São Paulo, com especialização em administração pública. Possui 20 anos de vida pública, tendo atuado no Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Jaguariúna.

Rita Bergamasco

Rita de Cassia Siste Bergamasco é vice-prefeita de Jaguariúna e secretária municipal de Meio Ambiente. Natural de Jaguariúna, é servidora concursada da Prefeitura desde 1984, assistente social com pós-graduação em Gestão Pública e mestrado em Políticas Públicas. Foi secretária de Assistência Social em Jaguariúna de 1989 a 2008 e vereadora por dois mandatos (2009-2012 e 2013-2016).

Jaguariúna

Governo de São Paulo anuncia pacote para a construção de 43,7 mil novas moradias

Publicados

em

Jaguariúna está entre os municípios contemplados

O Governo de São Paulo anuncia, na manhã desta sexta-feira, 26, um pacote de medidas para viabilizar a construção de 43.756 novas moradias em 231 municípios de todas as regiões do Estado. O investimento é de R$5,2 bilhões, entre contratações diretas e aporte de subsídios para a iniciativa privada.

De acordo com o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, o município está entre os contemplados. “Uma excelente notícia para Jaguariúna e para as famílias que ainda sofrem com o pagamento do aluguel e desejam transformar o sonho da casa própria em realidade”, diz.

LEIA TAMBÉM:

No evento, será anunciada a construção de 24.309 unidades habitacionais pela CDHU, sendo 1.355 delas do programa Vida Longa (voltado para o acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade, em parceria com municípios), além do aporte de 13.312 Cartas de Crédito Imobiliário, todas ações do programa Casa Paulista.

Está prevista também a construção de 6.135 moradias pela PPP qualificação da Área Central da Capital paulista.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Mais três bairros tiveram serviço de nebulização nesta quinta em Jaguariúna

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a nebulização contra a dengue nesta quinta-feira, 25, nos bairros Capela Santo Antônio, Mauá e Centro.

Um veículo percorrerá as ruas desses bairros vaporizando inseticida para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O trabalho é feito sempre ao final da tarde e início da noite, horário em que se comprova maior eficácia do inseticida. O serviço de fumacê começou na última segunda-feira em Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

A orientação dada pelo Ministério da Saúde é para que portas e janelas fiquem abertas durante a aplicação do produto nos bairros. Isso faz com que os mosquitos adultos em voo sejam alcançados e eliminados.

Animais de estimação devem ser retirados do local ou protegidos pelos seus tutores e alimentos expostos devem ser guardados.

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna destaca ainda que, mesmo com a passagem do fumacê, métodos de controle de vetores, como cuidados para eliminação de criadouros de mosquito nos quintais das residências, devem ser mantidos.

Durante o fumacê, a população deve: – Abrir portas e janelas das residências;- Retirar animais de estimação do local;- Guardar alimentos que estejam expostos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Com aumento de casos na RMC, ‘Hub da Dengue’ é criado em Jaguariúna para monitorar pacientes

Publicados

em

Núcleo instalado no campus da UniFAJ já atendeu 396 moradores com diagnóstico da doença apenas na primeira semana

Com 396 atendimentos na primeira semana, teve início em Jaguariúna os trabalhos do Núcleo de Telemedicina para Monitoramento da Dengue (Hub da Dengue), iniciativa dedicada ao controle e observação de pacientes suspeitos de terem dengue, reduzindo os riscos de saúde e assegurando o cuidado médico adequado.

Jaguariúna já registrou 3.882 casos da doença e uma morte. Porém, os números da doença na Região Metropolitana de Campinas (RMC) não param de crescer. Já são 14 óbitos e 61.791 casos positivos para a doença.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o médico e coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Dr. André Lemos, a equipe instalada no Hub da Dengue dentro da UniFAJ é responsável por monitorar os sintomas dos pacientes, fornecer as orientações sobre autocuidado, e alertar as áreas de atenção básica ou os serviços de urgência e emergência da saúde do município de Jaguariúna, em caso de complicações. O trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UniFAJ.

Essa central de monitoramento conta com um núcleo multidisciplinar formado profissionais de saúde e por estudantes das áreas de Medicina, Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Farmácia.

O teleatendimento funciona da seguinte forma: o paciente que chega a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) com suspeita de dengue, passa a ser monitorado pelo Núcleo. Por 5 dias, essa pessoa recebe atendimento por telemedicina. Durante as chamadas, são avaliados sintomas críticos e a presença de sinais de alarme, como sangramentos, vômitos persistentes e dor abdominal intensa. Caso haja qualquer um desses sintomas, os pacientes são orientados a procurar o serviço de saúde. Todos os dados são compartilhados entre o Hub de Dengue e o serviço de saúde municipal, o que garante agilidade e assertividade no tratamento.

“O desenvolvimento deste núcleo representa uma excelente oportunidade para os estudantes ganharem experiência prática em telemedicina e contribuírem para a luta contra a dengue na cidade. O projeto também destaca a importância da colaboração interprofissional na área da saúde, com estudantes de diferentes áreas trabalhando juntos para fornecer um cuidado abrangente aos pacientes”, salienta o diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.

A implementação deste núcleo de telemedicina é um avanço inovador no controle dos casos de dengue. “Estamos confiantes de que esta iniciativa terá um impacto positivo na comunidade e contribuirá para a detecção precoce e tratamento de casos de dengue. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto e de apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde”, complementa André.

Para a secretária municipal de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, acompanhar o paciente na recuperação da doença e evitar novas mortes é o foco principal do hub. “Estamos promovendo uma tripla checagem dos pacientes. Dessa forma, a pessoa chega à UPA 24h passa por atendimento e tem uma suspeita diagnosticada. Ela é encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, onde é realizada coleta de exame e acompanhamento. Ela vai para casa e segue sendo monitorada por cinco dias pelo hub. Enfim, estamos atuando no preventivo, mas também na questão assistencial”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias