Conecte-se conosco

Pedreira

Grupo conta histórias e restaura monumento de Pedreira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Peça que homenageia a Força Expedicionária Brasileira no Balão da Cobra recebeu um novo cachimbo por intermédio do grupo Histórias ou Estórias

O trio formado por Antonio Carlos Honório, Breno Bradley Moraes e Tomas Molia Pedreño é responsável por criar um canal nas redes sociais para contar histórias, que são relatos reais, e estórias, as chamadas lendas e ditos populares, de algumas cidades da região do Circuito das Águas Paulista. Segundo Honório, o projeto existe há três meses, e começou de forma inusitada: através de uma conversa entre amigos.

“O programa começou com uma conversa, em que eu estava contando a história de Pedreira, uma história que eu gosto muito. A história da irmã das bombas. E, na brincadeira, o Breno pegou a câmera e fomos para o cemitério. Mostrei o túmulo das irmãs da bomba e o vídeo publicado teve quase 6 mil visualizações”, relata Honório.

Após o impacto inesperado com o projeto, os três amigos decidiram continuar com a contação, e deram o nome de “Histórias ou Estórias”. Como o título já diz, o programa pretende desmistificar algumas lendas e ditos populares, ao relatar histórias reais das cidades visitadas. Honório comenta que tudo começou de forma simples, apenas com um relato da cidade onde vivem.

Entretanto, após a publicação do vídeo e do convite no final de cada episódio, que possibilitou aos espectadores o envio de um e-mail sobre algum caso, o grupo passou a investigar histórias em outras cidades do Circuito, como Jaguariúna e Amparo. “A aproximação do público com o programa está sendo melhor do que a gente esperava”, comenta o narrador das histórias, Honório.

Balão da Cobra
Com a repercussão dos relatos gravados em vídeo nas redes sociais, o grupo decidiu dedicar um tempo a um momento danificado em sua cidade natal, em Pedreira. Breno comenta que, há muitos anos, a cobra localizada na Vila São José vem sofrendo com depredações e que o seu característico cachimbo havia sido levado novamente.

O integrante do grupo de contação de história afirma que poucos sabem que o monumento foi erguido em homenagem aos “Pracinhas”, soldados que lutaram na Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, e que a peça possui um valor histórico imensurável para a região.

Motivados a restaurar parte da história de seu município, os três amigos decidiram recuperar o cachimbo para a cobra voltar a fumar, como diz o dito popular. Breno foi responsável pela confecção do cachimbo em madeira, já que o material oferece menos risco de furto por seu baixo valor monetário.

Em seguida, o trio realizou uma cerimônia para a colocação da peça no monumento. O evento aconteceu no início de maio e contou com a participação do subtenente Ajala, representando o Exército Brasileiro, do secretário de cultura da cidade, João Paulo Nascimento, e do vice-prefeito Fábio Polidoro. Para celebrar o acontecimento, o canal divulgou um vídeo explicando o dito popular “A cobra vai fuma”.

O futuro do canal
A partir das sugestões dos espectadores, Honório relata que o canal recebe diversas propostas de casos que envolvem fantasmas. Um relato vem de um túnel em Campinas, mas há vários pedidos em relação ao tema e o narrador comenta que há um interesse em abordar o assunto.

“Em 1997, fiz um curso de extensão em parapsicologia. E muita gente está pedindo essa coisa de paranormal. Estamos pensando e amadurecendo essa ideia”, afirma Honório.

Com a divulgação de vídeos novos às quartas-feiras e sábados, Honório diz que há programas gravados até setembro e que há conteúdos sobre a fonte em Monte Alegre do Sul e a respeito das empresas mais antigas de Pedreira que estão por vir, mas não descarta o seu maior desejo: “O meu sonho é ter um programa de televisão nacional”, finaliza o contador de histórias e estórias.

Fonte: Grupo conta histórias e restaura monumento de Pedreira – cotidiano – ACidade ON Circuito das Águas

Continue lendo

Pedreira

Prefeito de Pedreira participa de reunião para debater Projeto de Lei que altera a classificação dos Municípios de Interesse Turístico e Estâncias

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O deputado estadual Edmir Chedid (DEM) promoveu uma reunião com prefeitos de Municípios de Interesse Turístico e Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo, para debater um Projeto de Lei (PL) substitutivo ao Projeto de Lei nº 581/21, que altera a classificação dos Municípios e Estâncias. A reunião ocorreu na segunda-feira, 13, nas dependências do Centro Cultural Carlos Gomes, em Bragança Paulista.

Hamilton destaca na oportunidade que Pedreira recebeu o título de Município de Interesse Turístico no ano de 2017 e desde então vem trabalhando para obter o título de Estância Turística. “O deputado Edmir Chedid foi o responsável pela apresentação do nosso projeto na Assembleia Legislativa para o título de Interesse Turístico, agora nossa equipe trabalha para que a cidade receba o título de Estância Turística e assim aumentar o valor de repasse do Governo do Estado para o setor do Turismo”, enfatiza.

Também participaram da reunião os prefeitos Marco Antônio de Oliveira (Morungaba), que também é presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), Hamilton Bernardes Junior (Pedreira), que é presidente da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (AMITESP), Márcia Teixeira Bin de Souza (Poá), Ricardo Verpa da Costa Silva (Igaraçu do Tietê), Flávio Fermino Euflazino (Campos Novos Paulistas) e o vice-prefeito de Bragança Paulista, Amauri Sodré.

Continue lendo

Pedreira

Secretários e diretores de Esporte de Pedreira estiveram reunidos em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O secretário de Esportes e Lazer de Pedreira, Valdir Carlos Volpato, esteve na terça-feira, 14, participando de reunião entre todos os secretários e diretores esportivos das cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada na cidade de Artur Nogueira.

A reunião contou com a palestra proferida pelo presidente da Associação Brasileira dos Secretários de Esportes e Lazer (ABSMEL), Humberto Panzetti. “Durante o encontro foram apresentadas sugestões de competições a serem disputadas pelas categorias de base da região, em breve teremos novidades para os jovens atletas”, destaca Patão. 

Na quarta-feira, 15, na cidade de Itapira, aconteceu a reunião de confirmação e o sorteio das modalidades esportivas que serão disputadas.

Continue lendo

Pedreira

Posto Sebrae Aqui de Pedreira é homenageado pelos 2.300 atendimentos realizados

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Em solenidade realizada nas dependências do Teatro Municipal de Holambra, o Posto do SEBRAE Aqui de Pedreira foi homenageado pelos mais de 2.300 atendimentos realizados desde a sua inauguração no ano de 2017. O evento foi organizado pelo escritório regional de Campinas do Sebrae.

Pedreira esteve representada pelo seu técnico Miguel Carlotti, e a homenagem corou todo o empenho do nosso posto em atendimentos a micro e pequenos empresários do município.

O Posto SEBRAE Aqui de Pedreira tem sua sede localizada no Acessa Pedreira, na Rua Miguel Sarkis, nº 61, Terminal Rodoviário “Vereador João Castelo”, com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias