Conecte-se conosco

Uncategorized

Feriados de novembro sinalizam boas expectativas para a economia regional

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Os feriados deste mês de novembro devem intensificar a visita de turistas na região, atraídos pela variedade de atividades culturais e de lazer oferecidas nas cidades que integram o Consórcio de Turismo do Circuito das Águas Paulista –  Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

A boa perspectiva em relação aos feriados de Finados (2), Proclamação da República (15) e Consciência Negra (20) é sinalizada pelo gestor administrativo do Circuito das Águas Paulista, Juliano Belini. Segundo ele, a expectativa é de um aumento de até 35% na quantidade de visitantes aos municípios da região, em comparação aos finais de semana regulares: “Esses feriados são de suma importância uma vez que há um aumento na demanda e, consequentemente, movimentação da economia regional. Com o término do período eleitoral, economia um pouco mais estável e a proximidade da Região a grandes centros turísticos, acreditamos que teremos maior fluxo nesse período”, detalhou o gestor.

Para reforçar a diversidade de atrativos aos turistas que visitam a região, o presidente do Consórcio e prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo, resgata o próprio slogan do grupo: “Um destino apaixonante”. Ele destaca características importante, como a alta qualidade gastronômica, pontos históricos e culturais e opções para descanso e aventura.

De acordo com Belini, existem aproximadamente 25 mil leitos na rede de hotelaria e hospedagem em toda a região. E o otimismo para o setor turístico também se mantém para o mês de dezembro, culminando com as festas de final de ano. A expectativa já é de um aumento de 40% na circulação de turistas.

Maria Fumaça é destaque entre as atrações turísticas

Em Jaguariúna, o principal atrativo turístico é o passeio de Maria-Fumaça, apontada como o cartão postal da cidade, que chega a receber até duas mil pessoas por final de semana, segundo informações da secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos: “A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pelos passeios da Maria-Fumaça, informou que houve um crescimento no número de visitantes na atração e a expectativa é de que haja uma procura ainda maior nos próximos feriados. O percentual de aumento deve ser de aproximadamente 25%”, sinaliza Maria das Graças.

Mas a secretária sinaliza outros temas de interesse que têm conquistado os turistas e garantido maior visibilidade ao município, como parques, eventos culturais, apresentações artísticas e também o roteiro gastronômico – sendo que este último atrai de 4 a 5 mil pessoas por final de semana.

Jaguariúna por si só conta com aproximadamente 900 leitos para hospedagem. “A porcentagem de ocupação nos hotéis é geralmente de 20% a 80%. Os feriados de novembro já ocupam cerca de 60% de leitos dos hotéis”, contabiliza Maria das Graças.

Diversidade

E para turistas que buscam a região para descansar, Juliano Belini destaca a tranquilidade, o ar puro e a segurança que encontrarão nas cidades. “O turista poderá desfrutar dos banhos nas águas termais em Águas de Lindóia; de muita história nas visitas a antigos casarões do século XIX em Amparo, além de um excelente café; flores das mais belas e gastronomia holandesa em Holambra; e um passeio de Trem Maria-Fumaça inesquecível em Jaguariúna”, sugere Belini. E as dicas não param por aí: o turista ainda poderá beber da água mais limpa e comer um leitão à pururuca em Lindóia; experimentar aguardente e comer um pãozinho caseiro em Monte Alegre do Sul; comprar as famosas porcelanas de Pedreira; conhecer o shopping a céu aberto com malhas, couro, entre outros em Serra Negra, além de desfrutar de um bom vinho. “E, para finalizar o passeio, curtir a adrenalina em Socorro, conhecida pela prática de esportes de aventura acessíveis e turismo rural para todas as idades”, finaliza o gestor.

Reportagem: Viviane Westin

Foto: Alexandre Macedo/PMJ

Uncategorized

Com novas regras de agendamento e acesso, Holambra recebe 49 excursões durante feriado

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Holambra recebeu entre os dias 04 e 07 de setembro 49 ônibus de fretamento turístico – todos eles devidamente identificados e com agendamento prévio confirmado através de plataforma eletrônica implementada pelo Departamento Municipal de Turismo e Cultura. O sistema põe em prática as novas regras de acesso e permanência de excursões na cidade, estabelecidas por meio de Decreto no dia 26 de agosto.

O documento, que revoga a proibição instituída em junho de 2021 em função da pandemia, determina que esses veículos passem a ser cadastrados pelo Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, na aba de Serviços, Cadastro para Excursões.

Apenas os 20 primeiros ônibus inscritos têm, desde então, o ingresso liberado mediante autorização prévia, que deve ser impressa e afixada nos veículos em local visível para possibilitar o serviço de fiscalização. Ainda de acordo com a nova normativa, cadastros adicionais serão aceitos em caráter excepcional com apresentação de reservas de hotéis ou pousadas em Holambra ou em um raio de 70 km.

No sábado, 04, 12 excursões passaram pela Capital Nacional das Flores, com crescimento gradual no domingo, 17, e na terça-feira, 20.

De acordo com a diretora da pasta, Alessandra Caratti, a avaliação dos primeiros dias com nova normativa é positiva. “Acompanhamos de perto a chegada das excursões agendadas e o cumprimento das novas regras de circulação desses veículos. Foi um trabalho de muito êxito, sem qualquer ocorrência durante todo o feriado”, diz.

Segundo ela, a liberação restrita a ônibus previamente inscritos e autorizados tem por objetivo organizar o crescente fluxo de visitantes, assegurando experiências turísticas que sejam boas e adequadas à estrutura da cidade. “Queremos receber bem as pessoas que escolhem Holambra como destino. Pra isso, é preciso conduzir com muita organização o esquema de excursões de acesso coletivo”, explica.

Continue lendo

Uncategorized

Pré-candidata a deputada estadual, Taís Souza, se reúne com vice-prefeito de Pedreira, Fábio Polidoro

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A pré-candidata a deputada estadual Taís Souza e o presidente nacional do Partido da Mobilização Nacional (PMN), João Garcia, visitaram na semana passada o vice-prefeito de Pedreira, Fábio Polidoro. Na reunião, realizada nas dependências do Paço Municipal, Polidoro, Taís e João Garcia, conversaram sobre projetos futuros e estreitaram laços.

“Eu sempre fui muito bem recebida pelo Polidoro e acho que essa proximidade entre quem está no governo e a sociedade civil é sempre importante. Agradeço muito pela conversa”, diz na ocasião Taís Souza.

Continue lendo

Uncategorized

Rede municipal de ensino de Holambra amplia retorno presencial a partir desta segunda, 02

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As escolas estão preparadas para receber os alunos com segurança, respeitando todos os cuidados sanitários preventivos

A partir desta segunda-feira, 02, a rede municipal de ensino de Holambra amplia o retorno presencial dos alunos nas escolas, acompanhando diretrizes do Decreto Estadual nº 65.849, publicado no início desse mês. Desde a retomada das aulas presenciais, em 28 de junho, a capacidade das salas estava limitada a 35% do número de alunos.

A normativa, reforçada pela Resolução nº 65/2021 da Secretaria de Educação do Governo Paulista, autoriza até 100% da capacidade de ocupação nas salas de aula, desde que respeitado o distanciamento mínimo de um metro entre os alunos. O percentual de ocupação é definido de acordo com o espaço físico de cada escola. Apesar da ampliação, o retorno permanece opcional e o conteúdo continua disponível de modo híbrido – em sala de aula e por meio da plataforma online.

Com o retorno ampliado, o horário das creches municipais entre 02 e 06 de agosto é das 6h45 às 11h30. A partir do dia 09 o horário de saída é às 17h. Os turnos escolares para os demais alunos continuam os mesmos: das 7h às 12h no período da manhã, das 12h40 às 17h40 no período da tarde e das 19h às 23h para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A diretora interina do Departamento Municipal de Educação, Claudicir Pícolo, detalha como será determinada a quantidade de alunos por sala de aula: “Em escolas onde as classes têm menor número de alunos podemos convocar até 100% deles, respeitando o distanciamento de 1 metro. Em outras, onde não é possível atender esse distanciamento, trabalharemos com dois grupos de alunos, intercalando os dias de presença”, explica.

A diretora observa ainda que o retorno presencial não é obrigatório, mas o cumprimento de todas as atividades pedagógicas, sim. “Mesmo de maneira remota, as tarefas fazem parte da rotina da criança, são obrigatórias e devem ser monitoradas pelos pais ou responsáveis”, conclui.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias