Conecte-se conosco

Jaguariúna

Faz gosto – Lebrão

Publicados

em

De semblante sempre alegre, microfone na mão, câmera fotográfica nos olhos, uma boa história para contar a tira colo, lições de vida e prazer em ajudar. Os feitos dos grandes homens antecedem sua apresentação.

Um filho ilustre de Jaguariúna que dispensou a formalidade do nome de registro, que nem ele mesmo às vezes reconhecia quando era chamado de Antonio, para abraçar o apelido de infância e ser para sempre eternizado como o querido Lebrão.

Neste 28 de abril, completaria 62 anos. Hoje não ouvimos mais o seu “faz gosto“, mas somos nós que fazemos nossas “saudações maiúsculas“.

Talvez, de alguma maneira, ele soubesse que sua passagem por essa vida não seria tão extensa, então tratou de acelerar o passo como uma verdadeira lebre. Viveu de forma intensa e fez acontecer! Os tantos legados deixados são a prova de sua dedicação para o povo.

Contar a história de Jaguariúna sem citar Lebrão é impossível. Contar a história de Lebrão sem citar Jaguariúna também é. São histórias que se fundem. Jaguariúna deu tudo a Lebrão, e Lebrão deu tudo de si a Jaguariúna.

Por 33 anos foi funcionário público, começando como almoxarife e terminando o jogo da vida onde foi o camisa 10, como Secretário de Esportes. Inquieto, proativo, idealista e realizador, contribuía onde fosse chamado e construiu sua trajetória também nas áreas da educação, cultura, turismo e comunicação.

Quem não se lembra da sua animada divulgação do Passeio Ciclístico nas escolas? Do suspense interminável no sorteio das bicicletas? Das matinês dos bailes de carnaval com os concursos de fantasias? Com a emoção e a fé na locução e organização da Cavalaria Antoniana? Das Olimpíadas da Integração que faziam pulsar o Ginásio Azulão?

Os seus feitos foram reconhecidos pelo seu povo, que nele enxergavam um representante digno e o elegeram por duas vezes como vereador.

Um homem que ajuda a construir uma história, jamais permitiria que essa história seja esquecida. Passou então a resgatar jornais e fotografias de tempos anteriores ao seu, somando-os aos que ele mesmo passava a produzir. Dessa maneira, deixou para a eternidade, para todas as gerações da nossa querida terra-mãe Jaguariúna, um acervo com aproxidamente 400 mil fotos, documentos e registros jornalísticos de nossa cidade.

Chama a atenção o zelo e o trabalho meticuloso em armazenar e identificar cada pasta e cada CD com a devida descrição de seu conteúdo, locais, personagens e em que tempo da história os fatos ali registrados aconteceram. Todo esse acervo foi doado pela família para a Casa da Memória, garantido seu objetivo em dedicar tanto empenho e capricho na catalogação de tão vasto conteúdo, que todos conhecessem através da sua sensibilidade a história de sua tão amada Jaguariúna.

Pena dizer que a vida não tenha sido tão generosa com ele, quanto ele foi para os outros. O fez lutar contra o temido câncer. Venceu com louvor a primeira batalha, mas foi acolhido no reino dos céus quando outra luta ousou o desafiar.

Reconhecidamente um altruísta, dedicado em ajudar, reergueu homens, ajudou a realizar sonhos e salvou vidas. Sempre no anonimato. Deixou eterna e absoluta gratidão em muitos corações. E aqui mora o grande legado de um homem que tanto fez. Deixou exemplos e se fez para sempre na memória o amigo leal, que amparou quem o procurou, que desfrutou de seu incansável desejo de realizar e que será lembrado com um sorriso no rosto, mesmo quando o que se deseja é um abraço apertado.

Cássio Rodrigues – Filho

Jaguariúna

Simulação realística de acidente com múltiplas vítimas prepara estudantes de Enfermagem para atuar em emergências

Publicados

em

Atividade promovida pela UniFAJ reuniu cerca de 100 participantes e reproduziu um cenário de acidente de trânsito com vítimas graves, exigindo atendimento, triagem e resgate em tempo real

Os estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) participaram, na última segunda-feira, 08, de uma simulação realística de múltiplas vítimas realizada no campus 2 da instituição. A atividade reproduziu um grave acidente de trânsito envolvendo um automóvel e uma motocicleta, seguido de uma explosão.

Ao todo, cerca de 100 participantes estiveram envolvidos na ação, entre estudantes, docentes, profissionais da saúde, equipes de emergência e voluntários caracterizados como vítimas. Participaram da atividade alunos do 7º e 9º semestres do curso de Enfermagem, além de estudantes dos cursos de Medicina e Biomedicina.

LEIA TAMBÉM:

O treinamento simulou uma ocorrência semelhante às situações enfrentadas diariamente pelos serviços de urgência e emergência. No cenário criado, dez vítimas necessitaram de atendimento, sendo que oito foram socorridas e encaminhadas para atendimento especializado, enquanto duas tiveram óbito constatado ainda no local.

Erros e acertos
Segundo o docente da disciplina de Urgência e Emergência e responsável pela atividade, Luiz Fernando Fogaça, a simulação é uma importante ferramenta de avaliação e aprendizagem.

“Avaliamos os estudantes em uma situação que, infelizmente, faz parte da nossa realidade. Esse tipo de atividade permite verificar se eles estão preparados para um atendimento real, além de identificar possíveis falhas e trabalhar para que elas não aconteçam quando estiverem atuando profissionalmente”, destaca.

Para a estudante do 7º semestre do curso de Enfermagem, Rayssa Dantas, a experiência contribui para o desenvolvimento da segurança e da capacidade de tomada de decisão dos futuros profissionais. “Ter essa experiência ainda na graduação, antes de chegarmos à prática da profissão, nos dá uma excelente noção do que encontraremos no dia a dia. A simulação mostra nossos erros e nos ensina como podemos melhorar”, afirma.

A aluna Maria Vitória Paiva também ressalta a importância da atividade para a formação acadêmica. “Essas experiências nos ajudam a entender o que veremos na rotina profissional. A faculdade nos prepara para o mercado de trabalho, o que é fundamental para o nosso aprendizado e para a nossa carreira. Aqui é um ambiente seguro para errarmos e aprendermos”, completa.

A ação contou ainda com a participação da Máster Life, de Águas de Lindóia, do Corpo de Bombeiros Civil de Pedreira e da Guarda Municipal de Jaguariúna.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Saúde de Jaguariúna orienta pacientes a agendar transporte com 48 horas de antecedência

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna reforça que o agendamento de carros, vans e ambulâncias destinados ao transporte de pacientes para consultas, exames ou tratamentos realizados em outras cidades deve ser solicitado com, no mínimo, 48 horas de antecedência.

O serviço é coordenado pelo Setor de Transporte da Secretaria de Saúde e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, no Atende Saúde, localizado na Cidade da Saúde.

Segundo a Secretaria, a antecedência no agendamento é fundamental para garantir a organização da logística, a disponibilidade da frota e um atendimento eficiente a todos os pacientes que dependem do transporte público de saúde para dar continuidade aos seus tratamentos.

A Cidade da Saúde fica na Rua Amazonas, nº 504, no Jardim Dom Bosco. Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o serviço de transporte, os munícipes podem entrar em contato pelo telefone (19) 3199-7512, ramais 3010 e 3011.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Audiência Pública sobre Revisão dos Planos de Saneamento e Resíduos de Jaguariúna acontece hoje

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (SAAEJA) realizam nesta quarta-feira, dia 10 de junho, às 18h30, a audiência pública para apresentação da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

O encontro será realizado no Auditório da Cidade da Saúde, localizado na Rua Amazonas, 504, no Jardim Dom Bosco, e é aberto à participação de toda a população.

Durante a audiência, a equipe técnica responsável pelos estudos apresentará os resultados finais dos trabalhos desenvolvidos para atualização dos planos, além de promover um debate aberto para esclarecimento de dúvidas e recebimento de contribuições da comunidade.

LEIA TAMBÉM:

A revisão dos dois instrumentos de planejamento é fundamental para orientar as políticas públicas relacionadas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e demais ações voltadas à infraestrutura e à sustentabilidade do município.

A iniciativa integra o processo participativo conduzido pela Prefeitura e pelo SAAEJA, que também contou com uma etapa de consulta pública digital para que moradores pudessem analisar os documentos técnicos e encaminhar sugestões.

A Administração Municipal destaca a importância da participação popular no processo, contribuindo para a construção de diretrizes que atendam às necessidades atuais e futuras de Jaguariúna nas áreas de saneamento básico e gestão de resíduos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias