Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Em oito meses, Segurança de Artur Nogueira garante quedas em taxas de criminalidades

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

De acordo com dados da SSP, o número de roubos caiu 36%, de homicídio 75%, e furtos e roubos de veículos 17%; prisões subiram 37%

O investimento feito pela Prefeitura Municipal em ações que promovam mais segurança já tem garantido resultados em Artur Nogueira. Dados emitidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que os índices de criminalidade no município apresentaram quedas consideráveis entre janeira e agosto, comparado ao mesmo período do ano passado.

Isso porque, nos oito primeiros meses de 2020, foram elaborados 58 Boletins de Ocorrência (B.O) contra roubos, ao passo que nos oito primeiros meses de 2021, o número caiu para 37 – registrando uma queda de 36%.

Quando se trata de homicídios, os números também foram favoráveis à segurança. De janeiro a agosto do ano passado, o município contabilizou 4 homicídios, enquanto no mesmo período de 2021 apenas 1 caso foi registrado. Tais registros apontam para uma queda de 75% em crimes dessa natureza. 

Da mesma forma, o índice de furtos e roubos de veículos em Artur Nogueira também caiu durante os oito primeiros meses deste ano. De 69 casos (2020), o número foi para 57 (2021) – uma queda de 17%.

Prisões
Além dos crimes que foram coibidos – frutos do reforço na segurança em locais públicos -, os índices de prisões subiram significativamente de janeiro a agosto. Isso significa, que as forças policiais do município conseguiram capturar grande parte dos responsáveis por cometer atos criminosos. 

Segundo a SSP, Artur Nogueira realizou 108 prisões em flagrante em oitos meses, 42 a mais do que as registradas no mesmo período de 2020, quando foram feitas apenas 66 prisões. 

No entanto, quando consideramos a soma das prisões em flagrante e outros tipos de prisões (preventivas, temporárias, prisão civil do não pagador de prisão alimentícia, entre outras), o número é ainda maior. De janeiro a agosto desta ano, foram 186 prisões contra as 136 feitas ano passado. Um aumento de 37%.

Para o secretário Dr. Roberto Daher, a redução na criminalidade em Artur Nogueira é resultado da atuação conjunta entre as forças de segurança do município e do Estado. “A integração que construímos juntos, secretaria municipal de Segurança, por intermédio da nossa Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, demonstra ser um fator preponderante para o êxito obtido no enfrentamento da criminalidade. O cidadão nogueirense merece viver em uma cidade cada vez mais segura”, destacou.

Importância do B.O
Daher ressalta que é extremamente importante que as vítimas registrem um Boletim de Ocorrência, pois, somente dessa forma, a Justiça poderá aplicar às sanções cabíveis caso os suspeitos venham a ser identificados. 

O registro policial também possibilita que a corporação identifique pontos com incidências de tais práticas e trace estratégias para coibi-las e, consequentemente, capturar possíveis suspeitos.

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira lança programação de fim de ano, com atrações para toda família

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

“Artur Nogueira Iluminada 2021” inclui decorações, papai noel itinerante, festas solidárias, recitais, apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem, e muito mais 

Luzes verdes e vermelhas enfeitam as avenidas. As músicas alegres, os presentes amontoados embaixo da árvore e a mesa decorada tornam os momentos em família ainda mais especiais. Já os atos de solidariedade – sempre aflorados aos finais de ano – remetem a chegada das datas mais mágicas do calendário: Natal e Ano Novo.

Com o objetivo de reunir as famílias e celebrar as festas de final de ano, com mensagens de paz, amor e esperança, a Prefeitura Municipal lançou a programação “Artur Nogueira Iluminada 2021”. Serão mais de 20 dias de eventos, com apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem e convidados, recitais, festa solidária às pessoas atendidas por programas sociais do município, lives especiais, visitas do Papai Noel, e muito mais. 

Já as decorações natalinas – com iluminação especial, elementos decorativos, casa do Papai Noel e outros -, estão sendo preparadas com muito carinho pela Administração Municipal e poderão ser vistas nas ruas e praças centrais, além de alguns pontos turísticos de Artur Nogueira. 

O prefeito Lucas Sia (PSD) convida a população nogueirense a desfrutar de momentos mágicos nesse final de ano. “Preparamos essas atrações com muito carinho e tenho a certeza de que encantará todas as famílias nogueirenses. Que essa linda programação possa levar alegria a todos depois desses dois anos de pandemia. Será um lindo presente à população”, destacou.

Confira abaixo a programação, com datas, horários e locais:



ENSAIO ORQUESTRA JOVEM DE ARTUR NOGUEIRA

Data: 01/12

Horário: 20h
Local: Clube Recreativo Floresta

Entrada Franca

Participação Especial: Gilberto Pontes

CHEGADA DO PAPAI NOEL

Data: 04/12

Horário 19h

Local: Replica da Estação

Entrada Franca

Haverá praça de alimentação no local (ambulantes locais)


APRESENTAÇÃO DE BALÉ CASA DO CAMINHO, COM APOIO DA PREFEITURA

Tema: O Natal do Grinch
Data: 03,04 e 05/12 

Horário: 03 e 04 ás 20h / 05 ás 18h

Local: Ginásio Esporte Mauricio Sia

Entrada Franca

Lot. Max. 450 pessoas

ANIVERSÁRIO DO LIBERDADE MOTOCLUBE
 (PARTICIPAÇÃO DAS ENTIDADES)
Data: 04 e 05/12

Horário: 04/12 das 12h ás 01h / 05/12 das 09h ás 18Hh
Local: Balneário Municipal

Entrada: Moto Clube R$ 15,00 / Pedestre R$ 20,00

Participação Especial: Killers, Trilha Zero, Acidc Forever, Keep On Rock, Appetite for Guns, Sete Gato, Os Caravéio, Banda I.V.



INSTALAÇÃO DO PAINEL CASA DA MEMÓRIA 

Data: 08/12

Horário: 19h30

Local: Réplica da Estação 



1º FEIRA LIVRE DO PASTEL
Data: 09/12

Horário: 12h ás 22h

Local: Rua 7 de Setembro (Em frente à Loja Cem)

CULTURA ROCK SOLIDÁRIO
Data: 09/12

Horário: 20h

Local: Replica da estação

Participação Especial: Banda Os Caravéio e Projeto Keep On Rock

Arrecadação de brinquedos para crianças carentes


FESTA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Data: 11/12

Horário: 10h

Local: Quadra coberta do Núcleo Administrativo 

Público: famílias assistidas pela pasta



PROJETO BÍBLIA NA PRAÇA

(Distribuição gratuita de bíblias e leitura da Bíblia em 1 hora)

Data: 12/12

Horário: 09h

Local: Praça do Coreto

CORRIDA SOLIDÁRIA – CORRIÇÃO

Data: 12/12

Horário: 7h30 às 13h

Local: Praça Maria Isabel (frente ao INSS)



LIVE EXPO ARTUR

Data: 17 e 18/12

Horário: 21h30

Local: Transmissão Brasil Rural TV


BAZAR “NATAL SEM FOME”

(Toda da renda será para famílias carentes)

Data: 18/12

Horário: a partir das 8h

Local: Av. Dr. Fernando Arens (Em frente à antiga biblioteca)


AÇÃO SOLIDÁRIA

(Destinado as crianças carentes)

Data: 18/12

Horário: 07h às 15Hh
Local: Av. Duque de Caxias (Em frente à Igreja dos Mórmons)


LIVE APRESENTAÇÃO BALÉ – Oficinas Culturais do Município
Tema: O Despertar da Primavera

Data: 21/12

Horário: 20h

Local: Facebook/Instagram da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira

APRESENTAÇÃO ORQUESTRA JOVEM DE ARTUR NOGUEIRA

Data: 22/12

Local: Ginásio Clube Floresta

Horário: 20h

Participação Especial: Daniel Boaventura e Derico

ITINERÁRIO PAPAI NOEL 
(Somente nas ruas principais / mediante a chuva será cancelado)


09/12 – Parque das Flores; Torre da Rádio; Coração Criança; CDHU; Sacilotto I e II; Planalto; Bom Jardim; Villa Nogueira; Bela Vista; Leonor; Arrivabene; Carolina; Casinhas; Itamaray; Parada Praça INSS.

16/12- Blumenau; Centro; Duzzi; Resek; Parada Lagoa dos Pássaros.

Continue lendo

Artur Nogueira

Carreta Móvel do Via Rápida se instala em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Estão sendo oferecidos três cursos na área de elétrica e mecânica

A Carreta Móvel do Via Rápida já se instalou em Artur Nogueira e tem dado a oportunidade para que moradores participem de cursos profissionalizantes gratuitos. A carreta foi um pedido da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Administração, e concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

O prefeito Lucas Sia (PSD) explica que os cursos oferecidos buscam diminuir os níveis de desemprego e subemprego, além de contribuir para o desenvolvimento local. 

“Os cursos beneficiarão jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. Aproveito para agradecer ao Governo de Estado pela parceria e à minha equipe que não mede esforços para oferecer sempre o melhor à população nogueirense”, pontuou. 

A carreta está instalada ao lado do Centro Cultural Tom Jobim, no Centro, e ficará no município por cerca de um mês. Ao todo, serão formadas três turmas, de 16 alunos cada, e em três períodos. Cada curso terá duração de 100 horas.

O Programa

A carreta da Via Rápida percorre os municípios do Estado de São Paulo com o objetivo de promover o aumento da competitividade da economia paulista e a formação profissional dos trabalhadores.

Podem participar do programa maiores de 16 anos alfabetizados, com prioridade aos desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.Cursos oferecidos

Eletricista de Veículos Automotores

Capacita o aluno para atuar em serviços de instalação e manutenção eletroeletrônica em veículos, realizar manutenções preventivas, preditivas e corretivas, inspecionando veículos automotores e diagnosticando defeitos eletroeletrônicos.

Mecânica Automotiva – Básica

Capacita o aluno para auxiliar na manutenção de motores, sistemas e partes de veículos, substituição de peças, reparo e no teste de desempenho de componentes e sistemas, trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Mecânica de Direção, Suspensão e Freios

Capacita o aluno para realizar manutenção preventiva e corretiva em sistemas convencionais de suspensão, direção e freios.

Continue lendo

Artur Nogueira

Grupo de teatro de Artur Nogueira realiza Mostra com apresentações inéditas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com apoio da Prefeitura, Corpo Envolve Mente apresentará peças teatrais no telão na Réplica da Estação; Entrada é gratuita

O grupo teatral Corpo Envolve Mente vai realizar uma Mostra em Artur Nogueira do Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo. A iniciativa, com apoio da Secretaria de Cultura, acontece no domingo, 28, às 18h, na Réplica da Estação. 

Devida à pandemia, novas forma de teatro foram fomentadas pela área cultural no Estado de São Paulo. Assim, seguindo os protocolos de segurança sanitários, as peças foram desenvolvidas de maneira on-line. Sendo assim, as apresentações serão exibidas em telão. Vale destacar também que a entrada é gratuita.

De acordo com o grupo, haverá a exibição de 3 peças, são elas: “A Farsa da boa preguiça”, de Adriano Suassuna, Grupo Anankê de Indaiatuba, “O Último de Godot”, de Matei Visniec – Grupo Corpo Envolve Mente de Artur Nogueira, e ” O mistério bufinho” da Cia do Bagaço de Campinas.

Para abrilhantar as apresentações, o público poderá apreciar o trabalho dos atores Helou Nascimento, Fernanda Beltramini, Cleber Augusto Ket, Luiz Fernando Marcondes, Cecília Freitas e André Câmara.

A ação cultural é uma realização do grupo Corpo Envolve Mente e apoio da Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria de Cultura e Turismo; Poiesis – Gestão Cultural e Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias