Conecte-se conosco

Entretenimento

Coral de Holambra está com inscrições abertas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Em processo de formação, o Coral Municipal de Holambra recebe inscrições dos interessado em fazer parte do grupo. As inscrições pode ser realizada na Biblioteca Municipal, pelo telefone (19) 3802-4423 ou pelo e-mail [email protected] As vagas são limitadas.

É preciso informar nome, telefone, idade e endereço eletrônico. O atendimento presencial é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Podem participar moradores a partir de 14 anos e não é necessário ter experiência em canto. Os ensaios são realizados às segundas-feiras das 19h30 às 21h30. “Durante os encontros os participantes aprendem teoria musical, técnicas vocais e como fazer, por exemplo, a abertura de voz”, explica a professora Claudia Feltre.

A educadora Marli Peres Rebelatto mudou-se recentemente de São Bernardo do Campo para Holambra. Lá, ela cantava no coral da escola em que trabalhava e ficou “muito feliz” quando soube que teria esta oportunidade em Holambra. “Estou fazendo Coral porque já dizia o provérbio que ‘quem canta seus males espanta’. Basta começar a cantarolar junto aos colegas coristas para sentir o ganho de bem-estar e fazer novas amizades”.

O estudante Victor Hugo Mantovani Gonçalves participa das aulas pensando em uma carreira profissional. “Eu sou ator e gosto muito de musicais. Para participar de musicais é preciso ser muito afinado, tem que cantar muito bem”, explica. “Eu estou gostando das aulas. Dá para ver que a professora domina as técnicas e é afinadíssima”.

Para a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Carattim, a ideia, além de proporcionar mais uma alternativa de lazer para os holambrenses, é fazer com que este grupo represente a cidade em encontros e eventos.

Entretenimento

Jota Quest faz show exclusivo em live aberta ao público

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O grupo Jota Quest realiza na sexta-feira, 30, às 20h, um show exclusivo, sem a presença de público, que será transmitido em tempo real no canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/construtoraplaneta. O conjunto apresenta hits que marcaram época e também sucessos mais atuais, embalando os fãs que estiverem conectados.

A banda mineira segue como uma das mais queridas, ativas e populares do País. Com a mesma formação desde o início – Paulinho Fonseca (bateria), PJ (baixo), Marco Túlio Lara (guitarra), Marcio Buzelin (teclado) e Rogério Flausino (vocal) –, soma mais de sete milhões de cópias vendidas de seus nove álbuns e seis registros ao vivo, ultrapassando a marca de meio bilhão de views e plays no ambiente digital.

Com dois prêmios Grammy Latino na bagagem e muita história para contar, o grupo prepara turnê comemorativa de seus 25 anos de carreira, enquanto se aproxima da marca histórica de três mil shows, no Brasil e no exterior, incluindo quatro passagens pelo Palco Mundo do Rock in Rio.

A live da banda no dia 30 integra o evento de apresentação do Planeta Square Garden, complexo multiuso da Construtora Planeta, de Sorocaba.

Continue lendo

Entretenimento

Narizinho, de Monteiro Lobato, faz 100 anos e ganha exposição virtual

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Biblioteca inaugura mostra gratuita com raro material do autor

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo, (USP) abre ao público, hoje, 22, em formato digital, a exposição Uma menina centenária – 100 anos de Narizinho Arrebitado, que marca o centenário da publicação do livro infantil A menina do narizinho arrebitado. No último domingo, foi comemorado o aniversário de Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882.

A mostra tem curadoria das professoras e pesquisadoras Gabriela Pellegrino Soares (USP) e Patrícia Tavares Raffaini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e do designer Magno Silveira. A abertura será nesta quinta-feira (22), às 14h, com uma mesa-redonda que reúne os curadores e a convidada Cilza Bignotto, escritora e professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Federal de Ouro Preto. A mesa de abertura pode ser acessada pelo site da BBM, e a exposição pode ser vista no site.

A mostra apresenta, em imagens e textos, a trajetória do escritor, o nascimento da personagem Narizinho e outras informações e curiosidades.

O site é rico em fotos, cartas de crianças leitoras, ilustrações do cartunista Voltolino e imagens de livros que compõem a história pessoal e profissional de Monteiro Lobato. Uma seção específica é dedicada a discutir a respeito das acusações de racismo que o autor sofreu em tempos recentes.

A curadora Patricia Tavares Raffaini destaca a oportunidade de o visitante ter acesso a materiais muitas vezes desconhecidos e exemplifica: “Na exposição o público poderá verificar na íntegra, não só a primeira edição da obra, muito diferente das versões posteriores, como também o manuscrito que deu origem às aventuras de Narizinho e Pedrinho”.

Já a pesquisadora Gabriela Pellegrino Soares afirma que “a exposição recupera a história do livro A menina do narizinho arrebitado pelo prisma da biografia de Monteiro Lobato e do ambiente literário, artístico, educacional e político que envolveu as primeiras edições da obra, desde o seu lançamento em 1920.”

Fonte: Narizinho, de Monteiro Lobato, faz 100 anos e ganha exposição virtual | Agência Brasil (ebc.com.br)

Continue lendo

Entretenimento

Ramadã 2021: o que significa esse mês santo e como comemorá-lo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O 9º mês do calendário islâmico é o mais sagrado dentro da cultura muçulmana e um momento de compaixão e autorreflexão

Desde o início do Ramadã, em 13 de abril, o significado do evento vem sendo discutido e muitos se perguntam por que é tão importante e sagrado. O Ramadã é uma tradição da religião islâmica e celebra a primeira revelação do Alcorão a Maomé, um líder religioso árabe, que os muçulmanos acreditavam ter acontecido no nono mês do calendário islâmico. Para honrar e dar as boas-vindas ao espírito deste mês sagrado, Dubai, como uma cidade predominantemente muçulmana, está abraçando sua herança e oferecendo uma variedade de experiências culturais para residentes e visitantes.

Ao contrário do calendário gregoriano. que conta os anos pelas voltas que a Terra gira em torno do sol, o calendário islâmico é baseado nos meses lunares. Assim, o Ramadã é uma data móvel e, neste ano, vai até 12 de maio.

A primeira revelação do Alcorão tornou o Ramadã um mês muito importante para os muçulmanos, razão pela qual o ritual de jejum ocorre. Seu propósito é permitir que os filhos de Alá se aproximem dele e cresçam espiritualmente. O jejum é uma prática obrigatória para os muçulmanos e deve ser realizado entre o nascer e o pôr do sol.

O Ramadã tradicionalmente termina com uma celebração conhecida como Eid al-Fitr, que pode ser traduzida como “festival do jejum”. As comemorações podem durar até três dias e é muito comum as pessoas trocarem presentes entre si.

Dubai abraça sua herança árabe
Localizado nos Emirados Árabes Unidos, Dubai tem uma ênfase cultural muito forte em sua identidade, e os visitantes podem mergulhar na história e cultura da cidade experimentando algumas tradições. Como andar pelo Souk, um mercado tradicional onde se pode comprar vários produtos típicos, dar um passeio pela cidade velha para admirar a arquitetura antiga ou ir ao deserto para ter uma experiência como os beduínos. Os turistas também devem conhecer o bairro histórico de Al Fahidi e a casa e vila tradicional do Sheik Saeed Al Maktoum, explorar vilas de estilo tradicional com torres eólicas e pátios, ver ceramistas e artistas locais de perto e vivenciar a vida local no Sheikh Mohammed Center for Cultural Understanding.

Para abraçar o espírito do Ramadã e honrar sua herança, Dubai está oferecendo uma série de experiências culturais e gastronômicas para toda a família. Neste ano, o Dubai Festivals and Retail Establishment (DFRE) reuniu uma ampla gama de atividades que destacam perfeitamente as ocasiões familiares, a comida e o ambiente que fazem do Ramadã uma época tão especial do ano.

Ahmed Al Khaja, CEO do DFRE, disse: “A reputação bem-merecida de Dubai como um destino global realmente se destaca durante o Ramadã, quando a cidade mostra um espírito de união e comunidade que é compartilhado por mais de 200 nacionalidades e culturas que vivem em Dubai. O calendário de eventos fornecerá aos residentes e visitantes uma visão sobre o verdadeiro significado do Mês Santo, com experiências tradicionais e gratificantes que abrangem os setores inigualáveis de varejo, comida e bebida e entretenimento da cidade”.

Dubai ganha vida com as tradicionais instalações de iluminação, incluindo bandeiras e decorações 3D, em diferentes pontos turísticos da cidade, como a torre do relógio em Deira, o World Trade Center Roundabout e a praia em frente ao Jumeirah Beach Residence. Pelas pontes Al Maktoum, Al Garhoud e Business Bay, 370 bandeiras espalham a mensagem do Ramadã em Dubai.

Além disso, o Dubai Festival City Mall dará as boas-vindas a famílias e amigos para explorar uma grande variedade de eventos e atividades com o tema Ramadã, e hotéis, restaurantes e lojas de grife, como Armani, estão oferecendo promoções especiais para os clientes. Todos os eventos são realizados de acordo com todas as regras importantes de saúde e segurança, incluindo distanciamento social e uso de máscaras em todos os momentos.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias