Conecte-se conosco

Jaguariúna

Contra Covid, Prefeitura de Jaguariúna entrega ampliação de leitos no Hospital Municipal

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega nesta quinta-feira, 08, a obra de reestruturação do Hospital Municipal Walter Ferrari, com a criação de 22 novos leitos clínicos na unidade. As intervenções possibilitaram um aumento de quase 30% na capacidade de leitos do hospital – que hoje é de 78, no total, passando a 100 leitos. As mudanças fazem parte do pacote de medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na cidade.

A reestruturação no hospital foi possível graças à transferência do Centro de Especialidades Médicas e da sede administrativa da ASAMAS (organização social que administra o hospital) para outros prédios. Os novos leitos dão mais segurança na separação física dos pacientes diagnosticados ou suspeitos de Covid-19 dos demais pacientes com outras necessidades clínicas. Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde, esses pacientes ficam isolados, porém na mesma ala.

Além da reforma estrutural concluída, o projeto de reestruturação do hospital também inclui a aquisição de novos equipamentos e a contratação de profissionais da saúde, melhorando a capacidade instalada e possibilitando a implantação de novos serviços. “Após a entrega desses leitos, entre outras ações, será possível a retomada das cirurgias eletivas de acordo com o preconizado no Plano Municipal de Retomada dos Atendimentos, pois ofertaremos leitos cirúrgicos, clínicos e para pacientes críticos, sendo um deles de isolamento. O local também será preparado para a realização de hemodiálise de casos agudos”, explica a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

A secretária também destaca que, mesmo sendo uma das medidas de enfrentamento do Covid-19 no município, a nova estrutura do Hospital Municipal permanece como legado para a população, pois não será desativada após a pandemia.

Continue lendo

Jaguariúna

Saúde de Jaguariúna aplica segunda dose da vacina contra Covid-19 em casa

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Campanha de vacinação contra o coronavírus tem ido além da vacinação no Parque Santa Maria. Quando a pessoa não retorna na data agendada para tomar a segunda dose, a Prefeitura inicia uma busca ativa e chega até a ir vacinar a pessoa em casa para completar a imunização conforme indicação do Ministério da Saúde.

De acordo com dados do relatório VaciVida (sistema on-line do Governo do Estado de São Paulo que registra os nomes das pessoas vacinadas) levantados pela Secretaria Municipal de Saúde, até a quinta-feira, 22, 224 jaguariunenses não compareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na cidade. Esse número corresponde a 0,7% do volume total de vacinas aplicadas na cidade.

Para que os faltosos sejam totalmente imunizados contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde identifica quem são e tenta entrar em contato com eles por telefone. No primeiro momento, é solicitado para que todos vão até o Parque Santa Maria para receber a segunda dose da vacina. Quando essa estratégia não funciona, a equipe da Secretaria de Saúde faz uma visita domiciliar para completar a imunização da pessoa.

A secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Pelisão, explica que é importante que todos mantenham os dados atualizados para que a equipe possa encontrá-los caso seja necessário e a população deve ficar atenta pois quem teve covid-19 devem aguardar quatro semanas para tomar a vacina.

“Até agora Jaguariúna já vacinou mais de 43 mil pessoas com a primeira dose. Ou seja, 76% da população. Quando elas recebem a primeira dose, a aplicação da segunda já é agendada pela equipe da secretaria de saúde. Com isso, a gente também consegue diminuir o número de jaguariunenses que deixam de tomar a segunda dose da vacina”, explica a secretária.

Continue lendo

Jaguariúna

Campanha de doação de leite da igreja Presbiteriana arrecada quase dois mil litros

Paula Partyka

Publicados

em

Doações foram entregues para a Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna

Com o apoio dos fiéis, o Espaço de Vida Presbiteriana em Jaguariúna arrecadou quase dois mil litros de leite em três meses com a campanha “Doe leite, doe vida!”. As doações foram entregues para a Secretaria de Assistência Social do município que consegue direcioná-las exatamente para quem precisa.

A campanha teve início ainda quando não estavam sendo realizados os cultos presenciais, por conta da pandemia. Mas, ainda assim, o resultado da arrecadação foi satisfatório. Os fiéis se organizaram e conseguiram fazer suas doações no primeiro sábado de cada mês.

No primeiro mês, a primeira arrecadação foi de 300 litros, a segunda de 1 mil litros e a terceira de 500 litros. Segundo o Pastor Carlos Roberto Miranda, a ideia é continuar arrecadando enquanto a pandemia perdurar e futuramente transformar a campanha em projeto que continue ajudando a comunidade.

Com o retorno dos cultos, Carlos acredita que as doações devem aumentar. “O convívio comunitário é o diferencial. Fico feliz em estarmos participando, de uma maneira pequena, mas participando. Essa é nossa missão de fato. Não estamos fazendo nada além do que deveríamos”, diz.

A igreja Presbiteriana está há oito anos na cidade e sempre que podem fazem projetos sociais respeitando seu tamanho. “Para mim, é a razão de ser. A igreja não deveria existir só para dentro, muitas vezes existe, mas por algum erro. A missão da igreja, propriamente dita, com base na Bíblia, é para fora. É alimentar. Seja com a palavra, mas também alimentar a partir do arroz, feijão, leite”, finaliza o Pastor.

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna volta a vacinar normalmente contra a Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A população que tem 30 anos ou mais pode ir até o Parque Santa Maria nesta quinta-feira, 22, para ser imunizada contra a Covid-19. A Prefeitura de Jaguariúna recebeu novas doses do imunizante e a vacinação que estava parcialmente suspensa foi retomada às 15h.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Maria do Carmo Pelisão, a cidade depende do envio dos imunizantes o que é feito por parte do Governo do Estado de São Paulo. “A situação foi normalizada rapidamente, por isso agora já voltaremos a vacinar quem tem 30 anos ou mais. É muito importante que a população seja imunizada para conseguirmos conter o coronavírus”, destaca a secretária.

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h no Parque Santa Maria. Os demais grupos prioritários também seguem recebendo as doses no mesmo local.

Para ser imunizado é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência e o Cartão Cidadão. Além disso, a pessoa também deve fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura (jaguariuna.sp.gov.br) no link “Cidadão”.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias