Artur Nogueira
Colégio de Artur Nogueira adere à Projeto Revitalizar da Prefeitura e adotar área verde
Colégio Anglo contribuirá com a preservação e manutenção do local, e ação enriquecerá aulas de educação ambiental da unidade
O Projeto Revitalizar, regulamentado pela Prefeitura de Artur Nogueira, tem incentivado moradores e empresários a colaborar com a manutenção de espaços comunitários da cidade. A iniciativa chamou a atenção do Colégio Anglo, que oficializou a adoção de uma área verde do município nesta segunda-feira, 18.
Além de contribuir para a preservação do Meio Ambiente, a ação enriquecerá as aulas de educação ambiental da unidade, uma vez que estudantes poderão ter práticas de plantio e cultivo. Com a adoção, a instituição se comprometeu de forma voluntária com a limpeza e jardinagem da área localizada na Alameda Monsenhor Padre Edisson Vieira Lício, no bairro Nova Artur – em frente ao novo espaço educacional.
O prefeito Lucas Sia (PSD) explica que a adoção de praças por instituições e empresas é uma alternativa da Administração Municipal para a preservação de áreas verdes do município. “O projeto é um ganho para todos, inclusive para o empresário que atende aos quesitos de responsabilidade social. Além de valorizar a empresa, a escola ou a associação do bairro, o programa contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida. Parabenizo ao Colégio Anglo por essa iniciativa que só tem a somar e contribuir com nossa amada Artur Nogueira”, frisa.

A diretora do colégio, Vivian Dutra, destaca que a adoção se deve ao interesse da instituição em contribuir com o desenvolvimento do município e preservação do Meio Ambiente. “Por se tratar de uma área verde, temos a intenção de dar continuidade ao projeto que desenvolvemos com os estudantes em nossa escola. Seguindo todas as orientações da Prefeitura, temos a pretensão de plantar árvores, flores e transformar esse espaço em uma praça com bancos para que nossos munícipes possam usufruir”, diz.
O termo de permissão de uso de próprio municipal foi assinado pelo prefeito Lucas Sia (PSD) e pela diretora Vivian Dutra, e o mesmo é válido por cinco anos (até 2026). Toda a ação realizada no local deverá ser comunicada à secretaria de Meio Ambiente, que se encarregará de fiscalizar os tipos de plantas a serem cultivadas na área.
PROJETO REVITALIZAR
O Projeto Revitalizar tem por objetivo autorizar o Poder Executivo a outorgar permissão de uso de próprios municipais e estabelecer parcerias público-privadas com empresas e pessoas físicas do município que desejam auxiliar no processo de revitalização dos locais públicos da cidade.
Com isso, moradores e empresários podem “adotar” um espaço e propor projetos de melhorias ao Poder Executivo. De autoria do vereador Melinho Tagliari (DEM), o projeto Revitalizar, aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito, busca incentivar e viabilizar ações para a conservação, execução, melhorias urbanas, ambientais, paisagística de praças, centros poliesportivos, canteiros e áreas verdes.
Conforme o decreto que regulariza o projeto, a formalização do ingresso dos cooperantes não implica qualquer autorização para o uso comercial dos próprios públicos municipais, tão pouco sua apropriação pelo particular.
Os interessados em adotar uma praça devem procurar o departamento de Protocolo da Prefeitura Municipal, a fim de formalizar o pedido e se orientar sobre os procedimentos para “adoção” do espaço. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do setor, que é o (19) 3827-9700 – ramal 9756.
Artur Nogueira
Prefeitura de Artur Nogueira apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre de 2026
Audiência acontece no dia 25 de maio, segunda-feira, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria da Fazenda, convida a população para participar da Audiência Pública das Metas Fiscais referente ao 1º quadrimestre de 2026, que será realizada no próximo dia 25 de maio, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal (Rua dos Expedicionários, nº 467, Centro).
O encontro acontece em cumprimento à legislação federal que garante a transparência da gestão fiscal e o acompanhamento das contas públicas pela sociedade.
Objetivo da audiência
A audiência atende à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), que determina que, a cada quadrimestre, o Poder Executivo deve apresentar os resultados das metas fiscais em audiência pública, garantindo à população acesso e compreensão sobre como estão sendo aplicados os recursos públicos.
De forma prática, a legislação estabelece que a Prefeitura deve demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, ou seja, se a arrecadação e os gastos estão de acordo com o planejado. Além disso, a lei também reforça a importância da participação popular, assegurando que os munícipes possam acompanhar, questionar e contribuir para uma gestão mais transparente e responsável.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Campanha do Agasalho “Aqueça seu irmão” fará Dia D em 17 de maio
Iniciativa do Liberdade Motoclube conta com apoio da Prefeitura de Artur Nogueira e de motociclistas da cidade; população pode contribuir doando agasalhos
O ‘Dia D’ da Campanha do Agasalho 2026 “Aqueça seu irmão” será realizado no dia 17 de maio, um domingo, em Artur Nogueira. A concentração dos motociclistas acontece a partir das 8h30, na Lagoa dos Pássaros, com saída logo em seguida para percorrer diversos bairros da cidade.
Com mais de 50 anos de história, a ação teve início com um grupo de amigos e hoje é organizada pelo Liberdade Motoclube, com apoio dos Motociclistas da Cidade e da Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade.
LEIA TAMBÉM:
A secretária de Assistência é Desenvolvimento Social Zezé Hunglaub destacou a importância da campanha para o município. “Essa é uma ação que une solidariedade e tradição em Artur Nogueira. É muito bonito ver a mobilização de tantos voluntários para ajudar quem mais precisa nesse período de frio”, afirmou.
Como funciona
Durante o evento, motos, caminhões e carros de apoio circularão por diversos bairros, arrecadando agasalhos, roupas e calçados em bom estado, doados pela população. A Assistência Social orienta que os calçados sejam doados com os cadarços amarrados, para garantir que os pares permaneçam juntos.
Para garantir a segurança do percurso, haverá reforço da Guarda Civil Municipal e presença de agentes de trânsito.
Um dos organizadores do Dia D, Zé Creme, reforça orientações importantes para os participantes. “Pedimos a colaboração de todos os motociclistas, com o uso obrigatório de capacete e total respeito às leis de trânsito. Queremos que este seja um evento seguro, organizado e, acima de tudo, solidário”..
A população pode participar deixando as doações com os motociclistas que passarão pelos bairros ou diretamente na concentração, exclusivamente entre 8h e 8h30, na Lagoa dos Pássaros.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Artur Nogueira recebe Campeonato Brasileiro de Adestramento
Pastores Alemães de alto desempenho participam de provas nacionais de faro, obediência e proteção; evento acontece entre os dias 4 e 7 de junho, no Campo Fábio Ferrari
Artur Nogueira será sede do Campeonato Brasileiro de Adestramento IGP 2026, promovido pelo Clube Brasileiro do Pastor Alemão (CBPA). A competição acontece entre os dias 4 e 7 de junho, das 8h às 17h, no Campo Municipal Fábio Ferrari (Balneário), reunindo atletas treinadores e cães da raça Pastor alemão de diversas regiões do país.
Considerada uma das principais competições nacionais da modalidade, o campeonato é uma prova oficial em nível nacional e serve como classificatória para o campeonato de mundial de IGP, que acontecerá na Eslovênia. A disputa é voltada ao adestramento de cães da raça pastor alemão e avalia habilidades técnicas, disciplina e desempenho em diferentes desafios.
Durante os quatros dias de evento, o público poderá acompanhar apresentações que destacam a inteligência, o treinamento e a conexão entre cães e condutores. A programação inclui as modalidades de faro, obediência e proteção, que exigem preparação física, concentração e alto nível de treinamento.
LEIA TAMBÉM:
O prefeito Lucas Sia (PL) destacou a importância de receber um evento desse porte no município. “É uma grande satisfação para Artur Nogueira sediar uma competição de alcance nacional como o Campeonato Brasileiro de Adestramento IGP. Eventos como esse movimentam nossa cidade, valorizam o esporte e fortalecem o nome do município no cenário nacional”, afirmou.
A entrada será gratuita, e a organização convida moradores de Artur Nogueira e visitantes da região para prestigiar o campeonato. A expectativa é reunir famílias, criadores, treinadores e admiradores da raça em um ambiente voltado ao esporte e à integração entre pessoas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jaguariúna1 semana atrásPAT de Jaguariúna realiza mutirão de emprego nesta quarta
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2038
-
Amparo1 semana atrásDefesa Civil de Amparo participa de capacitação da Operação São Paulo sem Fogo
-
Holambra5 dias atrásServiços públicos em Holambra têm funcionamento alterado em função do feriado do padroeiro Divino Espírito Santo
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura anuncia novo mutirão de empregos em Artur Nogueira
-
Holambra1 semana atrásSaúde de Holambra alerta população para importância de verificar situação vacinal contra o sarampo
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura anuncia 2ª edição da Feira Pet em Artur Nogueira
-
Economia1 semana atrásRenner amplia presença no estado de São Paulo e inaugura nova loja em Paulínia


