Conecte-se conosco

Jaguariúna

Clínica de hospedagem geriátrica reforça cuidados contra Covid-19

Publicados

em

Responsável técnico pela clínica salienta que tanto os hóspedes como colaboradores passam por uma série de cuidados diariamente

O segmento da população mais vulnerável ao Covid-19 são os idosos. Para garantir a segurança dos residentes, a Clínica Bosque Jaguaribe Hospedagem Geriátrica adotou novas medidas de higiene e mudanças na rotina durante a pandemia, para evitar as chances de contaminação pelo coronavírus.

A Clínica realiza a sanitização todos os ambientes frequentemente e também distribui equipamentos de proteção individual (EPI’s) aos colaboradores e eventuais prestadores de serviços externos, no sentido de poupar qualquer nível de exposição e contato com os hóspedes. “E temos também, um protocolo específico entre os hóspedes que inclui o distanciamento e monitoramento de temperatura, promovendo bem estar e saúde coletiva anti-covid”, explica o responsável técnico pela Clínica, Dr. Oscar Sales Bueno Neto.

Além destes protocolos especiais neste momento de pandemia, a Clínica três pilares que a diferenciam dos demais. Primeiramente, a localização privilegiada; casa ampla, plana, arejada, 100% adaptada e situada no centro de Jaguariúna, completamente integrada com a natureza. O segundo ponto, é que a casa está em conformidade com todos os órgãos fiscalizadores, que inclui a Prefeitura Municipal e Anvisa. “Diferente de muitas hospedagens que ainda trabalham, infelizmente, na clandestinidade, nós estamos 100% regularizados”, afirma Neto.

E o terceiro ponto diferencial da Casa, é a equipe multiprofissional. “Contamos com toda uma equipe de saúde voltada para o acolhimento e cuidados com o hóspede, desde a parte de dieta até a fisioterapia; suporte médico, toda a parte de cuidados com higiene e medicação. É uma equipe especializada em propor atividades cognitivas e parceiros que colaboram no sentido de trazer um cunho de religiosidade para dentro da Clínica”, diz Neto.

A Clínica tem rotinas operacionais padrão, que são rotinas específicas que passam por diversas atribuições que os hóspedes precisam, pontos fundamentais para uma boa hospedagem. “Tudo é registrado para que tenhamos controle absoluto sobre tudo aquilo que é feito aqui dentro em termos técnicos. São rotinas e procedimentos seguidos de maneira que preservam a segurança e salubridade do serviço prestado”.

Hospedagem

O modelo mais usual de hospedagem na Clínica é a de longa permanência. No entanto, há outras opções como pernoites, finais de semanas e pacotes específicos para clientes que foram submetidos à cirurgia e precisam dos cuidados por determinados períodos. Ainda, a hospedagem pode ser individual ou coletiva.

Para a hospedagem, Neto considera fundamental que a família seja integrante do processo, uma vez que os familiares transmitem segurança, confiabilidade e conforto para aquela pessoa que precisa deste cuidado. “A importância da família nesse processo é necessária desde o primeiro contato com a Clínica. Procuramos fazer com que a família sinta-se integrada”, ressalta.

Endereço

Cândido Bueno, 1551

Jaguariúna – Centro

Saindo sentido Pedreira, primeiro retorno.

Jaguariúna

Jaguariúna implanta série de medidas para melhorar capacidade de abastecimento de água

Publicados

em

A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), implementou medidas emergenciais para fortalecer o sistema de abastecimento de água da cidade. O objetivo é minimizar os impactos decorrentes de picos de consumo e garantir o fornecimento adequado de água à população.

Entre as ações adotadas pelo DAE destacam-se a perfuração de novos poços artesianos e a conclusão da Estação de Tratamento de Água (ETA) 6, além de outras iniciativas estratégicas que resultam num volume de 5 milhões de litros de água a mais por dia.

LEIA TAMBÉM:

A perfuração de dois poços artesianos no Morro do Capotuna e a finalização de um novo reservatório com capacidade de 1.200 m³ fortalecem a captação e o armazenamento de água. Adicionalmente, a contratação de mais quatro poços artesianos em locais estratégicos, como Parque Florianópolis, Vila Mário Jorge Zambom, Nova Jaguariúna e Ana Helena, visa otimizar ainda mais a distribuição.

A finalização da ETA 6, com capacidade para 50 litros por segundo, representa um marco na melhoria da qualidade do tratamento de água – assim como a entrega da ETA 5, em outubro de 2022. Além disso, investimentos em novos equipamentos, como a aquisição de um caminhão-pipa completo e duas motocicletas, fortalecem a capacidade operacional do departamento.

Outras medidas incluem a instalação de ventosas nas principais adutoras para eliminar bolsões de ar e a modernização dos medidores para aprimorar o controle do consumo. Com isso, Jaguariúna busca garantir o acesso à água potável, fortalecer a segurança hídrica e promover o desenvolvimento sustentável do município.

Foto – Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna leva recorde de atletas para a 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade

Publicados

em

Um contingente recorde de atletas da terceira idade de Jaguariúna embarca nesta terça-feira rumo à cidade de Casa Branca para participar da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). Com um total de 101 representantes, a delegação jaguariunense, formada por atletas do Programa Viva Melhor, da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, está determinada a deixar sua marca na competição.

O campeonato começa ainda hoje e contará com a participação de 3.500 atletas acima dos 60 anos, de 33 cidades. Após a abertura com o desfile das delegações, acontece a disputa da modalidade coreografia, onde Jaguariúna também se apresentará. As demais modalidades iniciam a disputa entre os dias 17 e 21 de abril.

Ao todo, serão 14 modalidades esportivas em disputa, abrangendo desde clássicos como atletismo e natação até jogos de tabuleiro como buraco, damas, xadrez e dominó. Além disso, haverá espaço para competições de truco, dança de salão, malha, coreografia, voleibol adaptado, tênis de mesa e tênis.

LEIA TAMBÉM:

Jaguariúna participará em todas as 14 modalidades e tem como objetivo superar a performance do ano passado, quando conquistou o 2º lugar geral.

A competição não é apenas uma oportunidade de mostrar talento, mas também um caminho para a fase final dos Jogos Estaduais. Os dois melhores colocados de cada modalidade garantirão vaga para essa etapa, que será realizada na cidade de Itatiba, no mês de junho.

Em 2022, a coreografia “Elegância Executiva”, do grupo do Programa Viva Melhor de Jaguariúna, conquistou o título do Campeonato Estadual nos Jogos da Melhor Idade realizados na cidade de Pindamonhangaba.

Foto: divulgação

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna amplia em quase 300% número de vagas para soroterapia na UPA

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou em quase 300% neste ano a quantidade de vagas para atendimento de soroterapia de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, principal porta de entrada para casos suspeitos de dengue e outras doenças na cidade.

Devido ao agravamento da epidemia de dengue em todo o País, com o aumento de casos confirmados da doença também em Jaguariúna, a Secretaria de Saúde criou uma segunda sala de hidratação de pacientes, com 14 novos lugares.

LEIA TAMBÉM:

No início deste ano, a UPA contava com 13 poltronas na sala de hidratação (soroterapia). O número depois passou para 36 e, agora, com a criação da nova sala, subiu para 50 poltronas no total, o que representa um aumento de 284% no número de vagas.

Segundo parâmetros do Governo do Estado, quanto a organização dos serviços dentro do cenário atual da dengue, o Município deveria contar com nove vagas para hidratação de pacientes.

Além de ampliar o número de vagas para hidratação na UPA, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna também implementou outras ações para ajudar no combate à dengue, como a abertura da UBS 12 de Setembro aos finais de semana, das 7h às 11h, para acompanhamento e monitoramento dos pacientes que passaram pela UPA com sintomas de dengue, além da contratação de mais médicos e enfermeiros.

O atendimento do laboratório clínico com foco na dengue, horário estendido em UBSs e agendamento de consulta diretamente na UBS de referência, após o paciente passar pela UPA, são outras ações já adotadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hidratação é fundamental para tratar os casos de dengue e deve ser iniciada tão logo sejam detectados os primeiros sintomas (febre alta, dor de cabeça ou no fundo dos olhos, fraqueza, dor intensa no corpo ou nas juntas e manchas vermelhas no corpo).

No dia 11, o Brasil ultrapassou os 3 milhões de casos de dengue em 2024. A atual epidemia já é considerada a pior da história da dengue no país. Já o Estado de São Paulo ultrapassou os 500 mil casos confirmados da doença neste ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. O número de mortes chegou a 250 e outros 542 óbitos ainda estão sendo investigados.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias