Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Após corte, Segurança de Artur Nogueira deve economizar R$56 mil por mês

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Serviço implantado em maio de 2018 por antiga gestão, mas não era utilizado por moradores

O serviço prestado pela empresa Helper Tecnologia de Segurança foi suspenso em Artur Nogueira esta semana. Implantado desde 2018 no município, com quatro pontos espalhados pela cidade, os “totens” não eram acionados pelos moradores, segundo o atual secretário de Segurança. Por isso, o contrato foi revisto e o suposto investimento suspenso.

O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil Roberto Daher declara que o custo benefício para manter o serviço funcionando em Artur Nogueira não era interessante. “A população praticamente não fazia uso da ferramenta”, afirma. Mensalmente, de acordo com Daher, eram gastos R$56 mil. Agora, a verba deve ser destinada para a compra de novos equipamentos de segurança, armamentos e equipamentos de informática para uso dos policiais municipais.

Ao todo, quatro pontos estavam posicionados para uso da população em caso de emergência. Os locais tinham postes com giroflex e sirene para que ficasse mais fácil de se visualizar, além de câmeras de segurança.

A Polícia Municipal salientou que o patrulhamento preventivo nos pontos em que antes havia o sistema de segurança continua de forma presencial e efetiva. Além disso, qualquer pessoa que precise solicitar os serviços de segurança pode entrar em contato pelos telefones: 3877-1823 ou através 153.

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira antecipa para 8 semanas aplicação da 2ª dose da Astrazeneca em adultos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Entre os aptos, estão essencialmente adultos entre 18 e 24 anos de idade

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Saúde, antecipou o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca de 12 para 8 semanas. Entre os aptos a se vacinar, estão essencialmente adultos entre 18 e 24 anos de idade. 

A medida está sendo possível após a Secretaria de Estado da Saúde distribuir a última remessa de doses, permitindo a antecipação que já havia sido definida pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

A antecipação foi pensada para que a população complete o seu ciclo vacinal e esteja completamente imunizada. “É fundamental que todos que estiverem com a segunda dose pendente compareçam aos postos para se vacinar”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milena Sia Pierin.

As doses estão disponíveis no drive-thru da UBS Terezinha Vicensotti e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho, das 9h às 11h e das 13h às 14h. 

Pfizer
A pasta já havia anunciado a antecipação de 8 semanas para 21 dias no intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer em adultos (acima de 18 anos).

Cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 21 dias a partir da data da primeira dose – e mesmo que o período já seja maior que este, também poderá tomar a segunda dose antes da data de retorno sinalizada em sua carteirinha.

Já vacinação para os adolescentes segue com intervalo de 8 semanas e a antecipação para o público será adotada mediante disponibilização de mais doses de Pfizer pelo Ministério da Saúde.

Continue lendo

Artur Nogueira

Em oito meses, Segurança de Artur Nogueira garante quedas em taxas de criminalidades

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

De acordo com dados da SSP, o número de roubos caiu 36%, de homicídio 75%, e furtos e roubos de veículos 17%; prisões subiram 37%

O investimento feito pela Prefeitura Municipal em ações que promovam mais segurança já tem garantido resultados em Artur Nogueira. Dados emitidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que os índices de criminalidade no município apresentaram quedas consideráveis entre janeira e agosto, comparado ao mesmo período do ano passado.

Isso porque, nos oito primeiros meses de 2020, foram elaborados 58 Boletins de Ocorrência (B.O) contra roubos, ao passo que nos oito primeiros meses de 2021, o número caiu para 37 – registrando uma queda de 36%.

Quando se trata de homicídios, os números também foram favoráveis à segurança. De janeiro a agosto do ano passado, o município contabilizou 4 homicídios, enquanto no mesmo período de 2021 apenas 1 caso foi registrado. Tais registros apontam para uma queda de 75% em crimes dessa natureza. 

Da mesma forma, o índice de furtos e roubos de veículos em Artur Nogueira também caiu durante os oito primeiros meses deste ano. De 69 casos (2020), o número foi para 57 (2021) – uma queda de 17%.

Prisões
Além dos crimes que foram coibidos – frutos do reforço na segurança em locais públicos -, os índices de prisões subiram significativamente de janeiro a agosto. Isso significa, que as forças policiais do município conseguiram capturar grande parte dos responsáveis por cometer atos criminosos. 

Segundo a SSP, Artur Nogueira realizou 108 prisões em flagrante em oitos meses, 42 a mais do que as registradas no mesmo período de 2020, quando foram feitas apenas 66 prisões. 

No entanto, quando consideramos a soma das prisões em flagrante e outros tipos de prisões (preventivas, temporárias, prisão civil do não pagador de prisão alimentícia, entre outras), o número é ainda maior. De janeiro a agosto desta ano, foram 186 prisões contra as 136 feitas ano passado. Um aumento de 37%.

Para o secretário Dr. Roberto Daher, a redução na criminalidade em Artur Nogueira é resultado da atuação conjunta entre as forças de segurança do município e do Estado. “A integração que construímos juntos, secretaria municipal de Segurança, por intermédio da nossa Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, demonstra ser um fator preponderante para o êxito obtido no enfrentamento da criminalidade. O cidadão nogueirense merece viver em uma cidade cada vez mais segura”, destacou.

Importância do B.O
Daher ressalta que é extremamente importante que as vítimas registrem um Boletim de Ocorrência, pois, somente dessa forma, a Justiça poderá aplicar às sanções cabíveis caso os suspeitos venham a ser identificados. 

O registro policial também possibilita que a corporação identifique pontos com incidências de tais práticas e trace estratégias para coibi-las e, consequentemente, capturar possíveis suspeitos.

Continue lendo

Artur Nogueira

Lucas Sia sanciona PL que obriga iluminação LED em novos loteamentos e empreendimentos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

De autoria do vereador Melinho Tagliari (DEM), o Projeto de Lei foi assinado na última sexta, no Gabinete Municipal

O prefeito de Artur Nogueira Lucas Sia (PSD) sancionou, na sexta-feira, 22, o Projeto de Lei (PL) que obriga os novos loteamentos e empreendimentos imobiliários no município a utilizarem lâmpadas de LED (diodo emissor de luz) na rede de iluminação pública.

Para Sia, a nova determinação tornará Artur Nogueira ainda mais desenvolvida. “É uma lei muito importante e que contribui para a construção de uma cidade mais moderna e tecnológica. Sem contar os benefícios que a iluminação LED é capaz de proporcionar ao município, como economia, durabilidade, preservação do meio ambiente e segurança”, elenca.

O PL de Nº 063/2021 é de autoria do vereador Reinaldo Amélio Tagliari (DEM), o Melinho. “A substituição das lâmpadas convencionais pela iluminação LED é uma forte tendência, em virtude das vantagens relacionadas à durabilidade e consumo de energia. Além disso, ela não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e demais objetos”, frisa o edil.

Compreende-se por rede de iluminação pública os equipamentos e aparelhos utilizados para realizar a iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos, incluindo praças, parques, jardins, monumentos e assemelhados.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias