Campinas
UniMAX e CISM lançam aplicativo para acompanhamento de pacientes com depressão, ansiedade e insônia
Tecnologia foi apresentada na última sexta-feira, 30, e já está disponível em duas UBSs de Indaiatuba
O Centro Universitário Max Planck (UniMAX), em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), a Secretaria Municipal de Saúde e outras universidades federais, lançaram na última sexta-feira, 30, o CONEMO (CONtrole EMOcional), aplicativo que promete acompanhar e oferecer apoio a moradores de Indaiatuba que apresentem sintomas de depressão, ansiedade e insônia.
O aplicativo de controle emocional por terapia não-guiada foi desenvolvido pela equipe do CISM e, a princípio, está disponível para moradores das regiões atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Parque Campo Bonito e do Jardim João Pioli.
Para a diretora geral da UniMAX, professora Luciana Mori, o lançamento de mais uma ferramenta demonstra a preocupação do centro universitário com o bem-estar da população. “Cuidar da saúde física e mental das pessoas, especialmente dos moradores de Indaiatuba, é uma das premissas da UniMAX. Prova disso é que diariamente buscamos novas parcerias que possam oferecer soluções efetivas e tecnológicas para que as pessoas possam usufruir da qualidade de vida que Indaiatuba oferece”, salienta.
Os interessados em contar com o app no celular devem comparecer nas duas unidades de saúde para scanear o QRCode do CONEMO. Na sequência, o paciente preencherá um formulário online e um questionário para verificar se está dentro dos parâmetros exigidos para utilização. Caso atenda aos requisitos, imediatamente o aplicativo será liberado para ser baixado e utilizado.
LEIA TAMBÉM:
O CONEMO também poderá ser indicado pelos profissionais de saúde dessas duas UBSs, desde que o paciente seja maior de idade; tenha sintomas significativos de ansiedade, insônia ou depressão (identificados em questionários); não tenha risco de suicídio moderadamente alto ou alto (constatado em questionários); e esteja apto a ler as instruções do aplicativo por meio de um smartphone ou tablet.
Além de melhorar o acesso ao tratamento para esses casos, espera-se que as terapias não-guiadas reduzam a sobrecarga nas unidades básicas de saúde. “Os transtornos mentais comuns, como a depressão, ansiedade e a insônia, provocam grande impacto na saúde, economia e qualidade de vida das pessoas e das comunidades. É impossível pensar em somente uma forma de cuidar quando falamos nestas questões”, ressalta a doutora Heloísa Garcia Claro, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e co-pesquisadora responsável pelo CONEMO.
Como funciona o aplicativo
O aplicativo CONEMO baseia-se na ativação comportamental para pessoas acometidas por ansiedade, depressão e insônia a fim de auxiliá-las a diminuir esses sintomas. A ferramenta entrega uma intervenção de psicoterapia cognitivo-comportamental, com jornadas de sessões e vídeos voltados ao tratamento de cada um desses sintomas e sugere atividades, dicas e estratégias que visam melhorar a saúde dos usuários.
O CONEMO faz parte de um projeto conduzido por psicólogos, médicos, enfermeiros e pesquisadores com experiência em estudos semelhantes. A equipe abordará o contexto de saúde e sociodemográfico dos pacientes e fará análises estatísticas, a partir de questionários, para avaliar a eficácia do tratamento, com foco na redução dos sintomas.
Além disso, o grupo irá coletar dados qualitativos, por meio de entrevistas, para compreender as barreiras e os facilitadores da intervenção. Depois de três meses, os usuários do app responderão novamente os questionários para que os pesquisadores analisem e identifiquem quais foram suas evoluções depois do uso do aplicativo.
Equipes de saúde e psicólogos da própria rede de saúde também estão sendo treinados na utilização do aplicativo para incorporar o uso em sua prática de rotina.
“A tecnologia alcança a muitos e nos ajuda a atingir de 70 a 80% das pessoas que estão nas comunidades em sofrimento e não chegam aos serviços de saúde para cuidar dessas questões de saúde mental”, afirma a co-pesquisadora responsável pelo app.
Sobre o CISM
O CISM é um centro de pesquisa e inovação em saúde mental que conta com o aporte e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Reúne um amplo número de pesquisadores, entre estudantes e professores ligados a universidades. É uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) e possui, entre seus parceiros, o Centro Universitário Max Planck (UniMAX) e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).
O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental atua com o propósito de avançar e disseminar o conhecimento sobre saúde mental no Estado de São Paulo até 2033, criando intervenções inovadoras para melhorar o bem-estar das comunidades. Os pesquisadores investigam os fatores genéticos e ambientais dos transtornos mentais em crianças e adolescentes, trabalham para implementar novas intervenções eficazes na prática clínica por meio da transferência de conhecimento e tecnologia em saúde mental para a sociedade e, ainda, incentivam o empreendedorismo social por meio do desenvolvimento de soluções digitais inovadoras voltadas ao cuidado da saúde mental.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
A força da RMC diante do pé no freio da economia nacional
Por Gustavo Reis
Os dados recentes do PIB de 2025 trazem um alerta que nós, que vivemos o dia a dia da produção, já sentíamos no balcão da loja, no chão da fábrica e na lida do campo: a economia brasileira deu uma freada brusca. Crescemos 2,3% no ano passado, vindo de um ritmo de 3,4%. Essa perda de fôlego não é por acaso; é o resultado direto de juros nas alturas (Selic a 15%) e de um endividamento que asfixia as famílias e trava o investimento de quem gera emprego.
Como alguém que acredita na livre iniciativa e no valor de quem produz, vejo com preocupação que o investimento (FBCF) caiu significativamente no último trimestre. Quando o empresário segura a compra de uma máquina ou a ampliação de um galpão por causa do custo do crédito, quem perde é o futuro do país.
A boa notícia, mais uma vez, vem do campo. A agropecuária foi o grande destaque positivo do ano, com alta de 11,7%. E aqui na nossa RMC, essa força é latente. Somos o ponto de encontro entre a tecnologia de ponta e a produção rural. O agronegócio não é apenas “porteira para dentro”; ele movimenta nossa logística, nossos centros de pesquisa e o comércio de cidades que são polos regionais. Enquanto o consumo das famílias patinou (crescendo apenas 1,3%), o Agro manteve o país de pé no início do ano.
Na nossa região, que abriga um dos maiores parques industriais do país, o recuo de 0,2% na indústria de transformação nacional acende a luz amarela. Sabemos que a RMC é resiliente, mas não é imune. O comércio e os serviços locais também sentem o peso do crédito caro. Precisamos de um ambiente de negócios que favoreça quem trabalha e não quem apenas vive de juros.
Por outro lado, não podemos ignorar as nuvens no horizonte: o conflito no Oriente Médio pode pressionar o petróleo e a inflação, ameaçando a queda dos juros. Mais do que nunca, precisamos de responsabilidade fiscal e apoio real a quem produz , do produtor rural ao industrial.
Aqui na RMC, continuaremos trabalhando com alegria e dedicação, cobrando seriedade de Brasília para que o esforço de quem acorda cedo no interior paulista seja respeitado e recompensado com um país que volte a crescer de verdade. Vamos em frente, com pé no chão e foco no trabalho!
Gustavo Reis é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos e da Associação Paulista de Municípios.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Manhã gratuita de bem-estar para mulheres terá yoga, dança e defesa pessoal no Unimart Campinas
Programação especial celebra o Dia das Mulheres e o aniversário da academia Panobianco com aulas abertas ao público
O Shopping Unimart Campinas recebe, no dia 7 de março, uma programação especial dedicada ao bem-estar feminino. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ao aniversário da academia Panobianco Unimart, o empreendimento promove uma manhã com aulas gratuitas de yoga, fitdance e defesa pessoal, abertas ao público.
A proposta é transformar o shopping em um ponto de encontro para mulheres que buscam saúde, movimento e autonomia, reunindo atividades que estimulam, tanto o cuidado com o corpo, quanto a autoconfiança.
A programação começa às 9h com aula de yoga, conduzida pelas professoras Mai e Glaucia, focada em respiração, alongamento e relaxamento.
LEIA TAMBÉM:
Na sequência, às 10h30, o público poderá escolher entre duas atividades simultâneas: Fitdance, com a professora Drika, trazendo uma aula dinâmica de dança e exercício cardiovascular; E defesa pessoal feminina, conduzida por professores da Gracie Barra, que apresentarão técnicas básicas de proteção e reação em situações de risco.
Além de incentivar a prática de atividades físicas, a iniciativa busca reforçar a importância do autocuidado e da segurança para mulheres no dia a dia.
A ação acontece na unidade da Panobianco no Shopping Unimart e é aberta ao público, proporcionando uma experiência que combina saúde, movimento e celebração.
Serviço:
Manhã de bem-estar: Dia das Mulheres e aniversário Panobianco
Data: 7 de março
Local: Panobianco – Shopping Unimart Campinas
Horários: 9h – Yoga | 10h30 – Fitdance e Defesa Pessoal
Participação gratuita
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Lideranças nacionais e estaduais do Sistema Confea/CREA debatm projetos da engenharia brasileira em Mogi Guaçu
Mogi Guaçu será palco, nesta sexta-feira, 06, do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP), um dos principais fóruns de debate do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) sobre as profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências. Lideranças nacionais e estaduais do Sistema Confea/Crea estarão presentes no Comfort Hotel Mogi Guaçu para dialogar sobre os interesses dessas profissões e fomentar políticas de formação e atualização profissional.
Entre os nomes já confirmados estão a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Vinicius Marchese, a coordenadora nacional do CDER, engenheira Rafaela Fabris, além de representantes de outros estados.
Um dos destaques do encontro será a apresentação do Infra-BR, iniciativa criada pelo Confea para consolidar indicadores nacionais de infraestrutura nas áreas de energia, mobilidade, água e saneamento, desenvolvimento social, sustentabilidade e governança. Desenvolvido em parceria com o IPS-Brasil e inspirado em experiências internacionais como as da American Society of Civil Engineers (Asce), o índice busca oferecer dados concretos para orientar gestores públicos.
“A infraestrutura é um desafio permanente, mas o maior desafio é saber onde investir e com qual prioridade. O Infra-BR vai entregar aos governadores e prefeitos informações técnicas sólidas para decisões mais assertivas e transparentes”, afirma o presidente do Confea, engenheiro Vinicius Marchese.
O encontro, voltado para entidades estaduais e agora com público ampliado para receber representantes nacionais, também contará com abordagem sobre cultura organizacional e gestão de pessoas, evidenciando que o fortalecimento institucional do Sistema Confea/Crea passa pelo aprimoramento das práticas de liderança e pela valorização das pessoas que sustentam sua atuação em todo o país. A reunião do colegiado, com a presença de lideranças de todo o país, reforça o protagonismo do Estado no debate técnico e institucional em âmbito nacional.
Para a presidente do Crea-SP, o momento é de alinhamento e mobilização. “Este já está sendo um ano de muito trabalho e entregas. Ao reunir lideranças de diferentes estados, o CDER-SP amplia o diálogo federativo e consolida o papel das entidades de classe como ponte entre os profissionais e o Sistema Confea/Crea”, ressalta a engenheira.
SERVIÇO
CDER-SP – COLÉGIO DE ENTIDADES REGIONAIS DE SÃO PAULO
Data: 6 de março de 2026
Horário: A partir das 9h30
Local: Comfort Hotel Mogi Guaçu
Endereço: Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 1855, Jardim Nossa Senhora das Graças, Mogi Guaçu – SP.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Amparo1 semana atrásImunizante contra a bronquiolite está a disposição para Amparo
-
Jornal Online7 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2027
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura de Artur Nogueira promove “Entre Elas” para fortalecer o empreendedorismo feminino
-
Campinas1 semana atrásObras de recuperação do pavimento devem ser finalizadas nos próximos dias
-
Campinas1 semana atrásPedágios da Rota Mogiana terão redução de até 29% nas tarifas atuais com nova concessão
-
São Paulo1 semana atrásR$9,5 milhões para 12 cidades: Governo de SP libera recursos do FID para obras de mobilidade, meio ambiente e infraestrutura urbana
-
Campinas1 semana atrásTraficante apontado como maior fornecedor de drogas da Paraíba é preso em Hortolândia
-
Jaguariúna1 semana atrásFeira Noturna desta quarta-feira, 25, é na Praça Umbelina Bueno


