Conecte-se conosco

Campinas

Hemocentro da Unicamp e Instituto Böllhoff incentivam doação de medula óssea no combate ao câncer infantojuvenil

Publicados

em

Na semana marcada pelo Dia Internacional do Câncer na Infância, um vídeo do Instituto Böllhoff, que tem o apoio do Hemocentro da Unicamp, reforça a importância da doação de medula óssea para salvar vidas.

Fevereiro é marcado pelo Dia Internacional do Câncer na Infância (15/2). De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano, cerca de 400.000 crianças e adolescentes de 0 a 19 anos desenvolvem câncer.  

Com o apoio do Hemocentro da Unicamp, o Instituto Böllhoff de Medula que é uma associação civil sem fins lucrativos – fundado por Michael Böllhoff (acionista do Grupo Böllhoff) e sua esposa Megan Böllhoff -, produziu um vídeo para reforçar a importância da doação de medula óssea no combate ao câncer infantojuvenil e salvar vidas. Com uma linguagem simples e didática, o vídeo esclarece o que é a medula óssea, os requisitos para ser um doador, tipos de coleta, como e quando pode acontecer o transplante de medula óssea para o receptor (paciente). O vídeo pode ser assistido no site do Instituto Böllhoff de Medula ou neste link.

“É uma honra para o Instituto Böllhoff contar com o apoio do Hemocentro da Unicamp para incentivar a doação de medula óssea e ampliar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantojuvenil”, diz Flávio Silva, Diretor Presidente do Instituto Böllhoff de Medula Óssea e CEO da Böllhoff Brasil. “Ao ser um doador de medula óssea, é possível salvar uma vida em vida”, destaca.

“A parceria com o Instituto Böllhoff de Medula é um exemplo de união de esforços para aumentar o número de doadores de medula óssea e, especialmente, as chances de salvar vidas de crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer”, comenta o Dr. Bruno Benites, Coordenador da Divisão de Hemoterapia do Hemocentro da Unicamp. “Este vídeo ajuda a conscientizar as pessoas sobre o baixo risco de ser um doador de medula óssea e os elevados benefícios do transplante de medula compatível para o receptor”, completa. 

Como ser um doador
Para ser um doador de medula óssea, como pré-requisito é preciso ter idade entre 18 e 35 anos, além de uma boa saúde. O cadastro é feito por meio de uma coleta sanguínea que determina o HLA (sigla da nomenclatura em inglês Human Leucocyte Antigen), ou seja, o antígeno leucocitário humano. Os dados do doador ficam, então, armazenados no REDOME – Registo Nacional de Doadores de Medula Óssea e caso seja identificada uma compatibilidade perfeita para o transplante de medula ao receptor (paciente), o doador é contatado.

Assim, para quem estiver interessado em ser um possível doador de medula óssea, é importante comparecer a um hemocentro para realizar o cadastro e coletar o exame de HLA. Os locais para cadastramento podem ser obtidos através do site do REDOME: redome.inca.gov.br.

Importância do diagnóstico precoce para combater o câncer infantojuvenil

O Instituto Böllhoff de Medula alerta que o diagnóstico precoce da doença pode ajudar a melhorar a chance de cura, de sobrevida e de qualidade de vida para muitos pacientes. 

É importante que os pais e responsáveis por crianças e adolescentes estejam atentos aos sintomas que possam sinalizar o câncer infantojuvenil e, diante de qualquer um deles, procurar por atendimento médico. Alguns desses sinais podem ser: dores nos ossos e nos membros, com ou sem inchaço; vômitos, dor de cabeça, alterações motoras ou paralisia de nervos; manchas roxas, sangramento pelo corpo sem machucado; aumento de volume ou surgimento de massa, especialmente no abdômen; palidez inexplicada; febre prolongada de causa não identificada; e cansaço excessivo e sem explicação. Atualmente há instituições de saúde com profissionais especializados nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia e assistência social, para o tratamento adequado aos pacientes. Isto somado a uma infraestrutura com laboratório, farmácia hospitalar e enfermeiros treinados para o atendimento.

Sobre o Instituto Böllhoff 

Fundado 2019, o Instituto Böllhoff é uma associação civil sem fins lucrativos com perspectiva filantrópica corporativa e que considera os valores do Grupo Böllhoff: ser uma “empresa cidadã”, com espírito familiar, humano e que apoia a sociedade com sua responsabilidade social e ecológica. Sua missão é maximizar o sucesso de transplante de medula óssea em pacientes com leucemia e o tratamento dos tipos de câncer e doenças do sangue para pacientes, visando melhorar o acesso e a qualidade da doação e do transplante de medula, e o tratamento dos tipos de câncer e doenças do sangue. Para mais informações, acesse: https://institutobollhoff.com.br

Campinas

2º turno do Campeonato San Marino Fuzzy Açaí começa dia 24 de agosto

Publicados

em

Sexta etapa será realizada no Kartódromo San Marino, em Paulínia, após pausa no calendário em julho para as disputas da Copa Brasil

O segundo turno do Campeonato San Marino Fuzzy Açaí terá início no próximo dia 24 de agosto, com a realização da sexta etapa da competição, no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia. A pausa no calendário é para que pilotos e equipes possam participar da Copa Brasil de Kart, segunda principal competição nacional, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de julho, no Circuito Internacional Paladino (PB).

Em dezembro, o San Marino será sede do Grupo 3 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart, do 8º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax e do 7º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance. É a primeira vez em sua história que o complexo sediado em Paulínia receberá competições oficiais de kart promovidas pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), entidade máxima do esporte.

LEIA TAMBÉM:

O Campeonato San Marino Fuzzy Açaí é a principal competição do interior do Estado com chancela e supervisão da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) e conta com ampla estrutura profissional, com transmissões ao vivo, fotografia e divulgação de todas as etapas, além de premiações que somam mais de R$ 200 mil.

A competição é disputada em nove etapas, divididas em dois turnos. A grande final (9ª etapa) será no dia 30 de novembro, valendo pontuação dobrada. Assim, o título do campeonato permanece em aberto e todos os pilotos ainda têm chances de melhorar na classificação e até mesmo ser campeões ao final da competição.

Estão em disputa as categorias Mirim, Cadete, F4 Sprinter, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Master, X30 Sênior, X30 Graduados e Shifter. São premiados com troféus os cinco pilotos mais bem colocados em cada etapa e nos dois turnos, além do autor da pole position nas etapas. O campeão do campeonato será conhecido ao final da somatória das nove etapas.

O campeonato tem patrocínio de Fuzzy Açaí – uma das principais fabricantes de sorvete de açaí do Brasil, que pertence à Sorvetes Jundiá – e das fabricantes de chassi Mega Kart, Concept Kart, Kart Mini, Bravar e Thunder, além de Roger Designs, Gandolfo Estúdio e FineArt Studios, empresas especializadas na personalização de capacetes. Também apoiam o campeonato as empresas Toykids, DieselDias e Kartmachine.

Foto: Fernando Camargo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

ADEACAMP volta as atenções para o Regional Paulista em Ribeirão Preto

Publicados

em

Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas será realizado de 12 a 14/07 e garante vaga para a Copa dos Campeões

Ansiedade e responsabilidade em dose dupla marcam o Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas, que será disputado na cidade de Ribeirão Preto, entre os dias 12 e 14 de julho, no Centro de Referência Paralímpico. A competição é bastante esperada pelas equipes paulistas, porque garante ao vencedor uma vaga na Copa dos Campeões.

As atenções da ADEACAMP estão voltadas para esse torneio, que é o último antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Para Ademir Souza, presidente da ADEACAMP, é uma grande responsabilidade participar de uma competição como essa às vésperas de um dos maiores eventos esportivos do mundo. “Além de buscarmos a classificação para a Copa dos Campeões, estamos apresentando os nossos atletas e a nossa forma de jogar. É uma vitrine para a seleção”, garante o presidente.

LEIA TAMBÉM:

A ADEACAMP é a atual vice-campeã do Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas. O segundo lugar foi conquistado num momento importante para a equipe que, além de ser anfitriã do evento, estava reestruturando o time e apresentando reforços importantes, como o técnico Rafael Botelho Gouvêa. Para essa edição do torneio, a ADEACAMP vem ainda mais preparada, apostando no entrosamento do time e contando com a experiência de Erick Arthur de Souza em competições. “Estamos com um time bastante preparado e maduro. Temos reforços importantes e seguimos em busca de uma boa colocação”, reforça o técnico.

Além da ADEACAMP, participam desta edição do Torneio Regional Paulista os times Ronins, Gigantes, MSB e Drakkar. Essa é a segunda vez que a competição acontece fora do Centro Brasileiro de Treinamento Paralímpico, aproximando ainda mais as equipes da disputa. Neste ano, também haverá curso de formação em Arbitragem para Rugby em Cadeira de Rodas. O Torneio Regional Paulista é realizado pela ABRC, a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.

Sobre a ADEACAMP:
A Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A associação, fundada em agosto de 2008, oferece três modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol, a Bocha e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica. A equipe da ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Corredor Dom Pedro de rodovias tem feriado sem mortes, com passagem de 813 mil veículos

Publicados

em

Movimento nas rodovias administradas pelas Concessionária Rota das Bandeiras foi 3% acima do projetado

As rodovias que compõem o Corredor Dom Pedro tiveram a passagem de 813.407 veículos durante os cinco dias de Operação Especial da Concessionária Rota das Bandeiras por conta do feriado prolongado da Revolução Constitucionalista.

O movimento, 3% acima do esperado inicialmente pela Concessionária, foi verificado entre a 0h de sexta-feira, 05, e o fim de terça-feira, 09. O maior volume de tráfego foi verificado na saída para o feriado, com registro de dois pontos de lentidão na pista Sul (sentido Jacareí) da D. Pedro I (SP-065), em Jarinu e Atibaia. O retorno do feriado teve trânsito diluído ao longo dos dias, sem registro de congestionamentos, apesar do tempo chuvoso. Também durante o período, foram registrados 28 acidentes, nenhum deles com vítimas fatais.

LEIA TAMBÉM:

Como previsto, o maior volume de tráfego ocorreu na rodovia D. Pedro I (SP-065), com a passagem de 559 mil veículos, equivalente a quase 69% do movimento total ao longo do Corredor Dom Pedro. Na rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), a Concessionária registrou um fluxo de 123 mil usuários, enquanto na região de Jundiaí houve a passagem de 104 mil motoristas na Eng. Constâncio Cintra (SP-360) e 26,7 mil na rodovia Romildo Prado (SP-063).

Durante a Operação Especial, guinchos e ambulâncias da Concessionária permaneceram posicionados em pontos estratégicos do Corredor Dom Pedro, para garantir a agilidade nos atendimentos. O monitoramento ininterrupto contou com as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária. Além disso, oito viaturas percorreram as rodovias, para prestar auxílio aos motoristas.

O atendimento no Corredor Dom Pedro ocorre de forma permanente. Os motoristas que precisarem de auxílio ou informações devem entrar em contato com a Rota das Bandeiras por meio do telefone 0800-770-8070. A ligação é gratuita e o Serviço de Atendimento do Usuário (SAU) da Concessionária funciona 24 horas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias