Conecte-se conosco

Jaguariúna

UBS do Nova Jaguariúna iniciou atendimento nesta segunda (8)

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A nova unidade foi inaugurada no sábado (6), tem 759 metros quadrados de área construída e 26 salas; abrangência envolve cerca de nove mil moradores

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou no último sábado (6) a UBS-1 José Poltronieri, no bairro Nova Jaguariúna II, em funcionamento desde o segunda-feira (8). Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são atendidos no local das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A UBS foi construída com recursos do programa “Saúde em Ação”, do governo estadual,e está localizada na Rua Januário Elizeu de Navarro, 680 – Bairro Nova Jaguariúna II, tem 759 metros quadrados de área construída, 26 salas (confira abaixo) e beneficiará cerca de nove mil moradores dos seguintes bairros: Centro, Nova Jaguariúna I, II e III, Carlos Gomes, Colina do Castelo, Fazenda Santa Úrsula, Fazenda Santa Júlia, Jardim Dona Iká I, II e III, Jardim Bela Vista, Jardim Botânico, Jardim Paraíso, Jardim Venturini, Monte Belo, Santa Maria, São Caetano, Tanquinho, São João I e II e Jardim Tonini.

A secretária titular da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, destacou o que a unidade tem um papel importantíssimo na melhoria do atendimento, já que “amplia o atendimento aos usuários e, consequentemente, proporciona melhores condições de trabalho aos servidores que atuam na rede municipal de saúde”.

O prefeito Gustavo Reis destacou outros investimentos em saúde: “Conforme já foi divulgado, ainda este mês iremos entregar mais duas unidades básicas de saúde. Estamos dando continuidade às políticas públicas que priorizam os setores mais importantes para nossa população, e a Saúde é uma delas”.

De acordo com a engenheira Bruna Braun, da Construtora 2N Engenharia, responsável pela construção da unidade, a obra tem cinco anos de garantia e as 26 salas do prédio estão assim divididas: sala de atividades coletivas (reuniões), sala de curativos, sala de inalação, sanitário feminino e sanitário masculino para usuários (ambos acessíveis para portadores de necessidades especiais (cadeirantes), guarda de macas e cadeiras de roda, consultório indiferenciado, prontuário, sala de vacinas.

O local ainda contempla: consultório de odontologia, dispensação de medicamentos (farmácia), sala de procedimentos com banheiros para portadores de necessidades especiais (cadeirantes), sanitário para funcionários (masculino), sanitário para funcionários (feminino), sala de utilidades, sala de lavagem e descontaminação, sala de esterilização, sala de gerência, DML, copa, almoxarifado e rack.

Representações
A cerimônia de inauguração da nova unidade também foi prestigiada pela vice-prefeita e secretária do Meio Ambiente, Rita Bergamasco, e pelos secretários municipais Josino José da Silva (Mobilidade Urbana) e Rômulo Augusto Arsufi Vigatto (Planejamento), além de convidados especiais.

Representando a Câmara Municipal, compareceram os vereadores Walter Luiz Tozzi de Camargo (Waltinho/MDB), Afonso Lopes da Silva (Silva/PPS), Davi Hilário Neto (Davizinho/PTB), Ângelo Roberto Torres (Neguita Torres/PTB), Cássia Murer Montagner (Cássia Murer/PR), Inalda Lúcio de Barros Santana (Inalda Cabeleireira/MDB), Cristiano José Cecon (Cristiano Cecon/PV), José Muniz (Zé Muniz/PTB) e Romilson Nascimento Silva (Romilson/PV).

Foto: Ivair Oliveira – divulgação PMJ

Continue lendo

Jaguariúna

Programa Patrulha Agrícola apoia pequenos produtores rurais de Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Para atender os pequenos produtores rurais de Jaguariúna que precisam de apoio técnico e operacional, a Prefeitura oferece subsídio por meio do Programa Municipal Patrulha Agrícola com valores abaixo do mercado. Com isso, mesmo durante a pandemia, o setor tem até prosperado na cidade.

Coordenado e executado pelo Departamento Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, o programa disponibiliza os seguintes equipamentos: trator, grade aradora, grade niveladora, distribuidor de calcário, ensiladeira e subsolador. Com isso, o produtor não precisa alugar e diminui os custos da produção.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, destaca que a Prefeitura conta com um quadro de funcionários para a execução dos serviços, bem como um Engenheiro Agrônomo, que realiza a gestão do Programa e isso faz toda a diferença no auxílio aos pequenos produtores da cidade. “As operações de preparo de solo e plantio, bem como a manutenção e conservação do solo dentro das propriedades, representam para o pequeno produtor rural, que não possui máquinas e implementos agrícolas, uma parte significativa dos custos de produção”, explica a secretária.

COMO CONSEGUIR O AUXÍLIO
Os produtores rurais interessados no Programa Municipal Patrulha Agrícola devem ligar para o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente no telefone: (19) 3867-3073. Após protocolar o requerimento de “Patrulha Agrícola”, o técnico do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, entrará em contato com o agricultor.

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna antecipa campanha de vacinação contra a gripe

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Para evitar aglomerações, profissionais nos postos devem orientar a população sobre a necessidade de se manter o distanciamento e organizando a fila, caso seja necessário

A Campanha contra a Gripe (Influenza) será antecipada pela Prefeitura de Jaguariúna. Neste sábado, 10, acontece o “DIA D” em três postos de vacinação: UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul e UBS Florianópolis.

Das 8h às 13h devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes e puéperas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 6.374 pessoas desse primeiro grupo prioritário até o dia 10 de maio.

A Campanha segue acontecendo durante a semana sempre de segunda a sexta-feira das 8h às 15h na UBS da Roseira de Baixo além das três UBS`s onde acontece o DIA D. Para se vacinar contra a Influenza A é necessário apresentar carteira de vacinação e Cartão Cidadão. Os profissionais da saúde também devem levar o documento comprobatório da profissão e a carteira de vacinação.

A secretária da pasta, Maria do Carmo Pelisão, ressalta que a campanha contra a Covid-19 segue acontecendo normalmente, conforme o cronograma do Governo do Estado de São Paulo. “As pessoas que se vacinaram contra o coronavírus devem aguardar 14 dias para só então se imunizarem contra a Influenza”, explicou a secretária.

Continue lendo

Jaguariúna

Morre José Roberto Chiavegato vítima da Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O professor José Roberto Chiavegato, conhecido como Bita, faleceu na tarde desta quarta-feira, 07, vítima da Covid-19. Ele foi secretário de Educação de Jaguariúna por 10 anos e estava internado na UTI há alguns dias.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias