Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Secretário de Esportes de Artur Nogueira se reúne com representante estadual e discute retomada de atividades esportivas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Pedreira na manhã desta sexta-feira; retomada deve obedecer Plano São Paulo

O secretário de Esportes de Artur Nogueira, Caio Rodrigues, juntamente com o professor Sandro Sacilotto, se reuniram, na manhã de sexta-feira, 14, com o secretário executivo da Secretaria Estadual de Esportes, Marco Aurélio Pegolo Santos, mais conhecido como Chuí no mundo esportivo. A reunião teve o objetivo de tirar dúvidas e discutir a retomada das atividades esportivas regionais.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Pedreira, onde foi tratado o momento do esporte no Estado, novas regras para a adequação da Lei de incentivo ao Esporte (LIP), calendário esportivo da secretaria do Estado, bem como os protocolos do Plano São Paulo de combate ao coronavírus para retomada das atividades.

Na reunião, os secretários da Região Metropolitana de Campinas (RMC) puderam sanar dúvidas relacionadas as atividades que serão desempenhadas ao longo do ano, bem como apresentar as dificuldades da região.

“A minha grande dúvida era sobre os eventos da secretaria que participamos como jogos regionais e jogos abertos, se teríamos este ano ou não. O secretário Chuí frisou que os eventos não foram cancelados apenas suspensos e que aguarda uma nova fase do Plano São Paulo para afirmar como será adequado o calendário”, revela o secretário titular da pasta, Caio Rodrigues.

Aulas on-lines
Recentemente, a pasta abriu inscrições para diversas modalidades esportivas. As aulas terão início no dia 24 de maio e, a princípio, elas ocorrerão de forma on-line, onde os professores de cada categoria enviarão vídeos e promoverão encontros ao vivo com os alunos.

Já a volta das atividades presenciais dependerá do Plano São Paulo. Quando ocorrer, ela seguirá todos os protocolos sanitários, e voltarão, em um primeiro momento, apenas as equipes que representam o município nos campeonatos oficiais da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e que não forem do grupo de risco.

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira anuncia revitalização do prédio da antiga biblioteca e teatro

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Local está desativado desde 2011, e o interior do imóvel sofre com infiltração e rachaduras

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio das secretarias de Planejamento e Educação, anunciou a revitalização do prédio da antiga Biblioteca e Teatro Municipal. O local, desativado desde 2011, aguarda há anos por uma restauração, e o decorrer do tempo fez com que problemas como infiltração e rachaduras surgissem no interior do imóvel.

De acordo com o prefeito Lucas Sia (PSD), a revitalização deve gerar muitos benefícios ao município. “Nossa gestão é comprometida em manter sempre viva a história do município. Ao revitalizar o prédio, a Prefeitura de Artur Nogueira tem preservado o passado, cuidado do presente e pensado no futuro”.

O imóvel está localizado na Avenida Fernando Arens, no Centro, e já deu lugar a escola Francisco Cardona, ao Teatro, e aos livros que compunham a antiga Biblioteca Municipal. Centenário, o local sediou histórias e eternizou lembranças de pessoas que passaram por lá desde outubro de 1920, quando ele foi inaugurado.

Prestes a desmoronar

O secretário de Planejamento Fernando Arrivabene comenta que, infelizmente, o local sofreu duramente ao longo dos anos. Isso porque, quem entra no prédio hoje – um século após a sua construção – se depara com rachaduras nas paredes, com o forro de madeira completamente deteriorado por cupim, com a pintura desgastada, e com o assoalho de madeira todo quebrado.

Para o titular da pasta, os sinais de destruição acusam a falta de cuidado e de reparos que o patrimônio vem enfrentando. “Um dos maiores problemas é o telhado. Tem muita infiltração. Parte da história nogueirense tem se deteriorado com o tempo, e um dos únicos patrimônios históricos do município pode desabar a qualquer momento se nada for feito. Vamos trabalhar para que o aniversário de 102 anos do prédio seja comemorado com ele já restaurado”, enfatiza.

Arrivabene ainda pontua que a reforma no prédio garantirá que ele continue em pé por pelo menos mais cem anos. O também arquiteto e urbanista explica que a revitalização resgatará as características originais do prédio, desde a pintura até os detalhes de sua arquitetura que acabaram sendo removidos entre uma reforma e outra.

Continue lendo

Artur Nogueira

Após moradores burlarem filas, UBS Conservani atende apenas em sistema drive-thru em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Agentes de saúde flagraram moradores saindo do carro para receber a dose na fila de pedestres

Após moradores burlarem as filas de vacinação contra a Covid-19, a secretaria de Saúde de Artur Nogueira suspendeu a vacinação de moradores sem carros na tenda drive-thru, instalada em frente à UBS Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani. A partir de agora, a aplicação das doses no drive é aberta apenas aos moradores que comparecerem ao local com carro. 

Com a liberação da vacinação na tenda para toda a população, as filas se dividiam entre moradores sem carro (pedestres) e moradores que aguardavam a vez dentro do veículo. Além disso, com a ampliação da vacina para o grupo maior de 30 anos, a demanda da tenda aumentou consideravelmente nesta semana. 

Com isso, os agentes da saúde flagraram diversos motoristas burlando o sistema de vacinação. Como a fila de motoristas costuma ser maior que a de pedestres, os condutores começaram a descer do veículo e esperar pela vacina em frente à tenda. De acordo com a pasta, as atitudes têm desorganizado e atrasado o sistema de vacinação, fazendo inclusive que seja gerada aglomeração na tenda de imunização. 

Diante disso, a partir desta quinta-feira, o drive-thru será voltado apenas aos motoristas, que continuará atendendo sob livre demanda. Já o restante da população deverá se dirigir até o Espaço Mãe e Filho para ser imunizado. Este, por sua vez, funciona sob agendamento para primeiras doses, que pode ser feito através do telefone (19) 3877-3751. Já a aplicação das segundas doses não requer agendamento. 

Para diminuir o tempo de espera na fila, a secretaria de Saúde orienta o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/). O procedimento garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar, e contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira atinge 50% da população vacinada contra a Covid-19 com 1ª dose

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Dentre os 55.340 mil habitantes do município nogueirense, 27.665 já foram vacinados

Com organização e eficiência, Artur Nogueira atingiu 50% da população geral vacinada com ao menos a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19. A campanha de imunização ocorre há pouco mais de seis meses no sistema drive-thru, em frente à UBS do Jardim Conservani, e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho.

Dentre os 55.340 mil habitantes do município nogueirense, 27.665 já foram vacinados, o que representa 50% da população. Deste número, 26.157 referem-se à primeira dose e 1.508 à dose única. Ao todo, o município já recebeu 37.779 doses até essa terça-feira, 20, sendo que 34.587 já foram aplicadas, dentre elas, Pfizer, Janssen, Astrazeneca e CoronaVac – todas com eficácia comprovada e autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

A secretária de Saúde Angela Pulz Delgado comenta que os números são satisfatórios graças ao trabalho em equipe. “Desde quando a vacina foi liberada em Artur Nogueira temos recebido inúmeros elogios, pois o pessoal da Vigilância e Saúde tem enfrentado chuva e sol para garantir que a população receba as doses”, diz. 

Do total de vacinados, 7.253 eram idosos, 1.673 profissionais da saúde, 964 profissionais da educação, 3.777 dos grupos prioritários e 13.998 adultos. Destes, 6.922 já receberam as duas doses da vacina e completaram o ciclo de imunização.

O prefeito Lucas Sia (PSD) comemora o avanço da vacinação contra a Covid-19 no município. “Estamos trabalhando para que toda a população seja imunizada. Este era um dos nossos objetivos e estamos, graças ao trabalho dos nossos excelentes profissionais, concretizando isso”, comenta.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Milena Sia Perin orienta que os moradores fiquem atentos à data de aplicação da 2ª dose para que o ciclo de imunização seja concluído. E, para que a vacinação ocorra com maior rapidez, ela orienta que todos realizem o pré-cadastro no site “VacinaJá”. “Esse procedimento agiliza o cadastro e a aplicação ao dirigir-se até o ponto de vacinação. Pedimos atenção aos moradores com relação a esse processo. Estamos muito satisfeitos com o andamento da vacinação. Na próxima semana iniciaremos novos grupos”, afirma.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias