Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Secretaria de Cultura e Turismo oferece curso gratuito de Turismo Rural em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Módulos serão ministrados por meio de parceria com o Senar Mogi Mirim

A Secretaria de Cultura e Turismo de Artur Nogueira está oferecendo um curso gratuito de Turismo Rural. A oportunidade foi viabilizada por meio da parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Mogi Mirim e o Sindicato Rural do município. As inscrições estão abertas e o 1º módulo começa no dia 22 de março a partir das 13h.

Segundo a coordenadora do Senar Mogi Mirim, Cristina Borgheti, é muito importante capacitar o produtor rural. “Muitas pessoas abrem a porteira de sua propriedade para o turismo, mas não tem uma estrutura ideal. Ou, às vezes, nem sabe do potencial que tem para agregar valor à sua propriedade”, comenta. E frisa ainda que “o turismo rural é uma maneira excelente para gerar renda aos produtores, desde que estes passem por capacitação”.

O curso leva em consideração os recursos de cada propriedade, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e a família dele. Eduardo Bettin é o instrutor do Senar que irá ministrar o curso e lembra, durante reunião com a Secretaria de Cultura e Turismo, que Artur Nogueira possui um amplo potencial dentro do Turismo Rural. 

“No passado, a cidade já teve um selo certificando essa grande capacidade de Interesse Turístico. Existem empreendimentos rurais aqui que oferecem um bom trabalho receptivo como pesqueiros, áreas de fruticultura, hotéis em áreas rurais, etc”, pontua. Uma visão cooperada entre os empresários para traçar roteiros torna a região com maior visibilidade de acordo com Bettin.

O secretário de Cultura e Turismo de Artur Nogueira, Renato Carlini, não esconde sua felicidade em oferecer novas oportunidades aos produtores rurais do município. “Esse treinamento vai agregar valor às famílias que residem no meio rural, principalmente aquelas que possuem um pedacinho de terra que teoricamente está ocioso. Ali há potencial para consolidar uma nova fonte de renda”, frisa o secretário.

Por fim, a representante do Sindicato Rural do município, Jane Bueno, conta que essa é a segunda turma do Programa Turismo Rural. “Através do Senar, conseguimos uma adesão muito boa no primeiro ano. Acredito que agora não será diferente. Fica o convite a todos os produtores, agricultores, trabalhadores rurais, autônomos, profissionais liberais para participarem”.

Os interessados podem se inscrever no Centro Cultural Tom Jobim, localizado na Rua São Sebastião, nº 300. É necessário o preenchimento de uma ficha com dados de identificação e cópia do RG e CPF. 

Programa Turismo Rural
O Programa Turismo Rural “Agregando valor à propriedade” é constituído por uma série de cursos relacionados entre si, permitindo que os produtores desenvolvam com segurança a atividade econômica. O objetivo é ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo. 

Ao todo são 10 módulos, entre eles: Oportunidades de empreendimentos, Identidade e cultura, Gestão de empreendimentos, Atrativos turísticos no meio rural, Ponto de vendas de produtos, Meios de hospedagem, Meios de alimentação, Atendendo e encantando o cliente, Resgates gastronômico e Consolidação do Programa.

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira anuncia revitalização do prédio da antiga biblioteca e teatro

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Local está desativado desde 2011, e o interior do imóvel sofre com infiltração e rachaduras

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio das secretarias de Planejamento e Educação, anunciou a revitalização do prédio da antiga Biblioteca e Teatro Municipal. O local, desativado desde 2011, aguarda há anos por uma restauração, e o decorrer do tempo fez com que problemas como infiltração e rachaduras surgissem no interior do imóvel.

De acordo com o prefeito Lucas Sia (PSD), a revitalização deve gerar muitos benefícios ao município. “Nossa gestão é comprometida em manter sempre viva a história do município. Ao revitalizar o prédio, a Prefeitura de Artur Nogueira tem preservado o passado, cuidado do presente e pensado no futuro”.

O imóvel está localizado na Avenida Fernando Arens, no Centro, e já deu lugar a escola Francisco Cardona, ao Teatro, e aos livros que compunham a antiga Biblioteca Municipal. Centenário, o local sediou histórias e eternizou lembranças de pessoas que passaram por lá desde outubro de 1920, quando ele foi inaugurado.

Prestes a desmoronar

O secretário de Planejamento Fernando Arrivabene comenta que, infelizmente, o local sofreu duramente ao longo dos anos. Isso porque, quem entra no prédio hoje – um século após a sua construção – se depara com rachaduras nas paredes, com o forro de madeira completamente deteriorado por cupim, com a pintura desgastada, e com o assoalho de madeira todo quebrado.

Para o titular da pasta, os sinais de destruição acusam a falta de cuidado e de reparos que o patrimônio vem enfrentando. “Um dos maiores problemas é o telhado. Tem muita infiltração. Parte da história nogueirense tem se deteriorado com o tempo, e um dos únicos patrimônios históricos do município pode desabar a qualquer momento se nada for feito. Vamos trabalhar para que o aniversário de 102 anos do prédio seja comemorado com ele já restaurado”, enfatiza.

Arrivabene ainda pontua que a reforma no prédio garantirá que ele continue em pé por pelo menos mais cem anos. O também arquiteto e urbanista explica que a revitalização resgatará as características originais do prédio, desde a pintura até os detalhes de sua arquitetura que acabaram sendo removidos entre uma reforma e outra.

Continue lendo

Artur Nogueira

Após moradores burlarem filas, UBS Conservani atende apenas em sistema drive-thru em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Agentes de saúde flagraram moradores saindo do carro para receber a dose na fila de pedestres

Após moradores burlarem as filas de vacinação contra a Covid-19, a secretaria de Saúde de Artur Nogueira suspendeu a vacinação de moradores sem carros na tenda drive-thru, instalada em frente à UBS Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani. A partir de agora, a aplicação das doses no drive é aberta apenas aos moradores que comparecerem ao local com carro. 

Com a liberação da vacinação na tenda para toda a população, as filas se dividiam entre moradores sem carro (pedestres) e moradores que aguardavam a vez dentro do veículo. Além disso, com a ampliação da vacina para o grupo maior de 30 anos, a demanda da tenda aumentou consideravelmente nesta semana. 

Com isso, os agentes da saúde flagraram diversos motoristas burlando o sistema de vacinação. Como a fila de motoristas costuma ser maior que a de pedestres, os condutores começaram a descer do veículo e esperar pela vacina em frente à tenda. De acordo com a pasta, as atitudes têm desorganizado e atrasado o sistema de vacinação, fazendo inclusive que seja gerada aglomeração na tenda de imunização. 

Diante disso, a partir desta quinta-feira, o drive-thru será voltado apenas aos motoristas, que continuará atendendo sob livre demanda. Já o restante da população deverá se dirigir até o Espaço Mãe e Filho para ser imunizado. Este, por sua vez, funciona sob agendamento para primeiras doses, que pode ser feito através do telefone (19) 3877-3751. Já a aplicação das segundas doses não requer agendamento. 

Para diminuir o tempo de espera na fila, a secretaria de Saúde orienta o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/). O procedimento garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar, e contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira atinge 50% da população vacinada contra a Covid-19 com 1ª dose

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Dentre os 55.340 mil habitantes do município nogueirense, 27.665 já foram vacinados

Com organização e eficiência, Artur Nogueira atingiu 50% da população geral vacinada com ao menos a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19. A campanha de imunização ocorre há pouco mais de seis meses no sistema drive-thru, em frente à UBS do Jardim Conservani, e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho.

Dentre os 55.340 mil habitantes do município nogueirense, 27.665 já foram vacinados, o que representa 50% da população. Deste número, 26.157 referem-se à primeira dose e 1.508 à dose única. Ao todo, o município já recebeu 37.779 doses até essa terça-feira, 20, sendo que 34.587 já foram aplicadas, dentre elas, Pfizer, Janssen, Astrazeneca e CoronaVac – todas com eficácia comprovada e autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

A secretária de Saúde Angela Pulz Delgado comenta que os números são satisfatórios graças ao trabalho em equipe. “Desde quando a vacina foi liberada em Artur Nogueira temos recebido inúmeros elogios, pois o pessoal da Vigilância e Saúde tem enfrentado chuva e sol para garantir que a população receba as doses”, diz. 

Do total de vacinados, 7.253 eram idosos, 1.673 profissionais da saúde, 964 profissionais da educação, 3.777 dos grupos prioritários e 13.998 adultos. Destes, 6.922 já receberam as duas doses da vacina e completaram o ciclo de imunização.

O prefeito Lucas Sia (PSD) comemora o avanço da vacinação contra a Covid-19 no município. “Estamos trabalhando para que toda a população seja imunizada. Este era um dos nossos objetivos e estamos, graças ao trabalho dos nossos excelentes profissionais, concretizando isso”, comenta.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Milena Sia Perin orienta que os moradores fiquem atentos à data de aplicação da 2ª dose para que o ciclo de imunização seja concluído. E, para que a vacinação ocorra com maior rapidez, ela orienta que todos realizem o pré-cadastro no site “VacinaJá”. “Esse procedimento agiliza o cadastro e a aplicação ao dirigir-se até o ponto de vacinação. Pedimos atenção aos moradores com relação a esse processo. Estamos muito satisfeitos com o andamento da vacinação. Na próxima semana iniciaremos novos grupos”, afirma.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias