Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Secretaria de Cultura e Turismo oferece curso gratuito de Turismo Rural em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Módulos serão ministrados por meio de parceria com o Senar Mogi Mirim

A Secretaria de Cultura e Turismo de Artur Nogueira está oferecendo um curso gratuito de Turismo Rural. A oportunidade foi viabilizada por meio da parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Mogi Mirim e o Sindicato Rural do município. As inscrições estão abertas e o 1º módulo começa no dia 22 de março a partir das 13h.

Segundo a coordenadora do Senar Mogi Mirim, Cristina Borgheti, é muito importante capacitar o produtor rural. “Muitas pessoas abrem a porteira de sua propriedade para o turismo, mas não tem uma estrutura ideal. Ou, às vezes, nem sabe do potencial que tem para agregar valor à sua propriedade”, comenta. E frisa ainda que “o turismo rural é uma maneira excelente para gerar renda aos produtores, desde que estes passem por capacitação”.

O curso leva em consideração os recursos de cada propriedade, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e a família dele. Eduardo Bettin é o instrutor do Senar que irá ministrar o curso e lembra, durante reunião com a Secretaria de Cultura e Turismo, que Artur Nogueira possui um amplo potencial dentro do Turismo Rural. 

“No passado, a cidade já teve um selo certificando essa grande capacidade de Interesse Turístico. Existem empreendimentos rurais aqui que oferecem um bom trabalho receptivo como pesqueiros, áreas de fruticultura, hotéis em áreas rurais, etc”, pontua. Uma visão cooperada entre os empresários para traçar roteiros torna a região com maior visibilidade de acordo com Bettin.

O secretário de Cultura e Turismo de Artur Nogueira, Renato Carlini, não esconde sua felicidade em oferecer novas oportunidades aos produtores rurais do município. “Esse treinamento vai agregar valor às famílias que residem no meio rural, principalmente aquelas que possuem um pedacinho de terra que teoricamente está ocioso. Ali há potencial para consolidar uma nova fonte de renda”, frisa o secretário.

Por fim, a representante do Sindicato Rural do município, Jane Bueno, conta que essa é a segunda turma do Programa Turismo Rural. “Através do Senar, conseguimos uma adesão muito boa no primeiro ano. Acredito que agora não será diferente. Fica o convite a todos os produtores, agricultores, trabalhadores rurais, autônomos, profissionais liberais para participarem”.

Os interessados podem se inscrever no Centro Cultural Tom Jobim, localizado na Rua São Sebastião, nº 300. É necessário o preenchimento de uma ficha com dados de identificação e cópia do RG e CPF. 

Programa Turismo Rural
O Programa Turismo Rural “Agregando valor à propriedade” é constituído por uma série de cursos relacionados entre si, permitindo que os produtores desenvolvam com segurança a atividade econômica. O objetivo é ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo. 

Ao todo são 10 módulos, entre eles: Oportunidades de empreendimentos, Identidade e cultura, Gestão de empreendimentos, Atrativos turísticos no meio rural, Ponto de vendas de produtos, Meios de hospedagem, Meios de alimentação, Atendendo e encantando o cliente, Resgates gastronômico e Consolidação do Programa.

Continue lendo

Artur Nogueira

Parceria entre Prefeitura, Acean, e Sebrae de Artur Nogueira lança curso para empresários solicitarem empréstimos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Curso é obrigatório para empresas que queiram solicitar micro-empréstimos junto a Caixa Econômica Federal; veja como se inscrever

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio do Núcleo de Gestão Estratégica e Projetos de Integração (Nugepi), está com inscrições abertas para o curso Descomplique Sua Empresa – Pessoa Jurídica, gratuito e totalmente on-line. O curso é obrigatório para empresas que queiram solicitar micro-empréstimos junto a Caixa Econômica Federal.

Pensando em ajudar os pequenos empresários, a Caixa e o Sebrae assinaram um acordo para facilitar o acesso dos empreendedores a financiamento de capital de giro: uma linha especial de R$7,5 bilhões disponibilizada pelo banco e garantida pelo Sebrae por meio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que potencializa o acesso aos pequenos negócios a uma linha de capital de giro. Vale destacar que a certificação nos cursos do Sebrae credencia a empresa a solicitar (sujeito a análise de crédito) a linha Sebrae Fampe.

O CURSO
A capacitação é oferecida pelo Sebrae, em parceria com a Associação Comercial de Empresários de Artur Nogueira (Acean), e acontece de 26 a 30 de abril, das 19h às 21h, na plataforma de reuniões Microsoft Teams.

Os participantes serão inseridos em um grupo de WhatsApp para auxílio durante a capacitação. O grupo, segundo o Nugepi, será temporário e desativado no momento em que se encerrarem as atividades.

De acordo com o Núcleo, no curso serão abordados temas relevantes e importantes para os empreendedores, tais como planejamento (foco no momento atual da pandemia), fidelização, vendas, finanças (abordagem focada no fluxo de caixa) e crédito. Portanto, podem se inscrever empreendedores (as) devidamente formalizados (com CNPJ), independente do porte (pode ser desde MEI, ME ou EPP) e também do setor de atuação.

“O curso como pode ver é voltado para empreendedores que desejam melhorar seu negócio, por isso, nosso conteúdo aborda desenvolvimento empresarial, tratando planejamento, fidelização, vendas, fluxo de caixa e crédito”, destacou o núcleo.

As vagas são limitadas e os interessados em se inscrever devem realizar o cadastro via internet, clicando aqui (https://forms.gle/bmpxt3aLNEVFX2wL7). Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (19) 3877-2729.

CONFIRA O CRONOGRAMA COMPLETO

  • 1º dia: Live Descomplique – Planejamento em tempos de crise

Nesse tema, o participante terá acesso a ferramentas que auxiliam no enfrentamento a um cenário de crise vivenciado pela empresa, de modo que seja possível elaborar um plano de ação e traçar estratégias concretas para a sobrevivência do negócio

  • 2º dia: Live Descomplique – Fidelização

Serão abordados os aspectos que envolvem a fidelização e estratégias de marketing de relacionamento em conceitos bem definidos, com foco no cliente e orientações sobre o melhor atendimento.

  • 3º dia: Live Descomplique – Vendas

O objetivo desse encontro é fornecer subsídios para o empreendedor vender mais, melhor e de forma descomplicada, trazendo o conceito de vendas para o conteúdo consultivo, auxiliando na conversão e tratamento de objeções no ato da negociação.

  • 4º dia: Live Descomplique – Fluxo de Caixa

As finanças são apresentadas, mostrando conceitos relacionados aos controles financeiros e operacionais de um negócio, orientando a utilização do fluxo de caixa e direcionando análises relevantes para apoiar a gestão do negócio.

  • 5º dia: Live Enfrentar – Conheça o crédito certo para seu negócio

Serão mostrados os melhores caminhos para o acesso ao crédito, diante da situação de pandemia, com o objetivo de fortalecer o capital de giro. Nesse tema, a principais linhas de crédito disponíveis para negócio serão apresentadas (Sebrae Fampe, Fungetur, hotéis, bares e restaurantes , etc.)

Continue lendo

Artur Nogueira

Abertas as inscrições para 2° “Kit Merenda Escolar” em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Inscrições devem ser feitas entre os dias 15 a 20 de abril, pelo e-mail da escola ou presencialmente

As inscrições para o 2° “Kit Merenda Escolar” se iniciam nesta quinta-feira, 15, em Artur Nogueira. O kit será entregue em maio e conta com itens básicos, além de outros perecíveis como frutas e legumes. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 a 20 de abril, pelo e-mail da escola ou presencialmente. Os pais ou responsáveis são orientados pelos professores sobre o endereço de e-mail, bem como o telefone da unidade escolar onde os filhos estudam.

De acordo com a pasta, a ação é voltada para todos os alunos da rede municipal de ensino, principalmente às famílias em situação de vulnerabilidade, que tiveram a renda afetada em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Entre os dias 30 e 31 de março, foram entregues os kits referentes ao meses de fevereiro e março. As cestas eram formadas por arroz, feijão, leite em pó, fubá, ovos, pão, biscoito, macarrão, óleo, além de verduras e legumes. Para o próximo kit, referente aos meses de abril e maio, a Secretaria de Educação promete novidades, tais como frango e abacaxi.

Vale destacar que a retirada do kit-Merenda só será possível após a realização da inscrição, durante o período citada acima. A solicitação prévia é necessária para que não haja perda dos alimentos. Já a data de entrega será noticiada em breve, pelos canais oficias de comunicação da Prefeitura.

Continue lendo

Artur Nogueira

Polícia Civil e GM de Artur Nogueira encontram laboratório de drogas com pés de maconha

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Um casal, identificados como proprietários do imóvel, foi detido em flagrante e encaminhados para a delegacia do município

Em operação conjunta, a Polícia Civil e a Guarda Municipal de Artur Nogueira encontraram 143 pés de maconha no bairro Residencial das Palmeiras, ao lado da Torre da Rádio, na manhã desta quinta-feira, 15. As autoridades encontraram as plantas e também um laboratório de drogas.

De acordo com as informações, o refino era feito no local e distribuído por traficantes na região

Foi o forte cheiro vindo do local que chamou a atenção dos vizinhos que fizeram a denúncia.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias