Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Discussão sobre instalação de lixeira termina com duas mortes e feridos em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Crime ocorreu na manhã deste domingo, 28, em área rural da cidade

Uma discussão sobre a instalação de uma lixeira terminou com duas mortes e dois feridos em Artur Nogueira, na manhã deste domingo, 28, segundo relato da Guarda à Polícia Civil. O caso ocorreu na frente de uma propriedade localizada em vicinal da Rodovia dos Agricultores, zona rural.

Testemunhas relataram que o dono do imóvel é de Sumaré e contratou uma equipe de serralheiros para instalar um portão na área. Por causa desse trabalho, eles teriam feito a remoção de uma lixeira externa e reinstalaram o equipamento a cerca de 50 metros.

Um morador da região, que discordou da mudança, teria ido ao local com um funcionário até a frente do imóvel, onde começaram as divergências. Segundo testemunhas, durante a confusão este morador foi até uma caminhonete, pegou uma arma e fez disparos para o alto e contra o grupo.

O funcionário dele, que estava com um facão, foi atingido e teve a morte confirmada no Hospital Samaritano. Além disso, a nora de um dos serralheiros ficou ferida após ser atingida no braço.

Na sequência, um dos serralheiros, também com facão, tentou defender o grupo e desferiu um golpe que feriu o morador armado com uma pistola, mas em seguida ele também foi baleado e morreu.

A mulher ferida e o atirador foram inicialmente levados para o Hospital Samaritano. O suspeito está sob custódia, segundo a Polícia Civil, e foi transferido para o Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.

O caso ainda será registrado na delegacia de Artur Nogueira, mas no local já foram apresentados pela Guarda Municipal os facões, arma e munições apreendidos durante a ocorrência.

Fonte G1 -Giuliano Tamura / EPTV

Artur Nogueira

Artur Nogueira confirma antecipação de 12 para 8 semanas na aplicação da 2ª dose da Pfizer

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Quem já recebeu a 1ª dose do imunizante poderá concluir esquema vacinal 4 semanas antes do prazo

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Saúde, anuncia que seguirá a medida que antecipa de 12 para 8 semanas o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 da Pfizer. A nova estratégia foi definida pelo Plano Estadual de Imunização (PEI), e aderida pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas, do qual Artur Nogueira faz parte. 

A partir desta sexta-feira, 24, quem já recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer pode concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado na carteira de vacinação.

Cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer pode conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 28 dias antes da data até então sinalizada para receber a segunda dose.

Locais de vacinação

Espaço Mãe e Filho
Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 14h
Sob livre demanda
Segundas e terceiras doses
Grupos: maiores de 18 anos e 3ª dose idosos

Drive-thru UBS Teresinha Vicensotti
Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 14h
Sob livre demanda 
Segundas e terceiras doses
Grupos: maiores de 18 anos e 3ª dose idosos

PSF Bom Jardim
Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 14h
Sob livre demanda 
Apenas primeiras doses
Grupos: maiores de 18 anos, adolescentes

Continue lendo

Artur Nogueira

Em 3 meses, Saúde de Artur Nogueira tira 1.706 pessoas da lista de espera por exames

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Centro de Especialidades realizou centenas de agendamentos no período de 1º de junho a 17 de setembro 

Em menos de três meses, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Saúde, tirou centenas de pessoas da lista de espera para exames como colonoscopia, endoscopia, avaliações de pequenas cirurgias, e ultrassom. Segundo balanceamento feito pela pasta, foram realizados 1.706 agendamentos no período de 1º de junho a 17 de setembro deste ano, via Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária Angela Pulz Delgado traçou um panorama da situação das filas e conta que haviam moradores que aguardavam por agendamento desde 2017. Este é o caso de munícipes que necessitavam passar por uma Avaliação para Adaptação de Aparelho Auditivo. “Antes da pandemia recebíamos aproximadamente 12 vagas por ano, mas, desde o início da pandemia, não recebíamos nenhuma”, contou.

A boa notícia dada pela secretária é que, no período de 09 de agosto a 17 de setembro, foram captadas 85 vagas pelo SUS para a avaliação. A lista continha 101 moradores, o que significa que 85% deles já foram beneficiados com o agendamento. 

Outra fila que foi quase zerada é a de Avaliação para Cirurgia de Catarata, onde o Centro de Especialidades Médicas (CEM) realizou 108 agendamento nos últimos meses. “Todos passaram por avaliação pelo SUS, e muitos já tiveram a cirurgia agendada. Já os poucos casos que precisam de retaguarda em retina receberam contra referencia e já estão inseridos no sistema, aguardando retorno do ambulatório de referência”, frisa Angela. 

Mas o grande recorde foi batido na fila por Ultrassom, em que 1.186 exames foram realizados. “Tínhamos uma demanda reprimida de 2.160 exames até junho de 2021. Portanto, num período de 100 dias mais de 50% foram realizados”, enfatiza a titular da pasta. 

A expectativa, de acordo com Angela, é zerar todas as filas nos próximos meses. 

CONFIRA OUTROS AGENDAMENTOS:

– Tomografia Computadorizada realizadas pelo SUS: 70
– Avaliações de Colecistectomias (no AME): 30 
– Avaliações de Colecistectomias: 14
– Exame de Colonoscopia: 41 
– Exame de Endoscopia: 66
– Avaliações de Pequenas Cirurgia: 106

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira faz entrega do 4º Kit-Merenda aos alunos da rede municipal

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Ao todo, 5.341 estudantes receberão o benefício nesta sexta-feira, 24

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia, nesta sexta-feira, 24, a entrega do 4º Kit Merenda Escolar. A distribuição acontecerá somente neste dia, das 8h às 16h30, nas unidades escolares da cidade. O benefício é voltado aos 5.341 alunos da rede municipal de ensino que realizaram o cadastro dentro do prazo estipulado pela Secretaria. 

Vale destacar que a retirada do Kit-Merenda só é possível para quem realizou a inscrição. De acordo com a Administração, a solicitação prévia é necessária para que não haja perda dos alimentos.

A secretária de Educação do município, Débora Sacilotto, fala sobre os bastidores da entrega do kit merenda em casa. “A nossa equipe de nutrição prepara, com todo carinho e cuidado, um kit com cereais, proteínas, frutas e verduras. Aderimos ao programa por ser algo benéfico e com o intuito de dar suporte aos nossos alunos”, argumenta a educadora.

O benefício é referente aos meses de agosto e setembro. Assim, após processo licitatório para a compra de alimentos, 1.154 estudantes das creches municipais, 604 das EMEIs e 3.583 das EMEFs poderão usufruir do kit que contém arroz, feijão, macarrão parafuso, macarrão para sopa, fubá, extrato de tomate, leite em pó, biscoito integral salgado, biscoito doce maisena, óleo de soja, filé de frango, pão integral, além de frutas e legumes.

O prefeito Lucas Sia (PSD) agradece aos envolvidos no projeto e destaca que já foram entregues milhares de kits até o momento. “É pelos mais de 5 mil estudantes que dedicamos nossos esforços e que realizamos ações grandiosas como essa, com responsabilidade e compromisso”, diz.

Kit merenda escolar
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não determina uma periodicidade da entrega dos kits. Por isso, o FNDE deixa a critério de cada município essa definição, levando-se em consideração a estrutura para armazenamento dos insumos, logística e todas as particularidades envolvidas. 

Em Artur Nogueira, o kit está sendo entregue a cada 2 meses desde o início da pandemia.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias