Artur Nogueira
Saean e Educação lançam Gibi para 5 mil alunos da rede pública
2ª edição do projeto é intitulada “Dr. Água em: As Melhorias do Saean Não Param”; lançamento aconteceu nesta sexta, 22, Dia Mundial da Água
O Dr. Água, mascote do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), embarcou em mais uma aventura. Desta vez, o personagem surpreendeu a criançada no lançamento da 2ª edição da revistinha em quadrinhos, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação.
Intitulada “Dr. Água em: As Melhorias do Saean Não Param”, a obra teve uma tiragem inicial de 5.700 exemplares e será distribuída em 24 escolas municipais que atendam alunos da Educação Infantil e Fundamental I. O lançamento do projeto aconteceu nesta sexta-feira, 22, na Emef Prof. Ver. Amaro Rodrigues (Ninico) e na Emei Regina Aparecida Posi de Oliveira.
A presidente do Saean, Gabriela Montoya, revelou que essa edição da obra literária infantil narra todas as melhorias e obras feitas pela autarquia nos últimos anos. A fim de aproximar ainda mais o pequeno leitor, ela explica que todas as histórias se passam em Artur Nogueira, com cenas em pontos importantes, tais como a Barragem Ângelo Toniolo, as Estações de Tratamento de Água/ Esgoto etc.
LEIA TAMBÉM:
“O lançamento foi ainda mais especial, porque além de ter acontecido no Dia Mundial da Água, conseguimos personificar e levar nosso mascote pessoalmente. As crianças se divertiram muito”, exclamou a superintendente.
O prefeito Lucas Sia (PSD) parabenizou a iniciativa que alcançará milhares de estudantes. “A educação é um pilar fundamental para que a nossa cidade continue progredindo. Esse Gibi é uma excelente oportunidade para educar as futuras gerações sobre as melhorias que garantem o saneamento básico na cidade e mostrem que o trabalho está sendo realizado com êxito”, frisou.
História e personagens
A secretária de Educação, Débora Sacilotto, justificou a escolha do gênero literário. “Decidimos tratar o assunto por meio da revistinha, pois, enquanto educadores, entendemos que os gibis têm o poder de fazer com que a criança se identifique com os personagens, já que todos os diálogos foram escritos com uma linguagem lúdica e acessível às crianças”, explicou.

Ao longo de 30 páginas, o livro narra todas as melhorias e obras feitas pelo Saean nos últimos anos. Entre tantas, destacam-se a recuperação da barragem Ângelo Toniolo, que estava prestes a romper em 2021; construção da represa do Poquinha; valorização dos funcionários e renovação da frota.
Para apresentar todas as temáticas de forma alegre e descontraída, a equipe de produção deu vida ao personagem Nogueirinha, um menino disposto a aprender com tudo e todos. Na história, ele interage com a mãe Zilda, e os amigos Nina, Hugo e Clarinha, além do Faíscão – o cachorro de estimação cheio de humor.
A revistinha conta ainda com aparições surpresas do famoso Dr. Água, a gota animada. Outros personagens acabam ganhando destaque, como o funcionário do Saean, que tira dúvidas sobre a autarquia, e o consciente Juquinha – amigo japonês de Nogueirinha.
“Todos os personagens foram pensados com responsabilidade, a fim de apresentar ao leitor uma diversidade de etnias, profissões e de classes sociais. Há negros, brancos, pardos, ruivos, magrinhos, gordinhos, dona de casa, técnico e estudante”, destacou a secretária de Educação.
Ao final do gibi, a criança poderá realizar atividades de colorir, ligar pontos e caça-palavras.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Prefeitura anuncia novo mutirão de empregos em Artur Nogueira
Ação acontece no dia 20 de maio, das 9h às 12h, na Casa da Juventude, e oferecerá centenas de vagas
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Juventude, promove no dia 20 de maio mais uma edição do Mutirão Emprega Já, com centenas de vagas de emprego disponíveis. O evento será realizado das 9h às 12h, na Casa da Juventude, reunindo empresas que estão em busca de novos colaboradores e trabalhadores interessados em ingressar ou retornar ao mercado.
O prefeito Lucas Sia (PL) destacou a importância da iniciativa. “O Mutirão Emprega Já é uma ação concreta para fortalecer a economia local e ampliar as oportunidades para a nossa população. Estamos trabalhando para conectar quem precisa de emprego às empresas que estão contratando”, afirmou.
Como participar
Os interessados devem retirar a carta de encaminhamento no Poupatempo até o dia 19 de maio. No dia do evento, é necessário levar currículos atualizados e documentos pessoais.
As senhas para atendimento serão distribuídas a partir das 8h30, conforme ordem de chegada.
A Casa da Juventude está localizada na Rua João Machado, 353, no Jardim Bela Vista.
Empresas com vagas disponíveis
Empresas que tenham interesse em participar devem entrar em contato com o PAT de Artur Nogueira pelo WhatsApp (19) 3827-5429 até o dia 15 de maio.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Prefeitura anuncia 2ª edição da Feira Pet em Artur Nogueira
Evento acontece no dia 31 de maio, das 9h às 13h; expositores podem se inscrever entre 11 e 18 de maio
Depois de reunir grande público e fortalecer a causa animal no município, a Feira Pet de Artur Nogueira está de volta para sua segunda edição, com uma programação ainda mais completa voltada ao cuidado, à conscientização e à convivência entre pets e tutores.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, o evento será realizado no dia 31 de maio (domingo), das 9h às 13h, na Rua Ademar de Barros (Área Verde próximo à Feira Livre), com entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM:
- Festa dos metalúrgicos 2026 reúne centenas de famílias e reforça mobilização pelo fim da jornada 6×1
A programação inclui mini fazenda, atividades educativas e exposição de produtos pet, reunindo serviços e atrações voltadas ao bem-estar animal.
O prefeito Lucas Sia (PL) destacou a importância da iniciativa para o município. “A Feira Pet já mostrou, na primeira edição, o quanto a nossa população abraça a causa animal. Agora, voltamos com um evento ainda mais estruturado, que valoriza os cuidados com os pets e também movimenta o setor. É uma ação que une conscientização, serviço e participação da população”, afirmou.
APRESENTAÇÃO DOS CANIS DA GUARDA MUNICIPAL
Assim como na edição anterior, um dos destaques do evento será a apresentação dos canis da Guarda Municipal, com a participação de três corporações: Artur Nogueira e cidades convidadas.
Durante a exibição, o público poderá conhecer de perto as habilidades, a disciplina e o treinamento dos cães que atuam diariamente em ações de segurança e proteção comunitária.
ESPAÇO PARA EXPOSITORES E AMANTES DA CAUSA
A feira contará com a participação de tutores, protetores, profissionais da área e apaixonados por animais, promovendo integração e troca de experiências.
O evento também será uma importante vitrine para o setor pet, reunindo comerciantes e expositores focados no bem-estar animal, como clínicas veterinárias, agropecuárias e pet shops.
Durante a feira, o público poderá conhecer novas marcas, explorar uma variedade de produtos e serviços, esclarecer dúvidas com especialistas e, ainda, apoiar a causa animal por meio da adoção responsável.
INSCRIÇÕES PARA EXPOSITORES
Os interessados em expor produtos ou serviços devem se inscrever entre os dias 11 e 18 de maio, por meio do WhatsApp do Bem-Estar Animal: (19) 3877-1505.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Prefeitura divulga vagas para operador de empilhadeira com salário de R$2,6 mil
Processo seletivo acontece no dia 5 de maio, na Casa da Juventude de Artur Nogueira, com oportunidades para homens e mulheres; interessados devem retirar carta de encaminhamento no PAT
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Juventude, divulga o processo seletivo em parceria com a empresa Imediato Nexway. A oportunidade é destinada ao cargo de operador de empilhadeira e contempla 10 vagas para ambos os sexos (feminino e masculino), com salário de R$2.696,62.
Para participar, é necessário ter ensino médio completo, CNH “B”, curso de empilhadeira atualizado e residir em Artur Nogueira. Os contratados atuarão em regime de turnos (A e C).
LEIA TAMBÉM:
Além da remuneração, a empresa oferece benefícios como alimentação no local, cesta básica, planos de saúde e odontológico, seguro de vida, transporte fretado, acesso ao Gympass, descontos em farmácias e escolas de idiomas, kit nascimento, auxílio casamento, além de parcerias com plataformas de apoio psicológico, Sesc e Senat (Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte).
Processo seletivo
O processo seletivo será realizado no dia 5 de maio (terça-feira), a partir das 9h, na Casa da Juventude, localizada na Rua João Luiz Machado, nº 373, no Jardim Bela Vista 2. O atendimento será por ordem de chegada, mediante distribuição de senhas.
A Prefeitura reforça que as cartas de encaminhamento são limitadas e devem ser retiradas previamente no PAT, instalado no Poupatempo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Pedreira1 semana atrásCPFL Santa Cruz realiza operação de combate ao furto de energia em unidades comerciais e industriais de Pedreira
-
Jornal Online5 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2037
-
Campinas1 semana atrásCampeonato San Marino realiza 4ª etapa e terá categoria Shifter neste sábado
-
Jaguariúna1 semana atrásConecta Turismo chega a Jaguariúna com foco em conexões e inovação
-
Holambra1 semana atrásFesta do Trabalhador de Holambra terá shows gratuitos de Bruno Rosa e Ton Carfi na Rua Coberta
-
Amparo1 semana atrás
Amparo promove 1º Fórum para construção da Política de Igualdade Racial
-
Jaguariúna1 semana atrásMaio Amarelo: Veículos atingem rede elétrica e causam 5 interrupções em Jaguariúna no 1º trimestre de 2026
-
Holambra1 semana atrás20 novas casas populares: Holambra dá mais um passo para ampliar o acesso à moradia digna


