Conecte-se conosco

Jaguariúna

Restaurantes do Sul de Minas e interior de SP participam do Festival Gosto da Amazônia

Publicados

em

Evento promove o consumo do pirarucu selvagem de manejo e a conservação da Amazônia; Em Jaguariúna três estabelecimentos estão participando

Para celebrar o sucesso da iniciativa do consumo do pirarucu selvagem de manejo, o Festival Gosto da Amazônia chega ao sul de Minas e interior de São Paulo, entre os dias 24 de março e 09 de abril. O evento, que já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife, terá como sedes principais Poços de Caldas e Atibaia, e contará também com convidados especiais de Campinas, Holambra e Jaguariúna, com cerca de 60 casas no total. Durante 17 dias, os principais restaurantes dessas cidades servirão um prato inédito com pirarucu, preparado com o tempero e o toque especial dos chefs.

Com sabor suave, posta alta, carne tenra, clara e sem espinhas, o pirarucu selvagem, gigante da Amazônia que chega a três metros e 200 quilos, é o maior peixe de escamas de água doce do mundo. Alguns pratos servidos chamam atenção pela criatividade e sabor, reforçando toda a versatilidade do pirarucu na gastronomia.

“Os festivais têm a importância de comunicar os atributos do pirarucu sustentável. Permitem que as pessoas conheçam o peixe e possam compreender que estão experimentando um produto de sabor único, mas também tendo um consumo consciente. O evento torna conhecido o pirarucu, e o público está contribuindo tanto para a conservação dos recursos naturais da Amazônia como para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas e ribeirinhas.”, destaca Adevaldo Dias, colaborador da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e presidente do Memorial Chico Mendes.

LEIA TAMBÉM:

Além das suas qualidades gastronômicas, o manejo do pirarucu selvagem, praticado no estado do Amazonas, permitiu que o peixe não fosse extinto e atualmente contribui para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Floresta. A marca “Gosto da Amazônia – sabor que preserva a Floresta” enaltece os principais valores defendidos e praticados pelas instituições envolvidas no projeto: preservação do meio ambiente, comércio justo, desenvolvimento econômico e social sustentável. Tudo isso, claro, temperado com o sabor único dos produtos da Amazônia.

Sobre o manejo sustentável do pirarucu:
O manejo do pirarucu começou a ser implementado em 1999, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, e hoje é realizado por populações tradicionais da Amazônia em Unidades de Conservação, terras indígenas e territórios com acordos de pesca devidamente autorizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para que tudo funcione de maneira adequada, o manejo sustentável obedece a três regras básicas, além de estar baseado na vigilância dos rios e lagos da Floresta Amazônica durante todo o ano, para se evitar pesca predatória e outras atividades ilegais:

• A pesca é realizada apenas no período da seca, entre setembro e novembro, respeitando o ciclo reprodutivo da espécie.

• Só podem ser pescados pirarucus acima de 1,5 metro.

• O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autoriza a pesca de apenas 30% da população adulta do pirarucu em cada lago em que ocorra o manejo – ou seja, garante o crescimento progressivo da população de peixes.

O Gosto da Amazônia é fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos EUA, executada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Serviço Florestal dos EUA (USFS), com recursos da Agência para Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID) e participação da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Memorial Chico Mendes (MCM), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), Associação dos Comunitários que trabalham com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ), Instituto Juruá e Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SINDRIO).

Lista de participantes e pratos:

Jaguariúna
Bar da Praia – (Pirarucu grelhado com “risoto” de siri e farofa de camarão com banana)

Botequim da Estação – Pirarucu na Pedra (Delicioso lombo de pirarucu grelhado servido à moda botequim, acompanha: salada de rúcula tomate e cebola, arroz à grega, farofa portuguesa, mandioca cremosa e molho tártaro

Sô Raiz – (Pirarucu Defumado na Crosta de Torresmo)

Campinas
NB Steak
– Peixe da Amazônia (Pirarucu selvagem de manejo, grelhado ao molho de tucupi)

Applebee’s Campinas – Grilled Herb Pirarucu (Saboroso pirarucu grelhado, coberto com gremolata. Acompanhado de arroz pilaf e vegetais ao vapor)

Empório Santa Therezinha – (Filé de pirarucu Selvagem Grelhado com purê de cará, manteiga de ervas e redução de açaí)

Casa Bárbaros – Lombo do Pirarucu (600g) (Peixe de origem amazônica típico dos povos originários. Servido grelhado, com farofa de mandioca brava e vinagrete de caju)

Pobre Juan – Sabores do Brasil (Barriga de pirarucu servido com farofa crocante na manteiga de garrafa, arroz de coco com castanha-do-Pará, purê de banana e molho de moqueca)

Jangada – Pirarucu Rio Madeira (Filé de pirarucu grelhado com molho de limão e purê rusticidade de cabotiá)

Holambra
Martin Holandês
– Pirarucu à la Amazônia (Esse prato remete à riqueza da fauna e da flora amazônica, composto por steak de lombo de pirarucu selvagem com o espetacular risoto de cupuaçu, servido com molho do verdadeiro guaraná amazônico)

Casa Bela – Pirarucu Grelhado (Lombo de pirarucu selvagem, servido às natas e guarnecido com couscous marroquino com vegetais e banana da terra)

Lago do Holandês – O Rei do Lago (“Delicioso lombo de pirarucu selvagem, em nata de alho poró. Acompanhado de arroz com camarão e pupunha, vinagrete de cebola roxa e farofa de banana da terra. Este prato bem amazônico é realizado em parceria com comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, defendendo os princípios da conservação do meio ambiente e sustentabilidade.”)

Mais informações: https://gostodaamazonia.com.br/festival

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Jaguariúna inicia aplicação da 2ª dose da vacina contra a Dengue em crianças e adolescentes

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna inicia nesta segunda-feira, 22, a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Esta etapa é destinada exclusivamente àqueles que já receberam a primeira dose no município. Para a realização da segunda dose, foram entregues 707 doses do imunizante.

Desde o início da campanha de vacinação, Jaguariúna já administrou 955 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal determina um intervalo de três meses entre as duas aplicações.

LEIA TAMBÉM:

É importante destacar que as doses recebidas recentemente do Ministério da Saúde são específicas para a segunda dose (D2). Aqueles que ainda não receberam a primeira dose (D1) precisarão aguardar novas remessas e as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A vacinação acontecerá nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no período das 8h às 15h30, com pausa para o almoço:

UBS Florianópolis
UBS Nova Jaguariúna
UBS Roseira de Cima
UBS Roseira de Baixo
UBS XII de Setembro
UBS Miguel Martini

Além disso, haverá horário estendido em algumas unidades para facilitar o acesso da população:
Sala de vacina da UBS Florianópolis: terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30.
UBS Nova Jaguariúna: segundas e quartas-feiras até às 18h30.
UBS XII de Setembro: terças e quintas-feiras até às 19h.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de completar o esquema vacinal para garantir a proteção contra a dengue e solicita que os pais e responsáveis fiquem atentos às datas e horários de vacinação.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

APAE Jaguariúna recebe R$265 mil da CPFL Santa Cruz para ações de eficiência energética

Publicados

em

Recursos foram aplicados na modernização da iluminação e implantação de uma usina fotovoltaica, gerando economia para a instituição

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jaguariúna foi beneficiada pela CPFL Santa Cruz com um investimento de R$265 mil aplicado em ações de eficiência energética. O recurso foi utilizado para a substituição da iluminação interna das unidades de saúde e a instalação de um sistema fotovoltaico com potência de 42,30 kWp em uma das unidades da instituição.

As ações de eficiência energética realizadas pela CPFL Santa Cruz na APAE têm o objetivo de ajudar a entidade a reduzir seus gastos com energia elétrica. A modernização do sistema de iluminação, com lâmpadas de tecnologia LED, combinada à instalação da usina solar, possibilita uma economia no consumo de energia de aproximadamente 67 MWh por ano, o necessário para abastecer mensalmente cerca de 30 residências de Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

“As lâmpadas LED utilizadas no projeto são mais modernas e até 80% mais econômicas, além de possuírem uma vida útil três vezes maior se comparadas com as incandescentes e fluorescentes. Já a usina gera energia limpa e renovável. Juntas, essas ações irão diminuir significativamente as despesas mensais da instituição com energia elétrica, possibilitando que outras necessidades sejam priorizadas”, destaca o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Walter Barbosa Júnior.

Com economia no custo mensal da conta de energia elétrica, a unidade investirá na infraestrutura, gerando melhoria na qualidade dos serviços oferecidos aos assistidos – Foto: Divulgação CPFL

Outro benefício do projeto é produzir impactos positivos no meio ambiente, evitando a emissão de 2,57 toneladas de CO2 na atmosfera em um ano, quantidade equivalente ao plantio de 15 árvores.

“O projeto da CPFL Santa Cruz é extremamente importante para nós. Com a redução dos custos mensais da conta de energia elétrica, poderemos direcionar os recursos economizados para outras áreas de necessidade dentro da APAE, como a infraestrutura, impactando diretamente a qualidade dos serviços oferecidos aos nossos assistidos. A iniciativa não só ajudará a aliviar nosso fluxo de caixa, mas também contribuirá para um futuro mais sustentável e eficiente”, celebra João Carlos Felício Domingues, presidente da APAE de Jaguariúna.

O projeto foi aprovado na Chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética 2023 da Aneel e faz parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL Santa Cruz, em conformidade com o plano ESG 2030 do Grupo CPFL Energia, que se propõe a realizar operações cada vez mais sustentáveis, visando deixar a menor pegada ambiental possível e ser parte da solução dos problemas das comunidades.

APAE Jaguariúna: Fundada em 16 de maio de 1989, a APAE de Jaguariúna é mantenedora de uma Escola de Educação Especial que atualmente assiste 104 crianças, adolescentes, adultos e idosos com necessidades especiais e distúrbios severos do desenvolvimento. A entidade oferece atendimentos de fisioterapia, fisioterapia aquática, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, enfermagem, terapia ocupacional e assistência social, além de estimulação precoce, protocolo Pediasuit e Snoezelen. Na área pedagógica, oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental. A instituição também desenvolve projetos esportivos, culturais, socioeducacionais e de lazer para a comunidade atendida.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna inaugura ciclofaixa de lazer e pista de caminhada do Parque dos Lagos neste sábado, 20

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna inaugura neste sábado, 20, às 8h, a Ciclofaixa de Lazer e a nova pista de caminhada do Parque dos Lagos. A nova via para ciclistas vai funcionar aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h.

A entrega da ciclofaixa (faixa vermelha) e pista de caminhada (faixa azul) do Parque dos Lagos faz parte da programação em comemoração aos 70 anos de Jaguariúna e vai contar com a presença do prefeito Gustavo Reis.

LEIA TAMBÉM:

Para facilitar o fluxo da Ciclofaixa de Lazer, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana alterou o sentido das vias no entorno do Parque dos Lagos. A medida é válida a partir deste sábado.

As seguintes vias atuais que possuem mão-dupla de direção passarão a ter mão-única:

Praça Basaglia – entre a R. Eduardo Tozzi e R. Antonio de A. Fernandes; Praça Basaglia – entre a R. Maranhão e a R. Souza; Praça Basaglia – entre a R. Eduardo Tozzi e a R. Pinto Catão; Rua Pinto Catão – em frente à UBS, entre a Praça Basaglia e R. Amazonas e Praça Gomes – entre a R. Amazonas e R. Eduardo Tozzi.

Ainda segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, nos dias e horários de funcionamento da Ciclofaixa de Lazer, nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h, será proibido o estacionamento de veículos nessas vias.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias