Conecte-se conosco

Jaguariúna

Restaurantes do Sul de Minas e interior de SP participam do Festival Gosto da Amazônia

Publicados

em

Evento promove o consumo do pirarucu selvagem de manejo e a conservação da Amazônia; Em Jaguariúna três estabelecimentos estão participando

Para celebrar o sucesso da iniciativa do consumo do pirarucu selvagem de manejo, o Festival Gosto da Amazônia chega ao sul de Minas e interior de São Paulo, entre os dias 24 de março e 09 de abril. O evento, que já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife, terá como sedes principais Poços de Caldas e Atibaia, e contará também com convidados especiais de Campinas, Holambra e Jaguariúna, com cerca de 60 casas no total. Durante 17 dias, os principais restaurantes dessas cidades servirão um prato inédito com pirarucu, preparado com o tempero e o toque especial dos chefs.

Com sabor suave, posta alta, carne tenra, clara e sem espinhas, o pirarucu selvagem, gigante da Amazônia que chega a três metros e 200 quilos, é o maior peixe de escamas de água doce do mundo. Alguns pratos servidos chamam atenção pela criatividade e sabor, reforçando toda a versatilidade do pirarucu na gastronomia.

“Os festivais têm a importância de comunicar os atributos do pirarucu sustentável. Permitem que as pessoas conheçam o peixe e possam compreender que estão experimentando um produto de sabor único, mas também tendo um consumo consciente. O evento torna conhecido o pirarucu, e o público está contribuindo tanto para a conservação dos recursos naturais da Amazônia como para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas e ribeirinhas.”, destaca Adevaldo Dias, colaborador da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e presidente do Memorial Chico Mendes.

LEIA TAMBÉM:

Além das suas qualidades gastronômicas, o manejo do pirarucu selvagem, praticado no estado do Amazonas, permitiu que o peixe não fosse extinto e atualmente contribui para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Floresta. A marca “Gosto da Amazônia – sabor que preserva a Floresta” enaltece os principais valores defendidos e praticados pelas instituições envolvidas no projeto: preservação do meio ambiente, comércio justo, desenvolvimento econômico e social sustentável. Tudo isso, claro, temperado com o sabor único dos produtos da Amazônia.

Sobre o manejo sustentável do pirarucu:
O manejo do pirarucu começou a ser implementado em 1999, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, e hoje é realizado por populações tradicionais da Amazônia em Unidades de Conservação, terras indígenas e territórios com acordos de pesca devidamente autorizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para que tudo funcione de maneira adequada, o manejo sustentável obedece a três regras básicas, além de estar baseado na vigilância dos rios e lagos da Floresta Amazônica durante todo o ano, para se evitar pesca predatória e outras atividades ilegais:

• A pesca é realizada apenas no período da seca, entre setembro e novembro, respeitando o ciclo reprodutivo da espécie.

• Só podem ser pescados pirarucus acima de 1,5 metro.

• O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autoriza a pesca de apenas 30% da população adulta do pirarucu em cada lago em que ocorra o manejo – ou seja, garante o crescimento progressivo da população de peixes.

O Gosto da Amazônia é fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos EUA, executada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Serviço Florestal dos EUA (USFS), com recursos da Agência para Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID) e participação da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Memorial Chico Mendes (MCM), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), Associação dos Comunitários que trabalham com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ), Instituto Juruá e Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SINDRIO).

Lista de participantes e pratos:

Jaguariúna
Bar da Praia – (Pirarucu grelhado com “risoto” de siri e farofa de camarão com banana)

Botequim da Estação – Pirarucu na Pedra (Delicioso lombo de pirarucu grelhado servido à moda botequim, acompanha: salada de rúcula tomate e cebola, arroz à grega, farofa portuguesa, mandioca cremosa e molho tártaro

Sô Raiz – (Pirarucu Defumado na Crosta de Torresmo)

Campinas
NB Steak
– Peixe da Amazônia (Pirarucu selvagem de manejo, grelhado ao molho de tucupi)

Applebee’s Campinas – Grilled Herb Pirarucu (Saboroso pirarucu grelhado, coberto com gremolata. Acompanhado de arroz pilaf e vegetais ao vapor)

Empório Santa Therezinha – (Filé de pirarucu Selvagem Grelhado com purê de cará, manteiga de ervas e redução de açaí)

Casa Bárbaros – Lombo do Pirarucu (600g) (Peixe de origem amazônica típico dos povos originários. Servido grelhado, com farofa de mandioca brava e vinagrete de caju)

Pobre Juan – Sabores do Brasil (Barriga de pirarucu servido com farofa crocante na manteiga de garrafa, arroz de coco com castanha-do-Pará, purê de banana e molho de moqueca)

Jangada – Pirarucu Rio Madeira (Filé de pirarucu grelhado com molho de limão e purê rusticidade de cabotiá)

Holambra
Martin Holandês
– Pirarucu à la Amazônia (Esse prato remete à riqueza da fauna e da flora amazônica, composto por steak de lombo de pirarucu selvagem com o espetacular risoto de cupuaçu, servido com molho do verdadeiro guaraná amazônico)

Casa Bela – Pirarucu Grelhado (Lombo de pirarucu selvagem, servido às natas e guarnecido com couscous marroquino com vegetais e banana da terra)

Lago do Holandês – O Rei do Lago (“Delicioso lombo de pirarucu selvagem, em nata de alho poró. Acompanhado de arroz com camarão e pupunha, vinagrete de cebola roxa e farofa de banana da terra. Este prato bem amazônico é realizado em parceria com comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, defendendo os princípios da conservação do meio ambiente e sustentabilidade.”)

Mais informações: https://gostodaamazonia.com.br/festival

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

3ª Caminhada Outubro Rosa mobiliza população na prevenção ao câncer de mama

Publicados

em

As ruas de Jaguariúna foram tomadas neste domingo, 20, por centenas de pessoas vestidas de rosa na 3ª edição da Caminhada Outubro Rosa, um evento organizado pela academia SkyFit em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer. Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama, a caminhada reuniu participantes de todas as idades, criando um clima de união e solidariedade.

A caminhada teve início às 9h, com a concentração em frente à SkyFit. Homens, mulheres e crianças participaram do percurso, todos demonstrando seu apoio à causa. Muitos vieram vestindo camisetas rosas, símbolo da campanha, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Entre os presentes, foi possível ver famílias inteiras unidas pela causa, levando o espírito de conscientização também às novas gerações.

LEIA TAMBÉM:

Na chegada, no gramado do Boulevard do Centro Cultural, os participantes da caminhada também tiveram uma aula de FitDance com os professores Rick Venturini, Douglas Boniolo e convidados.

A mobilização busca chamar atenção para a realidade alarmante do câncer de mama, a doença que mais afeta mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa em 2023 é de 73.610 novos casos no Brasil, com uma taxa de incidência de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Esses números reforçam a relevância de eventos como a Caminhada Outubro Rosa, que não só promovem a conscientização, mas também incentivam o autocuidado e a realização de exames de prevenção, como a mamografia.

A Caminhada Outubro Rosa de Jaguariúna se consolida, mais uma vez, como um evento de grande importância para a cidade, promovendo a saúde, a solidariedade e a conscientização sobre o câncer de mama.

Fotos: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

No dia do eletricista, profissionais das distribuidoras do Grupo CPFL contam suas histórias de dedicação e orgulho pela profissão

Publicados

em

Os eletricistas desempenham um papel fundamental nas distribuidoras do Grupo CPFL, enfrentando desafios diários para garantir que as redes de energia funcionem com eficiência e segurança para os clientes. Para celebrar o Dia do Eletricista, comemorado amanhã, 17 de outubro, profissionais que trabalham nas distribuidoras CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz contam um pouco de suas histórias, que misturam orgulho, dedicação e treinamento para atender à população em suas demandas diárias.

Pai e filho na linha viva – Na Baixada Santista, a CPFL Piratininga guarda a história de uma família de eletricistas. Quando ainda menino, com 11 anos, Carlos Alberto de Camargo, de Santos, via o irmão mais velho trabalhar na rua com o caminhão de uma antiga distribuidora paulista e ficava encantado. Hoje, Carlos tem 32 anos de profissão, 22 deles na CPFL. Além do irmão que o inspirou, seu filho, Danilo da Silva Camargo, seguiu seu caminho e já completou 14 anos na empresa.

LEIA TAMBÉM:

A paixão de Danilo pela profissão começou observando o pai desde muito cedo. Embora atuem em equipes distintas, pai e filho têm mais uma experiência profissional em comum: executam trabalho em ‘linha viva’, ou seja, em circuitos com uma alta tensão, de 13.800 volts em que o trabalho é realizado sem a necessidade de desligar a rede. Para dar uma ideia, a eletricidade utilizada em casa geralmente é de 110 ou 220 volts.

Danilo diz que trabalhar na mesma profissão e na mesma empresa que o pai é “o maior sonho que já realizou”. E se depender da Lívia, filha de 11 anos de Danilo e Tatiane, a história dos eletricistas da família Camargo tem futuro. “Ela adora ir aos eventos da empresa comigo. Este ano, por exemplo, se apresentou na abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Sipat”, comemora Danilo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna Solidária acontece nesta sexta no Bairro Roseira de Cima

Publicados

em

A próxima edição do programa Jaguariúna Solidária será realizada nesta sexta-feira, 18, no Parque Maria Estela Bianco Torres, no bairro Roseira de Cima.

Os moradores do bairro serão atendidos pela equipe do programa das 9h às 16h.

LEIA TAMBÉM:

As famílias que vivem em situação de vulnerabilidade podem retirar as doações de roupas, calçados, acessórios e brinquedos. Segundo o Fundo Social, é necessário apresentar o Cartão Cidadão.

O Fundo Social também orienta as pessoas a levarem sacolas para facilitar o transporte das doações.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias