Conecte-se conosco

Uncategorized

Rede municipal de ensino de Holambra amplia retorno presencial a partir desta segunda, 02

Publicados

em

As escolas estão preparadas para receber os alunos com segurança, respeitando todos os cuidados sanitários preventivos

A partir desta segunda-feira, 02, a rede municipal de ensino de Holambra amplia o retorno presencial dos alunos nas escolas, acompanhando diretrizes do Decreto Estadual nº 65.849, publicado no início desse mês. Desde a retomada das aulas presenciais, em 28 de junho, a capacidade das salas estava limitada a 35% do número de alunos.

A normativa, reforçada pela Resolução nº 65/2021 da Secretaria de Educação do Governo Paulista, autoriza até 100% da capacidade de ocupação nas salas de aula, desde que respeitado o distanciamento mínimo de um metro entre os alunos. O percentual de ocupação é definido de acordo com o espaço físico de cada escola. Apesar da ampliação, o retorno permanece opcional e o conteúdo continua disponível de modo híbrido – em sala de aula e por meio da plataforma online.

Com o retorno ampliado, o horário das creches municipais entre 02 e 06 de agosto é das 6h45 às 11h30. A partir do dia 09 o horário de saída é às 17h. Os turnos escolares para os demais alunos continuam os mesmos: das 7h às 12h no período da manhã, das 12h40 às 17h40 no período da tarde e das 19h às 23h para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A diretora interina do Departamento Municipal de Educação, Claudicir Pícolo, detalha como será determinada a quantidade de alunos por sala de aula: “Em escolas onde as classes têm menor número de alunos podemos convocar até 100% deles, respeitando o distanciamento de 1 metro. Em outras, onde não é possível atender esse distanciamento, trabalharemos com dois grupos de alunos, intercalando os dias de presença”, explica.

A diretora observa ainda que o retorno presencial não é obrigatório, mas o cumprimento de todas as atividades pedagógicas, sim. “Mesmo de maneira remota, as tarefas fazem parte da rotina da criança, são obrigatórias e devem ser monitoradas pelos pais ou responsáveis”, conclui.

Uncategorized

Engenheiro Coelho participa do ‘Dia C’ de vacinação infantil contra Covid-19

Publicados

em

A Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde (VISA), confirmou que vai participar do ‘Dia C’ da vacinação infantil, que acontece no próximo sábado, 05, em todo o Estado de São Paulo. Durante o dia, o foco principal será a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. A ação acontece em parceria como Governo Estadual, na Sala de Vacinas do município, entre as 8h e 13h.

De acordo com Marli Antunes Vieira Reis, diretora da VISA, “o dia será uma grande mobilização com foco na vacinação das crianças entre 5 e 11 anos. Inclusive, já recebemos mais doses da DRS (Departamento Regional de Saúde). Porém, também estarão disponíveis as demais doses para a população”.

A vacinação infantil começou em Engenheiro Coelho no dia 18 de janeiro com as crianças com comorbidades. No dia 20, com a aprovação da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi possível a ampliação da vacinação para outras faixas etárias. Segundo números da VISA, na cidade, já foram vacinadas mais de 450 crianças. “Nosso objetivo é aumentar o número de crianças imunizadas o quanto ante. Nossas equipes estão prontas para atender a todos e já estamos trabalhando para a ampliar os pontos de vacinação na próxima semana”, reforça Reis.

As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.

Pré-cadastramento
A VISA também recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento, evitando filas e aglomerações.

Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.

Continue lendo

Uncategorized

Engenheiro Coelho inicia a vacinação de crianças contra Covid-19

Publicados

em

Engenheiro Coelho iniciou nesta terça-feira, 18, a vacinação contra Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades. A vacinação teve início as 8h, na Sala de Vacinas e teve a presença do prefeito, Dr. Zeedivaldo Alves de Miranda. A primeira criança a receber o imunizante na cidade foi o menino Anthony Henrique das Neves, 10 anos, que é portador de diabetes tipo 1.

A princípio, Anthony ficou apreensivo em receber a agulhada. No entanto, após receber a vacina, ele declarou que a agulha é pequena e em suas palavras, ‘nem doeu’.

Neste primeiro momento, as equipes estão vacinando as crianças entre 5 e 11, que possuem comorbidades. Assim que mais doses forem recebidas pela Secretaria de Saúde, a vacinação será ampliada rapidamente na cidade.

“Esse é um momento muito importante para o nosso município. Agora, nossas crianças começam a se imunizar e é mais um passo que estamos dando para vencer a pandemia na nossa cidade”, declara Dr. Zeedivaldo.

Athony aproveitou a oportunidade e mandou um recado para quem está com dúvida em relação a vacina. “Vacinação é muito importante e salva vidas”, afirma o menino.

Cronograma de vacinação
Nesta primeira etapa da campanha de vacinação infantil, o Plano Estadual de Imunização recomenda que sejam priorizadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.
A lista das comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde. Pais e responsáveis precisam apresentar nos postos de vacinação comprovantes como exames ou qualquer prescrição médica. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.

Pré-cadastramento
A VISA recomenda que seja feito o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento, evitando filas e aglomerações.

Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.

Lista de comorbidades do Ministério da Saúde
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV

Serviço
Vacinação contra Covid-19
Crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades
Sala de Vacinas
Rua 13 de maio, 103 – Centro
Segunda a sexta-feira – 8h às 17h

Continue lendo

Uncategorized

Com novas regras de agendamento e acesso, Holambra recebe 49 excursões durante feriado

Publicados

em

Holambra recebeu entre os dias 04 e 07 de setembro 49 ônibus de fretamento turístico – todos eles devidamente identificados e com agendamento prévio confirmado através de plataforma eletrônica implementada pelo Departamento Municipal de Turismo e Cultura. O sistema põe em prática as novas regras de acesso e permanência de excursões na cidade, estabelecidas por meio de Decreto no dia 26 de agosto.

O documento, que revoga a proibição instituída em junho de 2021 em função da pandemia, determina que esses veículos passem a ser cadastrados pelo Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, na aba de Serviços, Cadastro para Excursões.

Apenas os 20 primeiros ônibus inscritos têm, desde então, o ingresso liberado mediante autorização prévia, que deve ser impressa e afixada nos veículos em local visível para possibilitar o serviço de fiscalização. Ainda de acordo com a nova normativa, cadastros adicionais serão aceitos em caráter excepcional com apresentação de reservas de hotéis ou pousadas em Holambra ou em um raio de 70 km.

No sábado, 04, 12 excursões passaram pela Capital Nacional das Flores, com crescimento gradual no domingo, 17, e na terça-feira, 20.

De acordo com a diretora da pasta, Alessandra Caratti, a avaliação dos primeiros dias com nova normativa é positiva. “Acompanhamos de perto a chegada das excursões agendadas e o cumprimento das novas regras de circulação desses veículos. Foi um trabalho de muito êxito, sem qualquer ocorrência durante todo o feriado”, diz.

Segundo ela, a liberação restrita a ônibus previamente inscritos e autorizados tem por objetivo organizar o crescente fluxo de visitantes, assegurando experiências turísticas que sejam boas e adequadas à estrutura da cidade. “Queremos receber bem as pessoas que escolhem Holambra como destino. Pra isso, é preciso conduzir com muita organização o esquema de excursões de acesso coletivo”, explica.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias