Conecte-se conosco

Jaguariúna

Projeto Ver Bem terá atenção especial aos estudantes com problemas de visão

Publicados

em

Em reunião realizada nesta terça-feira (29) entre o prefeito Gustavo Reis e representantes da Sky, foi firmada uma nova parceria que abrange a área da Educação. O município de Jaguariúna vai receber o Projeto Ver Bem, que será levado às escolas da rede pública de ensino, com um trabalho que vai envolver 3100 alunos. Um segundo assunto que esteve em pauta foi a continuidade da implantação do projeto Escola Plus, que teve início no ano passado.

Segundo anunciado, o objetivo do Projeto Ver Bem é identificar aqueles que tenham problemas de visão e beneficiá-los com a doação de óculos. Os professores/educadores terão um papel fundamental, por isso vão receber uma capacitação para fazer uma pré-triagem com os alunos em sala de aula. Essas atividades já devem ter início no dia 11 de fevereiro.

A dinâmica do projeto prevê que os alunos que demonstrarem algum grau de dificuldade para enxergar adequadamente serão encaminhados para exames oftalmológicos. Numa terceira e última etapa, quem precisar usar óculos irá receber uma doação por meio da Organização não-Governamental (Ong) Renovatio, que é parceira na iniciativa.

Segundo a responsável pelo setor de Responsabilidade Social da Sky, Ana Lúcia Maestrello, a escolha de Jaguariúna para iniciar esse projeto na América Latina se deu pelo fato de considerarem que o município oferece as condições para desenvolver um piloto que seja modelo para os demais países e em outros municípios brasileiros.

“Então, nossa proposta é iniciar a capacitação dos professores a partir de 11 de fevereiro, passando depois para os exames dos alunos e os encaminhamentos aos exames, concluindo esse processo de grande alcance social no final de maio de 2019, com uma cerimônia de entrega dos óculos doados aos estudantes”, detalhou Lúcia Maestrello.

O prefeito Gustavo Reis agradeceu a interação da Sky com Jaguariúna e elogiou a visão social demonstrada pela empresa. “Temos a melhor educação da Região Metropolitana de Campinas, a melhor merenda escolar e também a melhor Saúde, então, entendo que esses dois projetos da Sky se somam a essas conquistas e só temos a agradecer. Estamos de braços abertos para novas parcerias e deixo aqui nosso muito obrigado à Sky, em nome de toda a população”, disse o prefeito.

Escola Plus

O Escola Plus, que tem tecnologia para melhorar o ensino em sala de aula utilizando o conteúdo dos canais National Geographic, Discovery Channel e Disney Channel agregados ao currículo escolar, completou a capacitação técnica e pedagógica dos 22 professores participantes, instalou 20 decodificadores (pontos de recepção do sinal da Sky) nas 12 escolas beneficiadas e terá agora uma avaliação do aprendizado nas Oficinas de Capacitação já ministradas.

“Desenvolvemos o Escola Plus em nove países e faço questão de destacar que os educadores de Jaguariúna estão de parabéns pelo empenho em aprender a lidar com essa nova ferramenta. Como uma das metas para 2020, pretendemos lançar um aplicativo que poderá ser baixado no celular e utilizado por todos os professores na preparação do conteúdo das aulas”, disse o presidente da Sky Adir Matos.

Conforme o gerente regional do Projeto Escola Plus para a América Latina, German Covarrubia, o desenvolvimento e os avanços obtidos pelo projeto Escola Plus em Jaguariúna devem ser apresentados num Congresso Latino Americano, previsto para ocorrer em outubro deste ano em Medellín, na Colômbia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariúna / Foto: Ivair Oliveira

Jaguariúna

Saúde aplica quarta dose da vacina contra a Covid em quem tem mais de 40

Publicados

em

A Campanha de vacinação contra a Covid-19 entra em uma nova fase a partir desta segunda-feira, 27, em Jaguariúna. Nesta data, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a aplicação da quarta dose da vacina nas pessoas que têm 40 anos ou mais.

Devem ser imunizadas as pessoas que já receberam a dose de reforço (terceira dose) há pelo menos quatro meses.

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que têm salas de vacinação. São elas: Nova Jaguariúna, Miguel Martini, Fontanella, Florianópolis, Roseira de Cima, Roseira de Baixo e Cruzeiro do Sul.

Para se vacinar é preciso ir até um desses locais de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h e apresentar documento com foto, Cartão Cidadão ou comprovante de endereço e carteirinha de vacinação contra o coronavírus. Apenas na UBS XII de Setembro a vacinação acontece em horário estendido, até as 19h.

Continue lendo

Jaguariúna

Esta semana tem ação solidária no Bairro Roseira de Cima

Publicados

em

Nesta semana o Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna realiza o programa Jaguariúna Solidária, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, no bairro Roseira de Cima. A ação acontece nos dias 29 e 30, no parque Maria Estela Bianco Torres.

Das 9h às 16h a população que vive em situação de vulnerabilidade social poderá ir até o local para escolher peças de roupas, acessórios e calçados que serão doados.

Os interessados devem apresentar Cartão Cidadão e levar uma sacola para carregar as doações.

O parque Maria Estela Bianco Torres fica na rua Macieira, s/n, no bairro Roseira de Cima.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3847-1165. 

FOTO: Ivair Oliveira

Continue lendo

Jaguariúna

Hospital Municipal de Jaguariúna conquista Prêmio Paes Leme por combate à Covid

Publicados

em

Criado em 2000, o Prêmio Paes Leme é o mais antigo da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC)

O Hospital Municipal Walter Ferrari, de Jaguariúna, conquistou o Prêmio Paes Leme, concedido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), pela “dedicação honrosa” no combate à pandemia de Covid-19. O prêmio também é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais de saúde do hospital.

“Esse prêmio vem enfatizar o excelente trabalho das equipes de saúde do Município no enfrentamento da Covid-19, às quais dedico essa conquista pelo empenho, carinho e dedicação de todos, que mesmo em meio ao desconhecido, à exaustão, não mediram esforços em prol de um atendimento digno a todos que necessitaram e necessitam do serviço”, diz a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

“Mais uma premiação de reconhecimento ao nosso trabalho. Parabéns a todos vocês que se dedicam ao nosso hospital”, comemora o presidente da Associação Santa Maria de Saúde (Asamas), Rene Pena Chaves Neto.

Prêmio

Criado em 2000, o Prêmio Paes Leme é o mais antigo da instituição. Todos os anos, ele homenageia empresas, personalidades, instituições ou programas sociais que se destacaram por suas contribuições para o bem-estar social ou para o exercício livre e ético da medicina em Campinas.

Os homenageados são selecionados pela diretoria da SMCC após uma criteriosa avaliação, que leva em conta a importância do trabalho desenvolvido a cidade.

O prêmio leva o nome do primeiro presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, o médico Dr. Francisco Betim Paes Leme, que dirigiu a entidade entre 1925 e 1926.

A homenagem e entrega dos troféus ocorrem na Cerimônia Especial de Premiação, quando também são divulgados os vencedores dos Prêmios Mérito Científico e Mérito Acadêmico. 

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias