Jaguariúna
Projeto oferece desenvolvimento profissional e inclusão de pessoas em vulnerabilidade em São Paulo e no Paraná
Durante três meses, 100 pessoas, incluindo aquelas algum tipo de deficiência, serão preparadas para suas carreiras profissionais
Desenvolvido para impulsionar carreiras e promover inclusão social, o projeto Jornada de Impacto, uma formação virtual e gratuita, está com inscrições abertas até o dia 24 de junho. Podem se cadastrar pessoas com deficiência, pessoas com mais de 60 anos, mulheres em situação de vulnerabilidade, membros da comunidade LGBTQIA+ e pessoas negras que residam nas cidades de Vinhedo e Jaguariúna, ambas em São Paulo, e Curitiba e Região Metropolitana, no Paraná.
A ação é promovida pela ASID Brasil, organização dedicada à inclusão da população com deficiência, em parceria com a Biotrop, empresa que gera valor de forma sustentável oferecendo produtos biológicos e naturais para a agricultura regenerativa. “Estamos entusiasmados com essa parceria promissora com a Biotrop no programa ‘Jornada de Impacto’. Juntos, estamos comprometidos com a inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência e outros grupos, rumo a um futuro mais inclusivo”, afirma Mariana Oliveira, Líder de Projetos na ASID Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Com a fase inicial do projeto, prevista entre maio e agosto, será possível desenvolver e qualificar profissionalmente 100 pessoas. “Essa iniciativa não apenas proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva”, complementa Mariana, da ASID Brasil.
O Jornada de Impacto é uma qualificação virtual e oferece 40 horas de aulas ao vivo e gravadas, com oficinas temáticas, atividades extracurriculares e PDP – Plano de Desenvolvimento Profissional, que os beneficiários vão construir durante o curso. No total, o Jornada tem duração de cinco semanas, sendo composto por quatro turmas.
As aulas possuem dois eixos: desenvolvimento e competências comportamentais; e o aprimoramento profissional. As temáticas trabalhadas durante as aulas serão autoconhecimento e qualidade de vida; inteligência emocional: gerenciamento do estresse e resiliência; comunicação não violenta e oratória; hábitos para proatividade, trabalho em equipe; síndrome do impostor; elaboração de currículo e simulação de entrevistas; ética no trabalho; gerenciamento de carreira; disciplina e networking.
“Somos Diversos e Únicos na Biotrop. Para nós, o Pilar de Diversidade & Inclusão é importante e vivenciado em ações consistentes dentro da nossa empresa. Temos diversos programas estabelecidos, como o BioMulher, que ocorre há mais de quatro anos para a valorização e desenvolvimento de nossas colaboradoras, preparando para o próximo passo de carreira; o Programas de aprendizes e estagiários; o Programa de inclusão de pessoas com deficiência. Agora, em parceria com a ASID, queremos ampliar a nossa atuação abraçando a sociedade como um todo, através do Programa ‘Jornada de Impacto’. O objetivo é incluir e desenvolver pessoas que estão fora do mercado de trabalho e/ou em situações de vulnerabilidade. Um programa muito alinhado aos nossos valores, que visa o desenvolvimento e a qualificação pessoal e profissional. Temos essa essência: compromisso com o futuro e o crescimento sustentável”, afirma Maina Pardini, Diretora de Gente & Gestão na Biotrop.
Um dos principais diferenciais da Jornada de Impacto é sua abordagem inclusiva, destinada a atender diversas parcelas da população. O projeto é direcionado não apenas àqueles que buscam um novo emprego, mas também àqueles que desejam aprimorar suas habilidades e progredir em suas carreiras atuais. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 24 junho, pelo link bit.ly/jornadaimpacto
Sobre a ASID Brasil
A ASID Brasil é uma plataforma de soluções para inclusão socioeconômica da pessoa com deficiência. Idealiza, executa e dissemina soluções de desenvolvimento social em todo território nacional. Suas soluções criam oportunidades para pessoas com deficiência e seu núcleo familiar, além de incentivar novas tecnologias sociais. Atua desde 2010 com 120.000 pessoas impactadas e mais de 8 mil voluntários, a ASID Brasil conta com reconhecimentos nacionais e internacionais como Melhores ONGs Época, United People Global, e o Prêmio Viva Idea como melhor solução de impacto coletivo da América Latina. Mais informações: https://www.asidbrasil.org.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
2ª Edição do Festival de Inverno ‘Por todos os cantos da cidade’ começa nesta quinta, 30
Começa nesta quinta-feira, 30, a segunda edição do Festival de Inverno “Por Todos os Cantos da Cidade”. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento segue até o próximo dia 9 de agosto com apresentações musicais gratuitas em bares e estabelecimentos gastronômicos do município, promovendo cultura, entretenimento e incentivando o comércio local.
Hoje a atração musical será a Banda Valquíria, que se apresentará a partir das 19h, no bar 1 Poco Loco.
Após o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, o festival retorna com uma programação diversificada, reunindo artistas e bandas de diferentes estilos musicais em oito apresentações distribuídas por várias regiões da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Segundo a Secretaria de Cultura, a proposta tem o objetivo de descentralizar a programação cultural de Jaguariúna, aproximando a população da música ao vivo e valorizando os espaços gastronômicos do município.
Confira a programação completa:
Hoje
Banda Valquíria
Local: 1 Poco Loco
Horário: 19h
31 de julho
Ramon e Rodolfo
Local: Quiosque do Villa
Horário: 19h
1º de agosto
Isaac Santana
Local: Sô Raiz
Horário: 19h
2 de agosto
Ké Graça + DJ Conde
Local: No Barzinho
Horário: 18h
6 de agosto
Lucas e Augusto e Mayara Góis
Local: Villa Gourmet
Horário: 19h
7 de agosto
Pagode do 10 + DJ Marcos
Local: Bar do Alemão
Horário: 18h30
8 de agosto
Dissidência
Local: Botequim da Estação
Horário: 19h
9 de agosto
Pura Opção + DJ Marcos
Local: Bar dos Lagos
Horário: 18h
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura de Jaguariúna terá programação especial na Brazil Equipo Show
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios, preparou uma programação especial para a Brazil Equipo Show (BES) 2026, que será realizada de 4 a 7 de agosto, na Red Eventos, em Jaguariúna, com entrada gratuita. As atrações integram o espaço “Palco BES e Jaguariúna: Capital Country do Brasil”, reforçando a identidade do município como uma das principais referências nacionais da cultura country.
Durante os quatro dias de evento, moradores e visitantes poderão prestigiar apresentações culturais, ações voltadas à moda country e uma feira de artesanato, evidenciando a tradição, a criatividade e os talentos locais.
A programação começa na terça-feira, 04, primeiro dia do evento, com a apresentação da tradicional Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary, das 14h às 16h, reunindo música sertaneja de raiz e valorizando a cultura caipira.
LEIA TAMBÉM:
Na quinta-feira, 06, as atividades têm início às 10h, com o Painel Moda Country e o lançamento da Bota Jaguariúna, criação desenvolvida especialmente para o Rodeio de Jaguariúna, destacando a força da moda country e sua importância para a economia criativa do município. Na sequência, das 12h às 13h, o público poderá acompanhar uma apresentação de Dança Country.
Encerrando a programação, na sexta-feira, 07, das 10h às 15h, será realizada a Feira de Arte & Artesanato Country, reunindo artesãos locais e oferecendo ao público produtos que representam a identidade cultural de Jaguariúna e da região.
“A participação da Prefeitura na Brazil Equipo Show faz parte das ações de promoção do turismo, fortalecimento da economia local e valorização da cultura regional. Além de divulgar o potencial turístico de Jaguariúna, a programação busca incentivar o empreendedorismo, a economia criativa e preservar as tradições que fazem do município a reconhecida Capital Country do Brasil”, informa a Secretaria de Desenvolvimento.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna recebe a Brazil Equipo Show 2026 e reforça vocação para grandes eventos
Jaguariúna será palco de mais uma edição da Brazil Equipo Show (BES), uma das principais feiras de negócios do Brasil voltadas aos setores de construção, mineração, infraestrutura, equipamentos e agronegócio. O evento será realizado entre os dias 4 e 7 de agosto, na Red Eventos, reunindo empresas, autoridades, especialistas e profissionais de todo o País.
Com uma programação voltada à inovação, geração de negócios e desenvolvimento econômico, a feira reforça a vocação de Jaguariúna – reconhecida oficialmente neste ano como a Capital Country do Brasil – para sediar grandes eventos nacionais e amplia a visibilidade do município no cenário brasileiro.
LEIA TAMBÉM:
Entre os destaques da programação institucional estão a solenidade oficial de abertura da feira e a cerimônia de entrega do Prêmio BES, que homenageia empresas, profissionais e iniciativas de destaque pelos resultados e contribuições ao desenvolvimento dos setores representados pela feira.
Ao sediar a Brazil Equipo Show, Jaguariúna fortalece sua posição como importante destino para eventos de negócios e evidencia a força econômica da Região Metropolitana de Campinas (RMC), reconhecida como um dos principais polos brasileiros de desenvolvimento industrial, tecnológico e logístico.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios de Jaguariúna, a expectativa é de intensa movimentação na economia local durante os quatro dias de evento, com impacto positivo na rede hoteleira, restaurantes, comércio, transporte e diversos prestadores de serviços, além da ampliação das oportunidades de relacionamento entre empresas, investidores e gestores públicos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo5 dias atrásPrefeitura de Monte Alegre seleciona currículos de professor de Educação Física
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2048
-
Amparo6 dias atrás14ª Caminhada pela Paz em Amparo contará com programação gratuita para toda a família, unindo promoção da qualidade de vida e incentivo à convivência pacífica
-
Campinas1 semana atrásPirajá Cambuí promove primeira edição da Feijoada Tia Surica
-
Campinas1 semana atrásPejotização tem espaço ampliado e traz mudanças nas relações de trabalho no Brasil
-
Jaguariúna6 dias atrásPAT de Jaguariúna realiza série de mutirões de emprego nesta semana
-
Amparo1 semana atrásMais de 100 cirurgias serão realizadas neste fim de semana em Amparo
-
Campinas7 dias atrásMercado imobiliário entra no segundo semestre com foco em imóveis de entrega próxima


