Conecte-se conosco

Campinas

Primeira Porteira Robô do mundo será apresentada em Campinas

Publicados

em

Apresentação será no evento Café Com Síndico no dia 25 de janeiro

Em franca expansão, o mercado de condomínios não para de apresentar novidades e invenções que prometem facilitar a vida dos moradores e otimizar a gestão do convívio dentro do espaço coletivo. A chegada com força da inteligência artificial já começa a forjar uma revolução também neste setor, prova disso é que um dos principais eventos responsáveis por lançar as grandes tendências da área, o “Café com Síndico”, que volta a ser realizado em Campinas no próximo dia 25 de janeiro, anuncia para esta edição a apresentação de uma das maiores inovações dos últimos anos neste segmento: a primeira “Porteira Robô” do mundo.

Batizada de “Hellô”, a assistente virtual foi desenvolvida pela startup campineira Homebook, empresa graduada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp e fundada pelo ex-aluno de Ciências Sociais da Universidade e pesquisador, Alcino Vilela. A solução pioneira é comercializada pelo Grupo Águia Segurança, empresa provedora de soluções de sistemas eletrônicos de segurança, monitoramento de alarmes e videomonitoramento.

Mas, afinal, o que é e o que faz essa Porteira Robô?
Para tentar entender como a invenção funciona, é preciso deixar claro que ela está longe de atuar somente na segurança convencional. Equipada com inteligência artificial de ponta, com seus algoritmos capazes de elevar a eficácia de funcionamento a patamares nunca antes vistos, a tecnologia promete ser um divisor de águas no mercado e na rotina dos condomínios.

LEIA TAMBÉM:

Ninguém melhor para detalhar suas diversas funcionalidades do que o próprio criador e “pai” da Hellô: “Em menos de 2 minutos a porteira robô atende o visitante, registra o seu nome, CPF e foto, chama o condômino por vídeochamada ou grava recado se estiver ausente, abre o portão por biometria facial, avisa se a porta ficar aberta, notifica o disparo dos alarmes de invasão, de cerca elétrica, de incêndio ou de elevador travado. Também faz a reserva de espaços coletivos, registra ocorrências, avisa o recebimento de encomendas, envia comunicados, monitora as câmeras de segurança 24 horas e, se for necessário, notifica situações de pânico durante o reconhecimento facial ao ingressar no condomínio, sendo a única no mundo com essa funcionalidade”, enumera Vilela.

Este último é um ponto que merece ser destacado. A empresa desenvolveu uma tecnologia exclusiva com o objetivo de identificar e notificar situações de pânico a partir do reconhecimento facial das expressões do morador que esteja sofrendo algum tipo de situação de estresse como um sequestro relâmpago, por exemplo. Em casos como esse, em que o perigo é detectado através do aprimoramento da tecnologia desenvolvida pela empresa, os responsáveis pelo condomínio são imediatamente comunicados pelo sistema para que possam agir.

Além disso, a economia significativa gerada com a robotização do sistema e a plena integração com a IoT (Internet das Coisas) farão com que várias tarefas que antes dependiam dos porteiros ou até mesmo do síndico sejam automatizadas, como: portões, alarmes, sensores, iluminação, motores, exaustores, bombas d’água, sensor de nível de caixa d’água, ar condicionado, iluminação, etc.

“Estamos diante de uma porta para o futuro. Nossa porteira robô não só oferece segurança avançada, mas também traz a perspectiva real de uma redução significativa nas taxas condominiais. Estamos moldando um amanhã mais seguro e acessível a todos”, assinala Paulo Ferracini, gerente comercial da empresa Águia, detentora dos direitos de comercialização da tecnologia.

Quem quiser conhecer melhor a Hellô e toda a revolução que a primeira porteira robô do mundo promete fazer em breve é só comparecer ao Café com Síndico para o lançamento oficial no dia 25 de janeiro, no Hotel Premium Campinas, a partir das 14 horas. Lembrando que é necessário se inscrever até o dia 24 de janeiro para ter acesso ao evento.

Café com síndico Campinas
Além da apresentação da pioneira porteira robô, a primeira edição do ano do evento traz ao debate o tema “Condomínio Inteligente, Sustentável e Seguro”, com a participação do especialista Paulo Ferracini, gerente comercial da empresa Águia Sistemas de Segurança Eletrônica e Monitoramento, que há 25 anos atua na oferta de serviços e soluções em segurança para condomínios e empresas. Sua palestra dará ênfase à necessidade de integração dos sistemas de segurança dentro de cada empreendimento.

A programação do Café com Síndico do dia 25 de janeiro terá a palestra como o tema “CyberCondomínio 5.0 | tecnologias, tendências e desafios para os Condomínios Inteligentes do Futuro”, apresentada pelo pesquisador.

O evento também terá uma roda de conversa com a participação do Coronel José Elias de Godoy e abordagem sobre as modalidades mais recorrentes de assaltos registradas em condomínios, as principais falhas de segurança que ocorrem atualmente e precisam ser corrigidas e quais são os deveres e obrigações dos síndicos nesses casos.

Outro tema que será levantado é sobre a responsabilidade do síndico com relação ao elevador, que terá a presença da equipe da empresa Atlas Schindler destacando os pontos principais a serem observados pela gestão condominial nesta esfera.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas no site do Café com Síndico: www.cafecomsindico.com/eventos. A entrada é franca para síndicos, subsíndicos, conselheiros, zeladores, porteiros, tesoureiros, presidentes de associações residenciais, gerentes e gestores prediais. Ao final do evento, os participantes poderão confraternizar em um happy hour e os presentes concorrerão a brindes e a um sorteio de R$ 1.000,00.

“O principal objetivo de cada evento Café com Síndico que promovemos é fazer com que as pessoas da área se conectem, encontrem novas informações, estabeleçam contatos com empresas importantes do ramo e consigam promover a união entre si que resulte em soluções inovadoras para uma gestão mais eficiente, tecnológica, segura e transparente no dia a dia de seus condomínios”, ressalta a administradora de empresas e diretora do Café com Síndico, Luciana Henrique Remondi.

Informações:
Café com Síndico em Campinas/Hortolândia – “Condomínio Inteligente, Sustentável e Seguro”
Data: 25 de janeiro – Quinta-feira
Local: Hotel Premium Campinas – R. Novotel, 931 – Jardim Nova Aparecida
Horário: 14h às 22h30
Mais informações: (19) 99766-9075. E-mail: [email protected]
Inscrições: www.cafecomsindico.com/eventos

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Região de Campinas tem 3,7 mil vagas de emprego disponíveis nos PATs

Publicados

em

Oportunidades são divulgadas diariamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), informa que há 3,7 mil vagas disponíveis na região de Campinas. A descrição dos cargos e funções seguem em anexo.

LEIA TAMBÉM:

Além das vagas, os PATs oferecem atendimento e serviços gratuitos para trabalhadores, como a habilitação ao Seguro-Desemprego. É importante lembrar que as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento e o número pode variar ao longo do dia.

Para usar um serviço do PAT em seu município, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. O atendimento presencial pode ser agendado pelo site http://pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT; ou compareça ao Posto mais próximo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Novo prazo: Região de Campinas agora tem até dia 05/03 para se inscrever no Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego”

Publicados

em

Programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é destinado a jovens de 16 a 24 anos

Jovens de 16 a 24 anos da região de Campinas ganharam mais tempo para se inscrever no programa Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego”, do Governo do Estado de São Paulo. Agora, a iniciativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vai até o dia 05 de março. Ao todo, a região conta com 1.180 vagas em cursos gratuitos em diferentes áreas para capacitar aqueles que buscam inserção no mercado de trabalho.

As vagas são para os municípios de Americana (50), Araras (125), Bragança Paulista (50), Campinas (185), Campo Limpo Paulista (25), Indaiatuba (75), Iracemápolis (50), Itatiba (25), Jaguariúna (100), Limeira (75), Mogi Guaçu (50), Mogi Mirim (20), Paulínia (75), Rafard (50), Santa Bárbara d´Oeste (100), São João da Boa Vista (25), Sumaré (25) e Valinhos (75).

LEIA TAMBÉM:

São 12 opções de cursos: Aprenda a Programar em C#; Tecnologia e Eletricidade Automotiva; Criação de Sites com Marketing Digital; Ajudante de Logística; Excel Aplicado à Área Administrativa; Introdução a Banco de Dados; Desenvolvimento de E-commerce; Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais; Técnicas de Atendimento; Criação de Aplicativos; Desenvolvimento de Software para web e celular; Segurança Cibernética Fundamental; Criação de Sites e Plataformas Digitais; Administração de Redes Windows e Desenho no AutoCAD.

A carga horária é de 120 horas que podem ser realizadas ao longo de quatro meses. As aulas presenciais serão realizadas em instituições de ensino parceiras, como Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) e unidades do SENAI, de 85 municípios do estado de São Paulo.

Os cursos foram pensados e desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios e Automotivo. De acordo com o IBGE (2023), cerca de 17,1% da população jovem do Estado de SP não estuda e está sem ocupação.

As inscrições podem ser realizadas no site www.qualificasp.sp.gov.br, onde será possível também consultar os municípios participantes. Não é necessário realizar processo seletivo, basta ter ensino fundamental completo. As aulas devem começar em março.

A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Leilão para a concessão de trem intercidades entre SP e Campinas acontece nesta quinta-feira, 29

Publicados

em

Marcado para começar às 15h, o leilão terá início com a entrega de propostas dos interessados, que podem ser empresas nacionais ou estrangeiras

O leilão para a concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), que prevê ligar os 101 km entre São Paulo a Campinas por trem rápido, será nesta quinta-feira, 29, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

O Trem Intercidades tem investimento previsto de R$13,559 bilhões, e concessão por 30 anos ao vencedor para operar o serviço expresso com viagens de 1 hora e 4 minutos, com trens de velocidade máxima de até 140 km/h e tarifa a R$64.

Além do TIC, o vencedor irá operar um Trem Intermetropolitano (TIM) para atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, além de melhorias na Linha 7-Rubi.

Marcado para começar às 15h, o leilão terá início com a entrega de propostas dos interessados, que podem ser empresas nacionais ou estrangeiras, tanto de maneira individual ou reunidas em consórcio.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias