Conecte-se conosco

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna notifica 533 donos de terrenos para limpeza e intensifica roçagem em áreas públicas

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, notificou nesta semana 533 proprietários de terrenos para que façam a limpeza e roçagem das áreas. A Administração também está intensificando os trabalhos de roçagem e limpeza de área públicas neste início de ano.

Segundo a secretária de Obras e Serviços de Jaguariúna, Fernanda Santana, os donos de terrenos baldios têm prazo de 10 dias úteis para que atendam à notificação municipal. Caso isso não ocorra, após nova vistoria, a Prefeitura irá executar o trabalho e cobrará dos proprietários a taxa de limpeza dos terrenos.

O processo que envolve a limpeza de terrenos baldios segue as seguintes etapas: identificação dos bairros com mato alto, vistoria no local e identificação dos terrenos com vegetação, expedição de notificação dos terrenos com mato alto para que o proprietário efetue a limpeza, publicação junto à Imprensa Oficial (acesso digital pelo site da Prefeitura), com prazo de 10 dias úteis para o proprietário efetuar a roçagem, dando ciência assim do ato (notificação), uma exigência da Lei Complementar 134/2007.

Caso o proprietário não atenda a lei, é feita nova vistoria e descartados os terrenos que já foram limpos. A Prefeitura, então, registra com fotos os terrenos com mato alto e, em seguida, emite a ordem de serviço para limpeza. Por fim, se necessário, a Administração envia a multa ao proprietário infrator.

DENÚNCIAS
Segundo a Prefeitura, as denúncias e reclamações dos moradores sobre a má-conservação de terrenos baldios podem ser feitas pelo Atende Fácil: (19) 3867-9803, (19) 3867-9827 e (19) 3867-9739. Há ainda a opção de denúncia por e-mail, pelo endereço: [email protected]úna.sp.gov.br.

Jaguariúna

Programa “Pet Amigo” facilita doações de produtos para animais em Jaguariúna

Publicados

em

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, sancionou a Lei Municipal nº 2.805, que institui o programa Pet Amigo, que tem por objetivo facilitar a captação de doações de ração, utensílios, móveis, roupas, medicamentos, coleiras, casinhas, entre outros produtos e insumos para animais. 

De acordo com a lei, os itens recebidos pelo programa poderão ser doados por estabelecimentos comerciais e industriais, órgãos públicos, pessoas físicas ou jurídicas. A distribuição das doações será realizada pela Administração Municipal ou por meio de parcerias firmadas com organizações da sociedade civil.

Jaguariúna é um dos poucos municípios brasileiros reconhecidos como Cidade Amiga dos Animais, pela World Animal Protection, pelas ações de proteção aos pets.

Leliane Magalhães Guerra Gandolphi, voluntária na ONG Xodó de Bicho, de Jaguariúna, aprovou a iniciativa. “Essa lei institucionaliza o que hoje é feito de forma informal. Agora, vamos conseguir atingir mais empresas, de portes maiores, para que façam suas doações. Dá mais transparência ao processo de doação e facilita tanto para os protetores, ONGs e também para os doadores”, avalia.  

Foto: Divulgação

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna realiza 2º mutirão da Saúde para exames ginecológicos neste sábado

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 28, o segundo Mutirão da Saúde com o objetivo de atender mais pacientes e reduzir a fila de espera. Os atendimentos serão na área de ginecologia, desta vez nas unidades básicas de saúde (UBSs) Cruzeiro do Sul e Florianópolis, das 7h às 19h.

Na UBS Cruzeiro do Sul, o atendimento também vai abranger os moradores dos bairros Roseira de Baixo e Roseira de Cima, que já podem fazer o agendamento nas unidades de saúde desses bairros. Na UBS Florianópolis, os atendimentos também se estenderão aos moradores do Nova Jaguariúna, que podem realizar o agendamento nesta unidade.

Quem preferir, pode fazer o agendamento da consulta para o Mutirão da Saúde pelo aplicativo “CCC Jaguariúna”, que pode ser baixado gratuitamente nas versões para Android ou IOS.
No último sábado, a Secretaria de Saúde realizou o primeiro Mutirão da Saúde, também com serviço ginecológico, quando 150 mulheres foram atendidas na UBS Miguel Martini. Além de passar pelo médico, as mulheres também realizam exames preventivos. Novos mutirões ainda deverão ser feitos ao longo dos próximos meses, conforme a necessidade.

De acordo com a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o objetivo dos mutirões é amenizar os impactos caudados pela pandemia. “Os mutirões são uma forma de atender a população e dar conta do crescimento da demanda”, disse.

CÂNCER BUCAL
A segunda edição do Mutirão da Saúde também vai contar com o serviço odontológico de prevenção ao câncer bucal, na campanha Maio Vermelho. Equipes de saúde bucal estarão nas UBSs Cruzeiro do Sul e Florianópolis realizando avaliação nos pacientes com o objetivo de prevenir o câncer bucal.

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna realiza 1ª oficina de saúde mental

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna realizou nesta quarta-feira, 25, a 1ª Oficina de Saúde Mental de Jaguariúna. O encontro foi realizado no Teatro Municipal Dona Zenaide e contou com a presença de representantes da Rede de Atenção Psicossocial do Município e de Bruno Mariani, médico do Serviço Cândido Ferreira, ator, diretor e produtor de teatro, que abordou o tema “Tratar não é trancar”.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o evento faz parte do plano de ação que visa reestruturar a Rede de Atenção Psicossocial do Município, mas também abordar e discutir temas da 5ª Conferência Nacional de Saúde, como “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

“O objetivo foi iniciar uma discussão para dentro dos serviços, atenção primária juntamente com a Rede de Atenção Psicossocial, organizarmos os processos de trabalho e os pontos de atenção. Essa primeira oficina foi voltada para os funcionários da rede de saúde que estão à frente dos serviços”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

“Estamos sempre buscando o aperfeiçoamento e qualificação dos serviços, com mais conhecimento e informações para levar o que é melhor para a população do município, principalmente no que se refere a saúde mental, que é um problema que está bastante recorrente e um desafio após esses dois anos de pandemia”, completa a secretária.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias