Conecte-se conosco

Campinas

Prefeito Dário Saadi recebe 49 novos profissionais do Mais Saúde

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito Dário Saadi recebeu na quinta-feira, dia 1º, em cerimônia virtual, os 49 novos profissionais do programa Mais Saúde Campinas, que passam a atuar junto das equipes de Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Esses profissionais foram aprovados no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e, segundo o prefeito, a atuação dos residentes será importante não apenas para a especialização nas diversas áreas, mas também para melhorar qualificação do atendimento à saúde da população.

“Vocês chegam em um momento difícil da pandemia, em que o Sistema Único de Saúde está sendo testado acima de seu limite. Estamos com 170 pessoas esperando vagas de internação no SUS, a rede hospitalar está muito pressionada, mas estamos dando respostas pela estrutura que possuímos e pelas pessoas que trabalham na rede e que acreditam no SUS”, afirma Dário.

A rede municipal conta com outros 27 residentes que estão atuando desde 2020. O programa contava com residência em enfermagem, fisioterapia e nutrição. Neste ano, incorporou mais sete profissões: odontologia, serviço social, terapia ocupacional, educação física, farmácia, fonoaudiologia e psicologia.

O programa pode chegar a ter até 120 residentes em um ano. A residência tem duração de dois anos, com carga de 60 horas semanais, período em que os residentes recebem bolsa auxílio do Ministério da Saúde, de R$3.330,43.

A residência existe desde 2016 no município, em conformidade com a regulamentação dos ministérios da Saúde e da Educação e, na última quarta-feira, 31 de março, a Câmara aprovou lei que regulamenta o programa em Campinas. A legislação aprovada define que o Programa Mais Saúde Campinas será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria pode celebrar convênios e estabelecer parcerias com instituições de ensino superior públicas ou privadas, para a cooperação técnico-científica para o desenvolvimento dos Programas de Residência Multiprofissional e o desenvolvimento de ações de integração de ensino e serviços no SUS Municipal no âmbito dos programas de pós-graduação dos cursos na área da saúde.

Continue lendo

Campinas

Prefeitos da RMC decidem liberar entrega rápida para o comércio

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) decidiram nesta sexta-feira, 09, liberar o uso do sistema “takeaway”, ou seja, a entrega rápida de produtos nos restaurantes e lojas de todo o comércio nas 20 cidades que compõem o bloco regional. A decisão foi tomada, por unanimidade, durante reunião virtual do Conselho.

“O comércio tem sofrido muito durante esse período de maior restrição da pandemia e ele não é o responsável pela maior disseminação do coronavírus, e sim as grandes aglomerações provocadas por festas clandestinas. Por isso, essa decisão dos prefeitos no Conselho da RMC é muito importante pra ajudar a reduzir o impacto financeiro para todo o comércio das cidades”, explica o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, que é o presidente do Conselho de Desenvolvimento.

Durante a reunião, os prefeitos relataram uma redução considerável nos números de casos e internações por Covid-19, com consequente diminuição da pressão sobre a ocupação de leitos, inclusive os de UTI. “O cenário, no entanto, ainda é de preocupação e requer cuidados”, diz Gustavo Reis. Os chefes do Executivo também cobraram do Estado uma distribuição mais equânime das doses de vacina aos municípios da região, que leve em conta o número de habitantes das cidades.

Continue lendo

Campinas

Fila de espera por leitos Covid-19 em Campinas diminui 56% em uma semana

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Metrópole registra 78 pacientes à espera de leitos de UTI e enfermaria nesta terça, enquanto total era de 181 no dia 30 de março

A fila de espera por leitos Covid-19 em Campinas diminuiu 56% em uma semana, segundo a prefeitura. Dados divulgados na tarde desta terça-feira, 06, mostram que 78 moradores aguardam transferência para leitos de UTI e enfermaria, enquanto que em 30 de março o total era de 181.

Durante uma transmissão por redes sociais, a Secretaria de Saúde apresentou dados que mostram redução da circulação do vírus na metrópole, o que reflete efetividade das medidas restritivas para elevar o distanciamento social. O índice que estava estimado no dia 7 de março em 1,15 (oscilação entre 1,04 e 1,26) diminuiu gradativamente até 28 de março e foi para 0,82 (variação entre 0,65 e 1,02).

Valores maiores que 1 indicam que o número de novos casos está em expansão, e neste caso a prefeitura considera a evolução da curva para avaliar que o patamar de 1, dentro do intervalo de confiança, pode ser interpretado como “lento declínio”, em vez de uma expansão da pandemia.

“Os números dos atendimentos nas unidades básicas [pacientes com sintomas gripais] também diminuíram e isso prova que as medidas adotadas foram amargas, difíceis, mas efetivas. Nós não podemos comemorar, não podemos soltar foguetes, mas a situação está menos pressionada que há uma, duas semanas atrás”, destaca o prefeito, Dário Saadi (Republicanos).

A avaliação ocorreu após a prefeitura também publicar um novo boletim epidemiológico e indicar 69 novas mortes por Covid-19, recorde para uma divulgação em 24 horas, o que elevou o total para 2.526 desde o início da pandemia. Foram indicados mais 313 infectados, e soma em 83.159.

A administração, contudo, ressalta que as pessoas foram infectadas, em média, há 35 a 40 dias. “Estamos começando a equilibrar o jogo”, afirma o secretário de Saúde, Lair Zambon, ao reiterar que todos os esforços preventivos devem ser mantidos por mais algum tempo para melhoria do quadro.

Continue lendo

Campinas

Falece o proprietário da rede PetCamp

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Ciro deixa sua esposa, dona Sonia, os filhos Luana, Vitor e Bruno e netos

Faleceu nesta segunda-feira, 05, o proprietário da rede PetCamp, Ciro Leite. Ciro começou como empresário com uma distribuidora de ração e, depois, abriu a loja Só Ração, na Av. Aquidabã. Nascia ali a PetCamp, hoje uma das maiores redes regionais do setor, com quase 20 lojas em várias cidades.

De acordo com a assessoria da rede, Ciro faleceu de Covid-19.

Continue lendo

Últimas Notícias