Conecte-se conosco

Jaguariúna

Por que o rei e rainha do Jaguariúna Rodeo Festival devem ser da cidade?

Publicados

em

Jaguariunenses defendem que a coroa deve ficar para os candidatos da cidade

Como parte da tradição, toda edição o Rodeio de Jaguariúna elege o rei e a rainha da festa. Neste ano não é diferente. Os interessados em ocupar os cargos puderam se inscrever em julho, enviando um vídeo de 30 segundos, e um júri escolheu 15 candidatos em cada categoria com base em critérios como justificativa, desenvoltura e ‘hype roça’.

Agora, na 2ª fase do concurso, os selecionados serão submetidos a escolha do público em enquetes no G1 entre os dias 05 e 09 de setembro. Dentre eles, nove dos postulantes a rei e rainha são jaguariunenses, sendo dois rapazes e sete moças. Os vencedores disputam a votação final, que vai durar 48 horas, ao contrário das eliminatórias, que têm duração de um dia.

LEIA TAMBÉM:

Pensando em um evento da magnitude que é o Jaguariúna Rodeo Festival e nos nove selecionados da cidade até o momento, os postulantes defendem que a coroa seja jaguariunense. Saiba quem são e confira suas justificativas:

Postulantes a rei

Flávio Augusto Ramos Finotelli
Para ele, ser aprovado para a segunda fase envolve muitos sentimentos, pois o nome dele não estava na lista oficial de selecionados divulgada no dia 17 de agosto. “Naquele momento fiquei pensando que poderia ter feito um vídeo melhor”, conta.

Flávio entrou para a lista em segunda chamada após desistência de três candidatos homens que não compareceram no dia de sessão de fotos do G1, que era um dos requisitos para participar do concurso, no domingo, 28. “Quando me chamaram achei que era trote. Fiquei receoso, mas chegando no local fiz as fotos e vídeos e ainda assim a ficha ainda não tinha caído. É uma sensação única. Já consegui mobilizar algumas pessoas e é muito legal ver o interesse em votar em mim. Só quem vive sabe”.

“Respeito qualquer opinião que tenham sobre a necessidade de o rei viver o mundo da roça, ser peão, country. Mas eu amo de paixão música sertaneja, frequento rodeios há 11 anos. É algo que está no sangue. Cada um tem sua prioridade. Estar no rodeio me satisfaz. É a festa que a gente sempre espera aqui na cidade. Eu não trocaria nenhum outro evento, viagem, o que for! Minha paixão está aqui e acontece 1x por ano só”.

Michel da Silva Santiago

Para Michel, a sensação de estar na segunda fase do concurso é muito gratificante. Significa que ele fez uma boa apresentação e que algo de diferente chamou a atenção dos jurados.

“Acredito muito que tenha sido a forma pela qual justifiquei a resposta do porquê deveria ser o rei. Eu cresci no meio do campo e sempre estive ligado ao meio digital, moda, e tudo mais… pensei que o rodeio da minha cidade deveria ser representado por alguém que realmente entrasse nessa por paixão, honra a nossa tradição e, claro, muito estilo. Então vou repetir novamente: “se a história acontece aqui, a coroa tem que permanecer!”.

Ricardo Pires

Ricardo também foi um dos selecionados de segunda chamada, após desistências. Ele se sentiu surpreso, mas muito feliz em poder estar representando Jaguariúna.

“Eu sou um jaguariunense de coração porque desde pequeno fui criado aqui, desde meus quatro anos de idade. Vi a cidade crescer, assim como o Rodeio de Jaguariúna crescer e se tornar esse espetáculo que é hoje, então poder estar representando a cidade nesse evento que é um dos maiores do País é emocionante e gratificante”, diz.

O postulante a rei acredita que merece trazer esse título de Rei do Rodeio para a cidade. “Eu que cresci ouvindo os modão e sinto orgulho da raiz sertaneja que carrego comigo e será um privilégio representar nossa cidade e também trazer orgulho a todos, ainda mais àqueles que estão me apoiando e torcendo por mim. Ser rei do dodeio é trazer consigo a raiz sertaneja e é essa a minha essência”.

Victor Franco de Oliveira

Victor conta que ficou feliz por ter conquistado seu lugar nesta 2ª fase e entende que isto é resultado de ter entregue um vídeo dentro das regras: com postura, desenvoltura e hype roça. O selecionado espera muito passar para a fase das eliminatórias e conta com a ajuda de todos.

“E eu acho que pessoa de Jaguariúna representar o rodeio da cidade é uma coisa muito mais leal do que uma pessoa de outra cidade. Eu sinto que vou representar a cidade e o rodeio por estar no meio das provas de montaria e rodeios em geral, seguindo uma tradição da minha família que veio por parte dos meus avós. Tenho certeza que meu vô vai ficar muito orgulho em ver o neto dele lá, representando a cidade”.

Postulantes a rainha

Brenda Reis Galvão Silva
Quando saiu a lista oficial das selecionadas para a segunda fase Brenda estava na faculdade e começou a receber várias mensagens e ligações das suas amigas contando a novidade. Ela ficou paralisada, sem acreditar que aquilo estava acontecendo.

Foto: Jonn Wiliam (Jonatan Wiliam Pinto)

“Para ser sincera ainda não caiu a minha ficha que eu sou uma das 15 selecionadas para o concurso e com toda certeza estar passando por essa experiência tá sendo uma das melhores coisas da minha vida. Com toda certeza acredito que mereço ganhar e ser a rainha do rodeio porque isso tudo não é somente um simples sonho pra mim, é algo que estava tão longe do meu alcance e desde que vi meu nome na lista de selecionadas reafirmei ainda mais que vim para ganhar. Eu sou moradora de Jaguariúna e estou aqui para representar todas as mulheres negras, não só as negras como todas as mulheres brasileiras e tenho certeza que isso vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas como incentivo para que acreditem nelas, como eu estou acreditado em mim”.

Fabiana Ramos
Fabiana acredito que tenha sido escolhida por conta de sua história de vida. Ela acredita que essa edição do evento está saindo do óbvio e trazendo pessoas com características únicas e com uma trajetória diferenciada.

“Para mim é honra por ser uma mulher hermafrodita ter a oportunidade de fazer história e ser a única do País a disputar um concurso assim. Tenho certeza que isto fará a diferença e serei um exemplo de superação e motivação para as pessoas que nasceram diferente ou que sofrem algum tipo de preconceito”, diz.

Além disso, sagrar-se rainha seria como finalizar ciclo de uma trajetória e de sucesso, poder vencer em algo que sempre amou. “Sempre tive contato com animais e rodeios fazem parte da minha vida. Sempre morei em chácara, então vivo nesta cultura. Precisamos de pessoas diferentes para fazer a diferença, empoderar pessoas que já sofreram preconceito devido racismo, sexualidade, etnia, religião. Só as pessoas que já sofreram alguma discriminação sabem onde dói e o que pode ser mudado”.

Gislaine Correia Simina
Estar entre as 15 finalistas é uma sensação surreal para Gislaine. Ela conta que se sente a mulher mais feliz de Jaguariúna.

“Eu quero muito ser a rainha, pois sou jaguariunense da gema. Conheço cada lugar e acompanho o rodeio desde a época do Parque Santa Maria, já vi rainha ser eleita e não gostar de roça, já vi rainha ser eleita sendo de outra cidade, mas nesse ano Jaguariúna precisa de uma rainha raiz que além de amar o meio rural, ama cheiro de terra, cheiro de mato, comida caipira”, defende a selecionada.

Ela acredita que estar na roça é colecionar momentos de história, como selar um cavalo, tocar berrante levando gado para beber água, comer comida feita no fogão de lenha, tomar café com biscoito de polvilho, pular a cerca para pegar manga e correr de vaca, olhar pro céu e ver mais estrela que na cidade.

“Essas coisas para mim são algumas das mais gostosas que existem no mundo e por gostar disso tudo e viver isso tudo, eu mereço ser a rainha do Rodeio de Jaguariúna, porque carrego comigo a humildade, simplicidade, carisma e simpatia de uma verdadeira rainha da roça que quer estar com a coroa na cabeça para mostrar que uma jaguariunense sabe onde é seu lugar”.

LEIA TAMBÉM:

Laura Gião Frade
Quando fez a inscrição, Laura acreditava que não conseguiria estar entre as selecionadas por achar o conceito de beleza padrão: mulher alta, magra, cabelo liso, pele perfeita, prevaleceria na escolha. “Eu olhava para o concurso e nunca me via naquele lugar. Desde pequena sempre fui mais gordinha e na adolescência sofri muito bullying por isso, e por mais que hoje eu ame mais o meu corpo e estou me cuidando mais, sempre tive problema de autoconfiança e autoestima”, conta Laura.

Mas, no ano de 2021, ao ver a atual rainha Larissa Davide receber a coroa, Laura sentiu-se empoderada e desejou muito ocupar aquele lugar em uma próxima oportunidade. “Desde lá joguei para o universo que seria a rainha. Meu texto de apresentação estava pronto desde julho, quando o concurso nem havia sido divulgado ainda”, revela.

“Eu sou de Jaguariúna desde que nasci. Vejo o rodeio desde pequena e na primeira vez que tive idade suficiente para participar foi muito marcante e continuo indo até hoje. Para ser a rainha tem que conhecer a cidade, passar confiança, carisma e representar a cidade. Tem que ser uma pessoa que entenda esse mundo. Não é só um festival, é uma tradição”.

Maria Eduarda Cardozo Fabrini da Silva
Para Duda, ter sido selecionada e poder sentir tanto carinho e apoio com certeza é uma das sensações mais prazerosas e eufóricas que ela já pode ter. “Acredito muito que os jaguariunenses não estão para brincadeira quando se unem pra fazer essa coroa ser da nossa casa, onde ela pertence. Fazer parte dessa mobilização tem sido extraordinário. Uma experiência única”, justifica.

Duda conta que desde muito pequena via seus tios e tias participando ativamente de competições e rodeios, mas, não acreditava que de fato poderia ser uma realidade para ela, pois seu caminho até aqui tem sido um pouco diferente dos caminhos trilhados por sua família.

“Eu acredito que eu deva ter a honra de ser nomeada rainha do rodeio justamente por mostrar que podemos ir pra onde quisermos, chegar onde bem entendermos, sem perder nossas raízes. Eu cresci no meio da cultura country, em Jaguariúna, na terra do rodeio. Eu sei muito bem onde minhas raízes foram fincadas. Todo meu caráter e criação é devido à toda história da minha família. Eu tenho energia o suficiente pra carregar o nome e a história da nossa cidade e da minha família em cima daquele palco ao ponto de todos se orgulharem. A tradição e a nova geração vão se encontrar, com toda certeza”.

Maria Julia Romagnoli
Majú, como é conhecida, conta que se sente muito honrada, pois era algo que ela desejava muito. “Eu não consegui me aguentar quando recebi o resultado, foi uma felicidade enorme”, conta.

“Acho que devo ser a rainha do rodeio, pois me dediquei a isso. Desde quando a organização divulgou o concurso eu estudei sobre o tema, fui atrás e entreguei o melhor. Fiz o melhor vídeo, escolhi a melhor roupa, fiz com dedicação e entreguei o que eles queriam. Nasci aqui, cresci aqui e acho que a coroa tem que ficar aqui, por isso acho que devo ser a rainha”.

Yasmin Fernanda Gomes da Silva
O sentimento de Yasmin até o momento é de gratidão e empolgação em estar fazendo parte da seletiva e poder disputar a coroa da edição. Ao mesmo tempo ela sente como se a ocasião estivesse a tornando forte.

“Forte porque sei que as faixas e a coroa vêm com um peso de responsabilidade enorme, e não só por estar representando Jaguariúna, mas também por reconhecer todos acontecimentos desde lá atrás até hoje, que vem nos obrigando a sermos mais fortes. Eu, Yasmin, ficaria honrada por carregar esse “fardo” de bravura, respeito, diversão e como diz nossos jurados: a ‘unicidade’. É o que nosso rodeião deve representar. Esse é o nosso hype da roça”.

Atualizado 01/09/2022

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Jaguariúna implanta série de medidas para melhorar capacidade de abastecimento de água

Publicados

em

A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), implementou medidas emergenciais para fortalecer o sistema de abastecimento de água da cidade. O objetivo é minimizar os impactos decorrentes de picos de consumo e garantir o fornecimento adequado de água à população.

Entre as ações adotadas pelo DAE destacam-se a perfuração de novos poços artesianos e a conclusão da Estação de Tratamento de Água (ETA) 6, além de outras iniciativas estratégicas que resultam num volume de 5 milhões de litros de água a mais por dia.

LEIA TAMBÉM:

A perfuração de dois poços artesianos no Morro do Capotuna e a finalização de um novo reservatório com capacidade de 1.200 m³ fortalecem a captação e o armazenamento de água. Adicionalmente, a contratação de mais quatro poços artesianos em locais estratégicos, como Parque Florianópolis, Vila Mário Jorge Zambom, Nova Jaguariúna e Ana Helena, visa otimizar ainda mais a distribuição.

A finalização da ETA 6, com capacidade para 50 litros por segundo, representa um marco na melhoria da qualidade do tratamento de água – assim como a entrega da ETA 5, em outubro de 2022. Além disso, investimentos em novos equipamentos, como a aquisição de um caminhão-pipa completo e duas motocicletas, fortalecem a capacidade operacional do departamento.

Outras medidas incluem a instalação de ventosas nas principais adutoras para eliminar bolsões de ar e a modernização dos medidores para aprimorar o controle do consumo. Com isso, Jaguariúna busca garantir o acesso à água potável, fortalecer a segurança hídrica e promover o desenvolvimento sustentável do município.

Foto – Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna leva recorde de atletas para a 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade

Publicados

em

Um contingente recorde de atletas da terceira idade de Jaguariúna embarca nesta terça-feira rumo à cidade de Casa Branca para participar da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). Com um total de 101 representantes, a delegação jaguariunense, formada por atletas do Programa Viva Melhor, da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, está determinada a deixar sua marca na competição.

O campeonato começa ainda hoje e contará com a participação de 3.500 atletas acima dos 60 anos, de 33 cidades. Após a abertura com o desfile das delegações, acontece a disputa da modalidade coreografia, onde Jaguariúna também se apresentará. As demais modalidades iniciam a disputa entre os dias 17 e 21 de abril.

Ao todo, serão 14 modalidades esportivas em disputa, abrangendo desde clássicos como atletismo e natação até jogos de tabuleiro como buraco, damas, xadrez e dominó. Além disso, haverá espaço para competições de truco, dança de salão, malha, coreografia, voleibol adaptado, tênis de mesa e tênis.

LEIA TAMBÉM:

Jaguariúna participará em todas as 14 modalidades e tem como objetivo superar a performance do ano passado, quando conquistou o 2º lugar geral.

A competição não é apenas uma oportunidade de mostrar talento, mas também um caminho para a fase final dos Jogos Estaduais. Os dois melhores colocados de cada modalidade garantirão vaga para essa etapa, que será realizada na cidade de Itatiba, no mês de junho.

Em 2022, a coreografia “Elegância Executiva”, do grupo do Programa Viva Melhor de Jaguariúna, conquistou o título do Campeonato Estadual nos Jogos da Melhor Idade realizados na cidade de Pindamonhangaba.

Foto: divulgação

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna amplia em quase 300% número de vagas para soroterapia na UPA

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou em quase 300% neste ano a quantidade de vagas para atendimento de soroterapia de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, principal porta de entrada para casos suspeitos de dengue e outras doenças na cidade.

Devido ao agravamento da epidemia de dengue em todo o País, com o aumento de casos confirmados da doença também em Jaguariúna, a Secretaria de Saúde criou uma segunda sala de hidratação de pacientes, com 14 novos lugares.

LEIA TAMBÉM:

No início deste ano, a UPA contava com 13 poltronas na sala de hidratação (soroterapia). O número depois passou para 36 e, agora, com a criação da nova sala, subiu para 50 poltronas no total, o que representa um aumento de 284% no número de vagas.

Segundo parâmetros do Governo do Estado, quanto a organização dos serviços dentro do cenário atual da dengue, o Município deveria contar com nove vagas para hidratação de pacientes.

Além de ampliar o número de vagas para hidratação na UPA, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna também implementou outras ações para ajudar no combate à dengue, como a abertura da UBS 12 de Setembro aos finais de semana, das 7h às 11h, para acompanhamento e monitoramento dos pacientes que passaram pela UPA com sintomas de dengue, além da contratação de mais médicos e enfermeiros.

O atendimento do laboratório clínico com foco na dengue, horário estendido em UBSs e agendamento de consulta diretamente na UBS de referência, após o paciente passar pela UPA, são outras ações já adotadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hidratação é fundamental para tratar os casos de dengue e deve ser iniciada tão logo sejam detectados os primeiros sintomas (febre alta, dor de cabeça ou no fundo dos olhos, fraqueza, dor intensa no corpo ou nas juntas e manchas vermelhas no corpo).

No dia 11, o Brasil ultrapassou os 3 milhões de casos de dengue em 2024. A atual epidemia já é considerada a pior da história da dengue no país. Já o Estado de São Paulo ultrapassou os 500 mil casos confirmados da doença neste ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. O número de mortes chegou a 250 e outros 542 óbitos ainda estão sendo investigados.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias