Conecte-se conosco

Jaguariúna

Novos Conselheiros da Pessoa com Deficiência tomam posse em Jaguariúna

Publicados

em

O V Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Jaguariúna tomou posse nesta quinta-feira, 07, para o biênio 2022/2024.

Criado pela Lei Municipal nº 2.172, de 21 de novembro de 2013, o conselho é composto por 10 titulares e seus respectivos suplentes, representantes do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada.

Juntos os integrantes devem discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços e políticas públicas para com pessoas com deficiência no município.

A assinatura do termo de posse aconteceu em cerimônia realizada no Paço Municipal, com as presenças do prefeito Gustavo Reis, da vice-prefeita e secretária municipal de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, e da Secretária de Assistência Social, Andréa Dias Lizun.

A primeira reunião do novo conselho deve acontecer no início de agosto na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Júlia Bueno, 191, no Centro.

CONSELHEIROS TITULARES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA:
Ana Maria Mielli – Faculdade de Jaguariúna – FAJ
Nelson Roberto Patrocino da Silva – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaguariúna – APAE
Aline Roberta de Souza Corrêa – Associação de Surdos de Jaguariúna
Wilson Mellilo – Centro de Equoterapia de Jaguariúna
Ivana Paula Scalcon Gonçalves – Associação Santa Maria de Saúde de Jaguariúna

CONSELHEIROS SUPLENTES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA:
Vanessa Cristina Cabrelon Jusevicius – Faculdade de Jaguariúna – FAJ
João Carlos Felício Domingues – APAE Jaguariúna
Alexandre Luiz da Silva – Associação de Surdos de Jaguariúna
Miguel Alberto Vieira Garbin – Centro de Equoterapia de Jaguariúna
Bruno Franci Paulino – Associação Santa Maria de Saúde de Jaguariúna

CONSELHEIROS TITULARES DO PODER PÚBLICO:
Jorge Eduardo Faddou – Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer
ElisabeteAaparecida Ancona – Secretaria de Assistência Social
Jorge Luis de Souza – Secretaria de Saúde
Juliana de Cassia Vicentini – Secretaria de Educação
Caio Duarte Baccarelli de Campos Souza – Secretaria de Planejamento Urbano

CONSELHEIROS SUPLENTES DO PODER PÚBLICO:
Rafael da Silva Blanco – Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer
Maria Regina Arendt – Secretaria de Assistência Social
Anaraci Leme Galassi Guarizo – Secretaria de Saúde
Janaina Molina – Secretaria de Educação
Isabela Toledo Catão – Secretaria de Planejamento Urbano

Jaguariúna

Fábrica da Seara, da JBS, em Jaguariúna promove quase 400 colaboradores em três anos

Publicados

em

Unidade produz cerca de 225 toneladas de alimentos por dia, emprega mais de 600 pessoas e oferece oportunidades de desenvolvimento profissional

Quem passa pela unidade da Seara, marca da JBS, às margens da SP-340, em Jaguariúna, pode não imaginar que, dali, saem diariamente cerca de 225 toneladas de alimentos que chegam a consumidores de diferentes regiões do país. Com aproximadamente 50 anos de história industrial, a fábrica mantém hoje uma operação dedicada à produção de alimentos preparados, com itens das marcas Seara, Seara Gourmet, Marba e Rezende.

Além da produção em escala, a unidade também se destaca pelas oportunidades de desenvolvimento profissional na região, sendo uma das principais empregadoras locais: nos últimos três anos, quase 400 colaboradores foram promovidos, uma média de aproximadamente 130 movimentações de carreira por ano. A fábrica conta atualmente com mais de 600 colaboradores da própria cidade e de municípios próximos, como Artur Nogueira e Engenheiro Coelho.

Entre os produtos fabricados na unidade está a Mortadela Seara Gourmet, desenvolvida em Jaguariúna e que se tornou um dos principais produtos da operação. A fábrica também produz diferentes tipos de linguiças e paio. Em 2025, a unidade alcançou, pela primeira vez, a marca de 5 mil toneladas produzidas em um único mês. A operação também tem papel relevante na geração de empregos e na movimentação da economia local.

LEIA TAMBÉM:

“A nossa fábrica é feita de pessoas e, quando a gente olha para esses números, fica claro que existe espaço para quem quer construir uma trajetória aqui dentro. Temos profissionais que começaram na operação e foram assumindo novas responsabilidades ao longo dos anos. Nosso papel é criar esse ambiente de desenvolvimento e reconhecer quem está preparado para dar o próximo passo”, afirma Silvio Lohmann, gerente da unidade da Seara em Jaguariúna.

Um exemplo é Juliana Teixeira Chaves, que chegou à JBS em 2007, em seu primeiro emprego, como operadora de produção. Natural da Bahia, ela veio para a região sem experiência profissional e encontrou na unidade uma oportunidade para iniciar sua trajetória profissional. Ao longo dos anos, passou pela área de qualidade e, após realizar um estágio interno, migrou para segurança do trabalho, área em que atua hoje como técnica de segurança.

“Tenho muito orgulho da minha trajetória na JBS. Entrei sem experiência, encontrei aqui oportunidades para aprender, me desenvolver e assumir novos desafios, e sigo fazendo o que gosto e vejo espaço para continuar crescendo. Acho que, para quem está começando, o mais importante é acreditar no próprio potencial e aproveitar as oportunidades que aparecem”, afirma Juliana.

Para construir essa trajetória, ela conciliou trabalho e estudos e buscou novas qualificações, incluindo cursos de inspetora de qualidade e técnica em segurança do trabalho. Também participou de programas de desenvolvimento da companhia. Hoje, além de exercer sua função na área de segurança do trabalho, Juliana participa da integração de novos contratados e compartilha com quem está chegando à empresa parte da experiência acumulada ao longo de quase duas décadas.

Oportunidades para começar e crescer
Para quem está começando a trajetória profissional, a JBS também mantém programas de entrada, como o Programa de Estágio da JBS, que permite aos estudantes vivenciar a rotina da indústria e desenvolver competências técnicas e comportamentais. Em Jaguariúna, há oportunidades na área de Sistema de Gestão, com inscrições abertas até 18 de outubro pela plataforma Gupy: https://estagiojbs.gupy.io/.

Um estudo realizado pela JBS com mais de 32 mil colaboradores de todo o Brasil apontou que cerca de seis em cada dez pessoas entre 15 e 30 anos consideram oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional um fator prioritário na escolha de uma empresa para trabalhar. Nos últimos dois anos, a JBS promoveu mais de 70 mil colaboradores em todo o país, reforçando o foco no desenvolvimento interno e na construção de carreiras.

Com quase cinco décadas de história, a unidade de Jaguariúna combina produção em escala, geração de empregos e oportunidades de carreira para a região. Da fábrica que passou por diferentes momentos da história industrial da cidade saem hoje produtos consumidos em todo o país, enquanto profissionais constroem ali suas trajetórias.

Sobre a JBS
A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 282 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. Saiba mais em jbsglobal.com.

Sobre a JBS em SP
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo, com forte presença no estado de São Paulo. A companhia contribui para a geração de mais de 34 mil empregos diretos no estado. Com operações distribuídas em 100 cidades paulistas, a JBS conta com 30 fábricas, um confinamento, 3 granjas, seis incubatórios, 8 Centros de Distribuição, seis unidades produtivas Mantiqueira, seis operações da JBS Transportadora e mais de 450 Lojas Swift (física e varejo), gerando empregos e impulsionando diversos setores da cadeia produtiva.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Gustavo Reis foi o candidato a deputado mais votado em Jaguariúna

Publicados

em

Gustavo Reis (PSD) foi o candidato a deputado mais votado em Jaguariúna nas Eleições 2026, considerando as disputas para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados. O ex-prefeito recebeu 7.244 votos no município e somou 30.046 votos em todo o Estado.

Três vezes prefeito de Jaguariúna, Gustavo liderou a votação local para deputado estadual, com 22,38% dos votos válidos. Na sequência, ficaram Eduarda Campopiano (PL), com 3.738 votos; Ana Paula Espina (Podemos), com 2.490; Ton Proêncio (Novo), com 1.217; e Danilo Joan (PP), com 879.

LEIA TAMBÉM:

Na comparação com os outros dois candidatos locais a deputado estadual, Gustavo recebeu quase três vezes a votação de Ana Paula e quase seis vezes a de Ton em Jaguariúna. Seus 7.244 votos também superaram a soma dos dois concorrentes, que totalizaram 3.707 votos no município.

Outro dado que chama a atenção é que a votação de Gustavo somente em Jaguariúna foi superior, individualmente, à votação total obtida por cada um dos dois candidatos em todo o Estado.

A diferença foi ainda maior no resultado estadual. Enquanto Gustavo conquistou 30.046 votos, Ana Paula somou 3.728 e Ton, 3.493. Assim, a votação do ex-prefeito foi equivalente a aproximadamente oito vezes a de Ana Paula e a nove vezes a de Ton.

A votação de Gustavo foi superior também à de todos os candidatos a deputado federal em Jaguariúna. Na disputa para a Câmara, Maurício Neves (PP) liderou com 6.096 votos, seguido por Lucas Pavanato (PL), com 5.475; Erika Hilton (PSOL), com 1.988; Delegado Palumbo (Podemos), com 1.479; e Carlos Sampaio (PSD), com 949.

Apesar da liderança em Jaguariúna e dos 30.046 votos conquistados no Estado, Gustavo não foi eleito para a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Escola das Artes apresenta espetáculo ‘O Rei Leão’ no Teatro Municipal

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta ao público, de 21 a 31 de outubro, o espetáculo “O Rei Leão”, uma produção da Escola das Artes que promete levar crianças e adultos a uma emocionante viagem pela savana africana. Inspirado em uma história que atravessa gerações, o musical reúne mais de 250 alunos e artistas em uma montagem especial, com cenários caprichados e bonecos que ajudam a dar vida aos personagens e ao universo da obra.

LEIA TAMBÉM:

A apresentação convida o público a mergulhar em uma aventura marcada por temas como coragem, família, amizade e a descoberta do lugar de cada um no mundo. Com o envolvimento dos alunos e artistas da Escola das Artes, o espetáculo valoriza a formação cultural e artística desenvolvida no município, proporcionando uma experiência de palco para os participantes e momentos de encantamento para o público.

As sessões serão realizadas no Teatro Municipal Dona Zenaide em diferentes datas e horários, incluindo apresentações abertas ao público e sessões especialmente destinadas aos alunos das escolas municipais. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal, uma hora antes de cada sessão.

Serviço
Espetáculo: “O Rei Leão”
Produção: Escola das Artes de Jaguariúna
Local: Teatro Municipal Dona Zenaide

Sessões abertas ao público:
21, 22 e 23 de outubro: 19h30
24 e 25 de outubro: 15h e 19h30
27, 28, 29 e 30 de outubro: 19h30
31 de outubro: 15h e 19h30

Sessões para alunos das escolas municipais:
21, 22 e 23 de outubro: 9h e 14h

Ingressos: retirada na bilheteria do Teatro Municipal Dona Zenaide, uma hora antes de cada sessão.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias