Conecte-se conosco

Pedreira

Novo Posto de Saúde da Vila Canesso, em Pedreira, está em pleno funcionamento

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Pedreira e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa “Saúde em Ação”, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), construíram uma nova Unidade Básica de Saúde no município. O novo Posto de Saúde, localizado na Rua Felipe Lazarini, na Vila Canesso, recebeu o nome de “Edgardo Luiz Steula” e iniciou o atendimento a população nesta semana.

No pavimento térreo fica a recepção e o espaço ainda abrange salas para a realização de procedimentos e coleta, ginecologia, imunização, curativos e sutura, inalação, farmácia, utilidades, D.M.L e sanitários. No 1º subsolo estão instalados as ares de odontologia, consultórios 1 e 2, utilidades, almoxarifado, sala de atividades, coletivas e sanitários, enquanto no 2º subsolo estão instaladas as partes de esterilização, A.C.S, utilidades, rack, D.M.L, administração e gerência, copa e vestiários masculino e feminino.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Lucia Nieri Goulart, o convênio entre a prefeitura e o governo, propiciou a construção da Unidade Básica de Saúde “Margarida Janete Ferrari Ganzarolli”, localizada entre o Jardim Marajoara e o Distrito Industrial, inaugurada no ano de 2018. “Concluímos também a reforma e ampliação da Unidade de Saúde “Maria Herrera Lopes”, no Jardim Santa Clara, além das obras de reforma do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)”, lembra a secretária.  

Além de proporcionar a construção e reforma de unidades de saúde, a parceria com o BID está permitindo e reorganizando o fluxo de assistência à saúde da população, em parceria com os municípios beneficiados pelo programa. O projeto contempla também a implantação de protocolos clínicos, qualificação dos profissionais da atenção básica de saúde, organização da regulação local, entre outras ações de gestão.

Continue lendo

Pedreira

Grupo Primavera encerra Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, após beneficiar 380 crianças

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A organização da sociedade civil (OSC) Grupo Primavera, de Campinas, encerra nesta sexta-feira, 26, a partir das 18h, o Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, que capacitou educadores sociais de quatro creches filantrópicas e beneficiou 380 crianças. O encerramento acontecerá no Centro Integrado Municipal de Educação Infantil (CIMEI) “Maria Cecilia Betiolli Lima”, com a participação dos educadores e equipe do Primavera.

Participaram do projeto 40 educadores das CIMEI “Walkyria Thomazini Cavicchia” e “Maria Cecilia Betiolli Lima”– ligadas ao grupo Nisfram – e da Creche Santo Antonio, todas conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação de Pedreira.

Patrocinado pelas empresas Buckman, DHL e CI&T e aprovado pela Lei Rouanet, o projeto contou com 4 sessões que totalizaram 12 horas de capacitação online. Com o kit completo formado por 16 bonecos em mãos, os educadores utilizaram diferentes métodos de manipulação dos fantoches e contação de histórias. Os educadores de Pedreira formaram a segunda turma a receber capacitação on-line neste ano. A primeira turma, capacitada no primeiro semestre de 2021, contou com 119 educadores sociais de Campinas.

Para a gestora executiva do Grupo Primavera, Ruth Maria de Oliveira, o teatro de fantoches oferece um resultado preciso e rápido no desenvolvimento da educação e na construção de relações sociais, auxiliando na construção da cidadania e da cultura. “Neste ano abordamos temas ligados à tecnologia, período em que as crianças tiveram mais contato com celular e computadores”, explica.

Na capacitação, os educadores foram apresentados ao projeto de forma alegre e lúdica. “O objetivo era encantar inicialmente o educador para, depois, ele encantar as crianças. Trabalhar com fantoches não é somente manipular o boneco, cantar uma música ou mesmo brincar com eles. Envolve técnicas de narração oral cênica, entendendo o processo de interatividade com o público e a criatividade na construção e adaptação de histórias”, complementa Ruth.

Em 40 anos de existência, o Grupo Primavera atingiu a marca de mais de 11 mil atendidos por meio de seus programas de educação complementar, cultural e profissional, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los cidadãos ativos na sociedade. Oferece aos atendidos conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.

A instituição, fundada em 1981, recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

O Projeto Teatro de Fantoches, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. Por meio do teatro com os bonecos, a OSC acredita que é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado delas.

Todos os fantoches são feitos na oficina de criação do Grupo Primavera e, neste ano, 3.500 foram confeccionados. Grandes empresas patrocinam o projeto, levando suas marcas nos kits, compostos cada um por 16 bonecos, um cenário e o livro pedagógico que ensina sobre o uso adequado dos fantoches, inclusive com sugestões de histórias elaboradas por arte-educadoras.

Continue lendo

Pedreira

Técnicos de Pedreira participaram de capacitação sobre o Programa Município VerdeAzul em Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal do Meio ambiente, recebeu no dia 19, representantes de várias cidades da região para o curso de capacitação do Ciclo 2021 do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo do Estado de São Paulo. O evento foi realizado no Teatro Municipal Dona Zenaide e Pedreira esteve representada pelos engenheiros ambientais José Renato Belotto e Agata Gasparini da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Pedreira.

O coordenador do Programa em Jaguariúna, José Walter Figueiredo, destacou que a capacitação dos municípios abordou a resolução que estabelece as diretrizes do Programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Para o engenheiros José Renato e Agata Gasparini o Programa VerdeAzul é um importante indutor de políticas públicas ambientais. “A capacitação teve como objetivo melhorar o desenvolvimento destas políticas em Pedreira e assim avançarmos nas diretivas ambientais que interessam a todos”, ressaltaram os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

Continue lendo

Pedreira

Prefeito Hamilton Bernardes Junior estará participando do painel “Reforma Tributária para o Setor Público e Privado”

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Estância Turística de Olímpia recebe no período de 23 a 27 de novembro, da 4ª edição do Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, evento voltado às lideranças municipais que discutirá importantes temas para o desenvolvimento das cidades, unindo a iniciativa privada, entidades, fundações, governo e associações representativas.

Durante toda a semana, assuntos fundamentais serão debatidos, com a presença de autoridades estaduais e nacionais. Além disso, o local contará com diversos estandes de empresas públicas, privadas e Prefeituras Municipais para divulgação das cidades e instituições. O evento tem organização da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo.

A abertura do Conexidades será na terça-feira, 23, às 19h, e contará com a participação de autoridades municipais, Sebastião Misiara; do presidente da União dos Vereadores do Brasil, da presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dra. Cristiana de Castro Moraes; e do secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, que representará o Governo do Estado de São Paulo.

O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior, estará participando na quarta-feira, 24 de novembro, às 15h30, do painel “Reforma Tributária para o Setor Público e Privado”, que contará ainda com a participação de Roberto Giannetti da Fonseca, economista; Lucas Cepeda, Head de Competitividade no Centro de Liderança Pública – CLP; George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.

A 4ª edição do Conexidades será gratuita e presencial, no Centro de Convenções do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, respeitando todos os protocolos de segurança.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias