Conecte-se conosco

Morungaba

Morungaba abre cadastro para vacinar novos grupos prioritários

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, começa nesta quarta-feira, 12, a vacinação contra Covid-19 para pacientes com Síndrome de Down (18 a 59 anos), transplantados (18 a 59 anos) e pacientes com deficiência permanente (55 a 59 anos) cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com comorbidades (55 a 59 anos).

As vacinas só são aplicadas sob agendamento prévio que é feito pela equipe de Saúde a partir do Cadastro Municipal que pode ser acessado aqui.

Às pessoas que pertencem ao Grupo de Comorbidades é recomendado que apresentem a comprovação da sua condição de saúde demonstrando sua comorbidade, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, assinado e carimbado, constando o nome e o CRM do médico. Pessoas com comorbidades entre 50 e 54 anos já devem se cadastrar também.

O Polo de Vacinação está localizado à Rua Virgília Alves de Carvalho Pinto, nº 400 – Vila Nova – no antigo hospital.

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças Cardiovasculares
• Insuficiência cardíaca (IC)
• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
• Cardiopatia hipertensiva
• Síndromes coronarianas
• Valvopatias
• Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
• Arritmias cardíacas
• Cardiopatias congênitas no adulto
• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
• Diabetes mellitus
• Pneumopatias crônicas graves
• Hipertensão arterial resistente (HAR)
• Hipertensão arterial – estágio 3
• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
• Doença Cerebrovascular
• Doença renal crônica
• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).

• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

• Obesidade mórbida

• Cirrose hepática

Continue lendo

Morungaba

Outubro Rosa é lembrado com ações de conscientização voltadas à saúde feminina

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Morungaba, por meio da equipe do Departamento de Saúde preparou para o “Outubro Rosa” uma programação de ações voltadas à saúde das mulheres. Durante o mês, todas as unidades de saúde estarão decoradas na cor rosa como forma de lembrar às mulheres sobre a importância sobre autocuidado e dar atenção às consultas e exames femininos de rotina.

As redes sociais da prefeitura, ao longo do mês, publicarão vídeos e posts sobre Saúde da Mulher, a fim de incentivar a população feminina de Morungaba a procurar as unidades da rede pública de saúde de seus respectivos bairros para marcar suas  consultas e exames periódicos.

O “Dia D” do Outubro Rosa em Morungaba será promovido no dia 16 de outubro, das 8h às 17h, no Centro de Saúde “Dr. Bueno de Aguiar”, com um café da manhã para as mulheres e uma programação com atividades físicas e diversas mesas temáticas: Papanicolau, Tabagismo, Exames das Mamas, Testes rápidos, verificação de Pressão Arterial, Diabetes, Odontologia e Vacinas.

Continue lendo

Morungaba

Fundo Social de Solidariedade de Morungaba promove curso de Bartender

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Fundo Social de Solidariedade, juntamente com a Prefeitura de Morungaba, por meio do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer,  em parceria com a Cia Patrick de Bartender promoveu o curso de Bartender nos dias 28 e 29, na Padaria Artesanal. O curso ministrado pelo bartender e proprietário da Cia Patrick, Ronaldo Evangelista, teve 4 horas de duração e teve como objetivo o ensino de técnicas aplicadas para a execução de drinks, respeitando as normas de higiene e manipulação de alimentos além de práticas de boas maneiras e apresentação de todos os utensílios de trabalho.

“Estamos focados em qualificar mão de obra para o setor de serviços, somos uma Estância Turística localizada em São Paulo e somos qualificados como turismo de curta distância, portanto com pessoas especializadas podemos crescer e atrair cada vez mais turistas. Gostaria de agradecer à Cia. Patrick e à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Oliveira, pois através de parcerias como esta podemos cada vez mais capacitar nossa população”, comenta o prefeito Marquinho Oliveira.

Devido à grande procura e ao limite de vagas por grupo, a produção do curso selecionou os inscritos conforme o envolvimento com as áreas de Turismo, Gastronomia e Hotelaria.

Em breve, serão abertas novas turmas e a equipe entrará em contato com os inscritos que não entraram nesta 1ª turma.

Turismo
“Agradecemos a parceria do Ronaldo Evangelista que se ofereceu de forma voluntária para ministrar o curso justamente devido à demanda local por mão de obra nesta área de bartender”, explica a primeira-dama Sonia Oliveira.

Segundo Sonia, a partir do ano que vem o foco estará em cursos nas áreas indicadas em nosso Programa de Desenvolvimento Local (PDL). Ela explica que a equipe do Fundo Social  já está buscando parcerias para que sejam realizados cada vez mais cursos voltados ao Turismo, à Hotelaria e à Gastronomia, fortalecendo desta forma o programa “Morungaba Cidade Empreendedora”, que é outro projeto da prefeitura junto ao Sebrae.

Ainda no sentido de ampliar as atividades turísticas de Morungaba, a presidente do Fundo Social lembrou que o município está concorrendo ao “Prêmio Top Turismo” na categoria de Turismo de Aventura e que a votação será encerrada no dia 15 de outubro.

Continue lendo

Morungaba

Em Morungaba: Moradores do Santa Luz recebem ações de acompanhamento da equipe social da CDHU

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) promoveu  uma ação pós-ocupação com os moradores do Núcleo Residencial Santa Luz no dia 17 de setembro. A ação tem como objetivo realizar o acompanhamento das famílias contempladas com as casas por meio da realização de diferentes atividades para a adaptação ao novo bairro.

A equipe social visitou durante todo o dia cerca de 100 famílias e entregou para as crianças um kit com jogos de tabuleiros ecológicos além de convidá-las a participar de uma brincadeira em um tabuleiro gigante, a fim de reforçar a consciência ecológica das mesmas.

Participaram da ação  Simone Duarte, Danilo Camargo e Lúcio Pinheiro da empresa HI Social, que é parceira da CDHU, além do vice-prefeito, Luís Fernando Miguel e a diretora do Departamento de Ação e Inclusão Social, Monique Anniele Molena.

Trabalho técnico social
O trabalho técnico social pós-ocupação da equipe social da CDHU tem sido realizado para acompanhar a organização do bairro, desde junho de 2019, quando o núcleo foi implantado por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Porém por conta da pandemia foram  retomadas neste mês.
Diversos temas são tratados nos encontros, como a formação de comissão de moradores, o convívio no bairro, entre outros assuntos cuja perspectiva é a de fortalecer a melhoria das condições de vida das famílias e a sustentabilidade das intervenções.
Um dos encontros com as famílias contempladas, por exemplo, tratou sobre a coleta seletiva, abordando os cuidados na separação dos materiais recicláveis e a importância do trabalho da Renascer Cooperativa e seus integrantes.

Entregue em junho de 2019, o Residencial Santa Luz totaliza 200 casas com área útil de 49 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias