Conecte-se conosco

Campinas

Kartódromo San Marino celebra o Dia Nacional do Idoso

Publicados

em

Cerca de 4% do público do centro esportivo possui mais de 60 anos, ratificando que a idade não impede a conquista de novos objetivos de vida

Outubro de 2023 – O Kartódromo San Marino, localizado em Paulínia, comemora, em 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso. Cerca de 4% dos clientes, frequentadores assíduos, possuem mais de 60 anos, servindo de exemplo a muitos jovens pilotos. Antonio Canova Filho, 66 anos, Diamantino Netto, 71, e Roberto Juiti Shibata, 66, representam esse grupo, demonstrando que a idade não é empecilho para conquistar novos objetivos e fazer algo que nos dá prazer.

Advogado e empresário, Canova conta que, ainda jovem, fez um curso de mecânica de automóvel e que chegou a trabalhar por muitos anos na área. No entanto, por conta de um acidente, teve de mudar de setor, quando começou a trabalhar com vendas. Tempos depois, montou uma imobiliária, estabelecida há quase 40 anos no mercado. Hoje, também dá aulas de pilotagem para interessados no esporte e que utilizam karts de aluguel, conhecidos como rental.

LEIA TAMBÉM:

“Comecei no kart em 2017, quando me apaixonei pelo esporte. E atualmente, junto com um amigo, montamos a Kanova Kart Escola, que tem me trazido uma alegria muito grande, pois nunca imaginava que seria professor e daria aulas em uma das coisas que mais gosto de fazer na vida, que é pilotar. Desde menino, sempre gostei de carro, de moto, e a minha vida mudou muito, a partir do momento em que comecei no kart, praticamente com 60 anos de idade. Eu gostava muito de moto, mas fui proibido de andar, e aí conheci o kart. Quando sentei num kart de aluguel pela primeira vez, eu pensei: poxa, isso foi feito pra mim! E foi no San Marino, no estacionamento da loja Leroy Merlin”, ressalta o piloto.

Canova informa que passou a praticar o esporte com assiduidade desde que o complexo esportivo foi implementado em Paulínia. Com seu kart próprio, um Fórmula 4, ele participa do campeonato Talent Kart Cup (TKC), num grid de mais de 30 pilotos, o que considera desafiador. “Ando junto com essa moçada, sou o mais velho do time, então é muito bacana, eu curto muito! E tem os campeonatos de kart de aluguel, que também gosto muito. Como dou aulas nesse tipo de kart, preciso estar nesse meio para passar a configuração aos alunos. É um kart diferente dos próprios, o chassi é mais robusto e protegido por borracha, em toda a volta, pois deve suportar a pilotagem de pessoas que não tem familiaridade com o esporte”, explica. E, para treinar, ele utiliza seu kart shifter, de 55 cavalos de potência e seis marchas.

Sobre o kartismo, o empresário diz que é uma alegria muito grande poder praticar o esporte, na idade em que está. “O kartismo muda a vida da gente, pois é preciso estar bem preparado fisicamente, se alimentar bem, evitar o álcool, pois o esporte não combina com bebida, nem com cigarro, nem com qualquer tipo vício, porque requer esforço e dedicação do piloto. E isso nos ajuda a estar bem e nos preparar cada vez mais, para explorar o melhor que o esporte nos oferece. O que tenho a dizer, para quem é da mesma faixa etária, é para que acredite em si mesmo. Se você tem o sonho de pilotar kart, venha andar com a gente! A idade não importa, mas sim fazer algo com amor e se dedicar. Nós estamos aqui para provar que é possível, inclusive andar com os mais jovens”, salienta.

Kartódromo San Marino celebra o Dia Nacional do Idoso

Mente e corpo saudáveis, para a vida e o kartismo
Outra história interessante de pessoa da mesma faixa etária, com o kartismo, é a do também empresário Diamantino Netto, membro do Conselho Administrativo da empresa que fundou, há 26 anos, atualmente comandada pelo filho. Ele conta que sua história com o kart também começou no San Marino, na estrutura que ficava no estacionamento da loja Leroy Merlin.

“Comecei no kart em 2009, aproximadamente. Com kart alugado, participava de corridas com o grupo Clube Kart Campinas (CKC) e, desde 2011, tenho o meu próprio kart. No mesmo ano, também comecei a participar do campeonato Fanatici Kart, inicialmente com base em Piracicaba, mas que também utilizava outras pistas da região, como em Itu e Limeira. Na sequência, o Fanatici Kart adotou a pista de Paulínia como sede, para os campeonatos. Em 2022 , aos 70 anos, me aposentei das corridas, porém continuo treinando durante a semana, com a equipe Biro Racing, na qual mantenho meu kart número 52, o meu ano de nascimento”, destaca Netto.

Ele diz que sempre gostou de velocidade e automobilismo e, por isso, participava de Track Days (eventos organizados por autódromos, em que os motoristas pilotam os seus carros), com carros alugados, tanto fora do País quanto no Brasil, quando o esporte passou a ser mais popular aqui. Netto fez curso de pilotagem e chegou a correr em Interlagos, na categoria Marcas e Pilotos. “Como o automobilismo é um esporte muito caro, encontrei no kart a solução custo-benefício-prazer que buscava. O San Marino ficava a menos de 10 minutos da minha casa e isso facilitou o início de tudo”, revela.

Para explicar como era sua rotina, antes do kartismo, e como ela se modificou, depois de iniciar no esporte, ele lembra da época em que praticava o kartismo de aluguel, ou rental. “O fato mais marcante na minha vida foi no rental, quando, muitas vezes, eu não conseguia terminar a corrida por cansaço, chegava destruído em casa. Então, comecei a dar mais importância ao preparo físico, melhorando meu condicionamento e, consequentemente, adquirindo uma melhor qualidade de vida”, pontua.

Sobre o envelhecer e o Dia do Idoso, Diamantino Netto é taxativo. “Ser idoso é um estado de espírito, não depende da idade. Condicionamento físico é um estado do corpo humano e temos de trabalhar o físico, para atrasar o envelhecimento natural do corpo, procurando manter a mente ocupada. Assim, poderemos ter uma qualidade de vida melhor e desfrutar mais da aposentadoria. É uma covardia chamar um ser humano de 60 anos de idoso! Quando fundei a minha empresa tinha 45 anos, aos 60 estava em pleno vigor, trabalhando e viajando para o exterior!”, finaliza o piloto.

Mais kart, por favor
Roberto Juiti Shibata conta que pratica o kartismo há cerca de 10 anos, por meio de kart alugado, e que participa do grupo Talent Kart Indoor (TKI), há mais ou menos três anos. Ele reforça o quanto o kart influencia positivamente em sua vida, sobretudo no contato social. “Comecei a andar de kart no San Marino, por uma brincadeira entre amigos. Depois disso, me apaixonei pelo esporte. Antigamente, minha rotina era futebol society, hoje, pratico kartismo e ando de moto. No kartismo, fiz várias amizades que gostam das mesmas coisas do que eu. É um esporte viciante, tanto que a vontade de praticar é cada vez maior, mas meu acordo com minha mulher é praticar três vezes ao mês”, confessa.

Shibata acredita que a sociedade tem uma percepção diferente do idoso, atualmente, por conta da mudança de comportamento do próprio público dessa faixa etária. “Porque o idoso, hoje, não é o velho de antigamente, mas alguém de espírito jovem, que quer viver e curtir a vida. E ser idoso é aproveitar a vida que nos resta sem preocupação, curtindo e desfrutando todo o trabalho que já tivemos, ao longo da vida, fazendo coisas de que gostamos”, avalia.
Inaugurado em 12 de outubro de 2011, o Kartódromo San Marino conta com mais de 50 campeonatos de kart fixos e eventuais. A entrada para visitar o complexo e assistir às corridas é de graça, com estacionamento gratuito para 200 veículos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

BikeCine de volta a Campinas com cinema movido por bicicletas

Publicados

em

Patrocinada pela Air Liquide, a sessão gratuita gerada apenas com energia limpa exibe “Super Mario Bros. – O Filme”

Quinta-feira, 23, o BikeCine retorna a Campinas, com o cinema ao ar livre totalmente movido por bicicletas. O BikeCine é um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. A sessão gratuita tem patrocínio da Air Liquide e acontece no Parque Portugal, Lagoa do Taquaral, a partir das 19h.

A programação na cidade inicia com a exibição de seleção de filmes curtas-metragens, com recursos de acessibilidade, depois o longa-metragem “Super Mario Bros. – O Filme”, animação que narra uma aventura baseada no videogame Super Mario Bros.

LEIA TAMBÉM:

Os ingressos on-line ficam disponíveis para o público pelo site https://bikecine.com.br/ ou na distribuição presencial, 1 hora antes do evento.

O novo conceito de cinema estreou este ano no Brasil, unindo cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte.

Como funciona o BikeCine
O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente.

São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo “pedal de mão”, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade. O BikeCine é para todos.

Toda energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.

Tecnologia também nas imagens. A exibição dos filmes no BikeCine é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece projeção de alta qualidade ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.

O BikeCine é uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada. O projeto tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre, o Cine Autorama e o CineSolar.

“Campinas vem recebendo muito bem o BikeCine. As duas sessões realizadas tiveram ótima presença de público, o que nos deixa animados para retornar. Além da cultura e entretenimento, o BikeCine movimenta temas que consideramos importantes, e poder envolver a população é gratificante. Bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, conscientização e inclusão estão também entre as pautas que queremos promover.”, compartilha Marco Costa, idealizador do BikeCine.

O Bikecine em Campinas é viabilizado por meio do ProAC, com patrocínio da Air Liquide, apoio da Prefeitura de Campinas através da Secretaria de Cultura e Turismo, correalização Efecto Cine, realização BikeCine e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Criança da LBV homenageiam recordistas brasileiros

Publicados

em

Convocados para os Jogos Olímpicos Paris 2024, os velocistas Felipe Bardi e Erik Cardoso foram homenageados por crianças e adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) em Campinas.

Cardoso e Bardi conquistaram os 100 metros rasos abaixo dos 10 segundos, com 9s97 e 9s96
respectivamente, o que faz deles recordistas brasileiros nessa modalidade. Em visita ao Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, os atletas conversaram sobre alguns passos da carreira, enfatizando a importância de trabalhar persistentemente sobre o objetivo almejado.

LEIA TAMBÉM:

Na ocasião, as meninas e os meninos acolhidos pelo serviço Criança: Futuro no Presente! entregaram aos visitantes um kit artístico composto por medalha artesanal, camiseta assinada e cartinhas com desejos de boa sorte e sucesso na competição mundial.

Em agradecimento pelo gesto de valorização, Felipe Bardi destacou a experiência vivenciada na unidade socioeducacional da LBV. “Tive uma manhã grandiosa, muito feliz, onde pude conversar com as crianças, com um bate-papo muito legal”, disse.

Erik Cardoso também fez o seu destaque sobre o reconhecimento que recebeu da garotada. “É sempre muito bom receber esse carinho, essa alegria, esse aconchego das crianças, ver como ficam motivadas, como torcem pela gente”.

Cônscios da enorme mobilização realizada pela LBV, por meio da campanha SOS Calamidades — Rio Grande do Sul, onde já encaminhou para o estado mais de 260 toneladas de suprimentos, Erik Cardoso e Felipe Bardi destacaram a necessidade de continuar colaborando com iniciativas em favor das famílias afetadas pelas enchentes. “Convido todos a ajudar nossos irmãos gaúchos”, comentou Cardoso.

Bardi finalizou dizendo: “Tragam alimentos, porque eles precisam muito.”

Para apoiar a campanha emergencial da LBV, faça um pix através da chave [email protected].

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

4ª Rodada de Negócios do Circuito das Águas Paulista será em Socorro

Publicados

em

A Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Circuito das Águas Paulista (ADECAP) em parceria com a ACE SOCORRO realiza no dia 28 de maio, terça-feira, a partir das 08h30, no Grínberg’s Village Hotel, a 4ª Rodada de Negócios abrangendo empreendedores de toda a região. O Evento profissional conta com o apoio institucional do COMTUR, da ASTUR e da cidade de Socorro

O Circuito das Águas Paulista é composto por nove cidades, que juntas somam cerca de  310 mil moradores e formam um eixo econômico potente no interior paulista. Além de agrupar diversos atrativos turísticos, qualidade de vida, natureza invejável junto à Serra da Mantiqueira, mão de obra qualificada,  as cidades são conhecidas por boa infraestrutura e desenvolvimento ordenado. Tantas características positivas tornam a região um oásis para viver, trabalhar, visitar e investir. Pilares que norteiam a Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista (ADECAP) com o objetivo de potencializar a região nestes quatros eixos, trazendo propostas de desenvolvimento responsável e orientado para as demandas do futuro.

Parceria inédita promove workshop que ensina melhorar sua comunicação ainda esse ano

As de cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, formadoras do Circuito das Águas Paulista, têm considerável pujança econômica reunindo cerca de 50 mil empresas, de diferentes tamanhos e oferta de produtos e serviços. Cada cidade, com sua vocação e seus empreendedores, podem crescer mais, criar corredores de abastecimento interno, valorização de produtos locais, com mais sustentabilidade e cooperação. Afinal, foi-se o tempo de “tudo que é de fora é melhor”.

As  Rodadas de Negócios do Circuito das Águas Paulista têm o poder de potencializar e estimular Negócios locais e regionais. Tudo começa com o conhecimento e apresentação de empreendedores, produtos e serviços a disposição para que possam ser vendidos,  comprados e indicados dentro das rodas e grupos de interesse profissional. A 1ª Rodada ocorreu  na Fazenda Benedetti, em Amparo, com a participação de 50 empresários e líderes regionais. A 2ª  Rodada de Negócios se deu  em Águas de Lindóia, no Thermas Hot World e reuniu cerca de 70 empresários da região. Já a 3ª Rodada, também ocorrida em 2023, ocorreu na Cidade de Holambra, no Bloemen Park, com pouco mais de 80 empresários do Circuito das Águas Paulista e outras cidades vizinhas.

De acordo com a presidente da ADECAP, professora Laura Santi, “as Rodadas de Negócios têm se mostrado uma forte ferramenta para unir empresários , membros do setor público e de entidades do 3º setor, com a produção de relacionamentos comerciais, trocas de informações, recomendações e amizades, que só fortalecem a nossa região.”

O Diretor de Comunicação e Eventos da ADECAP, Rafael Perez, pequeno empresário da área de Marketing Digital com  forte atuação regional, esclarece “que os empresários e profissionais de posição gerencial e acima precisam construir relacionamentos, se comunicar com outras pessoas de mercado, diretamente no mesmo segmento de ação ou não, pois a troca de informações, vivencias e produção de Negócios se dá nas Rodadas e também muito depois delas,  com a continuidade de contato e visitas agendadas”.  E completa Rafael, “precisamos abrir nossas agendas para participar de eventos de negócios e cultivar relacionamentos”.

A 4ª Rodada de Negócios que se realizará em Socorro no dia 28 de maio, terça-feira, já está aceitando inscrições por meio do Link https://vzit.com.br/adecap-agencia-de-desenvolvimento-circuito-das-aguas-paulista/4a-rodada-de-negocios-adecap-agencia-de-desenvolvimento-circuito-das-aguas-paulista-28-05-2024-10108.

Para Maria Isabel Lopes, presidente da ACE SOCORRO, “a realização da 4ª Rodada de Negócios do Circuito das Águas Paulista aqui em Socorro traz para os empresários locais a oportunidade de conhecer e realizar negócios regionalmente”. E esclarece também que “esta é uma ótima oportunidade de reunir diversos segmentos empresariais em um mesmo local e momento, conhecer e se fazer conhecido por outros empresários qualificados.”

O valor das inscrições começa em 50 reais e inclui café de boas vindas, apresentações de forte impacto informativo, a oportunidade de apresentações individuais e pelo menos 3 rodadas de negócios com metodologia especifica. Desejando, também será possível participar de um almoço de relacionamento no restaurante do Grínberg’s Village Hotel em sistema de buffet completo com bebidas à parte .

Faça já a sua inscrição!

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias