Campinas
Jovens da Fundação CASA da região de Campinas jogam amistoso de Xadrez em Jundiaí
Competição reuniu 14 adolescentes, de sete centros socioeducativos, pertencentes à Divisão Regional Metropolitana Campinas
14 jovens que cumprem medida socioeducativa de internação em sete centros da Fundação CASA, localizados nas cidades de Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba e Franco da Rocha, participaram na sexta-feira, 28, de competição de Xadrez, na cidade de Jundiaí.
O torneio aconteceu no Clube de Xadrez de Jundiaí. Os centros socioeducativos são supervisionados pela Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC), uma das oito administrações da Fundação CASA.
Os competidores, dois por centro de atendimento, representaram os CASAs: Laranjeiras, localizado na cidade de Mogi Mirim; Limeira e Morro Azul, em Limeira; Rio Piracicaba, no município de Piracicaba; Novo Tempo, Manacá da Serra e Tapajós, localizados na cidade de Franco da Rocha.
LEIA TAMBÉM:
“A ideia de promover o amistoso em clube oficial de xadrez, caminha no sentido de ampliar os horizontes dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e mostrar que o xadrez também pode ser uma modalidade acessível e inclusiva”, comentou Andreza Tavares, supervisora técnica da divisão regional.
As partidas foram arbitradas por Iliandro Oliveira, presidente do Clube e árbitro da Federação Brasileira de Xadrez.
Os seis primeiros colocados receberam medalhas e o centro socioeducativo campeão levou o troféu e um tabuleiro de xadrez, de acordo com a seguinte classificação:
- 1º lugar: CASA Novo Tempo
- 2º lugar: CASA Laranjeiras
- 3º lugar: CASA Morro Azul
- 4º lugar: CASA Tapajós
- 5º lugar: CASA Manacá da Serra
- 6º lugar: CASA Novo Tempo
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Campinas recebe maior Festival Gospel do Estado
Em sua 20ª edição, Fest Gospel Marcha para Jesus deve reunir 60 mil pessoas em um grande ato de fé
Campinas será tomada por uma grande celebração de fé, música e espiritualidade no próximo dia 6 de junho. A Praça Arautos da Paz recebe o 20º Fest Gospel Marcha para Jesus, que chega à sua edição histórica prometendo reunir cerca de 60 mil pessoas em um dos maiores encontros gospel do interior de São Paulo.
Com mais de 12 horas de programação e uma megaestrutura, o festival reforça sua posição como um dos principais eventos do segmento no país. Repetindo o sucesso de 2025, o público vai poder conferir o maior palco já montado na Arautos da Paz. São 36 metros de extensão, 12 metros de altura e um painel de LED de 340 metros lineares, criando uma experiência imersiva de som, luz e fé.
LEIA TAMBÉM:
A edição deste ano reúne alguns dos maiores artistas da música gospel brasileira em uma programação especial. Gabriela Rocha, uma das vozes mais influentes do gospel mundial, lidera o line-up com um repertório que soma bilhões de visualizações e marca gerações. A dupla Jefferson e Suellen, desde o lançamento do single Labareda, segue realizando apresentações pelo Brasil. Inspirando plateias por onde passa, o casal traz entre os sucessos que marcaram a carreira as músicas do álbum ´Ele vem´.
A cantora Julliany Souza leva ao palco canções como ‘A Casa é Sua e Lindo Momento’, em apresentações que unem emoção, fé e testemunho de vida. A banda Morada, referência entre o público jovem, também integra a programação com sucessos como ‘É Tudo Sobre Você e Uma Coisa’, reforçando sua força dentro da nova cena gospel brasileira. Já a jovem Maria Marçal, fenômeno das plataformas digitais, promete um dos momentos mais emocionantes do evento com interpretações que ultrapassam milhões de reproduções. A cantora Stella Cardoso, também uma das idealizadoras da Marcha para Jesus na RMC, traz mensagens de fé e adoração que dialogam diretamente com o público presente.
Para o idealizador do Circuito Fest Gospel Marcha para Jesus, André Zidane, o evento vai além da música. “A cultura gospel é antes de tudo uma celebração. A cada edição, vemos famílias inteiras vivendo momentos dedicados ao louvor, à esperança e à comunhão cristã. E é isso que dá sentido ao nosso trabalho”, afirma André Zidane.
O evento será realizado a partir das 10h30 e contará ainda com praça de alimentação, espaço kids e áreas inclusivas para pessoas com deficiência (PcD) e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), reforçando seu caráter familiar e acolhedor.
A entrada é gratuita.
SERVIÇO
20º Fest Gospel Marcha para Jesus
6 de junho, a partir das 10h30
Praça Arautos da Paz – Campinas (SP)
Entrada gratuita
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
CPFL Paulista participa do lançamento do programa “Chega Junto” com serviços gratuitos à população em Campinas
Distribuidora leva agência móvel ao CIC Vida Nova com atendimento gratuito e cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica
A CPFL Paulista participa neste sábado, 30, da primeira edição do programa “Chega Junto”, iniciativa da Prefeitura de Campinas que levará diversos serviços públicos diretamente aos bairros da cidade. A ação acontece das 8h às 12h, no CIC Vida Nova.
Durante o evento, a distribuidora estará presente com a agência móvel de atendimento, oferecendo serviços gratuitos à população, como cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), emissão de segunda via da conta, parcelamento de débitos, alteração de titularidade, solicitação de religação e orientações sobre consumo consciente e seguro de energia.
O destaque da ação será o cadastramento na Tarifa Social, benefício que concede descontos na conta de energia para famílias de baixa renda e que foi recentemente ampliado por nova legislação federal. A estimativa é de que cerca de 98 mil famílias da região de Campinas ainda possam ser incluídas no programa.
LEIA TAMBÉM:
“Nosso objetivo é a busca ativa por essas pessoas, facilitando o processo, aproximando ainda mais a companhia da população e garantindo um atendimento ágil, prático e com qualidade reconhecida”, afirma Fernando Amaral, consultor de Relacionamento da CPFL Paulista.
O “Chega Junto” é um novo programa criado pela Prefeitura de Campinas para aproximar os serviços públicos da população, reunindo atendimentos de diversas áreas em um único local. Entre os serviços disponíveis estarão ações de saúde, vacinação, emprego, Cadastro Único, cursos profissionalizantes, Procon, Emdec, Defesa Civil, atendimento à mulher e castração de animais.
A participação da CPFL Paulista reforça o compromisso da companhia com a inclusão social, a prestação de serviços de qualidade e o relacionamento próximo com os clientes.
SERVIÇO
CPFL Paulista no programa “Chega Junto”, da Prefeitura de Campinas
Data: sábado, 30 de maio
Horário: das 8h às 12h
Local: CIC Vida Nova – Campinas/SP – Rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, 92.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Campinas é a quarta cidade brasileira em realização de eventos internacionais, aponta entidade internacional
Segundo o Ranking ICCA 2025, cidade subiu uma posição em relação a 2024
O mercado mundial de eventos registrou um crescimento de 18% em 2025, movimentando a economia, o turismo e o setor hoteleiro. O Brasil aparece como um dos principais destinos dos eventos internacionais, alcançando a 13ª posição, duas colocações acima do Ranking do ano anterior, de acordo com o Ranking ICCA 2025, divulgado nesta terça-feira, 19, na Alemanha. Campinas subiu uma posição, sendo a quarta cidade dentre os destinos brasileiros, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
De acordo com a entidade internacional, o Brasil subiu duas posições em relação à classificação de 2024, divulgada no ano passado, e passou a ocupar o 13º lugar mundial entre os países que mais realizaram eventos internacionais associativos. Na América Latina, o país manteve a liderança isolada, ficando entre os principais mercados globais do segmento. Além disso, se considerados somente eventos globais, o país está posicionado na 11ª colocação mundial, demonstrando sua crescente competitividade no cenário dos congressos de rotatividade global.
LEIA TAMBÉM:
O ranking ICCA reúne os países e cidades que mais sediaram eventos internacionais associativos ao longo do ano e funciona como importante indicador da competitividade global dos destinos. Com crescimento de quase 18% no número de eventos internacionais realizados, o Brasil ampliou sua presença no mercado global da indústria MICE e fortaleceu seu posicionamento entre os principais destinos internacionais do segmento.
A região de Campinas, onde estão as sedes de mais de 50 multinacionais, centros de pesquisas e científicos, além de universidades, se sobressai na atração de eventos corporativos e de negócios pela infraestrutura hoteleira. Além de movimentar hotéis, os eventos internacionais movimentam vários segmentos, gerando empregos, renda e movimenta a economia.
O Ranking da ICCA 2025 vem reforçar o momento que vive o setor hoteleiro de Campinas. Em 2025, pelo segundo ano consecutivo, a cidade foi o 9º destino corporativo mais buscado no País, segundo estudo realizado pela plataforma de reservas Ominbees.
Eduardo Porto, diretor de Marketing e Vendas da Rede Vitória Hotéis, diz que a posição de Campinas entre os cinco destinos para eventos internacionais, além de reforçar o movimento interno do ano passado, revela a importância da região para o setor hoteleiro e para a economia.
“A região, em especial Campinas, além da localização de fácil acesso para quem vem do exterior com o Aeroporto Internacional de Viracopos ou de Guarulhos, infraestrutura hoteleira, concentra um algo número de multinacionais e empresas brasileiras, grandes entidades de classes, universidades e centros de pesquisas, que trazem seus encontros e eventos corporativos para a região”, explica.
A alta busca por eventos e reservas em Campinas e cidades próximas também reflete em cerca de 50 setores, além da hotelaria, como o de alimentação fora do lar. André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, lembra que o movimento de turistas internacionais para eventos gera negócios para bares e restaurantes, especialmente aqueles localizados próximos aos hotéis, onde acontecem os eventos.
“A maioria dos eventos na cidade duram de dois a três dias, o que leva os participantes a procurarem opções de restaurantes e bares nos intervalos, contribuindo para o fomento da economia local e regional, além de ser um combustível para que o setor se aprimore cada vez mais para atender a esse público internacional”, ressalta Mandetta.
Antônio Dias, diretor executivo do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, também cita a infraestrutura da cidade para a alta busca “A cidade reúne fatores muito favoráveis para o turismo corporativo: um parque hoteleiro e de serviços relevante, um ambiente empresarial pujante, com forte presença de indústria, tecnologia e pesquisa, além de uma logística privilegiada, com o Aeroporto Internacional de Viracopos e excelentes conexões rodoviárias com a capital”, diz.
“O Complexo Royal Palm Campinas, em especial o Royal Palm Hall, tem contribuído para esse movimento ao sediar grandes congressos. Esses eventos atraem milhares de participantes para a cidade, fortalecendo a ocupação hoteleira e movimentando toda a cadeia do turismo de negócios na região”, acrescenta.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Cultura7 dias atrásGutto Soares agita o Encontro de Caminhoneiros, em Cosmópolis, com show beneficente em prol do Lar Arco-Íris
-
Campinas1 semana atrásCampinas é a quarta cidade brasileira em realização de eventos internacionais, aponta entidade internacional
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2040
-
Campinas6 dias atrásCPFL Paulista participa do lançamento do programa “Chega Junto” com serviços gratuitos à população em Campinas
-
Jaguariúna7 dias atrásCavalaria Antoniana de Jaguariúna será no próximo dia 7 de junho
-
Santo Antônio de Posse1 semana atrásExército realiza treinamento com programação até 27 de maio em Santo Antônio de Posse
-
Artur Nogueira1 semana atrás2ª Feira Pet de Artur Nogueira terá apresentações de canis da GCM e adoção de cães e gatos
-
Jaguariúna7 dias atrásCorpo de idoso desaparecido em Jaguariúna é encontrado em área de mata


