Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariunense cobra posição mais efetiva por parte da prefeitura municipal em relação a animais abandonados

Publicados

em

Em setembro de 2019, a jaguariunense Hellen Aparecida Ferreira de Oliveira estava atrasada cerca de trinta minutos para o trabalho. Ao abrir o portão de sua casa, viu uma cachorra, da raça Golden, andando desnorteada. “Achei que ela tinha escapado de algum lugar, coloquei para dentro de casa, dei água e ração dos meus cachorros, separei os meus no quintal do fundo e fui trabalhar”, relata.

Ao retornar, Hellen começou a procurar pelos donos. Fez divulgação em ONG’s e consultórios veterinários, até ter a certeza de que a cachorra havia sido abandonada. Com isso, a jaguariunense assumiu a responsabilidade. “Afinal, não poderia abandoná-la novamente”.

A Golden recebeu o nome de Mel e foi levada até a clínica veterinária Amigo Pet, sendo diagnosticada com muitos problemas, entre eles a doença do carrapato que foi tratada. Após dois meses, foi descoberto um linfoma sem cura.

Com isso, foi dado início ao tratamento com quimioterapia no começo de janeiro de 2020, mas Hellen e os veterinários acreditam que ela já havia sido tratada pelos antigos donos. Mel não resistiu e faleceu no dia 07 de junho. “Aqui em casa dei todo o amparo que ela precisava e muito amor. Sentimos muito pela morte dela e por não ter conseguido fazer mais”, lamenta Hellen.

“Acho que por ser uma cidade com uma universidade com Medicina Veterinária, não deveríamos ter donos abandonando por falta de tratamento. A prefeitura deveria olhar para isso”, clama.

A jaguariunense relata que tratamento para câncer em animais é realmente muito caro. “Gastei mais de 14mil em cinco meses. Não me arrependo em nada e faria de novo, só gostaria de um olhar diferente das pessoas sobre os animais, eles não podem mais serem tratados como coisas, merecem respeito e eu acho sim que é um problema que precisa ser tratado pelas prefeituras”, volta a afirmar. “Acredito que a nossa cidade é muito pequena para ter um problema muito grande de abandono e maus tratos aos animais”, finaliza.

Posicionamento


Grupo especializado em ocorrências de maus tratos aos animais

O inspetor e responsável pelo Canil de Jaguariúna, GM Menezes, explica que há algum tempo a cidade luta contra situações de maus tratos, abandono e omissão de socorro aos animais. Inclusive, em todos os plantões o grupo formado por Menezes, GM Rodrigues e Daolio, especializado nessas ocorrências é solicitado.

“Foi feito um Projeto de Lei para dar poder em primeira instância para a guarda municipal autuar a pessoa que abandonou, maltratou ou omitiu socorro”, lembra. A pessoa pode ser multada pelo agente fiscalizador, com valor mínimo de R$250 e máximo de R$200 mil, que pode ser investido em ajuda. O não pagamento da multa ou ressarcimento dentro dos prazos implica no débito endividativo.

O Projeto foi encaminhado para a Câmara Municipal, mas ainda aguarda aprovação. Ainda, há outro aliado na defesa dos animais que já pode ser acessado e é uma novidade: Trata-se de um aplicativo municipal de informação e denúncias, disponível para Android e iOS. O app “Jaguariúna – Maus tratos animais” é gratuito.

Com ele a denúncia pode ser feita inclusive sem se identificar. O objetivo é que mais pessoas façam queixas e caia o número de animais que sofrem maus tratos.

Jaguariúna

Saiba quem é Célia Leão, nova secretária de Educação de Jaguariúna

Publicados

em

A nova secretária de Educação de Jaguariúna é a ex-deputada Célia Leão, que tem uma história enriquecedora tanto na vida pública como na vida pessoal. Paraplégica desde os 19 anos de idade, em decorrência de um acidente de automóvel, Célia Leão não se absteve em lutar por seus sonhos e assumir grandes responsabilidades.

Casada, mãe de três filhos, Célia Leão foi uma das parlamentares mais atuantes de São Paulo, tendo como base política a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, área onde atua há mais de 35 anos, defesa da mulher, dos idosos, da criança e do adolescente.

Foi uma das fundadoras do PSDB de Campinas, cidade pela qual se elegeu vereadora, em 1988. Daí em diante, desde 1990, disputou todas as eleições para deputada estadual, sendo vitoriosa em todos os pleitos.

LEIA TAMBÉM:

Lutou ao lado de importantes nomes da política como Mario Covas, Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin, Magalhães Teixeira, entre outros tantos. É uma das maiores referências na defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Ao longo de sua trajetória como deputada estadual, Célia Leão apresentou centenas de projetos de lei e conseguiu aprovar várias leis importantes para a população de São Paulo, como a Lei da Acessibilidade, Lei da Recompensa, Lei contra Roubo de Cargas em São Paulo, Lei que proíbe propaganda de bebidas alcoólicas na beira das rodovias paulistas, criação do Parlamento Jovem, entre muitas outras, além de dezenas de requerimentos, indicações e emendas.

E quem pensa que estes anos como deputada estadual pudessem diminuir o ritmo de trabalho desta mulher vitoriosa, Célia Leão assume a Secretaria de Educação de Jaguariúna. “Vir aqui como secretária, e digo com muita humildade, mas também com muito orgulho, trazendo uma sabedoria e conhecimento que adquiri ao longo desses anos para mim é mais que um presente. É uma obrigação de construir uma sociedade cada vez melhor”, diz Célia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Ex-deputada Célia Leão assume Secretaria de Educação de Jaguariúna

Publicados

em

A ex-deputada estadual Célia Leão é a nova secretária de Educação de Jaguariúna. Ela foi apresentada nesta segunda-feira, 22, pelo prefeito Gustavo Reis, e substitui Cristina Catão, que deixou a Administração no início deste mês.

Além de deputada estadual por sete mandatos, Célia Leão também foi secretária estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo e secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de vereadora em Campinas.

LEIA TAMBÉM:

Advogada por formação, Célia é casada e mãe de três filhos. Ficou paraplégica aos 19 anos de idade, em decorrência de um acidente de automóvel e, desde então, tornou-se uma das mais atuantes personalidades na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, defesa da mulher, dos idosos, da criança e do adolescente.

“É motivo de muita alegria e orgulho ter uma pessoa da estatura política e da experiência e competência da Célia Leão em nosso governo. Além disso, é uma pessoa muito respeitada e que tem muita credibilidade por sua atuação social e em defesa dos que mais precisam. Seja muito bem-vinda”, disse o prefeito Gustavo Reis, que também agradeceu ao trabalho desenvolvido pela ex-secretária de Educação Cristina Catão.

“Venho com esse espírito de chegar cedo e sair tarde, de trabalhar muito por Jaguariúna. Só tenho a agradecer ao Gustavo pelo convite. Para mim, é uma honra poder contribuir com a Educação dessa grande cidade”, disse Célia Leão.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Filme sobre pontos turísticos e históricos de Jaguariúna será lançado em 25 de abril no YouTube

Publicados

em

Nesta quinta-feira, 25, acontece o lançamento do videoclipe “Jaguar City DANCE SHOW”, um breve filme que retrata os pontos turísticos e lugares históricos de Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

O projeto foi realizado pelos artistas Bruno Eduardo Alves e William Baldon com apoio da Seretária de Turismo e Cultura de Jaguariuna e realizado por meio da Lei Paulo Gustavo.

Para assitir, acesse o canal no youTube @alldaybruno

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias