Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna tem o primeiro Centro de Referência para atender o Transtorno do Espectro Autista

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O projeto é para atender crianças autistas da cidade com tratamento de referência e apoio às famílias

A potência no atendimento de reabilitação de pessoas com necessidades físicas, ou mentais, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atrai muita atenção em Jaguariúna, em função das atividades do Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ). A instituição, que atua há 18 anos, é referência na habilitação e reabilitação de pessoas por meio do cavalo em todo o Brasil.
A Equoterapia é voltada para crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, ou alguma limitação física, psicológica ou comportamental. A atividade em si, exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio além da melhora postural.
Naturalmente, esse processo interfere diretamente na melhora da qualidade de vida, em função da organização sensorial do indivíduo que recebe o estímulo mediado pelo conhecimento de um profissional especializado. Além disso, a melhora nos aspectos psicológicos, emocionais e sociais são percebidos pelo decorrer do processo.
O CEJ como referência nacional, possui registro no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCAJ) e Conselho Municipal da Pessoa com deficiência (COMPED). Para o idealizador do CEJ, Wilson Mellilo, ser referência é uma consequência de fazer um trabalho sério. “A referência acontece sem nenhuma pretensão”.
Qualquer pessoa, de qualquer idade pode praticar a Equoterapia. Ou seja, crianças, jovens, adultos e idosos. No CEJ, a filha de Melio e empresária, Veridiane Melilo, conta que já tentaram aprovar projetos com idosos, mas geralmente ele não passa pelo laudo médico, então é necessário respeitar.
Este é um dos principais tratamentos de reabilitação para pessoas com limitações físicas ou mentais. Isso porque consegue alcançar excelentes resultados com problemas relacionados aos movimentos dos quadris e coluna vertebral, assim como no desenvolvimento da fala, socialização e até mesmo autoconfiança.
A Prefeitura de Jaguariúna, por sua vez, notou as necessidades das famílias atendidas e propôs inaugurar neste espaço o primeiro Centro de Referência do Autismo (CAJ). A ação aconteceu em função dos ótimos resultados atendendo autistas o CEJ. O Prefeito Gustavo Reis validou o projeto do CAJ, que será construído para atender crianças autistas da cidade com tratamento de referência e apoio às famílias.
De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Thiago Garcia, o imóvel é todo adaptado. “Analisamos condições climáticas, espaço, disposição de ambientes e tudo necessário para o tratamento ideal aos autistas. Além disso, são analisadas as legislações federais, estaduais e municipais de proteção ao autista”, afirmou Thiago.
Segundo as informações do proprietário do CEJ, Wilson, a propriedade conta com o espaço físico adequado para a construção, além de uma equipe altamente especializada. “Nosso objetivo, além de oferecer a estrutura adequada às famílias da cidade e região, é sediar o melhor tratamento ao TEA do Brasil”.
A obra teve início no segundo semestre deste ano, mas as atividades do CAJ começaram no dia 03 de junho. Atualmente o CEJ atende mais de 75 crianças nas áreas de fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia e fisioterapia, por meio de uma adequação de sete salas, pois o tratamento ideal e o diagnóstico precoce influenciam diretamente na qualidade de vida do autista e de suas famílias.

Continue lendo

Jaguariúna

Ação no Parque Santa Maria vacina 719 com a segunda dose contra Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A aplicação foi realizada nos sistemas tradicional e drive-thru, em que a pessoa não precisa descer do veículo para receber a vacina, o que agiliza a operação

A ação especial da Secretaria de Saúde de Jaguariúna para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em idosos de 69 a 71 anos de idade vacinou um total de 719 pessoas no sábado, 17, no Parque Santa Maria, em Jaguariúna. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 19, pela secretaria municipal.

Até o último sábado, um total de 3.766 pessoas já haviam recebido as duas doses da vacina contra o coronavírus em Jaguariúna, segundo os dados do “Vacinômetro” divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras 6.222 pessoas já receberam a primeira dose, totalizando 9.988 doses aplicadas.

Fotos: Ivair Oliveira

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna deve antecipar pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna vai antecipar para maio o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais e do Hospital Municipal Walter Ferrari. Projeto de lei com a medida será encaminhado ainda nesta segunda-feira, 19, à Câmara Municipal para discussão e aprovação dos vereadores.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, a proposta visa valorizar ainda mais o trabalho dos funcionários públicos da Prefeitura e do Hospital Municipal e minimizar eventuais dificuldades financeiras enfrentadas por famílias de servidores devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e às restrições de circulação impostas pela quarentena.

Hoje, o pagamento da primeira parcela é feito no mês de aniversário do servidor municipal. Os que fazem aniversário até maio, recebem normalmente pela atual regra de antecipação. Com a aprovação do projeto, excepcionalmente este ano, os servidores que fazem aniversário de junho a dezembro receberão a primeira parcela do 13º salário até o dia 31 de maio.

A Prefeitura também tem realizado o pagamento dos salários dos servidores até o dia 29 de cada mês, antecipando em quase uma semana a quitação da folha salarial. Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, essas antecipações fazem parte da política de valorização do funcionalismo municipal e, mesmo num momento de pandemia e de crise econômica, são possíveis graças às ações de austeridade e responsabilidade fiscal adotadas pela gestão do prefeito Gustavo Reis.

Continue lendo

Jaguariúna

Cultura de Jaguariúna abre inscrições para três festivais

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, abriu inscrições para diferentes festivais on-line que prometem movimentar as redes sociais. São eles:

O “1º Cria MAKE” que tem como objetivo valorizar e promover a visibilidade, a criatividade, a técnica e a sensibilidade artística por meio da maquiagem. O festival acontece até o dia 28 e cada participante pode enviar duas imagens do mesmo trabalho.

Outro festival é o “1º Vídeo Literário de Jaguariúna” que foi criado para incentivar e difundir a produção literária da cidade e região, além de valorizar e promover a visibilidade dos escritores, contadores e poetas. A realização é até o dia 29 e não será dividido por categorias.

Ao mesmo Jaguariúna também realiza um intercâmbio entre diversas modalidades artísticas como: Teatro, Dança e Música durante o festival “Musicals” que acontece até o dia 30. As performances podem ser feitas individualmente ou em grupo.

As inscrições são gratuitas, devem ser feitas até 22 de abril e as imagens ou vídeos enviados para o e-mail: [email protected] Os 10 pré-selecionados serão exibidos nas redes sociais da Prefeitura e da Escola das Artes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3867-2404 e (19) 3867- 4223.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias