Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna, mais caipira do que nunca, recebe a 26ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Publicados

em

Depois de passar por Campinas, no início deste mês, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega em Jaguariúna ainda mais orgulhoso de ser caipira, entre os dias 09 e 11 de junho. Das 18h de sexta feira, 09, às 22h de domingo,11, o evento que honra a cultura caipira há sete anos ratifica seu compromisso nesta que é sua 26ª edição.

Ela vai reunir 32 opções gastronômicas e 12 atrações musicais no Espaço Multiuso Boulevard, vizinho à Estação Maria Fumaça. Entre as opções gastronômicas, destaque aos pratos feitos em fogo de chão, em disco de arado, na parrilla e nos defumadores, que lembram aquelas receitas de família tradicionais e fortalecem a cultura caipira.

As operações do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra estarão distribuídas em três alamedas: doce, salgada e dos produtores. Há uma área kids com brinquedos e atrações infantis para os pequenos. E, ainda, uma loja de souvenirs da marca. Destaque às operações do Festival Eu Amo Chocolate, ideais para celebrar o amor e presentear na véspera do Dia dos Namorados (12) e de Santo Antônio (13), o santo casamenteiro.

LEIA TAMBÉM:

A programação cultural está recheada de atrações musicais e de dança. Na noite de sexta-feira, 09, grande abertura com a banda Queen Lives, às 20h. No sábado, 10, às 15h30, a dupla Betho & Menon anima o público. No domingo, 11, a apresentação da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary será às 12h30 e o grupo conduzirá o Momento de Fé, com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Aparecida à Estação Jaguariúna.

Jaguariúna, mais caipira do que nunca, recebe a 26ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

IMPORTANTE: A entrada é gratuita, mas a organização frisa a importância de doação de ração para pets ou de 1Kg de alimento não perecível (itens de cesta básica).

O trenzinho do caipira vai de estação em estação
A Estação Jaguariúna coleciona inúmeras histórias, algumas delas já relacionadas ao Sabores da Terra. Em 2017, em uma de suas ações mais emblemáticas, o festival resgatou uma tradição cultivada há mais de 45 anos por funcionários da ferrovia Mogiana: assar porcos aproveitando o calor gerado pela alimentação da caldeira do trem. Foi o “Porco na Fornalha da Maria Fumaça”, ação conjunta com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) envolveu cozinheiros e pesquisadores convidados, como Erick Alsaro (chef da DUO – Bruschetteria & Bottega, de Campinas/SP) e Ivan Achcar (um dos fundadores da EGG Educa, de São Paulo/SP). Por questões de logística, a ação não se repetiu neste ano. “Nosso sonho é repetir a dose”, aposta Renata Meneghetti Tannuri, idealizadora do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra e diretora da Elo Produções, que realiza esse e outros eventos culturais no Interior paulista desde 2000. Para quem quiser matar as saudades, basta assistir ao vídeo do videorrepórter Rodrigo Leitão no YouTube.

Nesta 26ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra, haverá um passeio de trem, na manhã do domingo – uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Jaguariúna e exclusiva para convidados. Um dos pontos de parada será Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna. Primeiro espaço do gênero na Região Metropolitana de Campinas (RMC), localizado na Estação de Guedes (1945), patrimônio histórico do município, o Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna abriga uma exposição permanente sobre
os costumes e a tradição caipiras: linguagem, culinária, música e folclore. Aos sábados, domingos e feriados, a visitação, gratuita, pode ser feita das 9h às 14h.

“Jaguariúna tem esse orgulho do caipira que tanto celebramos. A inauguração do Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna foi um presente para a cidade. De imediato, pensei no espaço do nosso Caipiraverso, que será inaugurado em Indaiatuba e tive a certeza de que estamos no caminho certo. Quem visita a Estação Guedes se depara com aquele acervo maravilhoso, rico. É um privilégio passar por lá”, comenta Renata ao traçar um paralelo entre momentos coincidentes e antecipar a estreia do Caipiraverso, espaço interativo do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra e que deve estrear na 27ª edição, em Indaiatuba.

“Fazemos nossa parte à nossa moda. O Sabores da Terra leva um pedacinho do “ser caipira” por onde passa. Somos itinerantes e, mesmo sendo uma experiência diminuta desse universo, nosso objetivo também é contribuir à preservação da cultura”, assinala a produtora.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Produção de protótipo 3D na UniFAJ vai ajudar resgates no Rio Grande do Sul

Publicados

em

Suporte é utilizado para criação de boias e serve para sustentar tanto pessoas quanto um animal de até 500kg na superfície da água.

Professores e alunos do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) estão produzindo na impressora 3D da faculdade, o mesmo protótipo para sustentar as boias criados pelo influencer Whindersson Nunes, em parceria com o professor doutor em Física, Gildário Lima, da Universidade Federal Fluminense. As peças produzidas em Jaguariúna serão doadas ao Rio Grande do Sul para ajudar no resgate de pessoas e animais.

Na UniFAJ, são produzidas em PLa (polímero termoplástico) 4 peças a cada 7 horas, numa média que deve chegar a 45 peças nessa semana. “É algo que pode inspirar outras empresas com impressoras 3D a fazer o mesmo”, afirmou Thiago Silva, engenheiro e professor do curso de Engenharia de Produção da UniFAJ. O custo de cada peça é de R$9.

LEIA TAMBÉM:

O projeto está aberto para produção e qualquer empresa com impressora 3D pode produzir, desde que seja utilizada para a doação. O protótipo utiliza 8 garrafas pet juntas, e é capaz de sustentar uma pessoa na superfície da água. Quatro protótipos juntos são capazes de sustentar um cavalo de 500kg.

De acordo com Flávio Pacetta, diretor geral do grupo UniEduk, alunos e professores da UniFAJ já estavam em uma sinergia muito grande, em conjunto, vendo esse mesmo tipo de possibilidade quando o Whindersson disponibilizou isso na internet. “Nós trouxemos para dentro da instituição a possibilidade de desenvolver, na prática, através do ensino e aprendizagem, esse tipo de ajuda emergencial ao RS. Abrimos os laboratórios, disponibilizamos equipamentos e insumos, para esta ação. Junto a isso, alunos e professores também têm usado suas impressoras 3D particular para aumentar a produção, de forma totalmente voluntariosa”, mencionou Pacetta.

No caso dessa demanda emergencial no Sul, o projeto mostra a inovação tecnológica em sintonia com a educação socialmente responsável, para desenvolvimento do produto. “Existem as doações de itens essenciais, de grande importância, mas esse trabalho aqui na faculdade, que é todo para doação, vai ajudar muito na questão dos resgates”, sintetizou o professor Thiago Silva.

Flávio Pacetta, diretor geral da UniFAJ, revelou ainda a compra de mais impressoras para aumentar a produção aqui na UniFAJ. E que ainda o serviço de telemedicina da faculdade estará a disposição do Rio Grande do Sul, além de presença de médicos, enfermeiros e veterinários, que irão ao local dos desastres numa jornada de grande ajuda humanitária.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Fundo Social e EPTV realizam “Dia D” da Campanha do Agasalho

Publicados

em

No próximo sábado, 25, acontece o ‘Dia D’ de Arrecadação da Campanha do Agasalho 2024. A ação é uma iniciativa da EPTV, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna.

Das 9h às 12h as equipes da campanha estarão no Centro Cultural trabalhando no esquema Drive Thru, ou seja, as pessoas não precisarão descer do carro para entregar as doações.

LEIA TAMBÉM:

Segundo o Fundo Social, as doações serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade do município. As pessoas podem participar da campanha doando roupas masculinas, femininas, adulto e infantil em bom estado. Também podem ser doados cobertores, edredons e outras peças de frio.

A Campanha do Agasalho em Jaguariúna vai até o dia 31 de julho. Durante a semana, quem quiser pode levar as doações diretamente na sede do Fundo Social de Jaguariúna, que fica na Rua Cândido Bueno, 792, no Centro, ou em outros 11 pontos de coleta espalhados pela cidade e identificados com o cartaz do Fundo Social. Participe! Sua solidaredade aquece a vida.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Campanha “SOS Rio Grande do Sul” da prefeitura de Jaguariúna termina nesta quinta

Publicados

em

A campanha “SOS Rio Grande do Sul”, promovida pela Prefeitura de Jaguariúna para ajudar as vítimas das enchentes naquele estado, termina nesta quinta-feira, 23, ao meio-dia. Quem ainda não deu a sua contribuição poderá demonstrar sua solidariedade.

LEIA TAMBÉM:

Podem ser doados produtos de higiene pessoal, de limpeza e água potável, no seguinte ponto de arrecadação: Centro Dia do Idoso, das 8h às 16h. 

Nesta segunda-feira, as cerca de 10 toneladas de doações dos jaguariunenses já arrecadadas seguiram em um caminhão para a Defesa Civil do Estado de São Paulo, de onde serão enviadas ao Rio Grande do Sul.

O Centro Dia do Idoso fica na Rua Franco, 497, no Jardim Zeni, próximo ao Parque dos Lagos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias