Conecte-se conosco

Holambra

Holambra realiza mutirão oftalmológico com alunos da rede pública municipal de ensino

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra, por meio do Fundo Social de Solidariedade e dos departamentos de Promoção Social, Educação e Saúde, realiza a partir do dia 19 de julho um mutirão oftalmológico com os alunos da rede pública municipal de ensino. Trata-se do projeto Primeiros Olhares, que nesta primeira etapa irá contemplar 1.200 estudantes da pré-escola, do ensino fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Estes estudantes irão passar por triagem nas unidades escolares em que estão matriculados. O processo inclui a realização de um teste de acuidade visual, que irá verificar se o aluno apresenta alguma dificuldade para enxergar. Caso seja necessário, ele será direcionado para um médico especialista. Após a consulta, se for identificado que será preciso o uso de óculos, o estudante receberá a armação e as lentes gratuitamente na escola em que estuda.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Educação, Alexandre Moreira, a partir do início da próxima semana os alunos começarão a levar para casa as autorizações para a realização dos exames. É importante que os pais assinem o documento para que os estudantes possam participar do mutirão.

Para o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, a ação é fundamental, uma vez que “um problema não identificado ou não corrigido de forma adequada pode comprometer diretamente o rendimento escolar e a qualidade de vida do estudante.”

A diretora do Departamento de Promoção Social, Viviane Furgueri, reforça a importância da iniciativa. “Muitas vezes o problema não é constatado pelos pais ou eles não têm condições de levar o filho ao oftalmologista, daí a relevância da ação na escola”, fala.

A primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Yvonne Capato, explica que todo o recurso utilizado para a compra das armações e das lentes virá da reciclagem de lixo do município. “É a contribuição da comunidade não só para o desenvolvimento sustentável de Holambra, mas também para beneficiar nossos estudantes, garantindo uma vida escolar normal, interferindo positivamente no futuro deles”.

Holambra

Abertas as inscrições de processo seletivo para Bolsista de Estímulo à Inovação do Sebrae

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo, o Sebrae, está com inscrições abertas para seleção de Bolsista de Estímulo à Inovação para atuar no Projeto Agentes Locais de Inovação, em duas modalidades: Produtividade e Rural. A iniciativa tem por objetivo aumentar a efetividade das micro e pequenas empresas usando ferramentas e metodologias inovadoras por meio de atividades de extensão tecnológica.

São, no total, 660 vagas para o Estado de São Paulo, para atuação em 33 diferentes locais, dentre eles o Escritório Regional de Campinas. Interessados devem entrar no site https://www.concepcaoconsultoria.com.br/e preencher o formulário até o dia 8 de julho.

Entre os requisitos para participação estão ter formação acadêmica completa e finalizada, possuir experiência profissional de pelo menos 6 meses em Gestão, Empreendedorismo, Inovação, Pequenos Negócios ou outra área de atuação empresarial ou institucional, além de residir no Estado de São Paulo.

Fazem parte das atribuições do bolsista prospectar microempresas e empresas de pequeno porte para participação no projeto, acompanhando participantes com diagnósticos e devolutivas. O contrato é de 23 meses, com salário de R$5.000 para profissionais com nível superior e de R$6.500 para os que possuem pós-graduação.

O processo seletivo se dará em três etapas: análise documental, avaliação de conhecimento e também de habilidades e perfil. O início das atividades está previsto para setembro. Mais informações podem ser obtidas por meio do edital, disponível em https://www.concepcaoconsultoria.com.br/.

A equipe do Espaço do Empreendedor de Holambra também está à disposição para auxiliar a população por meio do telefone (19) 3802-8000, ramal 246, ou no local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e entre 13h e 17h na área externa do Paço Municipal. O endereço é Alameda Maurício de Nassau, 444, no Centro.

“Trata-se de um projeto muito interessante de orientação e aplicação de ferramentas para a criação e aplicação de soluções inovadoras em empresas de pequeno porte”, disse a diretora de Turismo e Cultura, responsável pelo Espaço de Empreendedor de Holambra, Alessandra Caratti. “Estamos à disposição para auxiliar os holambrenses que desejem fazer parte desse projeto como bolsistas, auxiliando os pequenos empresários”.

Continue lendo

Holambra

Holambra anuncia agenda de filmes do Pontos Mis para o mês de férias

Publicados

em

 programação de filmes para o mês de julho na Biblioteca Municipal é voltada para o público jovem. Serão quatro sessões, sempre às 19h. A iniciativa é realizada por meio do Pontos MIS, um programa do Museu da Imagem e do Som, instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Serão disponibilizados 30 assentos por exibição. Recomenda-se, se possível, agendamento antecipado, disponível por meio do telefone (19) 3802-4423 ou presencialmente.

No dia 5 de julho será exibido “Soul”. A animação, com classificação livre, conta a história de Joe Gardner, um professor que sempre sonhou em ser músico de jazz. Porém, quando tem a chance de impressionar profissionais durante um ensaio aberto, sofre um acidente que faz com que sua alma seja separada do corpo e transportada para o “Seminário Você”, um centro no qual as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem transportadas para um recém-nascido. Joe deve trabalhar com almas em treinamento. Uma delas com uma visão obscura da vida depois de ficar presa por anos no local.

Na semana seguinte, dia 12 de julho, entra em cena o longa “As crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa”, sobre as aventuras de quatro irmãos ingleses. Durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial eles são enviados para uma casa de campo. Um dia, Lucy encontra um guarda-roupa que a transporta para um mundo mágico chamado Nárnia. Lá eles se juntam ao leão mágico, Aslan, na luta contra a Feiticeira Branca. A classificação indicativa é 10 anos.

“Alice no país das maravilhas” será o filme em cartaz no dia 19. A animação, de 1951, voltada para todas as idades, mostra a ida da curiosa Alice ao maluco País das Maravilhas depois de seguir o apressado Coelho Branco. Lá ela conhece os irmãos gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre Maluca e o Chapeleiro Louco e participa de um jogo de crocket com a Rainha de Copas.

Para fechar as exibições do mês, no dia 26 de julho será vez de “Lady Bird: a hora de voar”. Nesta produção, Christine McPherson está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora. A classificação indicativa é 14 anos.

“Julho é o mês de férias e temos opções para os públicos infantil e juvenil”, disse a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “São produções bem interessantes. Fica o convite para que os pais acompanhem os filhos. Vale lembrar que a reserva dos lugares é recomendada para que todos possam se acomodar com conforto e segurança”.

A Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes fica na Rua Solidagos, 42, no bairro Morada das Flores.

Continue lendo

Holambra

Novo Sistema Integrado de Administração e Finanças é implementado em Holambra

Publicados

em

O SIAFIC é uma solução de tecnologia da informação mantida e gerenciada pelo Poder Executivo

Holambra implementou esta semana o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC), um programa de computador unificado para utilização dos poderes Executivo e Legislativo e também Autarquias. Com uma base de dados compartilhada e integrada, ele tem como principal objetivo assegurar a transparência da gestão fiscal em toda a cidade.

A utilização desse sistema por todos os municípios até janeiro de 2023 é uma exigência do Governo Federal, por meio do Decreto n° 10.540/2020.  “Holambra é um dos primeiros municípios do Estado de São Paulo a implementar o SIAFIC”, explica o economista e diretor municipal de Finanças e Contabilidade, Rodolfo Silva Pinto. “Com esse sistema, Prefeituras, Câmaras de vereadores e outras entidades da administração indireta do mesmo município passarão a inserir as movimentações de seus atos na administração orçamentária, financeira e patrimonial em um mesmo local, com base compartilhada, unificando os processos”, acrescenta.

Para o prefeito da cidade, Fernando Capato, a implementação desse sistema é um avanço muito importante. “Assim, todos os que utilizam os recursos públicos dentro de cada esfera da Federação seguirão as mesmas regras na hora de registrar os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial. Fizemos questão de garantir a implementação o quanto antes do sistema, garantindo maior facilidade de realização de processos, agilidade e padronização”, diz.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias