Conecte-se conosco

Holambra

Fernando Capato faz balanço positivo dos primeiros 100 dias de mandato

Publicados

em

Fernando Capato completou 100 dias como prefeito de Holambra neste sábado, 10. Em um cenário repleto de desafios provocados pela pandemia e pela crise econômica e social decorrentes dela, Capato avalia os primeiros dias de mandato como “altamente positivos” e fez um balanço das ações realizadas no período. 

O monitoramento da Covid-19 tem tido papel importante nos primeiros dias de governo do novo prefeito. “Acompanhamos detalhadamente a situação junto ao Departamento Municipal de Saúde, sete dias por semana, planejando passo a passo o enfrentamento ao coronavírus. Isso nos permite agir preventivamente, como fizemos quando triplicamos o número de leitos de observação para pacientes com a doença na Policlínica Municipal e adquirimos equipamentos, oxigênio e demais insumos necessários, num momento em que não havia vagas para internação nos hospitais de referência”, explica.

O município já aplicou 1.746 doses da vacina e busca alternativas para ampliar a vacinação. O prefeito lembrou que Holambra aderiu ao consórcio de municípios para a compra de imunizantes, uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos, e também busca essa possibilidade por meio do Consórcio Regional de Saúde, o Cismetro, aguardando a viabilidade legal dessas opções.

Outras medidas preventivas vêm sendo realizadas regularmente, como barreiras de orientação sanitárias nas principais entradas da cidade aos finais de semana e a pulverização de ambientes com grande fluxo de pessoas, visando diminuir o risco de contágio.

Além dos investimentos e melhorias feitos na área da Saúde, o município se preparou para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social de forma efetiva, com centenas de cestas básicas e prorrogação de tributos municipais. “No caso dos tributos, a prorrogação beneficiará também o comércio, tão impactado pelo processo de enfrentamento à pandemia.  Prorrogamos inicialmente por 30 dias as cotas únicas de IPTU, alvará de funcionamento, ISS, Lixo Rural, entre outras. Agora, esta semana, ampliamos essa margem por mais 30 dias, para até maio”, diz Capato.

Na área da Educação, com as aulas presenciais nas escolas municipais ainda suspensas, a administração buscou novos caminhos para atender aos alunos. “Instituímos o Portal do Estudante de Holambra, uma plataforma online com textos, fotos e vídeos para proporcionar acesso à distância ao conteúdo de forma eficiente e divertida. Temos ainda apostilas de atividades e apoio pedagógico por telefone, disponível em todas as unidades municipais. Foram distribuídos mais de 2.300 kits escolares, com itens adequados para cada série, para a realização de tarefas em casa”, enumerou o prefeito. Atualmente as escolas do município estão realizando avaliação diagnóstica, com agendamento e atenção às normas sanitárias, para identificar dificuldades e eventuais prejuízos de forma individual, com cada aluno.

Para garantir o acesso dos estudantes à alimentação, foram distribuídas mensalmente mais de 2.300 kits alimentação, que além de alimentos não-perecíveis contam com ovos, frango desossado, frutas, verduras e legumes. “Desde o início do ano já foram entregues mais de 4.600 kits. Precisamos cuidar de nossos alunos, não só no aspecto educacional, mas em todos os aspectos, e demos uma atenção especial à alimentação”, afirma.

Na área de Infraestrutura também houve avanços: “Concluímos a reforma e ampliação do PSF Palmeiras, iniciamos as atividades na Academia da Saúde para atendimento fisioterápico e demos início às melhorias na Praça dos Imigrantes, que receberá uma quadra de futebol com gramado sintético.  Aproveitando a ausência dos alunos, estamos reformando e ampliando a escola Novo Florescer, no Fundão, para que as instalações estejam mais confortáveis no momento do retorno às aulas presenciais. Além disso, seguimos realizando manutenção constante em nossas ruas, praças e jardins”, informou Capato, que ressaltou o término da elaboração do projeto da primeira escola de ensino fundamental da região mais populosa da cidade, no Imigrantes. “Iniciaremos o processo de licitação nos próximos dias”, adianta.

Segundo ele, o maior desafio a ser enfrentado pela administração em um futuro breve é a retomada da economia no município. “Estamos traçando estratégias de incentivo à atividade econômica para lançamento em um momento mais oportuno, atuando no fechamento de parcerias para oferta de cursos de qualificação rápida e de empreendedorismo nos próximos meses, inclusive com abertura de uma Sala do Empreendedor em nossa cidade. Temos que apoiar empresários e trabalhadores dentro do que nos é possível”.

Apesar do momento difícil, o novo prefeito pede que as pessoas mantenham os cuidados preventivos básicos e demonstra otimismo. “Peço que as pessoas continuem tomando os cuidados sanitários necessários para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Tenho fé de que as coisas vão melhorar. Estamos trabalhando muito pela nossa cidade. E a história de Holambra nos ensina que, com luta e perseverança, alcançaremos dias ainda melhores”.

Holambra

Networking ACE Holambra comemora 1 ano gerando valor, parcerias e excelentes negócios

Publicados

em

Grupo tem fomentado ótimas oportunidades, troca de conhecimentos e crescimento aos empreendedores locais

No mundo de hoje é consenso afirmar que o sucesso caminha lado a lado com a qualidade de sua rede de relacionamento. Esta é, por sinal, uma palavra-chave no mundo dos negócios. Por meio de uma rede de contatos forte, o empreendedor conquista parcerias comerciais, compartilha ideias que podem ser importantes para o desenvolvimento da empresa e gera variadas oportunidades de negócios. Esse tipo de relacionamento é o que ficou amplamente conhecido pelo termo “networking”.

Há exatamente um ano, em agosto de 2021, ainda em meio às incertezas e desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, Holambra viu nascer uma iniciativa que não só ajudou os empreendedores locais a atravessarem aquele período nebuloso como tem sido cada dia mais importante para qualificar os negócios, gerar visibilidade e fomentar um incrível desenvolvimento com base no modelo ganha-ganha, com integridade, respeito e reciprocidade entre seus membros.

Prestes a completar seu primeiro aniversário, o “Networking ACE” surgiu com o objetivo principal de trazer para Holambra engajamento entre os pequenos e médios empreendedores, conforme explica Tânia Santana, idealizadora do grupo e gestora comercial da Associação Comercial e Empresarial de Holambra.

“Este projeto veio de uma percepção e entendimento de que os nossos associados não tinham acesso a conteúdos que pudessem contribuir com a melhoria de seus processos operacionais, de vendas e rede de fornecedores”, relembra. “Iniciamos o grupo timidamente para sentir o comportamento dos nossos associados com a novidade e, a partir disso, outras demandas foram surgindo dentro do grupo”.

Funciona assim: uma vez por mês o grupo se reúne no auditório da ACE e cada integrante tem a oportunidade de se apresentar e ser assistido pelos presentes, compartilhando com os demais o que sua empresa faz, qual tipo de serviço que presta ou produto que vende. Na medida em que cada empreendedor tem a chance de expor e abrir a alma de seu negócio, é gerada uma onda de empatia e reciprocidade por parte dos integrantes do grupo, resultando em novas interações comerciais e indicações entre os membros acerca de seu serviço ou produto, o que acaba por alavancar as vendas.

APRENDIZADO E GERAÇÃO DE VALOR

Trazer palestrantes e cases de sucesso também é uma constante dentro dos encontros. “À medida que caminhamos com as reuniões, fazemos também uma observação da necessidade de aprender conteúdos que contribuam positivamente com cada negócio. Nossa perspectiva é alcançar o maior número de empreendedores, gerar relacionamento e ensinar conteúdos de qualidade que contribuam com o desenvolvimento e a melhoria contínua dos negócios de cada empreendedor, pois se ele cresce, o comércio local se desenvolve e toda a cidade é beneficiada”, ressalta a criadora do grupo. E tudo isso de uma forma leve, agradável, dinâmica, sem regras rígidas e, claro, sempre acompanhado de um delicioso café.

Para a gerente executiva da ACE Holambra, Suzi Celegatti, a pandemia trouxe muitas lições, sendo a principal delas a de que a cooperação e a ajuda mútua fazem toda a diferença na vida do empreendedor. “Uma rede de contatos forte traz visibilidade, ajuda o empresário a se destacar no mercado e se tornar referência naquilo que faz bem feito. Desta forma é possível trabalhar o marketing pessoal, ter acesso a oportunidades, informações e construir uma rede de apoio no desenvolvimento de seu negócio. E a ACE Holambra está aqui para lhe proporcionar essa oportunidade e gerar valor para sua empresa. Venha participar do Networking ACE Holambra!”, convida Suzi Celegatti.

O próximo encontro está marcado para o dia 25 de agosto, a partir das 17h30, no auditório da ACE Holambra, e vai celebrar o aniversário de um ano.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Luta contra as Hepatites
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Continue lendo

Holambra

Agosto Dourado: Holambra terá Rodas de Conversa sobre importância da amamentação

Publicados

em

Agosto Dourado em Holambra – O mês de agosto é marcado, entre outras ações, pela campanha Agosto Dourado, de luta pelo incentivo à amamentação – a cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Neste período, a Prefeitura de Holambra irá realizar rodas de conversa sobre o tema em todas as unidades básicas de saúde. A atividade é gratuita e direcionada a gestantes e puérperas da cidade.

As ações ocorrerão no dia 11, às 8h, na unidade do Fundão, e às 15h no Imigrantes. No PSF Santa Margarida a iniciativa acontecerá em 12 de agosto, às 8h30.

Já no Palmeiras, no dia 18, às 10h. Os encontros serão conduzidos por enfermeiros, médicos e nutricionistas e serão abordados assuntos como técnicas de amamentação, alimentação da mãe, além de doação e armazenamento de leite.

Agosto Dourado em Holambra

“As rodas de conversa serão marcadas por muito aprendizado com os profissionais e troca de experiências entre as mulheres”, explicou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “Fazemos um convite para que todas participem. A amamentação é importantíssima para a saúde dos bebês e das mamães”.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade infantil até os 5 anos. Cada mês de amamentação está associado à queda de 4% no risco de desenvolvimento de excesso de peso e queda da chance de desenvolvimento de alergias e infecções.

Além disso, ajuda a diminuir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama, ovário e útero. Além das questões de saúde, o aleitamento fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Agosto Dourado em Holambra
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Saúde de Holambra faz alerta sobre necessidade de cuidados para prevenir a Leishmaniose

Publicados

em

Saúde de Holambra – Estamos na Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose. E o Departamento Municipal de Saúde faz um alerta para a necessidade dos cuidados com essa doença infecciosa grave que pode atingir as pessoas e os animais.

Ela é causada por um parasita do gênero Leishmania e é transmitida pela picada de um inseto conhecido como mosquito-palha, que vive preferencialmente em locais úmidos e com acúmulo de materiais orgânicos como restos de alimentos, fezes de animais, folhas e frutos apodrecidos.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora da Vigilância Ambiental da cidade, Angela Varella Katz, entre os principais sintomas da doença em humanos estão febre prolongada, anemia, fraqueza e cansaço, aumento do baço e do fígado e inflamação dos gânglios linfáticos.

No caso dos animais, há perda de apetite, emagrecimento rápido, feridas, queda de pelos e sangramentos intestinais.

Saúde de Holambra

Para evitar a proliferação do mosquito, a orientação é manter casa, quintal, canis, hortas e jardins sempre limpos, evitar o acúmulo de matéria orgânica como folhas e frutos, fezes de animais e restos de comida. Além disso, usar repelente em ambientes onde há insetos e telas nas janelas e portas.

Em caso de sintomas é importante procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. O diagnóstico da Leishmaniose é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais e, assim como o tratamento com medicamentos, deve ser acompanhado por profissionais de saúde.

A detecção e tratamento precoce devem ser prioritários, pois ela pode levar à morte. Para os cães o tratamento deve ser acompanhado por médico veterinário.

Mais detalhes sobre a doença, as orientações e cuidados, podem ser obtidos na Vigilância Epidemiológica por meio do telefone (19) 3802-1555, ramal 213. O atendimento é das 8h às 13h e entre 14h e 16h.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Saúde de Holambra faz alerta
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias