Conecte-se conosco

Campinas

Estudantes da Unicamp fazem paralisação e impedem aulas

Publicados

em

Ato é contra redução de cotas para pretos ou pardos e piora do bandejão

Estudantes da Unicamp – Estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fizeram uma paralisação na manhã desta terça-feira (4) e impediram a realização de aulas durante um ato contra a redução das cotas étnico-raciais no ingresso na universidade e contra a terceirização da empresa responsável pelo Restaurante Universitário (RU), o bandejão.

Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, a mobilização também é contra ataques racistas no campus. Eles exibiram faixas e cartazes no ato, que se dirigiu à reitoria. Parte dos professores também aderiu à manifestação.

O g1 questionou a Unicamp sobre o impacto nas aulas dos universitários, mas a administração informou que ainda não possui dados consolidados. Há agenda do DCE para a tarde desta terça, mas, até o momento, não há a confirmação sobre a suspensão de aulas.

‘Caramujo, pedra e vidro na comida’

No manifesto divulgado pelos estudantes, eles afirmam que houve uma piora na qualidade das refeições no bandejão, além de piora na condição de trabalho dos funcionários.

“Já vimos a comida terminar antes do horário previsto, caramujo, pedra e vidro na comida. Além de infecçãos alimentares”, diz o texto do comunicado entregue aos alunos nesta manhã.

Em nota, a Unicamp informou que constituiu um Comitê Gestor que acompanha as atividades da empresa contratada.

“O Comitê monitora, avalia e fiscaliza diariamente as atividades operacionais, nutricionais e sanitárias da empresa Soluções nos Restaurantes Universitários. Todas as denúncias enviadas por vias oficiais e não oficiais estão sendo averiguadas pelo Comitê e, se constatadas como verídicas, serão objetos de atuação administrativa e jurídica”, diz a nota

Estudantes da Unicamp fazem paralisação e impedem aulas em ato contra redução de cotas para pretos ou pardos e piora do bandejão

Estudantes da Unicamp fazem paralisação e impedem aulas em ato contra redução de cotas para pretos ou pardos e piora do bandejão
Manifestação de estudantes da Unicamp na manhã dsta terça-feira (4) em Campinas — Foto: Arquivo pessoal

“A Universidade não pode, no entanto, realizar ações de punição e quebra de contrato de forma apressada, sem a devida observância aos termos contratuais e aos trâmites administrativos previstos na legislação”, completou a Diretoria Executiva de Administração, da Diretoria Geral de Administração, da Prefeitura do Campus e da Secretaria de Administração Regional.

Na semana passada, uma funcionária do RU morreu enquanto estava em serviço e o ocorrido causou comoção entre os alunos. A técnica em nutrição Cleide Aparecida Lopes trabalhava na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira (SP).

“Cleide sofreu um acidente vascular cerebral em seu ambiente de trabalho, chegou a ser atendida por socorristas, mas infelizmente não resistiu. A Reitoria solidariza-se com a família e amigos”, divulgou a Unicamp em nota. O óbito foi na segunda (26).

Os estudantes levatantaram o questionamento sobre o óbito ter tido relação com terceirização e perda de direitos dos funcionários. A Unicamp complementou que, no momento do falecimento da funcionária, o restaurante já estava fechado para o atendimento ao público. “A equipe realizava atividades internas para o encerramento do expediente.”

LEIA TAMBÉM:

Disse também que o RU é uma atividade essencial da universidade e que as atividades foram retomadas no dia seguinte. “A empresa ofereceu suporte psicológico à família e aos funcionários, bem como apoio nos procedimentos funerários”, ressaltou.

Alunos da Unicamp protestam contra terceirização do bandejão em Campinas — Foto: Arquivo pessoal
Alunos da Unicamp protestam contra terceirização do bandejão em Campinas — Foto: Arquivo pessoal

Cotas étnico-raciais para escola privada

O DCE divulgou que, recentemente, a Unicamp decidiu pela retirada do direito às cotas étnico-raciais para os estudantes que fizeram o ensino médio em escolas privadas.

A informação foi confirmada ao g1 pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), que explicou que a mudança se refere às vagas para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção para ingresso em 2023, cujo edital ainda não foi publicado e as inscrições começam em 1º de novembro.

O ingresso na Unicamp conta com 80% das vagas gerais disponíveis para inscritos via vestibular tradicional e os 20% restantes via Enem. Nesta modalidade, havia a reserva de 25% dessas vagas (ou 5% do total) para autodeclarados pretos e pardos que estudaram em escolas particulares, e agora essas vagas foram restringidas somente para escola pública.

Como foi até o ano passado na modalidade :

  • 10% do total de vagas de cada curso para alunos de escola pública
  • 5% do total de vagas para autodeclarados preto ou pardos
  • 5% do total de vagas para alunos de escola pública e autodeclarados pretos ou pardos

Como ficou após a mudança:

  • 10% para estudantes do ensino médio de escola pública
  • 10%para estudantes do ensino médio de escola pública e autodeclarados pretos ou pardos

“A mudança se deve a dos objetivos: primeiro, ampliar e dar maior oportunidade para estudantes de escola pública; segundo, fazer com que a concorrência seja mais adequada, considerando que nós temos mais candidatos de escola pública pretos e pardos do que candidatos de escola privada pretos e pardos concorrendo a 5% de vagas em cada um dos nichos anteriores”, explicou o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

Manifestação de estudantes na Unicamp, em Campinas, em dia de suspensão de aulas — Foto: Arquivo pessoal
Manifestação de estudantes na Unicamp, em Campinas, em dia de suspensão de aulas — Foto: Arquivo pessoal

Ataques racistas

Os estudantes também relataram que a Unicamp não tem dado relevância para ataques racistas recentes e cobraram punições.

Nesta terça (4), a universidade divulgou uma manifestação pela plenitude dos Direitos Humanos no site oficial, onde se compromete a erradicar “todas as formas de intolerância, de discriminação e de violação dos Direitos Humanos.”

“O princípio da dignidade da pessoa humana e da vida, em todas as suas formas, exige o firme repúdio e efetivas ações de enfrentamento a toda e qualquer forma de tratamento indigno e discriminatório, como define a Política Institucional de Direitos Humanos da Unicamp, aprovada por seu Conselho Universitário em 2020”, diz a universidade.

Fonte: G1

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

4ª Rodada de Negócios do Circuito das Águas Paulista será em Socorro

Publicados

em

A Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Circuito das Águas Paulista (ADECAP) em parceria com a ACE SOCORRO realiza no dia 28 de maio, terça-feira, a partir das 08h30, no Grínberg’s Village Hotel, a 4ª Rodada de Negócios abrangendo empreendedores de toda a região. O Evento profissional conta com o apoio institucional do COMTUR, da ASTUR e da cidade de Socorro

O Circuito das Águas Paulista é composto por nove cidades, que juntas somam cerca de  310 mil moradores e formam um eixo econômico potente no interior paulista. Além de agrupar diversos atrativos turísticos, qualidade de vida, natureza invejável junto à Serra da Mantiqueira, mão de obra qualificada,  as cidades são conhecidas por boa infraestrutura e desenvolvimento ordenado. Tantas características positivas tornam a região um oásis para viver, trabalhar, visitar e investir. Pilares que norteiam a Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista (ADECAP) com o objetivo de potencializar a região nestes quatros eixos, trazendo propostas de desenvolvimento responsável e orientado para as demandas do futuro.

Parceria inédita promove workshop que ensina melhorar sua comunicação ainda esse ano

As de cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, formadoras do Circuito das Águas Paulista, têm considerável pujança econômica reunindo cerca de 50 mil empresas, de diferentes tamanhos e oferta de produtos e serviços. Cada cidade, com sua vocação e seus empreendedores, podem crescer mais, criar corredores de abastecimento interno, valorização de produtos locais, com mais sustentabilidade e cooperação. Afinal, foi-se o tempo de “tudo que é de fora é melhor”.

As  Rodadas de Negócios do Circuito das Águas Paulista têm o poder de potencializar e estimular Negócios locais e regionais. Tudo começa com o conhecimento e apresentação de empreendedores, produtos e serviços a disposição para que possam ser vendidos,  comprados e indicados dentro das rodas e grupos de interesse profissional. A 1ª Rodada ocorreu  na Fazenda Benedetti, em Amparo, com a participação de 50 empresários e líderes regionais. A 2ª  Rodada de Negócios se deu  em Águas de Lindóia, no Thermas Hot World e reuniu cerca de 70 empresários da região. Já a 3ª Rodada, também ocorrida em 2023, ocorreu na Cidade de Holambra, no Bloemen Park, com pouco mais de 80 empresários do Circuito das Águas Paulista e outras cidades vizinhas.

De acordo com a presidente da ADECAP, professora Laura Santi, “as Rodadas de Negócios têm se mostrado uma forte ferramenta para unir empresários , membros do setor público e de entidades do 3º setor, com a produção de relacionamentos comerciais, trocas de informações, recomendações e amizades, que só fortalecem a nossa região.”

O Diretor de Comunicação e Eventos da ADECAP, Rafael Perez, pequeno empresário da área de Marketing Digital com  forte atuação regional, esclarece “que os empresários e profissionais de posição gerencial e acima precisam construir relacionamentos, se comunicar com outras pessoas de mercado, diretamente no mesmo segmento de ação ou não, pois a troca de informações, vivencias e produção de Negócios se dá nas Rodadas e também muito depois delas,  com a continuidade de contato e visitas agendadas”.  E completa Rafael, “precisamos abrir nossas agendas para participar de eventos de negócios e cultivar relacionamentos”.

A 4ª Rodada de Negócios que se realizará em Socorro no dia 28 de maio, terça-feira, já está aceitando inscrições por meio do Link https://vzit.com.br/adecap-agencia-de-desenvolvimento-circuito-das-aguas-paulista/4a-rodada-de-negocios-adecap-agencia-de-desenvolvimento-circuito-das-aguas-paulista-28-05-2024-10108.

Para Maria Isabel Lopes, presidente da ACE SOCORRO, “a realização da 4ª Rodada de Negócios do Circuito das Águas Paulista aqui em Socorro traz para os empresários locais a oportunidade de conhecer e realizar negócios regionalmente”. E esclarece também que “esta é uma ótima oportunidade de reunir diversos segmentos empresariais em um mesmo local e momento, conhecer e se fazer conhecido por outros empresários qualificados.”

O valor das inscrições começa em 50 reais e inclui café de boas vindas, apresentações de forte impacto informativo, a oportunidade de apresentações individuais e pelo menos 3 rodadas de negócios com metodologia especifica. Desejando, também será possível participar de um almoço de relacionamento no restaurante do Grínberg’s Village Hotel em sistema de buffet completo com bebidas à parte .

Faça já a sua inscrição!

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Sorriso Maroto abre as vendas para a turnê “Sorriso as Antigas” em Campinas

Publicados

em

Produzido pela Faro Eventos, show inédito na região conta com compromisso social de arrecadação para doação a ONGs de todo o país

O fenômeno do pagode, Sorriso Maroto, está de volta à RMC! A partir das 12h desta quarta-feira, 15, os ingressos poderão ser adquiridos pela plataforma ingresse.com. A banda desembarca em Campinas, com a esperada turnê “Sorriso as Antigas”, trazendo um repertório recheado de clássicos que fizeram história ao longo de mais de 25 anos de carreira. Com uma mega estrutura e muita emoção, o show promete ser uma viagem nostálgica pelos grandes sucessos da banda, como “Futuro Prometido”, “Ainda Gosto de Você”, “Me Olha Nos Olhos”, “A Primeira Namorada”, “Fica Combinado Assim” e “Sinais”.

LEIA TAMBÉM:

Além da música, o Sorriso Maroto também tem um compromisso social. Em 2023, a banda arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos e R$1,2 milhão em doações para o projeto Espalhando Sorrisos. Este ano, o grupo dobrará o valor final de cada arrecadação durante a turnê, destinando os recursos para ONGs de todo o país e para um mutirão de saúde oral voltado para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.

A Faro Eventos, responsável pela produção e divulgação do show, está bastante otimista com a recepção do público da região: “Trabalhar com um evento de tamanha relevância, como a turnê ‘Sorriso as Antigas’ é uma honra para nós. Além da qualidade musical que o Sorriso Maroto oferece, é fundamental destacar o cunho social desta iniciativa, que está alinhado com os valores de responsabilidade social da nossa empresa”, diz o sócio-diretor da Faro Eventos, Victor Brentegani.

Serviço:
“Turnê Sorriso as Antigas”
Data: 19 de outubro de 2024
Local: em breve mais informações
Ingressos: ingresse.com

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Obras de recuperação do pavimento avançam na Campinas-Mogi

Publicados

em

Nesta semana, obras acontecem nos dois sentidos da SP-340

As obras de recuperação do pavimento na rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340), entram em sua quarta semana de execução. Desde 22 de abril, os serviços têm sido executados de maneira coordenada, com equipes de Engenharia trabalhando tanto na aplicação do novo pavimento, quanto na sinalização horizontal.

Todos os trabalhos acontecem das 22h às 05h, horário estratégico para minimizar os impactos no tráfego da rodovia. Até a noite de quarta-feira, 15, as obras acontecem no sentido Norte (sentido interior), entre os km 128 e 130, em Jaguariúna. A partir da noite de quinta-feira, 16, as equipes passam a trabalhar no sentido Sul (sentido capital), iniciando no km 131 e seguindo até o dia 28 de maio até o km 123.

LEIA TAMBÉM:

As obras devem ser concluídas no final de julho, com recuperação de aproximadamente 60 quilômetros da rodovia. Para a realização do trabalho, serão utilizadas 10.560 toneladas de concreto asfáltico (CBUQ), o equivalente a 880 caminhões.

Todo o trecho em obras está devidamente sinalizado e conta com a fiscalização das equipes de inspeção da Renovias e do Policiamento Rodoviário. A Concessionária reforça aos clientes que respeitem a sinalização e os limites de velocidade ao passar pelo local com obras e/ou serviços de manutenção, uma vez que operários estão nas imediações da pista.

Para evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, recomenda-se, sempre que possível, que programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponíveis no site www.renovias.com.br.

O Sistema de Atendimento aos Usuários (SAU) da Renovias está à disposição dos motoristas, 24 horas por dia. Para acioná-lo, basta ligar no 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro.

A Renovias destaca ainda que o cronograma de obras é dinâmico e poderá sofrer alterações. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias