Conecte-se conosco

Morungaba

Equipe de Saúde de Morungaba reforça orientações para prevenção da Covid-19

Publicados

em

As equipes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária e a coordenadora municipal do Departamento de Saúde, Marla Stranieri, estiveram na manhã de quarta-feira, 12, com o prefeito em exercício da Estância Climática de Morungaba, Luis Fernando Miguel, para tratar do reforço  das medidas preventivas para combater disseminação da Covid-19.

Devido à velocidade de propagação da variante Ômicron da Covid-19 e da gripe, o Departamento de Saúde orienta a população para que reforce os cuidados quanto ao uso de máscaras,  à higienização das mãos e uso álcool em gel, ao distanciamento social e à ventilação dos ambientes.

Desde o dia 7 de janeiro, a equipe tem visitado os estabelecimentos comerciais e orientando os cuidados para evitar a disseminação do vírus e novos contágios como o controle do acesso, o uso obrigatório de máscaras, a aferição da temperatura e a  disponibilização de álcool em gel para os clientes.

Os comerciantes também foram informados sobre a multa de R$552,71 para pessoas físicas que se recusarem a usar a máscara e, para os estabelecimentos e prestadores de serviços, a multa é de R$5.294,38 multiplicados pelo número de pessoas sem máscara no recinto. Somente quando estiver consumindo alimentos e bebidas as pessoas podem estar sem máscara.

O lembrete de uso obrigatório de máscara deve estar fixado nos estabelecimentos de forma visível.  A ocupação máxima  estará limitada a 60% da capacidade do local. As mesas devem estar a 1,5m de distância uma das outras, com ocupação máxima de 4 pessoas por mesa. Nas filas, a distância também deve ser de 1,5m entre  as pessoas, com a devida demarcação no chão.

“Apesar do número de infectados não houve aumento no número de internações. Mesmo assim precisamos da parceria com os comerciantes e do apoio da população em relação aos cuidados para que não haja a necessidade de maiores restrições ou até mesmo fechamento dos estabelecimentos”, explica o enfermeiro Rodrigo Bueno, da Vigilância Epidemiológica, que também destaca a importância das pessoas que estejam com Covid-19 ou suspeita aguardando resultados para que façam o isolamento necessário.

A coordenadora de Saúde, Marla Stranieri, reforça a importância da vacina para que todos estejam protegidos. “Lembramos que a vacinação está sendo realizada somente no Centro de Saúde e no posto do Jardim Amélia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30”, explica.

A Vigilância Epidemiológica ampliou o horário de atendimento, desde a semana passada,  e o expediente da equipe tem sido de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Morungaba

Prefeitura de Morungaba disponibiliza espaço para moradores de rua devido às baixas temperaturas

Publicados

em

Devido à onda de frio dessa semana, a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba preparou, nesta terça-feira, 17, um espaço com colchões, cobertores e roupas no Ginásio Municipal de Esportes. Segundo levantamento da equipe do Departamento de Ação e Inclusão Social, atualmente não há pessoas em situação de rua no município, mas o espaço está preparado caso haja alguma emergência.

Os guardas patrimoniais que realizam a ronda pelos bairros também estão orientados em como proceder caso haja necessidade de encaminhar alguém para o “abrigo provisório”.

A ação é realizada pelas equipes do Departamento de Ação e Inclusão Social e do Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Segurança Pública e do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer que cedeu o espaço do ginásio.

Continue lendo

Morungaba

Prefeitura de Morungaba firma parceria com Fazenda Santa Adelaide em projeto ambiental

Publicados

em

Morungaba é o município mais sustentável, entre os 770 avaliados em todo o país, segundo o Instituto Cidades Sustentáveis

A Fazenda Santa Adelaide, por meio da Escola Jataí, em parceria com o Departamento de Educação da Prefeitura de Morungaba realiza o Projeto “Estudo de Meio” para os alunos de 4º ano da rede municipal. O projeto tem como objetivo oferecer no contraturno escolar um complemento para o Ensino Fundamental, com atividades práticas relacionadas a diversas matérias da grade curricular como: Meio Ambiente, Ciências, Química, Nutrição e Agronomia.

“O Pacto Global da ONU possui 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E na Escola Jataí focamos no objetivo de número 4 que é a educação de qualidade para todos. Buscamos oferecer para as crianças o que temos de potência, os fenômenos naturais da natureza em geral, desde a polinização de flores ao crescimento da mata ciliar, que são conteúdos da grade curricular e que damos aos professores a oportunidade de utilizar nosso espaço para que os alunos aprendam na prática” comenta a coordenadora pedagógica da Escola Jataí, Carolina Pereira de Queiroz.

“Participei desde o início desse projeto pois, como professor, sempre defendi que o aluno precisa estar diretamente em contato com a natureza, meio ambiente, conhecendo de perto aquilo que está sendo ensinado dentro da sala de aula”, explica o prefeito Marquinho Oliveira que visitou a Escola Jataí juntamente com a diretora do Departamento de Educação, Leninha Spiguel Polizello.

Continue lendo

Morungaba

Congada de Morungaba festeja São Benedito

Publicados

em

A tradicional congada de Morungaba participou da Festa de São Benedito durante a programação religiosa e de atrações, realizada pela comunidade católica, entre quinta-feira, 05, e domingo, 08. Muito elogiada, esta tradição morungabense resiste aos tempos e vem agregando filhos e netos dos congueiros mais velhos.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Oliveira, organizou e reestruturou a Congada de São Benedito, depois de 2 anos, sem apresentações devido à pandemia.

A Festa de São Benedito é um dos eventos mais antigos do município e, neste ano, contou com uma repleta programação social com sorteios, apresentações musicais e uma grande praça de alimentação.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias