Conecte-se conosco

Brasil

Empréstimo pessoal tem alta de 2,01% em fevereiro

Publicados

em

É o que revela pesquisa de taxa de juros do Procon-SP

Levantamento realizado pelo Procon-SP constatou que, em fevereiro, o empréstimo pessoal teve alta de 2,01%. Não houve alteração no cheque especial. A taxa média do empréstimo pessoal dos bancos pesquisados foi de 6,60% ao mês, acréscimo de 0,13 p.p em relação à taxa média do mês anterior, que foi de 6,47% — uma variação positiva de 2,01%.

As alterações foram constatadas no Banco Bradesco que passou sua taxa de 8,12% a.m. para 8,26% a.m., acréscimo de 0,14 p.p, representando uma variação positiva de 1,72% e, no Banco Itaú que alterou a taxa de 6,91% a.m. para 7,50% a.m., acréscimo de 0,59 p.p, representando uma variação positiva de 8,54%.

No cheque especial, a taxa média permaneceu de 7,96% ao mês. Desde fevereiro do ano passado essa taxa permanece a mesma.

O levantamento, realizado mensalmente pelo núcleo de pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, foi feito dia 4 de fevereiro nas instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Veja aqui a pesquisa completa.

O Procon-SP recomenda que o consumidor deve ser cauteloso quando financiar uma compra no comércio ou quando tomar um empréstimo bancário. O momento é de priorizar o acerto de seus débitos, procurando não acumular dívidas.

Banco Central e COPOM
O Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) decidiu na última reunião reajustar, a partir de 03/02/22, a taxa Selic de 9,25% a.a para 10,75% a.a. A próxima reunião está prevista para ocorrer nos dias 15 e 16 de marco de 2022.

São Paulo

A empresários, Lula diz que não existe ‘governo Lula’, mas governo Lula-Alckmin

“Não existe ‘governo Lula’, mas governo Lula-Alckmin”

Publicados

em

Jantar com 30 pessoas foi realizado no apartamento do advogado Sergio Renault na noite de terça-feira (28), no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Lula – Num jantar com empresários em São Paulo, o pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou sua fala para reforçar sua proximidade com seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Disse que não existe existe governo Lula – e, sim, Lula-Alckmin.

A aliança com Alckmin tem sido o principal trunfo do PT para argumentar, junto a empresários, centro e mercado que um eventual novo governo de Lula não terá medidas “radicais” na economia.

A reunião foi realizada no apartamento do advogado Sergio Renault na noite de terça-feira (28), no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Quer saber Notícias de Engenheiro Coelho – Clique aqui

“Aliança não é para ganhar, é para governar”, afirmou Lula, segundo relatos de participantes obtidos pelo blog- dizendo, ainda, que confia na habilidade de Alckmin para repactuar relação com Congresso.

O ex-presidente também disse que se sentia como se estivesse comemorando “bodas” com Geraldo Alckmin, como se fossem amigos há mais de 50 anos, e que “cotoveladas” do passado não comprometeram o respeito que eles têm um pelo outro.

Fontes que estavam no jantar disseram ao blog que ele elogiou o pessebista pelo menos quatro vezes e que ele disse estar mais animado agora para um eventual governo do que em 2003, quando tomou posse pela primeira vez.

Lula – Raiva, só de Moro

Lula também quis reforçar que um futuro governo seu com Alckmin teria caráter conciliador. “Eu não vou fazer nenhuma medida abrupta sem ouvir sociedade, empresários, Congresso. Vocês me conhecem”, disse o pré-candidato ao PT.

“Quero colocar empresário para conversar com trabalhadores. Quero viajar para fora, recuperar a imagem do Brasil”, afirmou.

Também fez uma crítica indireta a Bolsonaro, enfatizando que nunca enfrentou ministros do STF de forma personalizada. “Eu nunca chamei ministro do STF para o ringue, mesmo quando estava preso. Não é do meu feitio”, disse Lula.

Alguns empresários presentes relataram ao blog que, Lula chegou a dizer que se perguntarem de quem ele não gosta e teria raiva, só do ex-ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro.

Petistas presentes disseram ao blog não terem presenciado esse recado mas que pode ter sido a um grupo menor.

Outro tema do encontro tratado por Lula foi a política de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de um possível governo . Lula disse que a grande política será de microcrédito, focada nos pequenos e médios, mas “sem inviabilizar ambiente de negociação da grande empresa”.

O jantar no apartamento de Renault reuniu 30 pessoas. Entre os empresários presentes estavam, entre outros, João Camargo (Grupo Esfera), Pedro Silveira (Upon Global Capital), Carlos Sanchez (EMS), Cândido Pinheiro (Hapvida), Matheus Santiago (Ageo Terminais) e Rosângela Lyra (ex-representante da Dior no Brasil).

Lula
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante solenidade comemorativa dos 10 anos da reforma do Judiciário (José Cruz/Agência Brasil)
Fonte: G1

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

https://gazetaregional.com.br/
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui e habilite seu App gratuitamente para receber os principais conteúdos da Gazeta direto em seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Quer saber Mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Brasil

Congresso mundial online reunirá milhões de pessoas para falar sobre “paz”

Publicados

em


Como sentir paz e tranquilidade apesar dos desafios provocados pelo aumento do custo de vida, da violência, dos desastres naturais, do ódio e das guerras? O congresso mundial das Testemunhas de Jeová de 2022, com o tema “Busque a Paz!”, vai dar a resposta.

Devido ao prolongamento da pandemia, o evento ocorrerá apenas em formato virtual e estará disponível na internet para o público em mais de 500 idiomas a partir de 27 de junho. Todos são convidados para assistir a ele no conforto de suas casas ou em outro local de preferência. O programa será apresentado em seis partes – do final de junho até meados de agosto. Foram gravados 48 discursos e 66 vídeos. Pessoas cegas ou com deficiência visual contarão com o recurso da audiodescrição. O conteúdo poderá ser visualizado ou baixado gratuitamente no site JW.ORG. Não há necessidade de cadastro, nem é preciso fazer login.

PROGRAMAÇÃO

Nas duas primeiras sessões,as palestras vão abordar como o amor pode ajudar as pessoas a terem paz interior e paz com os outros. Os relacionamentos familiares serão abordados na série de discursos: “Como ter paz na família”.

Ainda no mês de julho, mais duas sessões do programa vão destacar algumas das características que destroem a paz – como o orgulho, a inveja e a desonestidade. Um vídeo com histórias reais mostrará como é possível ter paz mesmo tendo que lidar com doenças graves, dificuldades econômicas, desastres naturais ou outros problemas. Confira a programação completa no site JW.ORG.

“Esse congresso veio na hora certa, pois aumentará nossa determinação de suportar com equilíbrio os desafios da vida. Afinal, a verdadeira paz não é só a ausência de guerras e conflitos, é uma força mental que nos capacita a lidar com qualquer problema. Precisamos dessa paz mais do que nunca”, comentou Kleber Barreto, porta-voz das Testemunhas de Jeová.

VOLTA ÀS RUAS

Desde março de 2020, todas as formas presenciais das atividades das Testemunhas de Jeová estavam suspensas por preocupação com a saúde e segurança da comunidade. Mas agora, depois de 2 anos, com exceção da pregação de casa em casa, que permanece suspensa, elas estão voltando às ruas em lugares de grande circulação de pessoas, com os conhecidos carrinhos de publicações bíblicas gratuitas, convidando a todos para o congresso “Busque a Paz!”. Em todas essas circunstâncias elas usarão máscaras de proteção como medida de precaução visando a própria saúde e a dos outros.

Cronograma para o download das sessões

SessãoDisponível
Sessão 127 de junho
Sessão 24 de julho
Sessão 318 de julho
Sessão 425 de julho
Sessão 58 de agosto
Sessão 615 de agosto
Continue lendo

Brasil

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Publicados

em

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição

Começam nesta terça-feira, 28, as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos às vagas que serão oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior deverão ficar atentos porque o prazo é curto, e terminará no dia 1º de julho.

A consulta para as vagas neste segundo processo seletivo teve início no dia 15, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-lo, clique aqui.

Por meio da consulta, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Exigência
Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias